Refúgio

Refúgio Harlan Coben

Resenhas - Refúgio

Lucas 07/09/2012

RESENHA "REFÚGIO"
OBS: Se você ainda não leu "Alta Tensão", de Harlan Coben, não leia "Refúgio" pois contém spoilers.

Mickey Bolitar é sobrinho do ex-agente Myron Bolitar. Após sofrer um acidente de carro com seu pai e vê-lo ir embora da sua vida, sua mãe se entrega as drogas e vai para uma clínica de reabilitação, o fazendo ir morar com seu tio.
Apesar da situação desconfortável e ainda sofrendo pela morte do pai, ele acaba se acomodando na nova escola e conhece Ashley, que acaba virando sua namorada.
Quando Mickey acha que finalmente sua vida vai voltar um pouco ao normal, Ashley desaparece sem deixar pistas e uma estranha mulher a quem as crianças da vizinhança chamam de Dona Morcega diz para Mickey que seu pai está vivo.
Em sua busca pela verdade, Mickey conta com seus amigos: Ema e Colherada, para solucionar os casos.

“ – Mickey?Não fazia ideia de como ela sabia meu nome.
– Seu pai não morreu – falou.
Suas palavras provocaram uma onda de choque que me fez recuar um passo.
– Ele está muito vivo.
Mas, parado ali, observando – a desaparecer em sua caverna decrépita, eu sabia que o que ela tinha dito não era verdade. Porque eu tinha visto meu pai morrer”.
Página 08.

Harlan Coben sabe como poucos prender o leitor em seus livros, e não foi diferente com “Refúgio”, seu novo lançamento aqui no Brasil.
O livro tem uma narrativa incrível, é cheio de diálogos e tem muita, mais muita, muita ação e suspense.
O início eu achei que por ser um personagem mais jovem, Mickey perderia um pouco da graça, mas não foi bem assim que aconteceu.
Mickey tem uma mente genial, igual do seu tio, Myron. O personagem foi muito bem construído, com pitadas de rebeldia e ao mesmo tempo de humor. A cada página, o leitor fica extasiado, querendo ler cada vez mais.
Os capítulos são pequenos, o que facilita a leitura, e eu não encontrei nenhum erro gramatical.
“Refúgio” é realmente um livro de tirar o fôlego! Porém, me decepcionei com o desfecho da história... O livro acaba não solucionando todos os casos, ainda sobrou uns mistérios sem respostas, o que me deixou muito desapontado. Quando cheguei a última página, fiquei com muita vontade de ler o próximo volume da série, que será lançado nos EUA no próximo mês, então, nós brasileiros, iremos ler a continuação do livro, provavelmente só em 2013, se o mundo não acabar né... kkk.
BLOG "NOTÍCIAS & RESENHAS"

I.Cream.Sopa 18/05/2024

Eu gostei mais do que eu esperava, mas perdeu alguns pontos comigo por ser parte de uma série (estou meio amargurada). A narrativa começa relativamente simples e depois vai rendo plot twists várias vezes, um ótimo livro rápido e divertido.

Swan 22/08/2012

Minha opinião? Este livro é simplesmente eletrizante. O primeiro livro que li do Coben foi Cilada e, de cara, fiquei fã do seu estilo de escrita. Em Refúgio temos a uma história cheia de incríveis mistérios narrada por Mickey Bolitar, um adolescente de 15 anos que é bem mais maduro do que se espera. Como a narrativa é leve, descontraída e fluida, a leitura torna-se rápida e divertida. Sem falar que o livro tem um daqueles finais que deixam o leitor boquiaberto e ávido pela continuação.
Gostei bastante dos personagens, principalmente de Ema, a garota gordinha e gótica, cheia de tatuagens e com uma língua extremamente afiada, e de Colherada, o garoto estranho que vive fazendo comentários sobre assuntos aleatórios. Mickey não desejava se aproximar muito das pessoas, temendo se apegar demais, mas não consegue evitar a grande amizade que surge entre eles, principalmente com Ema que acaba por tornando-se sua melhor amiga. Foi realmente uma delícia acompanhar o desenrolar da trama e o desvendar dos mistérios.
Numa análise mais técnica não tenho do que reclamar, a diagramação é simples, a letra é grande, não encontrei erros. A capa por si só é intrigante e tem tudo a ver com a história. Leitura super recomendada!

Ana Carolina 09/09/2012

Pra variar mais um livro surpreendente do Harlan Coben, não vou negar que queria que o Win aparecesse neste tbm,mas, enfim.
Adorei o livro é um dos que te faz ficar acordado a noite toda, ou ler em pé no ônibus ou aproveitar a sua hora de almoço para come-lo.

