Resposta Certa

gleicepcouto 06/07/2012

Divertido, mas vazio
www.murmuriospessoais.com

***

Resposta Certa (Intrínseca) é o segundo livro do escritor britânico David Nicholls publicado no Brasil. O primeiro foi Um Dia, que fez enorme sucesso - apoiado pelo lançamento do filme baseado na obra estrelado por Anne Hathaway. Só no Brasil, Um Dia vendeu mais de 160 mil cópias. Sucesso aqui e no mundo. A expectativa para o próximo livro era grande. David emocionaria novamente seus leitores?

Em Resposta Certa, temos como protagonista Brian Jackson, um jovem prestes a ir para a universidade e conseguir mesmo que não completamente sua independência. Brian, que começa a cursar Letras, sempre teve como sonho participar do jogo televisivo de perguntas e respostas Desafio Universitário. Ele passou boa parte de sua infância e adolescência assistindo às equipes universitárias disputando umas com as outras pelo prêmio e ele achava aquilo o máximo. Mas tinha uma questão emocional por detrás: eram nesses momentos em frente à TV que dividia uma cumplicidade com seu pai (já falecido) quando assistiam juntos e se divertiam com o programa.

Então, quando surge a oportunidade de fazer parte da equipe da universidade que vai disputar o Desafio Universitário, Brian agarra com unhas e dentes sua chance. Mas, como todo jovem longe de casa, ele leva a liberdade para outro nível: festas, amor, amizades, política. Mesmo não se sentindo confortável no ambiente universitário sempre deslocado, sempre se achando feio - , Brian tenta, à sua maneira, se destacar. A entrada na faculdade acaba por mostrar que a teoria é importante, mas é a prática da vida que realmente lhe traz conhecimento.

A Intrínseca fez aquilo de novo: enfiou por todo e qualquer buraco da contracapa e primeiras páginas internas elogios que vários periódicos disseram sobre Resposta Certa. Enquanto lia esses quotes, antes de começar o livro, me senti praticamente obrigada a gostar dele. Como discordar de grandes veículos de imprensa como USA Today, People, Guardian etc? Logo eu, um simples e humilde blogueira?

Ah, mas quer saber? Discordei.

Calma. Não é que o livro seja ruim. Mas passa longe, muito longe, do fabuloso e hilariante como berram os quotes. Resposta Certa é, no máximo, regular, quase chegando ao bom. Vou explicar o porquê.

Até agora estou tentando entender qual o foco principal do livro. O Desafio Universitário? Brian (o feio) se apaixonar pela amiga (a gata)? A questão das antigas amizades (verdadeiras) x as novas (superficiais)? Ou tudo isso? Ou nada disso?

O que parece é que David Nicholls fez um recorte da vida de Brian e o deixou no papel. Gente, é como se eu pegasse o período que cursei Jornalismo e escrevesse um livro. A pergunta que não quer calar: quem ia querer ler sobre isso? Ninguém, claro. Nem eu, se duvidar! O grande problema, entretanto, é que David criou milhares de coisas para o menino Brian almejar, mas nenhuma delas foi forte o suficiente. A trama não é bem amarrada. Fato.

David escreve muito bem o que faz com que o livro não seja um total desperdício de tempo. Ele também é engraçado (não hilariante) o que faz com que você dê algumas risadas. Ele também ótimo em referências culturais como cinema, música e artes em geral o que faz com que, se você não viveu a década de 80 (época na qual a história se passa), fique boiando um pouco.

Resposta Certa é um daqueles livros que você até se diverte ao ler, mas quando lê a última página se pergunta: no que isso acrescentou à minha vida? A resposta (certa) - trocadilho infame, eu sei - é: nada. Aliás, só subtraiu: meu tempo.

Sei que milhares de pessoas vão gostar, vão gargalhar com o livro. Eu, porém, queria mais. Queria emoção e sentimento ao menos um terço do que senti ao ler Um Dia, e não um punhado de piadas e trapalhadas de um jovem espinhento e perdido.

