Um Lugar Para Ficar

Um Lugar Para Ficar Deb Caletti

Resenhas - Um Lugar para Ficar

Juliana 23/09/2013

“Um lugar para ficar” trata da história de Clara, uma adolescente que se muda de sua cidade com seu pai, para ficar longe de Christian, seu ex-namorado. Ninguém pode saber onde ela está, seus contatos telefônicos, email. Para sua própria segurança, o lugar para onde foram não deve ser conhecido de nenhuma pessoa, nem mesmo os amigos de Clara. É uma situação difícil, mas necessária – uma medida drástica tomada por um pai preocupado com sua filha.

O motivo real do refúgio dos dois nessa nova cidade não é claramente explicitado até que se chegue às partes finais da leitura. O livro é escrito alternado os acontecimentos passados com os do presente, e aos poucos vamos montando o quebra-cabeça

Aparentemente Christian era o melhor namorado que Clara poderia ter, mas aos poucos ela vai conhecendo o temperamento instável dele e, como está apaixonada, acaba moldando toda sua vida de modo que ele não tenha nenhum ataque de ciúme e tentando reduzir ao máximo as reações inesperadas dele. Ela transforma seu modo de vestir, de falar, deixa as amizades cada vez mais em segundo plano e, por mais que as pessoas à sua volta a tentem alertar, ela não consegue ver o quanto esse relacionamento é doentio.

Clara tenta levar o relacionamento até onde dá, mas o controle de Christian sobre ela chega a um ponto que ela passa a ver o quanto está sendo prejudicada e passa a ter medo dele. Aos poucos, ela tenta se desvencilhar desse relacionamento, até que, por fim, consegue criar coragem e terminar com Christian. Ele, obviamente, não consegue aceitar o fim do relacionamento e começa a perseguir Clara, até que se chega ao ponto em que a história se inicia, com Clara e o pai se mudando para um lugar desconhecido, sem avisar nenhuma pessoa de seu convívio.

Clara e o pai, embora encarem a mudança como algo temporário, buscam formas de se adaptar ao novo ambiente e atividades para passar o tempo. Clara arruma um emprego em uma lojinha no farol da cidade e o pai tenta escrever mais um de seus romances. Clara acaba conhecendo Finn, um marujo, que trabalha em um barco, fazendo passeios com os turistas que chegam à cidade no verão. Ao mesmo tempo, o pai de Clara faz amizade com a dona da loja onde Clara trabalha e reencontra uma velha amiga que também mora em uma casa na praia.

A leitura demora para engrenar. A estratégia de contar a história em partes, ora no presente, ora no passado acaba deixando a leitura mais devagar do que eu gostaria. No fim das contas é um livro bom, mas apenas a partir da metade é que eu consegui me apegar ao enredo e me envolver até o fim.

A tradução e a revisão deixaram muito a desejar. Não é o primeiro livro que me desagrada no que diz respeito à tradução. Este tinha alguns erros que não passaram despercebidos e que me incomodaram no momento da leitura, como por exemplo o “kkkkkkkkk” em um momento em que se descrevia uma risada, entre outras traduções que eu não achei boas de jeito nenhum.

Outra coisa que incomodou a leitura foi a quantidade de notas de rodapé. Por ser narrado em primeira pessoa, acredito que as notas poderiam ter sido incorporadas ao texto ou, em último caso, deixadas totalmente de lado. Não é de se esperar que um romance convencional tenha notas de rodapé, não é verdade?

No balanço final, é uma história boa, com um enredo bem construído, mas em vários momentos faltou emoção. Eu conseguia entender o terror psicológico sofrido pela personagem, mas não consegui senti-lo, como em outros livros que li. Para mim, ler um livro que me afeta, que incomoda e que me transporta para o mundo criado pelo autor é crucial e, em “Um Lugar Para Ficar” Deb Caletti não teve sucesso nesse aspecto.