Fiquei mais contente em saber que haverá continuação do que saber quem é a Dona Morcega rs

Vale muito a pena é um dinheiro muito bem gasto e como sempre é as histórias de Coben nada é o que parece ser sempre tem reviravoltas e surpreendentes rs

crpaiva 26/07/2012

Gostei
Mesmo sem as atuações do Win e do Myron, valeu pela trama. O final tem soluções esquisitas, mas é a licença poética que manda. Ficou aberta uma porta para a continuação.

Danika 23/11/2012

Uma série? Droga.
Pela primeira vez na vida, me senti irritada ao terminar um livro de Harlan Coben.
Deixo logo claro que o livro é MUITO BOM!
Mas o que houve então, Danni?
Vamos lá...

Este livro é uma história de Mickey Bolitar, sobrinho do nosso querido, amado e adorado Myron. Um adolescente de 15 anos que está passando por uma situação bastante delicada em sua vida. Novato na escola, conhece Ashley e eles se dão bem juntos. Até que ela simplesmente desaparece. Não vai mais à escola, não atende o celular, não dá sinal de vida. Preocupado com a possível futura namorada, Mickey tenta de alguma forma descobrir o que está havendo. Até que, indo para casa, uma velha, apelidada de Dona Morcega, grita seu nome e diz algo sobre o seu pai. Algo que poderá mudar a vida de Mickey para sempre.

"Dona Morcega ergueu lentamente a mão - tão pálida que não era branca, mas azulada como uma veia - e apontou um dedo trêmulo e ossudo para mim. Fiquei calado. Ela continuou apontando na minha direção até não restar dúvida de que eu a estivesse vendo. Quando viu que eu a olhava, seu rosto enrugado se abriu em um sorriso que fez um calafrio percorrer minha espinha."

Não vou me ater ao que ela diz. Não posso. É spoiler do livro Alta Tensão! hahaha E não, não é continuação. Mas é lá que conhecemos Mickey e sua antipatia com seu tio Myron. Eles não se dão muito bem, por motivos que só a mãe de Mickey pode falar. Mas a partir desta informação que D. Morcega solta, é que Mickey começa também a tentar falar com ela novamente. Mas ninguém a conhece de fato. Para todos, ela é só uma lenda de uma casa abandonada. Nunca ninguém a viu. Bem, ele a viu. Viu?

"Quando uma pessoa nos magoa ou nos engana, ficamos com raiva dela, mas ficamos mais irritados ainda quando ela nos faz de idiota."

Quem o ajuda nessa investigação, é o seu novo amigo Colherada e a gótica Ema. São os únicos amigos que ele conseguiu fazer no colégio, fora Ashley. Você nem imagina o que três adolescentes são capazes de descobrir. Até que Mickey percebe que tudo está ligado, quando um símbolo em forma de uma borboleta estilizada aparece em todo lugar. Os personagens são bem construídos e o desenvolvimento de alguns durante a trama é muito bem elaborado.

"Trocamos olhares. Meus amigos, pensei. os únicos amigos de verdade que havia tido em toda a minha vida. Mas, ainda assim, de alguma forma eu sabia que eles eram muito mais do que isso, que aquela não seria a última vez em que estaríamos juntos daquele jeito."

O livro, em sua maior parte, é realmente de tirar o fôlego. Você fica na expectativa do que vai acontecer a todo momento. E você chega no fim, naquela ânsia de saber o que realmente aconteceu em um trágico dia e se depara com:
"FIM DO LIVRO UM"

Aaahhhh vá.

Sério? Fiquei mesmo tensa o livro todo, louca por uma resposta e você me vem com essa, Harlan? Muito revoltada. Muito mesmo.
Claro, que você consegue imaginar o que aconteceu. Mas ele ainda solta outra bomba sem explicação nenhuma. Aí sim, você surta e entra em colapso. *Eu, a dramática* rsrs

Leiam, porque é muitíssimo bom! Assim como todos os outros de Coben.
Meu autor querido, cuidado para não fazer seus fãs infartarem. Beijo grande na careca! =P