Avaliação: Bom/Regular(em conflito)
Autor: David Nicholls
Editora: Intrínseca
Ano: 2012
Páginas: 346
Valor: $30 a $40
Extra: Aaaaaih (isso foi um bocejo)
Carina 13/05/2016minha estante
Você conseguiu colocar em palavras tudo o que eu senti e achei a respeito desse livro!

leosilva 07/01/2019minha estante
Não é justo comparar com "Um dia" esperando que seja parecido com o mesmo, uma vez que resposta certa foi escrito ANTES, foi o primeiro livro do Nicholls. Tirando o final, achei o livro bom.

Isa 14/02/2022minha estante
Perfeito. Exatamente isso!

Danielle270 13/09/2022minha estante
Deu até preguiça de ler ele kkkk, peguei na biblioteca da cidade. Acho que deveria ter pegado um dia???

Heloisa 07/03/2024

É um livro legal, não achei a leitura tão densa, mas ele parecia muito um rapaz passando pela puberdade ou todo homem fica pensando em mulher tanto assim? Enfim achei interessante e dei umas risadas

herbert.goncalves 15/06/2020

essa quarentena está sendo surpreendentemente sensacional!!
que livro mais maravilhoso! fiquei tão apaixonado pela história e pelos personagens que devorei ele em menos de seis horas sem parar hahahahahaha. o legal desse livro é que felizmente escapa daquelas armadilhas típicas desse tipo de história. o protagonista, por exemplo, não é aquele nerd estúpido padrão por quem o leitor sente pena; pelo contrário, é um garoto legal que tenta ser descolado, mas não tem o tipo físico nem a cultura (ou a falta dela, interprete como quiser) dos rapazes mais populares da faculdade. a história também não tenta empurrar aquele pavoroso "orgulho de ser nerd e fracassado", e tem um final que me surpreendeu. a ambientação nos anos 80 também é bem legal, e utilizada sem exageros (ou seja, sem citar produtos, músicas e filmes do período a cada cinco frases). sensível e muito, mas muito engraçado!! estou surpreso com essa nota baixa aqui no skoob.

site: https://filmow.com/usuario/herbert_
Geovane 03/07/2020minha estante
Gostei bastante também. Claro que é um livro bem inferior ao Um Dia em muitos quesitos, mas é um livro que prende atenção, e é engraçado. O protagonista é realmente peculiar, diferente de qualquer outro livro que já li. Recomendo e foi uma das minhas melhores leituras de 2020. Talvez o fato da nota baixa e que a galera vai ler com muitas expectativas após ler o Um Dia e ai se decepciona.

Aline T.K.M. | @aline_tkm 25/11/2012

Diversão garantida, protagonista peculiar!
A narrativa é muito fluida, é o tipo de leitura em que a gente não vê as horas passarem enquanto lê. Repleto de situações cômicas, Resposta Certa pode até não ser um livro inesquecível, mas vai certamente divertir.

Não posso não falar do protagonista, Brian Jackson. Céus, acho que nunca me deparei com um personagem tão deslocado e desajeitado como ele! Quanto aos demais personagens, no geral são bem caracterizados (diria até caricatos, o que deixa tudo mais engraçado) e explorados na história.

A comparação com Um Dia é inevitável, até porque foi o primeiro livro do autor que a maioria (senão todo mundo) leu. E, claro, Um Dia é um livro e tanto. Sugiro não colocar altas expectativas, mas ainda assim recomendo fortemente o livro.

Leia mais em:
LivroLab.blogspot.com

bru 01/08/2021

Bri, você é chato
Decidi buscar livros do Nicholls, pois, ele tem uma habilidade tremenda de envolver e fazer com que nos identifiquemos com os personagens e pra não entrar em ressaca, as vezes temos que criar algumas estratégias. Não li a sinopse nem nada, fui de coração aberto para ver o que desenrolaria.

A história gira em torno de Bri, um jovem de 18 anos que está iniciando na faculdade. Como todo adolescente, ele se encontra perdido, em busca de firmar sua identidade e de garotas, segue bem aquela linha de filme americano.

No inicio amei muito o Bri, principalmente por ele ser comunista ou socialista? Nem ele mesmo conseguiu se encontrar 100%. É importante ressaltar que ele é bem burro e muito idiota, além de bem irritante e iludido, como todo adolescente.

Os personagens são bem construídos, pois, isso é um dos pontos fortes do autor, mas o final ficou tão vazio e sem nexo que me senti lesada.

