Belle

Belle Lesley Pearse

Resenhas - Belle

Júlio 17/03/2013

Surpreendente

Quando li a sinopse não me restaram dúvidas: Eu tinha que ler. Lá pelo meio do livro o início de um sentimento de arrependimento começou a brotar, mas não teve nem tempo de crescer. Logo não pude mais parar de ler e, como já aconteceu diversas vezes, fiquei lendo de madrugada. Acho que isso é um bom sinal. Pelo menos para a autora.
Emocionante, cheio de reviravoltas e surpresas. Tem tudo o que um livro precisa para ser bom e mais um pouco. Emocionante, Não recomendo para menores de 14 anos! Muito Bom mesmo! Recomendo! ^^

Priscilla 25/03/2013

Blog Entre Fatos e Livros- http://fatoselivros.blogspot.com.br/
Inglaterra, 1910. Belle é filha da dona de um bordel, embora, na inocência de seus 15 anos, não fizesse ideia do que de fato significasse.

A ignorância é ceifada quando, por acidente, ela testemunha, além do ato sexual, um assassinato. Desde então sua vida muda radicalmente: Ela é sequestrada, vendida e levada a se tornar cortesã nos EUA.

Belle é uma protagonista complexa, forte, doce e inteligente. Mas sua história é dura. Amarga. Não é possível ser indiferente ao calvário da menina que foi forçada a perder a Inocência e conhecer o fel da marginalidade. Mas acima de tudo, Belle é honrada e corajosa. Mesmo nas ocasiões mais desumanas ela sempre consegue erguer a cabeça e se adaptar da forma mais conveniente ao caos. Ainda que tenha errado e se equivocado muitas vezes, ela é admirável.

Lesley Pearse narra em terceira pessoa, sem meias palavras. Ela não poupa o leitor dos detalhes sórdidos da prostituição e das condições a que meninas são submetidas. O enredo é carregado de cunho sexual. As palavras são contundentes, dolorosas, intensas. Ainda assim- ou talvez, por isso mesmo- a leitura é irresistível e fluída.

Particularmente, eu apreciei muito o livro. Embora não seja indicado a qualquer pessoa. Pelos motivos que já citei, é preciso um pouco de maturidade para conhecer Belle. Quem lê ganha acesso a muito suspense, aventura, drama, reviravoltas, conhece uma jovem guerreira e outras personagens cativantes, mas esteja preparado: A leitura é inquietante.

Confira- http://fatoselivros.blogspot.com.br/2013/02/belle-de-lesley-pearse.html

Juliana Vicente 02/08/2012

Fiquei ansiosa para ler esse livro desde que a Novo Conceito começou a divulgar. Fui conquistada pela Capa belíssima e pela sinopse que trazia uma história diferente das que tenho lido ultimamente.

Belle é um livro muito bem escrito que conta uma história tão viva e real, que ainda que o livro seja de época, poderia muito bem se passar nos dias atuais. A autora consegue contar a história dos muitos personagens que interagem com Belle antes e depois dos eventos que alteram sua percepção de mundo.

Até seus quinze anos, Belle sempre foi protegida por Anne, sua mãe, e Mog, com quem tem um laço forte e inquebrável. Ao testemunhar o assassinato de uma das meninas da casa onde vive, tem sua vida virada de cabeça para baixo ao ser vendida como prostituta na França.

O livro fica realmente interessante quando Belle é sequestrada, antes disso não estava empolgada com a leitura, mas após ser levada da vida que conhece, Belle irá se mostrar uma personagem forte, esperta e decidida. Ela sabe que a vida que tinha é passado, e agora precisa ser a melhor, quem sabe assim todo o sofrimento pelo qual passou tenha algum sentindo.

Outros personagens do livro merecem destaque. Jimmy me conquistou por seu desejo sincero e apaixonado pelo bem estar de Belle, ele não desiste dela em nenhum momento; Mog com seu jeito discreto e esforçado de fazer todos se sentirem bem; Noah que se torna incansável em sua busca por Belle, ainda que não a conheça, felizmente a autora nos apresenta um pouco de suas vidas, então é fácil se identificar com um ou outro.