Valéria 14/08/2012

A primeira história de Mickey sobrinho do meu personagem favorito (Miron Bolitar) é um livros cheio de suspense assim como a série do bolitar.
Após o livro Alta tenção o nosso renomado Harlan Coben, conta a história de Mickey um jovem de 15 anos que está morando com o tio (Bolitar) e vive preocupado com a mãe Katty que está em um centro de reabilitação para viciados.
Após ver o pai morrer em um acidente de carro a família de Mickey perde a estrutura Katte mergulha no vicio e é internada em uma clinica de reabilitação Mickey é obrigado a ir morar com o tio (Miron Bolitar), pois o mesmo ameaça a pedir a tutela do garoto se ele se recusasse.
Mickey acaba de entrar na escola e arruma uma namorada Ashely que desaparece misteriosamente sem deixar nenhuma pista, para encontrá-la ele vai contar com a ajuda de Ema e Colherada seus novos amigos da escola.
Dentre tantos problemas ele ainda vai ter que desvendar o mistério de Dona Morcega uma senhora que mais parece uma bruxa, que ao ve-lo diz Seu pai ainda está vivo...
Eu particularmente achei que o livro é apenas o começo de um grande sucesso de Harlan Coben, pois esse foi o livro um da Série, percebi que Mickey tem alguns traços do tio Miron, pois em algumas frases o jeito sarcástico não muda....

Rita Nunes 02/02/2013

Adorei! Mais um livro excelente, narrativa extremamente fluída, e um enredo interessante. Eu fiquei estupefata com as ramificações do foi sendo descoberto. E as últimas palavras, na última linha, nossa, é quase obrigatório ler o próximo livro!
Recomendo!

Christian 06/09/2012

Tudo certo na família Bolitar
Myron e Win. Que dupla.

Mickey, Ema e Colherada. Bom trio. Não dá pra comparar, mas sem dúvida não deixa muita coisa a desejar.

"Reviravolta" deveria ser o nome artístico do Sr. Coben. Porque em todas as suas histórias, esse é o sentimento que mais aflora.
Sem dúvida as gargalhadas são maiores com a dupla Myron e Win, mas o jovem Mickey também tem seu quê de cativante, no final que não é final, você com certeza vai achar Mickey tão bom quando Myron, na sua própria maneira.

Quanto ao teor de suspense, bom, aí é Harlan Coben. Nada precisa ser dito para aqueles que já o conhecem. Suspense do início ao fim. E não poderia ser esperar nada menos do "Mestre das Noites em Claro".

Lu 28/09/2012

Vale a pena, para os fãs de Myron Bolitar qualquer história que ao menos tenha ele, já é válido.
Mas é impossível não sentir falta da dupla Win e Myron.

Carla.Zuqueti 20/11/2012

Primeiro livro com o foco em Mike Bolitar, sobrinho de Myron. Tão espirituoso quanto o tio, também disposto a defender fracos e oprimidos, forma sua turma com os desprezados do colégio e tem sua primeira aventura para salvar a namorada. É mais infantil que os da série Myron, mas tem muita ação e um bom toque de comédia.

Vanessa Costa 04/11/2012

Apresentado ao público pela primeira vez no suspense Alta tensão, Mickey Bolitar se vê obrigado a ir morar com seu tio Myron, um ex-agente do FBI, após testemunhar a morte do pai e internar a própria mãe numa clínica de reabilitação. Agora o rapaz precisa se esforçar para conviver com o tio, de quem nunca gostou muito, e ainda se adaptar ao novo colégio.

Para sua sorte, ele logo arruma uma namorada, a doce Ashley, que também é nova na escola. Quando sua vida parece estar entrando nos eixos, o destino lhe reserva uma surpresa: Ashley desaparece misteriosamente. Determinado a não perder mais uma pessoa importante em sua vida, Mickey contará com a ajuda de seus novos amigos, os excêntricos Ema e Colherada, para seguir o rastro da namorada.

Para piorar, uma idosa reclusa da vizinhança lhe conta que seu pai ainda está vivo, sem dar maiores explicações. Quando esses dois mistérios se cruzam, Mickey descobre que está envolvido numa rede de intrigas que o levará a questionar a vida que acreditava ter. Perspicaz e esperto como o tio Myron, Mickey está disposto a fazer tudo o que for preciso para salvar as pessoas que ama.

Deborah 26/11/2012

O livro continua a história dos Bolitar, porém com o sobrinho de Myron, Myke Bolitar...que ao morar na casa do tio, Myron, se envolve em um mundo de dúvidas e segredos no qual precisa se defender e salvar seus amigos.

Vagner46 29/12/2012

Refúgio
A resenha do livro encontra-se neste link: http://desbravandolivros.blogspot.com.br/2012/12/resenha-refugio-harlan-coben.html.