As Melhores Histórias da Mitologia Nórdica

Inlectus 19/10/2016

Ótimo mesmo.
Simples e rico.

Elis.Peruchi 20/12/2016

Muito bom! Pra quem não conhece mitologia nórdica e quer conhecer, esse livro é o melhor.

almeidalewis 02/05/2020

O mundo nórdico
Desde que conheci Lewis fiquei fascinado pela mitologia nórdica e esse é um clássico.

Ray 26/05/2013

Ótimo livro! Vi muitas pessoas reclamando da linguagem simples utilizada no mesmo, mas creio que isso não deva ser considerado como um aspecto negativo para o livro, especificamente para os ''iniciantes'' em Mitologia Nórdica. É muito chato ler um livro onde vemos diversos nomes, datas e ocupações em que de certa forma atrapalham a desenvoltura da leitura do iniciante, pois mal entendemos os significados de tais palavras. Outra coisa que me chamou a atenção, foi o fato do autor ter destacado absurdamente toda a ''magia'' oferecida pela Mitologia. Eu particularmente adorei disso...

Fernanda 20/12/2021

Não gostei muito
Não gostei muito do livro.
Abandonei e fiquei anos sem lê-lo.
A leitura não flui bem, e só melhora quando fala sobre o Anel dos Nibelungos.

Fábio Matos 08/12/2012

Bom pra quem nunca leu nada sobre mitologia nórdica e tal, e está começando. Para os outros, bem fraquinho. Linguagem beeeeeeeeeeem bobinha, modificando inclusive personalidade dos personagens e tal. Como disse, bom pra quem quer ter seu primeiro contato com mitologia nórdica, e para crianças, especialmente.

laarthv 12/08/2022

O livro é excelente para conhecer as lendas que fizeram a mitologia nórdica existir.

Comecei a ir pro lado da mitologia graças à uma autora que acompanho, entretanto, ela fala sobre a grega. Essas duas não tem absolutamente nada de ligação, mas desde sempre eu me interessei sobre as runas, então, eu queria saber um pouco mais sobre os surgimento delas, dos deuses, dos gigantes; quando tudo começou.

Por ser um livro dessa temática, fui lendo aos poucos, lia dois/três capítulos por dia e ia pesquisar sobre... pra mim, foi uma leitura rápida e leve; mas não sei se isso se deve a minha curiosidade ou ao meu ritmo.

- J. 26/05/2012

Puny Gods
Você lê esse livro esperando encontrar algum estudo sobre o panteão nórdico extremamente maçante e complicado, mas na verdade é surpreendentemente divertido e de leitura rápida.

Uma coisa que me incomoda é que aparentemente foi baseado nos escritos de um cristão, e essa pessoa tentou fazer com que os deuses parecessem mais cômicos e um tanto quanto patéticos, para denegrir sua imagem.

Acho que tudo o que ele conseguiu foi torná-los mais interessantes. Mas isso fica a critério do leitor.

Fiquei com a impressão de que algumas histórias parecem uma fanfic. Mesmo.
Mas de qualquer jeito, qualquer mitologia é basicamente fanfic, só que escrita por adultos.

Goth0 09/02/2012

As Melhores Histórias da Mitologia Nórdica
Há tempos eu procurava um livro nesse gênero, que tratasse da mitologia nórdica de uma forma mais dinâmica e envolvente, quanto a isso As Melhores Historias da Mitologia Nórdica não fica devendo em nada.

O livro é bem completo, obviamente não teria como resumir a mitologia nórdica em apenas um livro, mas a escolha das historias foi bem feliz, Começa com a criação do mundo e termina no Ragnarok, a última batalha. Sendo uma boa parte do livro dedicada ao conto do anel dos Nibelungos, que inspirou tanto Tolkien, em relação a isso, eis algumas das muitas semelhanças que encontrei:

1 - A estratégia que Siegfried usou com o dragão é bem parecida com a de Turin Turambar.
2 - O fato do anel ter que retornar para onde tudo começou para por fim a sua existência (lago das ninfas/montanha da perdição)
3 – A existência do próprio anel e seu caráter maligno.
4 – A excelência dos anões como artificies.