O enredo não possui nada de rico, mas é algo leve e tranquilo de se ler.
Não li “um dia”, então, não vim com tanta expectativa.
Leléu Ltd. 03/08/2021minha estante
Este não é o mesmo autor de Uma Dor tão Doce? Fiquei tentado em arriscar este, mas desconfiei que não seria tão "gostosinho"...

bru 03/08/2021minha estante
Sim, ele mesmo. O início é bem legal, depois é só um adolescente chato fazendo merda kkkkkk

Higor 15/12/2014

Sobre leitores frustrados - por negligência própria
David Nicholls é um dos meus autores favoritos de toda a vida, mesmo com apenas um livro lido. “Um Dia”, a chamada obra prima do autor, me arrebatou de maneira ímpar, superando a minha angústia em “O Caçador de Pipas”. “Um Dia” contou o que eu estava vivendo naquele momento, e eu adorei ler um livro tão sincero, contado de uma maneira inteligente e franca. Mostrando, acima de tudo, que viver não é ter um “felizes para sempre”.

Era óbvio que eu leria o mais rápido possível outro lido ou autor, e eis que comprei “Resposta Certa”. As resenhas são quase sempre negativas, mas não me importei, pois as pessoas esperavam uma parte 2 de “Um Dia”, ou algo tão romântico e trágico quanto.

A tragédia eu esperava, o que aconteceu, já que é a marca registrada do autor, mas embarquei nessa nova aventura – ao estilo sessão da tarde! – livre de qualquer tipo de expectativas, além de que o livro deveria ser ótimo. O livro é ótimo? Infelizmente, não.

Brian é um babaca. O autor quis fazer um personagem introspectivo, nerd e virgem daqueles bem vergonha-alheia, mas pra mim ele não passou de um babaca. Tudo porque ele não é nerd, apenas inteligente, com informações aleatórias, como bem disse, até porque entra na terceira melhor faculdade dos EUA, e não se importa em não ter conseguido entrar na primeira. Eu sinceramente acho que um nerd ficaria, no mínimo, baqueado.

Mas não, Brian é um babaca que tem amigos babacas e toma atitudes de babacas para conquistar a garota babaca quando uma garota não tão babaca assim está interessada nele. Nicholls queria um nerd que tenta conquistar a patricinha e para isso se mete em enrascadas constrangedoras, mas não rolou, por causa de Brian, principalmente. Além disso, o Desafio, que era o plot do livro, demorou horrores para acontecer, e eu fiquei impaciente.

O bom do livro são as questões sobre luto e suas decisões posteriores e as expectativas frustradas quando se entram na faculdade, porque a gente acha que nossa vida vai mudar a partir de então e tudo fica na mesma merda, que Nicholls abordou com aquele seu jeito peculiar e adorável.

No final de tudo, “Resposta Certa” é um bom livro, com alguns poucos assuntos que nos fazem refletir, mas que faz a gente perguntar em alguns momentos se é do mesmo autor brilhante. O x da questão é que este é o primeiro livro do autor, então ele não é experiente, maduro ou escreveu com tanto carinho quanto sua obra-prima.

Numa entrevista linda para um site português, na divulgação do novo livro, David disse que queria que as pessoas rissem a cada parágrafo, mas agora amadureceu e sabe escrever sobre emoções. Emoções. É muito amor que eu sinto pelo autor, e um livro compreensível a meu ver.
Ana Claudia Car 17/10/2015minha estante
Depois do frustante: O substituto, fiquei reseosa e sem animo para ler os livros do David, porém tomei coragem e me deparei com esse livro tão gostoso de ler.
ps.sobre esse final...Sr.autor, me ligue, precisamos conversar...

Naiara 22/11/2021

No começo do livro o Brian estava me deixando irritada DEMAIS, as piadinhas terríveis, a insegurança, ele se humilhando pra Alice sequer notar a presença dele.
Mas depois comecei a sentir pena dele, porque dá pra perceber que ele não faz por mal, só queria se sentir aceito não só pela Alice, mas por todos, o que só acabava deixando ele cada vez mais inseguro e cometendo um erro pior que o outro.
Tenho que confessar também que em alguns momentos realmente ri bastante, mas não é tão "hilário" assim...