Pode ser que eu ainda leia outros livros dela, mas ainda tenho autores passando na frente, na minha meta de leitura.

site: www.cafecomlivros.blog.br/resenha-um-lugar-para-ficar-deb-caletti

Sterphanie 22/09/2013

Bela história
Os capítulos do livro são intercalados do presente e os momentos em que Clara conhece o Christian e como foi todos os momentos com ele. Esse livro tem um tema pesado, mas a autora soube deixar a leitura leve, com trechos de humor inclusive, esse livro eu gostei bastante, apensar da protagonista, muitas vezes me dá muita raiva. Mas essa narrativa é de um jeito singelo, simples de ler. E o fato de os capítulos ser intercalados não deixa a leitura cansativa, sem muitas repetições.

Os personagens são bem construídos. Cada um com sua história. Mas o meu personagem preferido foi o pai da Clara o autor de livros Bobby Oates, onde ele trás uma história muito rica, bem fundamentada.

História recomendada para quem ler alguma coisa leve, com um tema relativamente forte, não ficando difícil e cansativo de ler

site: http://reesenhando.tumblr.com/

Vanessa Sueroz 10/09/2013

Neste livro conhecemos Clara Oates, uma garota que fugiu da cidade que morava com seu pai para fugir de um péssimo relacionamento com o ex – Christian Nilsson, um relacionamento que ele não queria que acabasse.

Clara acabou ficando paranoica e medrosa, vivia com medo que Christian a encontrasse e desde então tem dificuldades de confiar nas pessoas, principalmente com medo de se apaixonar e tudo acontecer novamente.

O livro mostra tudo sobre o relacionamento complicado dos dois em meio a lembranças de Clara, ao mesmo tempo mostra como Clara está vivendo seu presente. Christian definitivamente é controlador e obsessivo e isso faz a vida de Clara um inferno.

Resenha completa: http://blog.vanessasueroz.com.br/um-lugar-para-ficar/

Adri 04/08/2013

Um Lugar para Ficar - Deb Caletti
Esse era um livro que eu tinha vontade de ler a tanto tempo que, quando foi lançado aqui, eu peguei raiva dele e não queria mais ler. Eu sei que não faz o menor sentido, mas enfim rs. Peguei ele porque queria ler um livro da Novo Conceito, e não me arrependi. Li tudo de uma vez só, acabou muito rápido, mas transmitiu a mensagem que a autora queria passar.

No início eu estranhei um pouco o tipo de narração, porque é como se a Clara, a personagem principal, tivesse realmente nos contando a história dela, tem até comentários dela no meio. Mas depois eu vi que isso se encaixa perfeitamente na história, nenhum outro tipo de narração teria apresentado a história tão bem quanto esse.

Um Lugar para Ficar conta a história de Clara Oates, uma garota que saiu da cidade com o pai para fugir de Christian Nilsson, seu ex namorado que não conseguia aceitar o término. Clara está paranoica, morre de medo de Christian achá-la, morre de medo de confiar em alguém e acontecer a mesma coisa de novo.

O livro nos mostra as lembranças de Clara de quando ela conheceu Christian, do tempo que eles ficaram juntos, e intercala isso com o que ela está vivendo agora. Pelas lembranças nós podemos perceber o tipo de cara que Christian é, e como seu comportamento totalmente controlador e obsessivo acabou trazendo consequências horríveis para a vida de Clara. E no presente vemos como ela está tentando reconstruir sua vida, seguir em frente.

O relacionamento da Clara com o Christian me lembrou muito o relacionamento da Caitlin com o Rogerson, em Dreamland, da Sarah Dessen, pelo ciúmes obsessivo do Christian e do Rogerson, mas principalmente pelo modo da Clara e da Caitlin se comportarem perto deles, pelo medo que elas sentiam. Mas os dois livros são bem diferentes, eles tratam de temas diferentes, apesar de serem ambos super bem escritos e abordarem seus temas perfeitamente (sim, eu sei que eu só dei 3 estrelas para Dreamland, mas foi porque o tema me incomodou, não porque o livro não foi bem escrito).

É muito interessante ver como a Clara, ao mesmo tempo que tenta seguir em frente, sempre tem na cabeça aquele medo, aquela desconfiança que a faz olhar em volta sempre antes de ir em algum lugar, sempre achando que está sendo seguida. É interessante ver como ela trabalha isso, como as pessoas a sua volta a ajudam, principalmente seu pai.