Portanto quem é fã da obra de Tolkien não ficara desapontado.

Quando aos Deuses nórdicos, para a minha surpresa, eles são bem humanos, cheio de qualidades e defeitos (o orgulho de Odin, a inveja de Loki, a vaidade de Freya, etc) e até aparentemente mortais. As historias são divertidas e o modo em que são narradas até um pouco escrachado, isso não sei dizer se é devido ao próprio teor das historias ou se tem o dedo dos autores na hora de narrar. Quanto a narração, achei que em alguns momentos faltou um pouco mais de seriedade e um “que” de épico para deixar as coisas mais emocionantes, palavras como “bobo”, “idiotinha” são usada nos diálogos o que não soa muito bem saindo da boca de grandes deuses e Heróis.

Enfim, recomendo esse livro às pessoas que, assim como eu, sabiam pouco sobre a mitologia nórdica. Aqueles que querem algo mais complexo talvez possam se frustrar um pouco. Mas a leitura desses mitos foi muito prazerosa. Dei risada com a dupla Loki e Thor, fiquei angustiado com o drama de Siegfried e brunhild, sem contar que algumas historias são verdadeiras lições para serem guardadas. Doravante, irei olhar a mitologia nórdica com olhos diferentes. Foi o que eu considero uma leitura completa!

“O deus dirigiu-se, imediatamente, para as terras de Suttung.
Já ia a meio do caminho, quando passou por um campo onde havia nove homens ceifando. Eram os lavradores de Baugi, o irmão de Suttung. Odin percebeu, logo, que as foices que eles usavam estavam completamente cegas.
- Ei, campônios, não querem amolar as suas foices? - disse ele, com um grito.
- Oh, sim! claro que queremos! - responderam, aliviados.
Odin não levou muito tempo para torná-las tão afiadas como eram no dia em que saíram da forja, graças à sua afiadíssima pedra de amolar.
- Esta sua pedra é mágica! Dê-a para nós! - exclamou um deles.
- Claro, aqui está - disse Odin, lançando-a para eles.
Imediatamente, todos se precipitaram para apanhá-la. Na confusão, entretanto,
foram com tanta gana à pedra, que se engalfinharam numa briga tremenda, terminando todos estendidos no solo com as gargantas cortadas.”

Albuquerque 08/06/2011

Excelente!
Que livro bom de se ler! Foi muito divertido ler essa obra, escrita de forma bem descontraída (do jeito que eu gosto). Aprendi muito sobre Mitologia Nórdica com ele e acho mesmo que superou minhas expectativas: as principais lendas estão descritas além da obra "O Anel dos Nibelungos" de Wagner.

Cica 10/07/2021

As histórias são contadas de forma um tanto infantil o que atrapalhou a minha leitura.
Esperava contos diferentes e histórias mais longas.

Ave Fantasma 22/11/2010

A Mitologia Nórdica não fica para tráz das outras mitologias. Muito pelo contrário. Goto muito desta mitologia encantadora. Porem os contos foram escritos em uma linguagem muito modernizada, tirando a magia antiga da mitologia.

Gioh 13/11/2022

Mitologia nórdica é a raiz das grandes fantasias!
Embora tenha demorado pra ler, foi muito interessante as coisas que descobri. Meu conhecimento da mitologia nórdica era muito razo, tendo como exemplos thor e loki dos filmes da Marvel. Mas quando se lê este livro, você fica muito impactado ao descobrir como é tudo muito distorcido.
Esse livro é um ótimo início para quem quer se aprofundar nas histórias dessa mitologia. Cada capítulo conta um acontecimento (não necessariamente em ordem cronológica).
Pro meio do livro vemos uma ópera do compositor Richard Wagner, "O anel dos Nibelungos". Digamos que é uma versão de certos acontecimentos que ocorrem durante o livro, focando mais na história de "Sigurd e Brunhilde". Onde conta o que teria causado O crepúsculo dos Deuses.
Se você é um amante de fantasias, consegue perceber como essa mitologia tem uma forte influência nas sagas de livros e filmes famosos hoje.

LOSK 01/02/2009

Passe longe