O Homem do Castelo Alto

O Homem do Castelo Alto Philip K. Dick

Resenhas - O Homem do Castelo Alto

Letícia.Forte 03/09/2023

?Reichssicherheitschauptarnt?
Não? eu não bati de cabeça no teclado. Essa é só uma das palavras em alemão que não vem com tradução alguma no livro?.

Diversos termos e associações com a cultura chinesa/asiática e alemã que simplesmente são jogados no livro na expectativa que entendamos sem explicação alguma do que possa ser.

Sem contar os diversos personagens muito mal explorados. Assim que eu estava criando uma conexão com eles, o capitulo acabava, e entrava em uma ?nova história?. E a única que realmente tem alguma coisa a ver com O Homem do Castelo alto, é a Juliana.

Nunca avaliei um livro como muito ruim no skoob, mas esse aqui tá de parabens. Um parto pra terminar a leitura, porque foi completamente desinteressante ? levei fckn 4 meses arrastadíssimos pro ?orgulho? de terminá-lo, quase que na esperança de que em algum momento tudo faria algum sentido = só que nao.
Emilly Fernandes 13/09/2023minha estante
Você me representou tanto agora, que livro confuso

@tigloko 01/09/2023

PKD entregando um cenário sombrio e assustador
Imagine um cenário em que o Eixo venceu a Segunda Guerra Mundial. Os judeus foram caçados e exterminados e os poucos que ainda vivem se escondem. O continente Africano foi dizimado. E os Aliados derrotados tiveram seus territórios tomados e repartidos entre Alemanha e Japão. Esta é a história assustadora apresentada em O Homem do Castelo Alto.

Achei um livro bem imersivo pela quantidade de personagens e como suas histórias se conectam à medida que a trama avançava. É interessante acompanhar eles tomando decisões a partir do I CHING, livro real de filosofia chinesa. Combinou com o caráter filosófico e a incerteza que a maioria dos personagens apresentam, já que pode ser considerado também um oráculo na tradição antiga.

O livro foi uma ótima mistura de vários temas, como espionagem, briga corporativa, drama, geopolítica(uma pitada de ficção histórica, por que não?). O grande ?E se?? construído no livro me deixou assustado, muito devido ao olhar pessimista e sombrio na humanidade que o autor apresenta em suas obras. E é sempre efetivo em causar esse efeito claustrofóbico em mim. Porém senti falta de um olhar para outras partes do mundo, em alguns momentos não tive a sensação de escala global que o autor quis passar.

?O que não compreendem é a impotência do homem. Eu sou fraco, pequeno, sem a menor importância diante do universo. Não sou notado dentro dele; vivo sem ser visto. Mas por que isso é ruim? Não é melhor assim? Os deuses destroem quem atrai a atenção deles. Seja pequeno... e escape à inveja dos grandes.?

Outra temática recorrente nos livros do autor, a percepção do que é realidade, está presente. Não é uma surpresa mas confesso que bugou minha mente pela forma como foi usada no livro. Se foi o objetivo, foi conquistado com sucesso.

Ainda que tenha problemas com o desenvolvimento final da história, eu gostei muito do livro no geral.

Andreas.Caycedo 31/08/2023

Uma distopia diferenciada
É como se fizessem uma versão mais "artsy" de um 1984 da vida, misturando vários fatos da nossa realidade, da realidade do livro, e a realidade do livro dentro do livro

polly.telles 30/08/2023

Eu gostei dessa história e como ela abordou a possibilidade de outro desfecho da Segunda Guerra Mundial.
O livro é extremamente descritivo, para realmente nos colocar em imersão no ambiente dessa possibilidade. Entretanto, em alguns momentos, essa imersão se torna densa e cansativa.
A história gira em torno de possibilidades e, para mim, foi impactante ler o pensamento nazista tão descarado assim. Particularmente nunca tinha lido nada assim antes.
No final, a sensação que tive foi que não estamos tão longe dessa realidade fictícia, no quesito comportamentos. Independente de quem ganhou, qual realidade domina, o ser humano no fundo, é o mesmo em essência e por isso caminhamos para o mesmo "fim". O que muda são os personagens e protagonistas das realidades.

Juliana.Barbosa 29/08/2023

Leia o livro antes de ver a série
Pra mim a leitura desse livro foi um pouco difícil, e culpo o fato de eu ter assistido a série inspirada nele antes. É um livro relativamente pequeno e eu ficava o tempo todo tentando remeter a acontecimentos da série (que tem 5 temporadas) então sempre tinha a impressão de estar faltando algo. Ainda assim, recomendo bastante pois as histórias de PKD sempre são surreais.

