Além do Planeta Silencioso

Além do Planeta Silencioso C. S. Lewis

Resenhas - Além do Planeta Silencioso

Lucas 08/05/2014

Uma história juvenil
Não há dúvidas da capacidade criativa de C. S. Lewis. O livro nos mostra um mundo novo, com cenários inusitados e descrito de forma prática e elegante pelo autor. Mas classificar a obra como adulta é um tanto quanto exagerado. Achei a história relativamente simples, linear, sem tantos aprofundamentos psicológicos dos personagens. Não há situações ambiguas, vexatórias ou que provocam uma virada de consciência. É tudo muito juvenil, bom ou mal, forte e fraco.

Recomendo o livro. Vou seguir lendo a trilogia cósmica e ver se me animo um pouco mais. Mas ainda acho que as Crônicas de Nárnia dão um show neste livro.

Natã Silva 28/04/2014

Extasiado; nada menos do que isso.
Quando conheci o autor C.S. Lewis, claro que não pessoalmente - mesmo este sendo um dos maiores desejos que tenho, mas que não possuo meios de realizá-lo -, descobri seu mundo infanto-juvenil de Nárnia. A sequência de sete livros é claramente muito bem apoiada em contextos fortes e cenários de cair o queixo. Mas então, descobri que além dessa maravilhosa obra do autor, a Trilogia Cósmica era um trabalho excepcional, e como sempre querendo conhecer mais sobre ele, decidi ler.
A primeira vista, questionei a estrutura da história, achando que não seria tudo aquilo que esperava em comparação à toda a surpresa e aventura que vivi em Nárnia. Entretanto, confesso que errei.
Ransom é o personagem mais humano que já li em páginas de livros e a história de Malacandra e suas espécies pra lá de inteligentes e curiosamente misteriosas são tão palpáveis agora, que acabei de finalizar a última página, que posso relatar meu questionamento sobre essa história ter sido verdadeiramente vivida por um personagem real.
Entrei no planeta de Além de Thulcandra (que corresponde à nossa Terra) e vivi aventuras emocionantes ao lado dos espertos e alegres hross, além de andar sobre o ombro de um sorn e conhecer mais sobre sua história e viver uma cena inesquecível com um pfifltriggi.
Em diversas partes do livro, minha filosofia própria foi questionada e em alguns casos, abalada com argumentos favoráveis. E isso foi um tanto quanto prazeroso e sutil.
A pilastra da história nos convida a adentrar para a outra capa do livro querendo mais sobre os incríveis e bem descritos detalhes do planeta.
Deixo aqui meu selo de aprovação pela obra, dizendo que se contasse mais do que isso seria como se viajasse e apenas mostrasse as fotos. E todo mundo sabe que uma boa viagem só é válida quando realmente vivida. Então, pode parar o que esteja fazendo e começar a questionar a existência de outros seres e a querer entender mais sobre o universo criado por Lewis a partir do exemplo de Tolkien, seu fiel e grande amigo, que baseou o fantástico personagem de Ransom.
Malacandra é muito mais do que Marte. É um mundo onde pude passar algumas horas e experimentá-las ao lado de pessoas inesquecíveis.

João Paulo 07/04/2014

Da filosofia de Lewis
Há uma coisa de muito especial e bonita na filosofia de Lewis. No que se refere a este livro não tem como considerá-lo menos que genial. Toda sua construção de mundo, das espécies, mas acima de tudo da psicologia dos animais é especial, diferente e cativante.
Agora não considero mais As Crônicas de Nárnia uma história basicamente cristã, mas, assim como esta obra, ela é uma história criacionista que não visa explicar Deus, ou Alah, ou qualquer outro deus único como o princípio ou donos de tudo, mas procura dar a uma problemática de existência uma visão abrangente no qual todas as religiões poderiam se apoiar e terem muito mais coisas em comum do que pensam.
A lição aqui parece clara: é o respeito que faz a paz entre as diferenças. Qualquer tentativa de explicar quem está certo é, além de inútil, o princípio de todo o mal.

Livretando 16/01/2014

Resenha Além do Planeta Silencioso
É comum que cada autor fique conhecido por uma obra específica. Por isso Senhor dos Anéis é a primeira obra que nos vem à mente quando pensamos em Tolkien, mas ele é autor de inúmeros livros, inclusive fora de sua famosa Terra média. Algo semelhante aconteceu com C.S. Lewis, famoso por sua cultuada série Crônicas de Nárnia, mas autor de outros inúmeros trabalhos acadêmicos, filosóficos e também de ficção. Além do Planeta Silencioso é o primeiro livro da Trilogia Cósmica, uma série que, como toda obra de C.S. Lewis, não é nada menos que uma obra de arte.

