Eu, robô

Eu, robô Isaac Asimov

Resenhas - Eu, Robô

calebsrodrigues 17/03/2024

Um livro de contos ou previsões sobre o futuro?
Depois de Ler a trilogia da Fundação, comecei a ler Eu, robô sem muita expectativa. Fui pego de surpresa por incríveis 9 contos sobre a evolução dos robôs e seu relacionamento com a raça humana. Meu conto preferido é "Liar!". Ler Asimov hoje, em um mundo repleto de máquinas, é reconhecer sua genialidade a frente de seu tempo.

Celia.Mattos 16/03/2024

Conjunto de nove contos, que acompanham uma entrevista dada pela dr. Susan Calvin, psicóloga roboticista, antes de sua aposentadoria, a narrativa nos mostra a evolução dos robôs.
Apesar da temática tecnológica, a linguagem é muito acessível, e a narrativa ágil e agradável. Lançado nos anos 50, é interessante ver como Asimov imaginou o desenvolvimento da tecnologia robótica, e curioso como o livro é filho de seu tempo, ao mesmo tempo em que pensa um futuro com viagens intergalácticas, ainda tem detalhes como fotografias que precisam ser reveladas.
Em tempos de inteligências artificiais, é uma leitura que ajuda a pensar sobre como a tecnologia pode ajudar, ou não; como a relação entre humano e máquinas podem ser complexas.
Para destacar, meus preferidos foram: Razão, Mentiroso, Um robozinho sumido e Evidência.

Isabella Cristina 15/03/2024

Eu realmente gosto muito de ficção cientifica
Esse é meu segundo livro lido do Asimov, o primeiro foi Cavernas de Aço, que li a uns 3 anos, e decidida a ler as obras do autor na sequência decidi pegar o Eu, Robô para ler e dar seguimento na série dos Robôs do autor, porém eu fiquei muito relutante ao saber que esse livro era uma coletânea de contos, tenho uma seria dificuldade de pegar o ritmo na leitura de contos, mas decidi fazer uma força para pegar esse livro e nem precisou de muito para eu ficar presa a essas histórias e não querer largar o livro.

Todos os contos do livro são incríveis, e eu não consigo escolher qual meu favorito, gosto também do plano de fundo usado para poder interligar todos esses contos usando a entrevista com a Dr. Susan, isso me ajudou muito a ler esse livro, pois eu sempre estava ligando um conto ao outro.

Decididamente gosto demais da escrita do Asimov, ele escreve muito bem, é tudo muito fluido e você mal vê as páginas passarem de tanto que a história te prende, estou com muita vontade de pegar As Cavernas de Aço para reler e dar seguimento aos demais livros do autor e me aventurar em outras ficções cientificas clássicas e contemporâneas também.

Obs – talvez meu conto favorito seja Razão, eu gostei muito da ideia do Robô religioso

LAvia511 15/03/2024

Não sei se realmente gostei
Uma boa escrita livro interessante mas não sei se irei continuar lendo os livros do Isaac mas vou começar a trilogia de fundação para ver se eu gosto mais

Amanda Mohring 14/03/2024

A frente do seu tempo
Um livro de contos a frente do seu tempo! O nível de raciocínio lógico e imaginação de Isaac é incrível.
Sempre gostei do filme Eu robô 3 confesso que vim ler o livro achando que era a mesma história. Ainda melhor que o filme? Os contos mostram diferentes formas que os robôs podem ser úteis e perigosos no nosso futuro.

Erisney 14/03/2024

É incrível
Nem tem o que dizer de negativo. Eu só tive uma grande dificuldade de imaginar os cenários descritos (preciso formular o ambiente em que se passa as histórias). Tirando isso, que é algo extremamente pessoal, o livro é incrível!

Lucio.Flavio 14/03/2024

Azimov merece a fama que tem
O primeiro do Azimov que li, e era um autor que queria muito ler, e que até onde eu o conhecia é famosíssimo pela criação (ou por popularizar) "as três leis da robótica" e por ser um dos primeiros mestres escritores da ficção científica além de cientista que dá a ele o conhecimento necessário para escrever uma obra dessas,

Uma obra dividida em 9 pequenas histórias que se interligam mas que podem facilmente serem lidas separadamente, com algumas um pouquinho mais fracas mas com a maioria sendo um enorme deleite pra quem lê,

Nesse livro ele explora ao máximo essas três leis primordiais da robótica colocando uma série de "mas" que dificilmente alguém pensaria em um primeiro momento, imagino que esse deva ser o livro que ele mais explora esse tema,

Além de aplicar conhecimento técnico e científico nas suas histórias, sem que seja difícil de um leigo na área ler e entender tudo, ele aplica uma dose de filosofia em seres que são resumidamente máquinas criadas artificialmente por seres humanos, mas que não quer dizer que não possam ser mais humanos que os próprios criadores,

Parafraseando a narradora das histórias, obviamente mais esperançosa com uma inteligência artificial do que com a natureza humana: "Para você, um robô é um robô. Engrenagens e metal; eletricidade e prótons; mente e ferro; feito pelo homem! Caso necessário, destruído pelo homem. Mas você não trabalhou com eles, de modo que não os conhece. São uma raça mais limpa e melhor do que a nossa."