Os personagens são incríveis. Seu pai é um grande escritor que sempre consegue saber o que se passa com ela, não importa o quanto ela tente esconder. Annabelle é uma velha amiga de seu pai que tem ótimos ensinamentos, e está sempre lá para ouvir Clara quando ela precisa. Sylvie é uma mulher meio insuportável no início, mas eu vi que ia gostar dela desde o início. A Clara não gosta muito dela a princípio, mas vai sendo forçada a mudar de opinião rs. Finn Bishop é perfeito. Me apaixonei por ele desde a primeira vez que ele apareceu. Super fofo, compreensivo, calmo, e tudo o contrário de Christian. O Jack e a Cleo, irmãos do Finn, são outros personagens incríveis. Adorei o modo como eles implicam uns com os outros.

Um ponto muito positivo do livro foram as frases marcantes, as frases de reflexão colocadas no meio da história, eu realmente parava e ficava pensando sobre o que estava escrito todas as vezes. E todas faziam sentido no meio da história, nada colocado só para enrolar.

Então, acho que é isso. O livro é incrível. Só senti falta da autora nos mostrar um pouco mais da vida dos personagens secundários, mas sei que esse não era o objetivo do livro. Recomendo demais, ele não é só um livro para passar o tempo (apesar de eu amar esses livros), ele te faz refletir sobre coisas que você normalmente não para para pensar, e é ótimo.

site: http://stolenights.blogspot.com.br/2012/11/resenha-um-lugar-para-ficar-deb-caletti.html

_marice 27/07/2013

Christian era tudo o que Clara poderia querer em um homem: bonito, educado e carinhoso. Quando o conheceu em um jogo de basquete de sua escola, soube que ele seria alguém muito importante em sua vida.

Após meses e meses de namoro, Clara percebeu que não conhecia Christian tão bem como imaginava. E viu um lado dele que ela nem sabia que existia. Então, o sonho virou um pesadelo.

“É estranho, não é, como a ideia de pertencer a alguém pode parecer tão maravilhosa? Era algo tranquilizador, um modo de definir as coisas. Gostamos da ideia de estarmos protegidos, até que ficamos sufocados demais. Gostamos de ter segurança, até que ela signifique que não existe mais uma saída. E gostamos de pertencer a alguém, até percebermos que não somos mais nós mesmos.”

Depois de um incidente, Clara e seu pai saem da cidade. Quanto mais longe de Christian melhor. Como todo cuidado é pouco, ninguém sabe para onde ela foi. Nem mesmo sua melhor amiga, Shakit.

Leia a resenha completa no blog (por algum motivo a resenha não aparece inteira aqui)

site: http://mundo-da-noite.blogspot.com.br/2013/02/resenha-um-lugar-para-ficar.html

VL 24/07/2013

Todas as vezes que chegam livros novos em casa, eu e as viciadas saímos praticamente no braço para decidir quem ficará com qual livro, foi dessa maneira que acabei ficando com Um Lugar para Ficar, vou confessar que o começo eu não fiquei muito animada, sou o tipo de pessoa que mesmo sem intenção nenhuma acaba julgando o livro pela capa (mesmo já tendo quebrado a cara várias vezes). Não preciso nem dizer que as aparências enganam.

O começo me confundiu um pouco, mas quado passei do meio, tudo passou a fazer sentindo: sabe aqueles livros repletos de flashbacks? Então este é um deles, o que só o torna mais interessante, pois descobrimos tudo ao seu tempo.

(...)

leia mais:

site: http://viciadasliterariamente.blogspot.com.br/2012/12/resenha-um-lugar-para-ficar.html

Greice Negrini 23/07/2013

Um Livro que merece atenção!!!!
Sinopse do livro:

O relacionamento de Clara com Christian é intenso desde o começo e diferente de tudo o que ela já havia experimentado. No entanto, o que começa como um grande afeto rapidamente se transforma em obsessão, e já é muito tarde quando Clara percebe que as coisas foram longe demais e que Christian está disposto a fazer de tudo para ficar ao seu lado. Então, Clara parte da cidade e Christian fica para trás. Ninguém sabe onde ela está, mas, mesmo assim, Clara ainda luta para se livrar do medo. Ela sabe que Christian não vai permitir que ela suma tão facilmente. Não importa para onde ela vá, nunca será longe o bastante.