A história desse livro acompanha a primeira viagem interplanetária de Elwin Ransom, um filólogo que sempre apreciou passar suas férias passeando solitariamente pelo interior da Inglaterra. Em um desses passeios ele se encontra com um antigo conhecido, doutor Weston e seu amigo, Dick Devine. Eles parecem hospitaleiros a princípio, mas logo ele percebe, tarde demais, que existe algo de errado com sua bebida. Quando ele acorda tudo está diferente, seus sentidos estão confusos e ele está em um lugar estranho, com uma pequena janela para o espaço. Ele demora a entender o que está acontecendo até seus captores o informarem que estão a caminho do planeta chamado Malacandra.

Esse é apenas o início da história, a maior e melhor parte da história se passa após a chegada a esse planeta, onde os viajantes fazem contato com a população local. O foco permanece em Ransom, que parte em uma jornada pelo local e acaba fazendo contato com as espécies dominantes (sim, você me escutou direito, temos mais de uma nesse planeta). Ele apanha um pouco para aprender sobre a língua e costumes locais, mas acaba percebendo que, mesmo que aquela sociedade aparentasse ‘rústica’, eles tinham muito para lhe ensinar sobre o funcionamento do universo. Coisas que ele certamente não aprendeu na Universidade.

Além do Planeta Silencioso é um dos melhores livros que eu já li, tanto pelo valor literário quanto pelas ótimas metáforas que se encaixam tão bem no mundo que conhecemos. Já me perguntaram se essa trilogia é melhor do que Nárnia e confesso que não sei responder por ser apaixonado por ambas as histórias. Porém, se a pergunta é se esse primeiro livro merece estar na sua lista de próximas leituras, a resposta é um alto e claro ‘SIM’. Abraço a todos os Thulcandrianos e aos Eldila, que estão entre nós.

site: http://livretando.blogspot.com.br/2013/09/alem-do-planeta-silencioso-cslewis.html

Douglas Águia 14/01/2014

Imaginação, essa é a palavra que mais descreve o livro. Já me tornei fã de C. S Lewis, não é só porque ele é o autor da maravilhosa estória Nárnia, mas também porque ele é uma famoso escritor cristão, e já li alguns livros teológicos dele, o que me deixou muito surpreendido e motivado a ler mais obras de Lewis.
Além do Planeta Silencioso inicialmente se mostrou um livro um pouco cansativo, mas no decorrer da estória pode-se sentir aquela vontade de continuar para saber o que está adiante das páginas. A Dificuldade de verdade é imaginar algumas descrições, o planeta malacandra e suas florestas, planices, decertos e muitas coisas no planeta que mexe com meus nervos, por alguns momentos tive de parar em frases, para olhar o nada e pensar como deve ser isso, como deve ser aquilo, que o livro descrevia, tipo: aqueles couve flores roxos, mas eles são fáceis de imaginar, aliás estão na capa do livro, e as criaturas dos planetas, graças a algumas comparações obtive um pequeno sucesso no quesito imaginação.
Mas o livro não se deixa levar por essas descrições apenas, ele mexe com o coração e espírito, não só com a mente, essa relação no mínimo antropológica do Professor Ransom com as criaturas desse planeta me deixou sedento por mais, as criaturas são maravilhosas ao meu ver, a relação que elas mantém e toda aquela filosofia daquele mundo, a bondade a felicidade nas coisas simples, a alegria nas coisas que seriam consideradas tolas por humanos, e o são. Por um momento pensei ser possível providenciar minhas passagens e viajar para Malacandra, aí se fosse possível, sem falar dos Edila não quero chegar a Spoliers.
Em fim o Autor digno de ser lido, ainda deixa aquela faísca de realidade no final entrando em termos filosóficos e religiosos, que me deixou mais alegre por pensar na verossimilhança dessa ficção, e se fosse verdade, e se for verdade, que tudo!

site: mundos, planetas, ficção, C.S Lewis, filosófico.