Enfim, livro maravilhoso, super indico para quem curte (ou não) ficção científica, filosofia, tecnologia, robótica, e acima de tudo uma história divertida.

Alvaro tucci 14/03/2024

Eu, robô
Top de mais, o livro é muito bom. O melhor capítulo do livro foi o do profeta que só faltou demitir os cara lá mas eu consegui gostar do robô mesmo assim kkkkkkkk
Lana 14/03/2024minha estante
Faz uma resenha maior

Alvaro tucci 14/03/2024minha estante
Não

Lorena816 14/03/2024

#08 Eu, robô
Livro de contos sobre um futuro no qual os seres humanos desenvolveram a tecnologia de robôs e cérebros positrônicos capazes de realizar cálculos matemáticos e trabalhos braçais com muito mais eficiência do que os próprios seres humanos. Mas nem tudo são flores. Em cada conto somos impactados com os problemas causados pelos usos desses robôs, tanto na Terra como em outros planetas do sistema solar e até de outras localidades do Universo. Sempre há uma solução, encontrada de forma brilhante pela Dra. Susan Calvin, ou de forma atrapalhada e meio na sorte pelos colegas Donovan e Powell. Ou por outros personagens que aparecem em apenas um conto. Porém, não sabemos até quando poderemos contar com eles? ?

Daniel509 13/03/2024

Amei a leitura, foi minha primeira vez lendo esse autor e já quero mais e mais
Todos os contos são incríveis, te prendem a atenção do começo ao fim e te faz não querer largar as histórias
Preciso de mais histórias nesse universo

Erica.Barone 12/03/2024

Considerando que não sou fã de contos, tampouco de ficção científica, o livro de Assac Asimov foi uma grata surpresa. Curti a conexão entre os contos, pois embora independentes, são do mesmo universo e com personagens comuns. Também curti saber quanto o universo de Asimov não são influenciou a ficção científica, como o próprio desenvolvimento das tecnologias atuais. Recomendo.

Luiz Namur 12/03/2024

Eu não sou um Robô
Eu, Robô é uma obra de nove contos interligados que exploram os dilemas éticos e sociais resultantes da interação entre humanos e robôs.

No cerne da obra estão as Três Leis da Robótica, um conjunto de diretrizes que governam o comportamento dos robôs, concebidas por Asimov como um dispositivo literário para explorar questões profundas sobre a relação entre humanos e inteligência artificial.

A escrita de Asimov é marcada por sua clareza e precisão, combinando uma narrativa acessível com conceitos científicos e filosóficos complexos. Eu, Robô continua sendo uma leitura relevante e envolvente, mesmo décadas após sua publicação original.

alittlejonas 12/03/2024

Inovador tanto na sua época quanto agora
Escrito por volta dos anos 50 "Eu, Robô" coloca em ênfase a tecnologia robótica, essa ainda em ascensão nos tempos atuais. O livro é composto por nove contos e em cada um deles um tipo de robô é apresentado e, a partir daí, os dilemas éticos ou psicológicos são desenvolvidos. Nesse aspecto, tendo em vista o surgimento da IA como algo novo para nós, é possível se impressionar com a descrição quase exata do que nós chamamos hoje de Alexa, por exemplo. Além disso, é fácil inserir a realidade do livro no nosso futuro próximo, o que definitivamente assusta. Outro ponto importante é a forma de escrita, mesmo que aborde temas complexos a escrita é leve e muitas vezes cômica, então não é um livro para se temer ler. Dessa forma, super recomendo a leitura e espero que a robótica se limite muito para que não ocorra o final de todas as obras de ficção.

Nandara.Secco 09/03/2024

Penso, logo existo?
Como parte de mais uma leitura coletiva do canal @lerantesdemorrer, pela primeira vez, eu li uma obra do Bom Doutor.
E agora fico me perguntando por que demorei tanto, já que "Eu, Robô" é fantástico, uma porta de entrada para a ficção científica - meu gênero favorito - e seu exemplar da mais analítica crítica da sociedade, seja ela no momento de publicação do livro, na década de 40, ou no momento atual.
Isso porque, como diria a fantástica Ursula K. le Guin, "a ficção científica não prevê, ela descreve". Aqui temos a descrição da ganância do ser humano, seu preconceito com o novo e o diferente, seu desejo de conquistar o mundo, sua pretensão enfim.
Mais ainda, vi nos diferentes contos uma sátira a certos pensamentos conservadores, o que me levou a pensar na crítica de Asimov a Orwell, e como o Doutor, que é Bom, tinha razão. Em nenhum momento deixou sua coerência de lado.
Além disso, também percebi o princípio da lógica em todos os contos, com o silogismo básico das Três Leis da Robótica. Eles seguiram o padrão de apresentar um problema, refletir sobre ele e se chegar a uma conclusão, o que me lembrou romances policias.
Para mim, o oitavo conto, "Evidência", é o melhor, por sua genialidade, capacidade de envolvimento e por apresentar a incrível personagem "Stephen Byerler".