Minha Opinião:

Tinha desejo de ler este livro desde que lera o título pela internet afora. Na verdade, não imaginava a história que ia ler, da forma que ia ler.
Imaginava que era sobre alguma pessoa que corria o mundo e tentava achar algo na vida, mas a narrativa é diferente.

No início tem uma pitada um pouco adolescente e parece ser uma das histórias em que a menina se apaixona por um garoto e parece querer dar a sua vida por ele e todo aquele romance dos filmes melosos que eu não sou fã.

Aos poucos vai se desenrolando um outro enlace que começa a colocar outros personagens, a incluir novas aventuras, um novo lugar e me fez pensar em como seria bom estar também num lugar como aquele ao qual a Clara, adolescente do livro, se mudou para fugir do seu “louco” namorado.

Mais do que isso, o livro sai do contexto de tanto amor e te coloca em uma situação de realidade do que pode acontecer quando nos largamos para o inevitável ao não acreditável no que as pessoas são capazes, ao acreditar que algumas pessoas não são capazes de cometer certas ações, certas atitudes e que podem fazer a nossa vida virar um inferno e nos fazer fugir e desistir de nossa própria vida por um temor imensurável.

Um lugar para viver pala exatamente disto: amor, loucura, recomeços e que sempre que se cruza a linha do limite, tem que se estar preparado para chegar ao topo ou ao fundo do poço.

Um livro de fácil leitura e envolvente, com palavras fáceis e nada monótono.
Tem momentos em que te deixa com uma certa falta de ar pois a autora sabe exatamente como envolver o leitor.

site: www.amigasemulheres.blogspot.com.br

Rafaela Regis 07/07/2013

Um Lugar para Ficar - Deb Caletti
Um Lugar para Ficar da autora Deb Caletti, lançado pela Novo Conceito é mais um dos livros que engam pela capa e pela sinopse. Como já havia lido um livro dessa autora e não me encantei com a história que tinha tudo para ser muito fofa, resolvi dar mais uma chance e ler esse outro titulo escrito pela Deb, qual não foi a minha surpresa por ler uma história aguada e com um final pra la de broxante.

Clara é uma menina tímida e quieta, mas um belo dia aceita o convite de sua amiga para assistir a um jogo de futebol e lá cruza o seu olhar com Christian, um loirinho muito lindo que chama a atenção de qualquer garota. Depois de uma paquera express os dois começam a namorar e o mar de rosas começa, mas depois de um tempinho a máscara de Christian cai e ele começa a colocar as garrinhas de fora.

Um Lugar para Ficar tinha tudo para ser um bom passatempo, mas a autora resolveu dramatizar e exagerar tanto que o leitor se pergunta: - Era mesmo necessário tudo isso?.

Clara é uma menina que perdeu a mãe quando pequena e mora com seu pai, se apaixona por um belo rapaz e se deixa dominar por ele, além de fechar os olhos para todos os sinais que ele dá, mas os sinais foram tantos e ela relevou tanto que chegou ao insuportável. Sabe o efeito bola de neve? Pois é, foi a esse ponto que chegou. Christian é um rapaz paranoico e possessivo, mas isso não é desculpa para tudo o que ele fez e o que tentou fazer a ela.

Deb Caletti mais uma vez errou a mão ao pesar tanto na história. Personagens com personalidades frívolas e superficiais, situações inimagináveis com várias nuances de drama que chega a esgotar o leitor, confesso que larguei o livro duas vezes até ter coragem de terminá-lo.

Não consegui me envolver com a história e nem me ligar a nenhum personagem, o que me fez ficar bastante frustrada e até mesmo triste por tentar ler um livro que não tem sentido algum a não ser descrever a obsessão de um namorado paranoico por uma garota mais paranoica ainda.