Gina 07/09/2013

Um livro recomendável para todos
Sou uma pessoa ingênua, acredito em quase tudo que me dizem, até gosto de ser assim. Mesmo sentindo medo, gosto de acreditar que as vezes criaturas me observam durante o sono, gosto de acreditar que existe um Deus que nos criou, que o Universo interfere na nossa vida, que existe vida extraterrestre, que eu posso controlar meu destino apenas com minhas energias. Gosto de ler livros por achar que todos eles nos ensinam alguma coisa, que todo autor tentou nos passar algo, algum sentimento, algum ensinamento, algum pensamento. Não gosto de pensar num livro como uma ideia que uma pessoa teve do nada e resolveu colocar no papel para divertir as pessoas.
C.S. Lewis sempre consegue me emocionar demais. Seus livros me fazem refletir, e me fazem sentir uma paz, até certo amor pela história, a acreditar que aquilo, mesmo sendo fantasia, realmente existe, realmente é possível. Enquanto ainda estava na metade de Além do Planeta Silencioso comecei a pensar "poxa, ele escreve histórias tão boas, tão emocionantes, como é triste pensar que é apenas algo que passou na cabeça dele, algo que ele quis transmitir como uma metáfora para nossa vida, uma alegoria, para nos ensinar algo." No fim do livro, mais precisamente falando, no último capitulo e no pós escrito, realmente comecei a acreditar em sua história, de verdade. Já estava começando a levá-la em grande consideração desde o momento em que Oyarsa havia dito que estávamos em anos (celestiais) de grandes mudanças. Acho que esse tempo realmente existe e está próximo, e gosto de acreditar que talvez Lewis sabia disso e quis nos passar. Para mim, pessoas que dizem que este livro é apenas "inspirações de J. R. R. Tolkien, alegorias sobre nosso comportamento ou ideia de uma mente que lutou em guerras", são pessoas tentando explicar coisas que não compreendem, como quando Weston tentou dar uma explicação lógica para o fato de que estava ouvindo uma voz, mas não sabia identificar de que corpo vinha.
Acho que mesmo que nem todos pensem como eu, pelo menos este também é um livro recomendável para quem quer uma história para se distrair, ou gostaria de ler algo com uma boa moral

Humb 11/06/2013

Interessante
Encontrei esse livro por acaso visitando o perfil de amigos do Skoob. Quando soube que o autor era C. S. Lewis, marquei na hora como "Vou ler".

Criei grandes expectativas, então, acabei me decepcionando um pouco. "Além do Planeta Silencioso" é tão metafórico quando As Crônicas de Narnia, mas aquele é um livro mais maduro.

O ínicio é morno, sem grandes acontecimentos. Cheguei a cochilar duas vezes enquanto lia. Até a metade do livro, o autor narra a viagem de Ramson e seus ex-colegas e sequestradores (Devine e Weston). Quando o trio chega Malacandra, Ramson, temendo ser entregue para algum tipo de sacríficio, consegue fugir e se esconde na floresta.

Ao longo do livro, o protagonista conhece as "raças" ou "espécies" que vivem no planeta, quebrando a concepção inicial que tinha dos "alienígenas".

A influência cristã é muito forte no livro, embora sutil. Quando concluí o epílogo, compreendi que a intenção do autor não era mesmo criar um livro de aventura, mas transmitir o conhecimento de um amigo que "vivenciou" a viagem.

Pode parecer estranho o excesso de aspas, mas só lendo o livro para entender.

Rafael Reis 12/03/2013

Malacandra encantadora!
Mais uma leitura obrigatória daqueles que se encantaram com Nárnia ou com qualquer outra obra do grande Lewis.
Dessa vez ele nos leva a uma viagem interplanetária com destino a Malacandra(Marte). Um mundo muito peculiar com seu próprio sistema de governo, formação geológica, espécies, luas e valores.
Lewis vem através da curiosidade de Ransom desvendar Malacandra aos leitores e mostrar toda a sua especialidade. Além disso suas palavras geram um incômodo aos seres terrestres ao perceberem a harmonia daquele planeta desconhecido.
Diálogos fantásticos entre as criaturas daquele planeta e Ransom exibem o contraste de ideais, pensamentos e ambição destes seres interplanetários.
É um verdadeiro paraíso de imagens descritas sobre aquele planeta como também ao seu estilo de equilíbrio.
Pode-se dizer que os familiarizados com o cristianismo notarão todas as referências condizentes com o livro sagrado e como é lindo reler fatos da criação de um outro ângulo.
Apenas embarque nesta aventura e viva a fantasia profunda que somente o Lewis consegue criar.
elemzinha 12/03/2013minha estante
Me empreste! Melhor: me dê de presente! :D::D

Douglas 03/02/2013

Ler nas "entrelinhas"
A história (apesar dela não ser realmente o "tema central do livro") é um tanto intrigante e mantém a atenção do leitor.
É necessário que o leitor se concentre não somente "no desenrolar da história", mas que se envolva com o personagem e consiga fazer a ligação com os tempos tenebrosos em que essa obra foi escrita. Uma vez que ele atinge esse estado, cada crítica e cada página vai parecer diferente aos seus olhos.