Temos vários vilões na história, pessoas que se veem obrigadas a fazer mal ao próximo em busca de sobreviver no obscuro mundo do tráfico humano, De algumas pessoas até senti pena, mas outras apenas profundo asco e raiva. Belle encontra pessoas que são dúbias em relação ao bem e o mal, e confiar em alguém é certeza de se decepcionar no futuro.

Esse livro traz uma leitura intensa e envolvente, depois que fui tragada para dentro da história eu precisa chegar ao final e saber como a história de Belle seria encerrada. Vou evitar Spoiler, mas posso dizer que valeu a pena chegar ao final.

Pabline 22/08/2012

Amigas Entre Livros: Belle

Acredito que devo iniciar essa resenha dizendo qual foi o grande incentivo para eu começar a leitura desta obra. Acho que já tá meio na cara, porque foi a incrível e linda capa. Perguntem para a Dandara; quando eu peguei o livro em minhas mãos fiquei de olhos brilhando de tão encantada pela própria modelo, o designer e o relevo da capa. Fiquei horas babando, e admito, se não fosse por ela, talvez não leria esse livro imediatamente porque a quantidade de páginas me assustou um pouco. Mas como o decorrer da resenha saberão o que foi ler Belle para mim.

Como a sinopse muito bem sucinta, a obra fala da vida de Belle, uma moça de 15 anos, que após presenciar a cena de um assassinato é sequestrada e levada à França para ser comercialidade no mercado da prostituição. Acompanhamos sua trajetória de vida; como a sua inocência adquirida através de muito esforço por sua mãe que tentava a todo custo impedi-la de saber do que trabalhava – era proprietária de um bordel – e influencia-la a esse meio, até como descobre o pior lado do ser humano quando conhecer a prostituição em idade tão nova.

A narrativa da autora é maravilhosa, flui perfeitamente bem, acreditem, não precisam se assustar com a quantidade de páginas, a narrativa da autora é limpa e fácil e ao mesmo tempo, com uma boa pitada de adrenalina, que faz com que as páginas corram e quando vamos ver já estamos quase terminando o livro.

Li algumas resenhas por cima, - já que não queria pegar muita informação da história, queria que tudo fosse uma surpresa – e vi que muitas pessoas se emocionaram. De mim, a autora não conseguiu arrancar uma lagrima, nem com os olhos marejados eu fiquei. Acredito que apesar da história de Belle ser um tema deveras intenso, e possuir cenas igualmente intensas - e justamente por isso pensei que choraria litros - a autora me passou mais adrenalina do que aquela emoção de nos desmanchar em lágrimas, tanto que não conseguia largar o livro de tão curiosa pelo o que aconteceria e pelas cenas eletrizantes e fortes. Quantas vezes me peguei aflita e dizendo, perdão pelo palavreado, “Isso vai dá merda, Belle. Não vai, não vai”. Realmente me envolvi com a estória, há tempos não me sentia assim. Mas chorar, não.

Também tenho que destacar aqui o quão encantada fiquei com os personagens, eles possuem características tão marcantes, e muitos são extremamente humanos, tanto em suas decisões quanto em suas personalidades, que não serão esquecidos tão facilmente. Mas devo destacar ainda mais minha paixão pelo personagem de nome Etienne, como o nome já denuncia, um francês de charme encantador e extremamente envolvente, tanto pela sua história de vida quanto pela química entre ele e Belle. Ele com certeza se tornou o meu personagem preferido do livro. Como o amei.

A evolução da Belle foi altamente perceptível, ao termino da leitura você percebe o quão madura ela se tornou. Os desfechos dos personagens me agradaram, principalmente o que envolveu Etienne e Belle, pois não foi aquela coisa meio fantasiosa, me foi extremamente real. Gostei.