Um Lugar para Ficar é um bom exemplo de como um livro com uma premissa interessante pode se transformar em algo insosso, se não for bem escrito. O que salva no livro é a narrativa de passado e presente se intercalando entre os capítulos, de forma que faz com que você fique sempre curioso sobre o que realmente aconteceu entre Clara e Christian. O ruim é que quando você descobre, vê que não é nada demais.

Sayane 15/06/2013

Fugir......não é o mesmo que desaparecer....
É Clara, mas quem saiba não seja o caminho para um novo amanhã, ou até mesmo, a felicidade?

Clara está assistindo a um jogo de basquete do time da sua escola com seus amigos, quando ela vê Christian, decidi se aproximar dele para puxar uma conversa, e a partir dai, os dois começam a se gostar.
Mas o que Clara não sabia, era que Christian tinha um outro lado, possessivo, ciumento, se transformando em outra pessoa, com isso, Clara passa a ter medo e acaba fugindo.

"E foi assim. Mas se o destino muda as formas, o amor muda também. Ele pode vir sob a mais perigosa das formas. É o dia mais maravilhoso e, logo em seguida, é o pior dos seus dias. É a sua esperança e o seu desespero. O Claro e o escuro podem se alterar em extremos, na velocidade da luz, como um barco navegando num dia lindo, e, então, as nuvens se aproximam, o céu escurece, o mar enraivece e o barco se perde. Pág. 45"

Vamos aos pontos positivos...

Finn, Jack, Cleo e a gaivota, o pai da Clara também vai....
Achei que eles salvaram o livro, Clara conheceu Finn e Jack no deck, e suas palhaças e bobagens deixaram a história mais animada, sem falar na irmã de Finn e sua gaivota "perseguidora", ficava esperando ansiosa para eles aparecem sempre.

"- Três, entre os quatro que estão aqui nesta sala, sempre precisam aprender a se perdoar - Annaelle declarou.
Afastei-me ligeiramente dela com um pergunta no olhar. Quatro?
Mas meu pai já tinha se adiantado.
- O caranguejo - ele falou e sorriu. Pág. 135"

E só infelizmente.....

"Pensei nas filhas de Annabelle Aurora. Elas deviam ter sentido isso também, quando ela se mudou para o outro lado do pais, para longe delas, nesta praia. Continuei a andar até que ficou muito frio. Até eu perceber que nós reclamamos por nossos pais agirem como a gente, e talvez nós sejamos piores do que eles. Pág. 172"

Eu adorei o design da capa, chama bastante a atenção do leitor e quando li a sinopse, achei que seria um livro intenso, que teria uma fulga "emocionante" ou que Christian fosse um tipo de "psicopata" obsessivo, mas me enganei redondamente......

Vamos aos pontos negativos...

O livro é dívido em dois tempos, em um capítulo é contado, o que se passa na vida de Clara enquanto ela está em Bishop Rock, lugar para onde ela fugiu com seu pai, no outro ela nos conta como conheceu Christian, como ele era obsessivo e o por que dela ter se desligado da sua antiga vida.

"A gente pega mau humor, do mesmo modo que pega gripe. Esse tipo de estado de espírito é muito fácil de passar para ourta pessoa. A alegria não é tão contagiante quanto o desespero. Pág. 149"

Algumas partes ão muito detalhadas e tem pouca "ações" da protagonista. Além de nada de diferente acontecer. A partir do capítulo 14 a o surgimento de um pequeno segredo envolvendo o pai de Clara, achei que a história iria começar a "esquentar", melhorar de ritmo, mas Clara resolve deixar ele de lado, mas fica relembrando o fato por uma boa parte do livro, o que acabou tirando o suspense, o interesse em saber qual era o segredo. (o que mais para o fim do livro, se torna bem previsível).
Em relação ao Christian, achei ele mais dramático que ameaçador, no caso, ele é mais louco, que psicopata, o que é provável ter contribuido para a falta de emoção no livro.

