O Homem do Castelo Alto

O Homem do Castelo Alto Philip K. Dick

Resenhas - O Homem do Castelo Alto

petersoneloi 04/02/2024

Então tá...
Sempre tive curiosidade de ler este por conta do conceito que o autor apresenta, mas eu não curti tanto que eu achava que iria.

Talvez por minha falta de repertório ou por estar acostumado com a literatura atual, só sei que achei muito confuso, com histórias que apesar de fazer um sentido parece que são aleatórias ao mesmo tempo. Não é um livro ruim, o conceito é muito interessante, mas não funcionou pra mim do jeito que achava que iria.

Gi Gotardo 04/02/2024

Eu gostei bastante, no geral.
É muito bem construído, de forma que vai entregando como funciona esse mundo aos poucos e tals.
Confesso que me perdi várias vezes com os personagens, porque a história é contada de vários pontos de vista diferentes, mas isso é bom pra entender ainda mais como tudo funciona.
Não vou dar spoiler do final, mas fiquei bem bugada kkkk

Dudu 01/02/2024

Depois de ler algumas obras do autor, o leitor acaba percebendo algumas semelhanças na escrita e criação do enredo nos seus livros.

A meu ver, a escrita do autor é permeada por momentos ou personagens psicódelicos e muitos questionamentos reflexivos e filósoficos.

Cada livro é como se fosse um episódio de "Black Mirror", em que o autor se aproveita da ficção científica e de aspectos tecnológicos para discutir questões culturais e sociológicas.

E, assim como na série, há alguns episódios bons e outros nem tanto.
Esse é um dos livros que não funcionou muito para mim.
Assim como em "O tempo em marte", o autor tenta imprimir certo misticismo ao enredo, o que desvia a atenção de assuntos que seriam mais interessantes de serem abordados diante do cenário criado pelo autor.

Meu desgosto pela obra pode ser também resultado de certa frustração, uma vez que o tema me gerou a expectativa de saber a visão de como seria um mundo vencido pelos países do Eixo.
E acredito que o autor explorou muito superficialmente as possibilidades que esse tema permitiria, apesar de sugerir algumas questões bem interessantes.

Markuzu 31/01/2024

Melhor livro de distopia.
Falo com tranquilidade que se este livro não está no seu top 3 melhores livros de todos os tempos no tema distopia: Você leu ele errado. Incrível a ambientação e o "plot" no final... Não confundam com a série de mesmo nome, que é boa ao que se promete.

Não atoa é ganhador de diversos prêmios.

Tomlucitor23 29/01/2024

Muito bom, e muito confuso, não que seja difícil, mas nós vamos embarcando na vida dos personagens, que descrevem conversando entre sim, ou tendo pensamentos introspectivos, como funciona, e como é essa realidade onde a Alemanha venceu a guerra, isso na perspectiva de cada um, o que funciona super bem, e deixa o leitor muito curioso, mas também as vezes as vezes parece que a história não anda, eu fiquei tão intrigado com o home do castelo alto, que estava esperando um mega choque de realidade quando fosse acontecer esse encontro, e tive minhas expectativas frustradas, mais uma vez, problemas pelas minhas expectativas, não pelo livro, mas confesso que precisei de um vídeo explicando melhor o livro, será que sou burro? Ou só estava muito cansado pra pensar? Fica aí o questionamento.

Debora.Marinho 27/01/2024

Aquela sensação de terminar uma coisa super cult e se sentir fora da caixa, pq vc não chegou lá como os fãs dessa obra que ganhou um Hugo.

Sabe como é isso? Já sentiu?

Um dos melhores livros do Dick, dizem ser, mas não posso concordar.
Eu não saberia contar a história desse livro, pq não tem. Tem o plot (que é oq todos conhecem, eixo ganhou a guerra etc), mas Allan Moore já disse em algum lugar que o plot não é a sua história.

Mais do que uma história una, o homem do castelo alto mostra vários personagens vivendo suas vidas numa realidade imaginada. É tudo muito bem escrito, os personagens são bem desenvolvidos, são complexos. Ali tem crítica política, ironia, vemos quanto conhecimento de coisas diversas o autor tem. Mas, a história era sobre oq mesmo?