Mas uma vez agradeço a Novo Conceito por ter disponibilizado esta obra, que veio com um quite lindo, diga-se de passagem. Com certeza minha nota no Skoob é 5, e com certeza esse livro está mais que indicado.

PS: Quase me esqueço, algo que me incomodou um pouco foi os incontáveis erros de digitação. Ou eram concordâncias, ou palavras no masculino que deveriam estar no feminino, ou o esquecimento de algumas letras. Mas no todo, eu realmente recomendo a leitura.

Isabela 18/09/2012

Belle
Belle é um livro cativante, onde Belle uma garotinha inocente que cresceu em um bordel sem saber o que realmente as moças faziam com os homens é testemunha de um assassinato de uma das moças e é sequestrada e levada para França onde é molestada brutalmente e assim vendida para um bordel em New Orleans. Belle decide virar uma cortesã e tentar voltar para Inglaterra e ter sua tão sonhada loja de chapéus. A garota perdeu sua inocência de forma rude, tornando-se a melhor no que fazia sem relutância.
Com certeza você não vai conseguir parar de ler, os cenários, os personagens e as cenas são muito bem descritas e tem um final compensador. Vale apena ler.

FE 15/10/2012

UM DOS LIVROS MAIS EMOCIONANTES QUE JA LI. A HISTORIA NOS MOSTRA OLHAR AS PESSOAS COM OUTROS OLHOS SEM SERMOS JUIZES DAS SUAS VIDAS E QUE PODEMOS CONDE-LAS ACHANDO QUE SEMPRE SEREMOS MELHORES DO QUE A PROPRIA PESSOA. TEMOS MTOS QUE APRENDER E POUCO A ENSINAR. FELIZES SAO AQUELES QUE NAO SE JULGAM SABIOS PARA PODER JULGAR OSSEME LHANTES !!!!!!

Blog Vida de Le 20/10/2012

Belle - Lesley Pearse
Olá pessoal, tudo bem?

Sabe aqueles livros em que a capa chama tanta atenção que você precisa lê-lo mesmo que não tenha se interessado pela história? Foi o que aconteceu comigo com esse livro, mas a história foi muito melhor do que eu imaginava e com uma das melhores protagonistas que já encontrei em livros recentemente.

Como diz na sinopse, a história começa em 1910 na cidade de Londres onde Belle, com 15 anos, presencia o assassinato de uma prostituta ocorrido no bordel onde morava. Até então ela não sabia o que ocorria com as garotas da casa e os homens que apareciam ali a noite, o que foi um duplo choque para ela. O bordel pertencia a sua mãe, que jamais a permitia subir aos quartos da casa à noite e, apesar de nunca deixar que nada lhe faltasse, sempre fora fria e distante para com ela. Mas aquele episódio seria apenas o começo de sua sina. Belle é sequestrada pelo assassino, um homem conhecido como Sr. Kent, e vendida a um bordel em Paris. Uma vez lá é estuprada por cinco homens, o que a faz adoecer e ser vendida novamente para outro bordel dessa vez em New Orleans. Na viagem a New Orleans, Belle conhece Ettiene, que mesmo parecendo frio a principio, acaba se tornando um amigo e tenta mostrar a ela formas de sobreviver nesse mundo no qual está agora envolvida. A partir de então acompanharemos a jornada de Belle buscando sobreviver e dar a volta por cima enquanto tenta encontrar um meio de voltar para casa e para sua família.

Enquanto isso Mog, sua mãe de criação e empregada do bordel, Jimmy, um jovem e amigo querido que conhecera um dia antes de ser sequestrada e Noah, um jornalista e amigo da prostituta que morrera no bordel, buscam pistas para levar Kent a justiça e descobrir onde Belle foi levada. E vão se deparar com uma rede de prostituição de crianças muito maior e mais perigosa do que imaginavam.

