As Melhores Histórias da Mitologia Nórdica

As Melhores Histórias da Mitologia Nórdica Carmen Seganfredo

Resenhas - As Melhores Histórias da Mitologia Nórdica

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Jaqueline 20/01/2013

O pior livro sobre mitologia nórdica!
A narrativa é pessima, assim como o conteúdo. Quem esta em busca de conhecimentos sobre mitologia nórdica corra desse livro! Confuso, raso, fantasioso e com uma linguagem infantil...
marcos 10/08/2015minha estante
jaqueline, me indica alguns livros para eu viajar em mitologia nordica ?

Marina 14/09/2012

As melhores históricas da mitologia nórdica, como o título sugere, não é um romance, onde uma única história é contada do início ao fim. O livro reúne as principais - e melhores - histórias da mitologia em um único exemplar. Eu sempre gostei muito de mitologia, não importando de onde ela é. A mitologia nórdica eu conhecia bem pouco, apenas alguns nomes, como Odin, Loki, as Valkyrias, etc. Tudo por causa de um jogo chamado Valkyrie Profile, que envolve mitologias. Tenho certeza que se não tivesse jogado, nunca teria prestado atenção no livro, e nunca o tiraria da estante da biblioteca da minha escola.

As histórias dessa mitologia são bem semelhantes da da mitologia grega, como a história da criação do universo. Até mesmo alguns personagens estão presentes nas duas mitologias, como as Nornas, as três irmãs que tecem o destino das pessoas, na mitologia grega, elas são chamadas de Parcas e tem a mesma função.

Fica difícil falar dessas histórias como um todo, algumas são legais, outras são grotescas, tem também as interessantes e divertidas... Falar sobre todas elas seria muito cansativo e o texto ficaria muito grande, por isso vou falar das minhas favoritas.

As histórias que mais gostei foi a do Baldor e a do Ragnarok. Baldor era conhecido como "O Bom", por ele ser um deus muito bondoso e também muito querido pelos outros deuses. Loki, o deus do fogo e da travessura, resolve aprontar uma 'pegadinha' para o deus, e como quase tudo que Loki faz, isso não termina bem. O Ragnarok seria o crepúsculo dos deuses, o dia em que o mundo chegaria ao fim, para depois começar de novo do zero. O fim do mundo é um tema bem interessante para qualquer tipo de história, particularmente é um tema que gosto muito e nunca perco a oportunidade de ler um livro ou ver um filme com esse tema. Quando a história do Ragnarok chegou ao fim, fiquei até um pouco emocionada.

O medo, meu jovem, é como um tempero, que nunca provou, uma sensação que nos impele para trás e para adiante, ao mesmo tempo; um vacilar frenetico das entranhas e um desejo ainda maior de dar outro passo (...)
pág 20
Meus personagens preferidos foram o deus Loki, a deusa Freya e o deus Thor (o filme do Thor não influenciou em nada, li o livro antes de assistir). Esse três foram os que mais me cativaram. Loki, apesar de sempre arrumar problemas, também conseguia concertar o que ele fazia, isso mostra que ele não era tão perverso. Freya é a deusa do sexo, da fertilidade e do amor, essa é uma daquelas personagens que encantam a gente sem ter motivos. Thor é o deus do trovão, ele é bem forte, e ao mesmo tempo, muito burro. Dei bastante risada com as coisas dele.

No fim do livro tem a versão romanceada da ópera O anel de Nibelungos. Essa opera conta a história de homens e deuses que desejam um anel amaldiçoado chamado anel de Nibelungos. Essa história do anel amaldiçoado lembra muito a do O Senhor do Anéis, e não é coincidencia, foi nesse mitologia que J.R.R Tolkien se baseou para escrever seu livro. Essa mitologia também é a raiz de muitos jogos de RPG que conhecemos hoje.

Enfim, cada história tem seus prós e contras, algumas são muito paradas, outras cheias de ação. Você não precisa ter nenhuma noção da mitologia, pois o próprio livro explica tudo. É sempre bom conhecer outros tipos de mitologia, e (se você for como eu) ficar dando "aula" para as pessoas sempre que alguém pergunta sobre o assunto.

resenha do blog: http://lerimaginarcriar.blogspot.com.br/

Rony 04/07/2020

Perdi a conta..
Carol 12/06/2021minha estante
A conta do quê? Perdão!

Rony 22/06/2021minha estante
De quantas vezes eu já li.