O fim então, não entendi nada. Queria ter entendido, pq acabou que a história mais interessante e que parecia ter menos a ver com todo o resto, era a que mais tinha a ver com a plot. Mas então, nada...

Daniel.Tschiedel 25/01/2024

Um clímax que nunca chega
A história vai escalando, como se estivesse caminhando pra um clímax e aí...o livro acaba!

Toda a parte da imaginação do que seria o mundo com a vitória nazista é interessante, mas mesmo isso é pouco explorado, você é apresentado a como é esse mundo apenas através de pequenas inserções ao longo dos capítulos.

Eu esperava muito mais do livro.

Dionathan 24/01/2024

Obra fascinante de Philip K Dick que fez eu conhecer o autor e despertou o interesse por tantas outras!

Recebi a indicação de um amigo e comecei vendo a série de mesmo nome! Curiosamente achei que a primeira temporada da série seria igual ao livro, mas praticamente todo o desenrolar é diferente!

Não considerei excelente pqe realmente acho o enredo da série melhor. Mas a ideia de um mundo dominado pelos alemães é pelos japoneses, e o fragmentado EUA aos frangalhos não vivendo nem de memórias é uma das narrativas mais curiosas que já pude ler!

Realmente gostei muito do livro e vou seguir desbravando mais obras do autor! Inclusive me surpreendeu a quantidade filmes adaptados de suas obras!

Ana Caroline 23/01/2024

Livro decepcionante! Esperava algo muito diferente, fui às cegas como um livro de ficção pós guerra e recebi um livro de cotidiano e presentes. Esperava espionagem, traição, lutas e não tem nada disso no livro. O final é muito decepcionante.

machadolug 23/01/2024

Expectativas foram criadas e...
Quebrei a cara. Meu Deus, que livro chato. Com toda a fama que tem esse livro, por ser um clássico da ficção científica eu estava esperando um mundo diatópico bastante promissor. O que eu não encontrei, mas é aquele ditado: se vc gostou, vc venceu.

Ps: será que ainda dou mais uma chance pro Dick e leio Blade Runner? ?
Giovana.Montezelo 23/01/2024minha estante
Olha, eu li Blade Runner e gostei.

machadolug 23/01/2024minha estante
será que vem aí?

Giovana.Montezelo 24/01/2024minha estante
Esse autor é muito maluco rsrs
Eu li só Blade Runner e um livro de contos chamados sonhos elétricos. Gostei dos dois com ressalvas, mas gostei rs

machadolug 24/01/2024minha estante
hehehe no final deste que eu li tem uma pequena biografia dele, e fala um pouco do tanto que ele era maluco, fiquei passada

Giovana.Montezelo 24/01/2024minha estante
Drogas mil

anajogodobicho 22/01/2024

Tinha MUITO potencial, mas na minha opinião não hove uma grande exploração dos cenários e dos acontecimentos que foram acarretados pela mudança proposta pelo autor

Sobsob 11/01/2024

Nem quem ganhar, nem quem perder...
Peculiar, eu achei interessante a forma de criação de mundo, as ideologías dominantes deste universo. Fui baitada em alguns pontos sim, e achei legal a interconexão dos personagens.
Porém, o final me irritou, talvez seja minha infantilidade talvez minha ideologia, mas as últimas páginas me deixaram encucada, fiquei dias pensando sobre e dias matutando se deixei algo passar, sinto que não absorvi o livro como deveria, muitos personagens também costumam me confundi, confesso. Foi uma experiência decente (quero dizer, foi aflitivo sim, mas não me decepcionei).
Rudie 18/01/2024minha estante
nossa vc le umas coisas inteligentes

Sobsob 18/01/2024minha estante
é de escola amg, mas o livro é bem legal, só precisa saber medianamente da história da segunda guerra

Fernando1355 08/01/2024

Interessante
Um livro interessante sobre o que teria acontecido se os nazistas vencessem a guerra.

Contudo senti falta de maiores relatos sobre isso, algo mais chocante.

O livro não aborda muito bem o terror que é os nazistas.