Kaio 30/12/2021

Já tinha lido e me encantado pela leitura de "Um dia" e me sentir atraído por outras obras do autor e comecei a ler esse livro.

Gostei da leitura, muito divertida e gostosinha de ler, recomendo apesar de não ter gostado muito do desfecho da história ?

Marcos 07/02/2023

Em 1985 o jovem Brian Jackson ingressou na faculdade em busca de novos horizontes.

Recebido por um baile de boas vindas com o tema ?vigário & biscates? o jovem decide de súbito entrar para um programa estudantil de perguntas e respostas com a vantagem de mostrar todo seu potencial e inteligência sobre diversos assuntos.

E nesse meio competitivo, Brian se apaixona por sua colega de jogo, a inteligente Alice Harbinson, que não é uma moça fácil e não se dá por vencida sobre os encantos de Brian.

Mas isso só foi impulso para que Brian pudesse se armar em mostrar a sua crush que ele é dono de uma vasta gama de conhecimento, e a prova de toda essa inteligência suprema, se dava a medida de cada pergunta lançada e de cada resposta certa.

O livro é bem juvenil, retrata um cenário que nos leva para uma época em que o estudo era algo árduo, difícil e muito concorrido. Os personagens são bem descritos sem perder a essência juvenil além de descrever a rotina universitária que só quem já viveu nos moldes da faculdade, á beira da loucura emocional, sabe do que estou falando. Para esse livro, tem ????

*Rô Bernas 10/07/2013

E a "Resposta Certa" é? Que livro chaaaato!!!!
Estava empolgadíssima para ler este livro, pois achei a sinopse dele fantástica, maaaas...vai ser chato assim lá longe...e olha que pra chegar ao ponto de minha pessoa abandonar um livro é porque depois de várias tentativas, ainda assim, não decolou.
Li as resenhas postadas pra ver se me empolgava, pois a maioria gostou, mesmo assim...não teve jeito...não gostei.
Mas...gosto é gosto, né?
Leiam e avaliem. :)
Robélia 22/08/2012minha estante
Já sei, vou gostar do livro. Se você não gostou... kkkk
Acabei de solicitar pelo PLUS.

*Rô Bernas 22/08/2012minha estante
Verdade...bem capaz de vc gostar mesmo...adora livro chato kkkkkkk :P

Aline Ramos 28/08/2012minha estante
ai medo!! Acabei de pegar o livro pra ler e já me falaram que é chato mesmo. Ainda mais que não gostei de Um dia (achei muito chato). Tb detesto abandonar livros. Vamos ver no que vai dar..rs

*Rô Bernas 30/08/2012minha estante
Aline...não fique com medo...muita gente gostou, logo tem muita chance de vc gostar também rsss

Léia Viana 07/01/2013minha estante
Eu nem vou me empolgar para lê-lo, não achei "O Dia" o alarde todo que fizeram.

*Rô Bernas 07/01/2013minha estante
Ah, Léia....muita gente gostou....vai que vc curte? rsss

Layne Cris 25/11/2013minha estante
Encontrei outra pessoa que tb achou chato à beça!!
Não consegui terminar, quem sabe algum dia eu dê outra chance.

Gabrieli 24/09/2022

Esse livro é HILÁRIO. Eu o comprei no kindle e pretendo reler assim que possível só pra confirmar e dar todas as risadas que dei de novo.

Angela Mary 19/12/2020

Resposta certa
Não consegui me conectar com a história, foi arrastada e não fluiu

cris.leal 10/09/2017

Impossível não se envolver...
"Resposta Certa" conta a história de Brian Jackson, um jovem que começa a cursar a faculdade de Literatura Inglesa e tem a chance de participar do Desafio Universitário, um programa de perguntas e respostas sobre conhecimentos gerais, do qual é fã desde criança.

O autor, David Nicholls, é dono de uma narrativa bem-humorada e cria diálogos bem construídos e divertidos. É impossível não se emocionar com o cenário dos anos 80 recriado por ele e não se envolver e se identificar com o livro.