Carol 28/07/2021minha estante
Ata kkkk

MÁRSON ALQUATI 25/02/2009

Contos excelentes e muito divertidos.
Do Princípio do Mundo ao Crepúsculo dos Deuses, dezenas de contos narram, de forma simplificada as peripécias e aventuras dos deuses nórdicos. Ressalntando que quase morri de rir com as travessuras e as roubadas em que se metia o anti-deus Loki (o maior vacilão).

Blak DemonaZ 05/01/2011

Assim como a Mitologia Nórdica, este livro é EXELENTE !!
Até hoje, foi o livro mais completo que encontrei sobre Mitologia Nórdica. Os contos seguem uma "ordem cronológica" boa, que vai des da "criação" até o "Ragnarok". E de brinde ainda, uma exelente história, que é o Anel de Nibelungos.

Estes mesmos autores parecem especialistas em mitologias, pois tambem traduziram e lançaram vários outros livros sobre outras culturas e outras mitologias.

Enfim, as histórias deste livro são muito legais, acredito que são as mais importantes da mitologia nórdica mesmo, e são escritas de manereia que se torna agradavel ler, quase que com linguajar 100% coloquial. Mesmo assim, explicando e utilisando mutios termos da época para não perder a carácteristica básica das histórias.

Gosto de todos os contos, porem exitem 2 em especial que acho muito bom, que é o Ragnarok, que conta o "apocalipse" na versão da mitologia nórdica, e o outro é um conto onde Thor tem q enfrentar um desafio proposto por um Gigante, onde ele deveria beber algo, levantar um gato gigante, lutar contra uma idosa entre outras coisas. E no final, tudo se mostra ser outra coisa. MUITO BOM.
Alem é claro do já citado Anel de Nibelungos.

Eu amo a mitologia nórdica e tudo que a ceca, justamente por isso, amei este livro. Garanto que mesmo quem nunca leu nada a respeito da mitologia nórdica, vai se apaixonar lendo este livro. E pra quem já tem algum conhecimento, o livro ajudar a espandilo.
Blak DemonaZ 05/01/2011minha estante
Não é bem uma resenha. Na verdade é uma opinião minha sobre o livro.

Ladi 28/11/2010

MARAVILHOSO!!
Um dos melhores livros que já li na vida!!
Sofri um pouquinho para conseguir compra-lo, e custou um pouco mais do que eu poderia gastar, mas afirmo com certeza, que valeu cada centavo e todo o esforço que investi para comprar esse livro.

Recomendo à todos que tenham interesse em conhecer mais sobre mitologia!
Grazi 03/07/2013minha estante
li esse livro por causa de vc e do César...
mto bom mesmo!!!

Vivi 27/08/2020

Mágico!
Uma das melhores experiências de leitura sobre mitologia que já tive!

LOSK 01/02/2009

Passe longe

Albuquerque 08/06/2011

Excelente!
Que livro bom de se ler! Foi muito divertido ler essa obra, escrita de forma bem descontraída (do jeito que eu gosto). Aprendi muito sobre Mitologia Nórdica com ele e acho mesmo que superou minhas expectativas: as principais lendas estão descritas além da obra "O Anel dos Nibelungos" de Wagner.

Inlectus 19/10/2016

Ótimo mesmo.
Simples e rico.

DEiwid ADam 28/03/2017

Interessante
se aprofundar na história dos deuses nórdicos

site: http://j.gs/4898810/historiasmitologianortica

Fábio Matos 08/12/2012

Bom pra quem nunca leu nada sobre mitologia nórdica e tal, e está começando. Para os outros, bem fraquinho. Linguagem beeeeeeeeeeem bobinha, modificando inclusive personalidade dos personagens e tal. Como disse, bom pra quem quer ter seu primeiro contato com mitologia nórdica, e para crianças, especialmente.

Elis.Peruchi 20/12/2016

Muito bom! Pra quem não conhece mitologia nórdica e quer conhecer, esse livro é o melhor.

Ray 26/05/2013

Ótimo livro! Vi muitas pessoas reclamando da linguagem simples utilizada no mesmo, mas creio que isso não deva ser considerado como um aspecto negativo para o livro, especificamente para os ''iniciantes'' em Mitologia Nórdica. É muito chato ler um livro onde vemos diversos nomes, datas e ocupações em que de certa forma atrapalham a desenvoltura da leitura do iniciante, pois mal entendemos os significados de tais palavras. Outra coisa que me chamou a atenção, foi o fato do autor ter destacado absurdamente toda a ''magia'' oferecida pela Mitologia. Eu particularmente adorei disso...

1 | 2 | 3 | 4 | 5