Ricardo.Estevez 28/08/2023

O livro apresenta um universo/realidade muito bem criado, todo conceito e personagens no livro. Mas de fato é somente a superfície de tudo, a história começa no meio e termina no meio, parece que somos observadores de uma outra realidade vendo por alguns instantes o que acontece

Mands 16/08/2023

O homem do castelo alto.
Meu primeiro contato com o autor. Veja bem, a escrita dele é muito boa e a ideia de uma realidade onde os alemães e japoneses ganharam a segunda guerra mundial é muito interessante. Mas livro não cumpre com o prometido, não tem um plot e eu acho que ele poderia ter desenvolvido mais essa realidade. Um livro que fica só na promessa, infelizmente .

Júlio César 15/08/2023

Confesso que a temática do livro me saltou aos olhos. Fui com altas expectativas, mas fiquei decepcionado
Brenda Santos 18/08/2023minha estante
tentei ver essa série desisti no 2º capítulo chatona

Bruno 02/08/2023

O Homem do Castelo Alto é a entrega cruel de um resultado muito aquém do prometido.
Dick constrói uma ambientação sensacional em um tema recorrente no imaginário de muita gente. A qualidade criativa do autor não pode ser questionada.
O ponto fraco da obra, mantido na adaptação para a série, é um plot principal pouco envolvente. O autor passa muitas páginas preparando o leitor para uma história que, no fim das contas, não entrega.
Poderia ser uma série de livros de sucesso, uma vez que material não faltaria. Em vez disso, um livro muito mais famoso pelo próprio autor que pelo mérito da obra.
Max 03/08/2023minha estante
Ótima resenha, Bruno!

Matheus842 22/07/2023

Realidade ou Ficção?
"O homem do castelo alto" se propõe a imaginar qual seria a condição global da humanidade e do mundo natural algum tempo após a Segunda Guerra Mundial adotando por hipótese a vitória dos regimes totalitaristas nesse grande conflito. As histórias narradas transcorrem na América do Norte, região sob domínio do império sediado nas Ilhas Nipônicas, o qual compartilha e divide o território mundial com o Reich Alemão. Os personagens dessas histórias interconectadas, cotidianamente, são confrontados pelas dicotomias e pelas contradições de um mundo em que o racismo, o preconceito, o imperialismo e a ambição são constantes. O autor explora das perspectivas psicológica e filosófica esses conflitos entre os indivíduos (das mais variadas classes) e as ideologias vigentes nessa realidade autoritária. Há três temáticas em torno da qual a obra gravita: o comércio de artigos históricos americanos, que são adquiridos pelas camadas dominantes; atividades de espionagem contra o Reich e seu mais megalomaníaco projeto; a divulgação de um livro que foi banido do território de influência alemã. Cada uma dessas linhas narrativas conduz o leitor a questionar os tênues limites entre a realidade e a ficção, a consciência e o delírio, a certeza e a dúvida, o valor e a futilidade. Tal como outras obras obras de Philip K. Dick, essa é uma tentativa de investigar a essência humana e o tecido da própria realidade.

Biel 09/07/2023

O Homem do Castelo Alto
Não sei muito o que falar sobre a leitura desse aqui. A ideia é boa e os núcleos de cada personagem também, mas acho que pra o grande tema que o livro aborda muita coisa a mais poderia ser explorada. Eu meio que senti como se o livro simplesmente tivesse jogado uns pontos aqui e ali e não tivesse se aprofundado realmente em tudo. Mesmo assim, a ideia continua sendo boa e a forma como o autor imaginou o mundo consumido pelo pós-nazismo é muito bem apresentado.

Le 28/06/2023

Genial...
Como grande fã do filme Blade Runner do Ridley Scott ao qual assisti na minha adolescência e nem sabia que se tratava de uma adaptação, fui com muita sede ao pote e ao ler Andróides sonham com ovelhas elétricas, confesso que me decepcionei. Não pela história ser ruim, mas por não ser o que eu esperava. Então comecei a pesquisar sobre Phillip K. Dickens e ao fazer isso tenho que deixar um alerta: É a toca do coelho, a pílula vermelha e ao entrar você corre os sério risco de não sair mais. A escrita de Dickens não é fácil mas em O homem do castelo alto apesar da imensa complexidade que envolve o texto se se pensar mais a fundo, eu diria que é bem fluído e gostoso de se ler. Devo uma releitura urgente ao Andróides sonham, pois com certeza hoje vou apreciar e compreender muito mais do que quando buscava apenas a história da adaptação.