Brian é um adolescente desajeitado, romântico e sonhador, que está se descobrindo na vida. Ele curte uma paixão pela inteligente e bela Alice, que por sua vez está mais a fim de se divertir. Por causa desta paixão, Brian custa a notar Rebecca Hall que está sempre por perto e parece ser a pessoa certa para ele. E mais, por causa de Alice, ele se desconcentra em um momento importantíssimo do programa Desafio Universitário. Então, a duras penas, Brian descobre que até os mais inteligentes erram e que conhecimento e sabedoria estão longe de ser a mesma coisa.

O livro foi adaptado para o cinema, em 2006. James McAvoy interpreta o nerd Brian Jackson, no bem feito e interessante "Garoto Nota 10".

site: http://www.newsdacris.com.br/2012/08/eu-li-resposta-certa.html
Cris 04/11/2017minha estante
Nossa, eu não sabia que tinha sido adaptado para o cinema!

Matheus656 27/11/2021

Melhor que "um dia"
Esse foi o primeiro livro do autor, e muitos tem como favorito o "um dia" que eu não gostei da narrativa. Bom, esse é um daqueles livros "bobos", que talvez não acrescente nada na vida da pessoa, mas é um bom entretenimento. Achei o final um pouco decepcionante, porém, nada que interfira muito.
Marcello 28/11/2021minha estante
Melhor que um dia... Meu deus que crime ksksk aqueles

Matheus656 29/11/2021minha estante
li um dia morrendo de tédio e arrastando com a barriga.

Marcello 29/11/2021minha estante
Eu amo isso, pq mostra realmente q a experiência de leitura é muito individual... Eu li Um Dia chorando a cada capítulo e querendo q não acabasse nunca

Gabriele 07/08/2012

Resposta Certa conta a história de Brian Jackson. Ele acaba de entrar na faculdade de Literatura Inglesa e tem a chance de participar do Desafio Universitário, um programa de perguntas e respostas sobre conhecimentos gerais, um sonho que ele tinha desde pequeno.
Sua vida na universidade é bem diferente do que ele imaginou, principalmente depois que ele conhece Alice Harbinson. Uma menina completamente incrível, e acaba se apaixonando por ela.
É um livro que flui. A pessoa está lendo e quando vê, já leu metade do livro. A história faz o leitor ficar imerso em tudo que está acontecendo e a narrativa do autor ajuda isso a acontecer.
Brian foi um personagem muito legal de se acompanhar durante a história. Ele é engraçado, carismático, inteligente e está se encontrando na vida, descobrindo o que ele realmente quer e quem ele realmente é. Sua paixão por Alice é muito ‘bonita’ digamos assim. Ele é uma pessoa romântica e gosta dela de verdade. Alice já é diferente, ela é uma menina que está acostumada a ter o que quer e a se divertir, como diz a mãe do Brian: ela é bonita e sabe disso.
Em cada início de capitulo temos uma pergunta e uma resposta. A resposta é algo que tem a ver com o capitulo e eu achei isso muito legal. Pode se aprender bastantes coisas com esse livro. Eu achei bem interessante a atmosfera do Desafio Universitário. Os ensaios, treinos e tudo mais. Eu fiquei pensando que deve ser bem agoniante participar de um programa assim. Mas eu fiquei com vontade ao mesmo tempo!
David Nicholls tem uma narrativa agradável de ler. Esse livro é divertido. Os diálogos são incríveis. Os personagens são reais, os acontecimentos reais e é tudo muito bem retratado. Quem gosta de conhecimentos gerais provavelmente vai gostar desse livro. É um livro que tem bastante humor e momentos engraçados. Comparando com o outro livro que eu li do autor, Um Dia, o romance não é tão forte e tão trabalhado. Esse é um livro mais voltado para a vida de Brian em geral.
E algo que eu achei interessante, é que Resposta Certa foi escrito em 2003, seis anos antes de o autor escrever Um Dia. São livros bem diferentes, mas a forma de narrativa do autor é parecida.
*Rô Bernas 08/08/2012minha estante
Olha, eu bem que tentei gostar desse livro...vim até aqui ler as resenhas pra ver se me empolgava a continuar, pois vi que a maioria aqui gostou, mas...não teve jeito...rsss...abandonei...mas leitura é isso mesmo, né? A mesma leitura que agrada a uns desagrada a outros....que pena que eu não curti..mas amei sua resenha =D
Bjkas