Através de Belle a autora busca mostrar um pouco do comércio milionário de crianças para a prostituição onde, assim como Belle, milhares de meninas eram vitimas e ainda são até hoje. É algo revoltante mas que não parece ter diminuído com os anos, muito pelo contrário, uma vez que ainda existem pessoas que pagam por esse tipo de diversão. Mas Belle, ao invés de se lamentar por seu destino, soube como aproveitar as oportunidades que apareciam e buscava tirar algum proveito da situação em que se encontrava tentando aprender tudo que podia para se tornar a melhor cortesã de todas. Ela tinha um sonho, o de ter uma loja de chapéus, e mesmo não parecendo possível conseguir realizá-lo um dia, Belle nunca deixou de acreditar nisso. É difícil não admirar sua coragem e sua personalidade forte e cativante. Belle era uma mulher muito além de seu tempo e sua beleza e seu jeito encantador fazem dela o objeto de desejo de muitos homens, alguns serão leais amigos e outros serão seus maiores pesadelos, mas é nesse processo que ela se tornará uma mulher que conhece suas qualidades e sabe o que realmente quer para si.

Outros personagens cativantes na história foram Ettiene, que apesar de não estar presente em boa parte do livro, suas aparições são marcantes, e Mog, a protetora de Belle que mesmo depois de tanto tempo sem notícias nunca deixou de acreditar que um dia a encontraria e que acaba encontrando sua própria felicidade no processo. Jimmy também não deixa de ser encantador em seus sentimentos por Belle e sua busca incansável para trazê-la de volta. Além disso, a autora fez uma pesquisa detalhada dos locais e costumes da época o que nos permite viajar para cada lugar e nos sentirmos nele tamanha é a riqueza de detalhes de suas descrições. Pelo que li sobre a autora a sólida pesquisa é uma das principais características de seus romances. Então que venham os próximos.

A edição apresenta alguns errinhos de digitação, mas nada que comprometa a qualidade da história. Leitura recomendadíssima, contudo, aconselho a ler em um momento propício, pois é uma história revoltante e dramática apesar de inesquecível, e por ser um livro bastante extenso pode ser um pouco cansativo.

Valéria 14/03/2013

Raptada, vendida, estrupada, espoliada de sua inocência, Belle é um misto de malícia e inocência, delicadeza e força, obrigada a se prostituir para sobreviver, não se intimida diante dos obstáculos que a todo momento surgem em sua vida. Neste extraordinário romance a Autora Lesley Pearse , narra com leveza, apesar do tema abordado, a trajetória desta menina/mulher, até que ela encontre a felicidade.

Bruna Britti 14/03/2013

www.supremeromance.blogspot.com

***

Quando pesquisei a respeito de Belle, as opiniões das resenhas eram quase unânimes. Belle traz uma história intensa, cheia de acontecimentos dramáticos que mexem com o leitor. De fato, tive os mais variados sentimentos durante a leitura. Belle é um livro denso, daqueles que provoca e consegue comover ao mesmo tempo.

São quase 600 páginas narrando a história de Belle. A início, a personagem é descrita de modo a pensarmos na personificação da inocência. Embora viva em um bordel, administrado pela mãe, Bella ficou um longo tempo sem saber exatamente o que significava aquela palavra. Ninguém lhe explicava e as regras rigorosas da mãe lhe impediam de subir ao andar de cima durante a noite. Nesses momentos ela ficava no porão, aonde era seu quarto, apenas ouvindo a voz de homens se divertindo com as meninas que trabalhavam para sua mãe.

Entretanto, ela acaba no local errado, na hora errada. Justamente por isso Belle presencia um assassinato, e desde então sua vida muda. Ela descobre o que significava ser uma prostituta, o que as “meninas” de sua mãe faziam todas as noites e, principalmente, descobre como os homens podiam ser cruéis. Como efeito, o assassino volta e sequestra Belle, vendendo-a à um bordel em Paris. A partir de então, a vida dela muda drasticamente.