Resumindo....
Esperava mais do livro, não foi uma leitura ruim, é mais uma daquelas que você le para passar o tempo, se a autora tivesse trabalhado mais alguns personagens e um pouco da história, e o final não fosse tão.......... vazio, para não dizer "sem noção", teria sido uma ótima leitura.

Outras resenhas e muito + em:

Visite, Comente, deixe sua opinião, se gostar siga =D
Obrigada!

Nathy 04/06/2013

Um Lugar Para Ficar – Deb Caletti | O Blog da Mari
Esse era um dos livros que mais estava ansiosa para ler, tinha a leve impressão que seria parecida com o filme ‘Nunca Mais’ com a Jennifer Lopez, apesar da essência da história ser parecida, o livro é bem mais leve. Clara está em um jogo do time da sua escola com seus amigos quando seus olhos cruzam com o de Christian e logo todo aquele amor que tem entre adolescentes começa, no entanto, de uma hora para outra Christian se transforma em outra pessoa da qual Clara passa a ter medo e precisa inclusive fugir. A narrativa é em primeira pessoa, não gosto muito de livros que tem essa narrativa, porque acho que os sentimentos de outros personagens são pouco explorados. Clara, por exemplo, narra toda sua jornada então não sabemos de fato como o Christian se sente, o que acredito que isso tenha sido um ponto negativo. Durante a narrativa o leitor pode ficar perdido sem saber o que é passado e presente, acredito que antes de cada capítulo deveria ter uma indicação sobre em qual local a Clara se encontra, possibilitando assim não só uma localização de espaço, mas também de tempo.

Clara é a típica personagem que tem tudo para ser forte e valente, mas acaba sendo muito fraca. Não consegui gostar dela, apesar de entender todos os dramas de adolescentes que ela passou. Por muitas vezes durante as suas falas tinha vontade de bater nela, muito irritante no que se refere a meninos. Senti como se ela após o que passou nas mãos do Christian estivesse tentando crescer, mas que não conseguia porque continuava vivendo os dramas de sempre. Na maioria das vezes estava mais irritada com ela do que realmente sentindo pena por tudo que ela estava vivendo.

“ Provavelmente não dirgi o carro de maneira segfura, já que estava completamente embriagada. Embrigada de amor. Não estava concentrada nem na direção, nem nos espelhos e nem nos semáforos… ” Clara