Victor 27/01/2013

O livro conta a história do filólogo Elwin Ransom, um professor universitário que tem como passatempo caminhar extensas regiões do interior da Inglaterra. Por acaso (ou seria por destino?), Ransom é sequestrado pelo cientista Weston e o magnata Devine, e embarcado em uma nave espacial para o planeta Malacandra.

Ciente do caráter religioso cristão presente nas obras de Lewis, li 'Além do Planeta Silencioso' procurando sinais associativos entre a história e o cristianismo. Os símbolos estão presentes em toda a obra, mas confesso que nem todos me foram absorvidos. Tive dificuldade em algumas partes, mas não desisti de continuar a obra pesquisando suas verdadeiras mensagens. Acontece que, além da religiosidade, a obra também associa seus eventos e reflexões à situação da Europa e Inglaterra na década de 30. E a pesquisa do contexto em que este foi escrito não me passou pela cabeça. Erro grosseiro.

Para quem já leu sua posterior obra 'As Crônicas de Nárnia' e procura na 'Trilogia Cósmica' uma estória igualmente majestosa, garanto que não a encontrará. Fantasia é o que não falta, mas esse livro em particular é voltado à reflexão filosófica e teológica, aliada ao caráter histórico da Europa e Reino Unido na época em que a obra fora escrita (1938).

Recomendo a leitura para aqueles que, assim como eu, não estão habituados à leitura filosófica/teológica, pois esta mergulhada num mundo inteiramente novo se torna mais fácil e prazerosa. Recomendo ainda mais para os fãs d'As Crônicas de Nárnia, pois esta obra representa claramente o amadurecimento de Lewis e o que o levou a conseguir o nível requerido para ser autor de uma série de tão aclamado sucesso como 'Nárnia'.

José Diogo Fort 18/12/2012

Maravilhoso
Antes de ser um romance, este livro é um tratado teológico e que tratado maravilhosamente bem feito ele é! Amei a forma como Lewis debate e explica várias questões filosóficas e teológicas de uma forma bastante interessante.

Marcos Lopes 06/09/2012

Uma verdadeira realidade fantástica
Todos nós já sabemos o modo único de C. S. Lewis escrever. Conhecemos As Crônicas de Narnia e, sem hesitar, sabemos que é um clássico perfeito. Mas, o planeta Malacandra não se compara de modo algum à Narnia.
Lewis tem um jeito diferente de escrever suas obras de ficção/aventura/realismo fantástico (por que em suas obras se misturam todos esses gêneros). Ele consegue fazer-nos acreditar em tudo que ali está escrito.
O ponto mais marcante está nas últimas páginas, onde encontra-se uma "suposta" carta escrita pelo personagem principal (Ransom), que também "supostamente" existiu e ainda por cima foi amigo de Lewis.
Quando digo que Malacandra não se compara à Narnia, sim é verdade; em Narnia temos uma vegetação, clima, relevo e ambiente muito parecido com os da "nossa" Terra.
Em Malacandra (planeta "fictício" presente na história) há cenários que duvidamos da existência, há momentos que ficamos sufocados com as sensações vividas pelo protagonista. A narração e os relatos são tão realísticos que, ao final da leitura, pensamos: "Será mesmo que esse lugar existe? Vou pesquisar algo do tipo!".
Sem mais palavras, este é um dos melhores livros que já li. Sem dúvidas!

mateus 11/08/2012

No começo achei um exagero comparar esta trilogia ao Senhor dos Anéis, mas, ao final do livro, eu já entendia o motivo desta comparação. C. S. Lewis era um gênio. Literatura com algo mais. Conceitos filosóficos, religiosos, todos misturados a uma trama excelente.

Tiego 04/03/2012

Fui até a última página do livro maravilhado. O C S Lewis sabe descrever cenários, personagens e ações de forma incrível.