A história de Belle retrata a vida de meninas traficadas, do submundo de bordéis – dos mais imundos aos mais luxuosos –, onde garotas são vendidas como pedaços de carne para satisfazer os desejos de homens com os mais variados gostos sexuais. A autora reforça todo um ambiente tenso retratando mais a fundo a identidade dessas mulheres, aquelas que entram pela condição financeira, que se prostituem por vontade própria, aquelas que suportam mas fazem planos para sair daquela vida, meninas iludidas por propostas falsas de emprego e, no caso de Belle, meninas raptadas, violentadas e sem qualquer oportunidade para voltar à suas casas. O leitor observa como uma criança, jogada a uma condição fora de seu ambiente, tenta se encaixar e sobreviver a um mundo que retrata o pior do ser humano.

Aos poucos, acompanhamos a garota inocente mudar gradativamente e se moldar aos padrões e exigências desse mundo. O fato de Bella se tornar aquilo que seu raptor lhe impôs é revoltante, pois ficamos com a sensação da impunidade. Do rapto a aceitação, da decisão de se tornar a melhor cortesã de Paris, das tentativas de fuga e estupros, das vezes em que Belle cede pela própria vontade ou pelo dinheiro, cada cena é narrada de forma crua e mais explícita, sem tentar poupar o leitor dos mais variados sentimentos. Você vai do ódio a pena, da revolta ao choque várias vezes.

O tema é denso, porém bem trabalhado. Lesley aborda o sexo de maneira dura e crua, às vezes com mais sutilezas mas, no geral, é para deixar bem claro o sofrimento de muitas garotas deste meio, principalmente de Belle. Ela é uma lutadora, consegue se adaptar as piores provações e, por mais que aquele meio fosse seu único meio de sobreviver – impostas a ela de maneira terrível –, ainda assim Belle não perde a doçura, a bondade e até certo traço pueril de menina sonhadora que vimos no começo da história. Belle retrata a esperança e a sobrevivência em uma história onde só há a incerteza e o sofrimento.

A narrativa da autora contribui para que a leitura flua tão rápido que as 500 e tantas páginas quase não pesam e em pouco tempo terminei o livro. Lesley trabalha com narrativas mais longas, diálogos mais curtos, porém a naturalidade com que ela consegue colocar na história faz com que o livro não se torne cansativo. Os cenários são detalhados, bem descritos, o que faz com que o leitor facilmente visualize as situações. Ela ainda consegue envolver vários personagens que, ao longo da história, vão se tornando essenciais para contar a narrativa de Belle.

Porém, houve algumas implicâncias minha durante a leitura. Como eu disse, a capacidade de Belle de aceitar a situação e tirar o melhor dela é admirável, mas, na primeira vez que isso acontece, não me convenceu. Porque entre ser violentada mais de uma vez, arrancada de seu lar e sofrer ameaças, eu acho difícil que alguém estaria pensando, poucas semanas depois, que poderia se dar bem na vida de prostituição e lucrar muito. Além disso, quando Belle já possui experiências suficientes para saber que não deveria confiar nas pessoas, ela faz exatamente ao contrário. Apenas nesses momentos achei que a autora se perde um pouco na personalidade da personagem.

Outro ponto é a autora ter construído uma história gigantesca, mas aposta naquela receita em que a personagem se dá mal até as últimas páginas. Não quero parecer pedante, mas fiquei com a sensação de que a autora podia ter explorado outros caminhos do que unicamente fazer a personagem sofrer o tempo todo. Eu já ficava esperando para saber qual seria a próxima “desventura” em que Belle entraria e que, com certeza, traria mais cicatrizes emocionais à moça.

Apesar dos pontos negativos, eu gostei muito da história. Ele nos passa uma mensagem de esperança, de força e coragem que poucos teriam na situação de Belle. Você torce por ela, torce por seus familiares e deseja que ela consiga se sair bem dessa. É uma história que contrasta entre as belezas de vestidos luxuosos, belas cortesãs, ambientes suntuosos com a terrível realidade de mulheres traficadas. Indico para quem se interessa por histórias mais fortes, com um leve toque de romance, aventuras intensas e grandes reviravoltas.