Continue lendo a resenha aqui: http://bit.ly/14sZzxo

Eri Guimarães 03/06/2013

Quando o Amor Vira Obsessão...
Bonjour Anges!
E aqui estamos com mais uma leitura da “Pilha do Anjo”. E dessa vez o livro escolhi um livro com um tema bem interessante e que não vejo ser muito comentado, principalmente por jovens: os perigos de um amor que virou obsessão.
Em “Um Lugar Para Ficar” da autora Deb Caletti conhecemos o drama vivido por Clara, uma jovem de apenas 17 anos, e seu relacionamento conturbado com o obsessivo Christian.
Clara é filha de um escritor famoso. É amável, divertida, boa amiga e inteligente. Como o pai, é apaixonada por livros, chegando a trabalhar em uma biblioteca durante o verão. Tem a típica vida adolescente perfeita.
Clara viu Christian pela primeira vez em um jogo de basquete e, depois disso, não conseguia mais parar de pensar nele. Então, ela, muito determinada, foi à luta e conquistou o rapaz. Perfeito, não é? Nem tanto... À medida que vai conhecendo melhor seu namorado, Clara começa a perceber que há algo errado na relação...
Na verdade, Christian é aquele tipo de namorado fofo, superprotetor e muito companheiro. Clara chega a se sentir lisonjeada por ele ter tanta atenção e tanto cuidado com ela, o que, em princípio, a seus olhos, parece ser uma grande prova de amor. O problema é que o "cuidado" de Christian começa a extrapolar todos os limites aceitáveis, já que ele passa a controlar as roupas que ela vai usar, enxerga traição onde não tem, sente ciúmes do passado, faz acusações... Enfim, ele transforma a vida da garota num verdadeiro inferno.
Pouco a pouco, Clara começa a se dar conta de que o comportamento de Christian é doentio, mas não consegue pôr um fim no namoro, pois ele se mostra muito carente e a manipula com chantagens emocionais. Clara pressente o perigo, porém não consegue impedir que algo muito ruim acontecesse.
A trama é narrada por Clara, que, em um capítulo, recorda-se do passado, quando ainda namorava Christian, e no presente, quando sua vida já foi colocada totalmente "de pernas para o ar", graças às consequências desse namoro. Logo nas primeiras páginas de “Um Lugar Para Ficar”, conhecemos uma Clara traumatizada, que fugiu com o pai (sua mãe já faleceu, o que, inclusive, é um dos mistérios da narrativa, já que tudo indica que seu pai esconde algo muito sério em relação a isso) para um lugar em que ninguém, exceto uma amiga, os conhecia e vive atormentada pelo medo de que Christian descubra onde eles se encontram. A garota está tentando refazer sua vida, no entanto, o ex-namorado, violento e obcecado por ela, não parece disposto a permitir isso.
Uma das coisas que mais apreciei durante a leitura foi o fato de que mesmo contando a historia, Clara não se faz de mártir. O que pode parecer drama exagerado por muitos leitores para mim foi bem crível e deu um toque de realidade na trama.
E as notas de rodapé da Clara durante a narrativa merecem um destaque especial, afinal foi a quebra de tensão perfeita, pois no meio da cena, por vezes séria demais, consegue arrancar um sorriso e reforçar a impressão de que a Clara está sentada na sua frente contando a história pessoalmente.
Esse é um livro em que a narradora faz algumas reflexões que podem servir de alerta não só para jovens como a Clara, mas para qualquer mulher, de qualquer idade, que se deixa dominar por um homem que, fazendo-se de vítima, tenta controlá-la, primeiro, por meio da pena e, depois, vai "evoluindo" para a pressão psicológica, para, finalmente, chegar à brutalidade.
Essa é uma obra que, com certeza, vai mostrar que o verdadeiro amor é aquele que liberta, não aquele que aprisiona. Leitura mais do que recomendada, não só para os jovens que estão começando a se relacionar com outras pessoas agora, mas para os mais velhos também.

Thatis.Teixeira 28/05/2013

Um lugar para ficar
Resenha no Blog da Thati:

Tahh Camargo 19/05/2013

Um Lugar Para Ficar
Um Lugar Para Ficar foi lançado no meio do ano de 2012 pela Novo Conceito e fala sobre relacionamento abusivo.

Clara é uma garota comum do ensino médio, com direito a medos, incertezas e tudo mais que completa o pacote. Quando conhece Christian em uma partida de basquete de sua escola contra a escola dele ela tem certeza que ele mudaria sua vida. O que Clara ainda não sabia era de que forma isso iria acontecer.

O que no começo ela identificava como gestos de amor, carinho, proteção com o tempo tornam-se atos de chantagem e obsessão. Christian faz com ela um jogo psicológico tão potente que aos poucos Clara não sabe mais quem é de verdade.

Assustada com a perseguição de Chistian após o termino do namoro, Clara e o pai, um famoso escritor, partem para uma bela casa alugada em um pequeno paraíso litorâneo a fim de passarem o Verão e em busca de paz. Mesmo sem darem noticia de seus paradeiros á ninguém, Clara sabe que Christian não vai desistir tão fácil.

A historia é narrada em primeira pessoa e de uma forma que faz om que Clara converse com o leitor e a todo o momento parece que ela está se confidenciando conosco. Gostei disso, MUITO! Também achei interessante o vai-e-vem da história. Clara explica vai explicando e contanto tudo aos poucos então não temos todos os fatos de uma fez, tudo é bem dosado para nos deixar completamente curiosos.

A narrativa de Deb Caletti é boa e eu gostei bastante. Ela soube formar o perfil dos personagens muito bem - Christian é incrível [no quesito psicológico, claro!], mas me decepcionei com o final. Não foi o que eu esperava! Achei ‘muita espuma para pouca água’ sabe? Tudo foi tão bem construído durante toda a história que o final foi fraco e não acompanhou por isso só dei quatro estrelas.