Eu, robô Isaac Asimov

Resenhas - Eu, Robô

Váh 06/01/2024

Livro maravilhoso, totalmente diferente do livro , pois este se trata de contos, e a doutora Calvin é super diferente, mais amei do começo aí fim, não direi que prefiro o livro ao filme porque ambos tem seu encanto e fino dividida, mais posso afirmar que vou ler mais livros de Asimov...??

Bcvc 06/01/2024

Eu, robô
Nossa, não li até agora um livro ruim do Asimov, nem sei se isso é possível. Gostei bastante deste e estou aquecendo pra começar a ler a tão famosa Fundação.

Milena.Saleh 05/01/2024

Simplesmente incrível!
Me apaixonei por esse livro! É uma coletânea de contos que abordam o tema dos robôs em uma distopia futurística. Cada conto trata de um problema que os robôs - cada vez mais modernos e conscientes - causaram, e há uma psicóloga e dois mecânicos que os resolvem com maestria; as sacadas são sensacionais. Asimov com certeza estava à frente de seu tempo! Lerei mais de seus livros no futuro. Fortemente recomendado.

Viccesar 31/12/2023

A frente do seu tempo
Clássico é clássico por alguma razão. ?Eu, robô? é uma coletânea de contos sobre robôs que, se me dissessem que foi escrito de 2020 pra cá, eu acreditaria.
Além de serem escritos de forma que sejam interligados e andem de maneira progressiva, os contos apresentam ao leitor as três leis da robótica e mostram várias situações de aplicação delas.
O livro mostra a importância dos princípios de funcionamento de uma máquina, a complexidade da tomada de decisões de uma inteligência artificial e suas complicações éticas, assuntos de extrema importância atualmente.
Com certeza um livro obrigatório para todo fã de ficção científica. Como eu já disse, clássico é clássico por alguma razão.

Tiago.Evangelista 30/12/2023

Excelente introdução
Sou suspeito, adoro contos, e adoro ficção científica então é. Quase impossível não amar esse livro.

Erika 30/12/2023

Uma surpresa agradável
Não sabia que se tratava de uma coletânea de contos e não costumo me dar bem com esse formato, mas os contos são interligados, então funcionou muito bem pra mim.

O livro prendeu muito a minha atenção e não tem uma escrita difícil, então a leitura acaba sendo muito fluida.

Tauã 30/12/2023

Eu robô é uma ficção científica incrível que mistura vários dilemas entre sociedade e novas tecnologias sendo o foco principal os robôs.

Jaqueline 30/12/2023

Livro interessante com contos sobre robôs que sofreram algum tipo de erro. Achei bem interessante, um leitura legal para quem gosta do tema.

Michele.Ventura 30/12/2023

Perfeito!!

Os contos são maravilhosos, fiquei boba com a forma que o autor aborda a tecnologia. Por várias vezes fiquei com medo dos lugares tomados pelas máquinas.

A escrita é ótima e fácil de entender, com diálogos que fazem a gente ter vontade de ler.

Ansiosa para ver outras obras do autor!

vitu 30/12/2023

Se conhecimento fosse perigoso, a solução seria a ignorância
Deve ser a melhor ficção científica que já li, com dilemas filosóficos em cada conto, que são repletos de emoção que os robôs nos fazem sentir junto com as personagens.

Laura.Julia 29/12/2023

Eu, robô
Eu, robô tem vários contos divertidos, curiosos e reflexivos. São todos muito agradáveis de ler, de literatura fácil e interessante. Li esse livro muito rápido de tão bom que é, pretendo relê-lo algum dia. Acho ele perfeito para adolescentes e jovens.

William.Almeida 28/12/2023

O papel do robô
Meu caro Asimov, aceito seu convite para repensar o papel do robô, sua utilidade, seus direitos, deveres e obrigações.

Embora pareça uma coletânea de contos, podemos catalogar como um romance, em que a cientista dra. Susan Calvin, uma das poucas mulheres protagonistas do universo do bom doutor, concede uma entrevista e narra os contos que aqui lemos.

Usei como ponte ou introdução, antes de adentrar à série dos robôs. Caso esteja começando agora, essa é a recomendação.

Existe aqui, também, um ponto importante. É possível verificar com bastante nitidez a evolução dos robôs. Quando pensamos em tecnologia, isso soa até exageradamente natural. Mas, sinto, principalmente pela série dos robôs, que havia um propósito nisso, tal como uma nova evolução da própria raça humana. Ou o ponto em que robôs e humanidade se confundem.

Marcello 27/12/2023

Isaac Asimov é um queridão né menina
Eu lembro que uma vez eu tentei começar a ler esse livro, mas daí antes de me sentar de fato e ligar o Kindle (só leio por lá agora, pegar em livro físico está me dando preguiça) eu cometi o erro de ver vídeos de resenhas sobre o livro, e busquei também resenhas escritas aqui mesmo no Skoob. Como eu falei anteriormente: um erro.

Todo mundo apresentava esse livro como um livro de contos, e que cada conto focava em um robô diferente, o que não é uma completa mentira, mas...
Daí eu meio que desanimei. Eu não consigo gostar desses livros de coletânea de contos, isso é um problema que espero muito superar ano que vem (#meta2024), e por conta desse meu pequeno "defeito" eu decidi largar de mão e tentar em outro momento (isso tudo aconteceu em Janeiro desse ano, se não me falha a memória).

Com a meta de leitura de 2023 batida, e com esses dias aí pra frente com um bom tempo para ler um livro, um não tão grande, eu decidi encarar essa belezinha.
Contos + Leitura rápida + Terminar antes do dia 31, para não começar o ano com leitura não concluída = Matemática básica na sua forma mais pura.

Agora por que eu gostei tanto desse livro se eu não gosto de livros de coletânea? Pelo simples motivo de que se eu não tivesse lido todas aquelas resenhas e vídeos, eu simplesmente não teria classificado esse livro como um livro de contos. Eu sei que o próprio autor postou cada história de forma separada, ele mesmo os juntou e classificou o livro como sendo de contos, mas mesmo assim... Um história se conecta a outra de forma bem linear. Com a maioria dos personagens sendo desenvolvidos, ou pelo menos apresentados, em cada um deles de forma bem satisfatória.

Mas o que me fez ler esse livro mesmo foi que ele é o primeiro na linha cronológica da saga Fundação. Que é um livro (eu tenho a edição da Aleph em volume único) que eu possuo há um tempo e que eu estava muito ansioso para ler.
E Eu, Robô só aumentou a minha ansiedade para o calhamaço que me espera!

Recomendo muito, inclusive como livro introdutório ao queridão Isaac Asimov, caso não tenha lido nada dele ainda (como foi no meu caso)!

Lisboa Richthofen 27/12/2023

"Apenas as Máquinas são, de agora em diante, inevitáveis!"
De narrativa fluida e contos bastante criativos, Eu Robô é um ótimo sci-fi, que vale a pena ser lido pelo seu peso como clássico precursor dessa temática na cultura pop.
Além disso, foi a curiosidade em descobrir um pouco mais sobre as famosas Três Leis da *Robótica*, postuladas por Isac Asimov na obra, que instigou a minha leitura.

Meu conto favorito foi "Mentiroso". Gostei da questão abordada no que se refere ao limiar de onde a proteção para com o ser humano pode chegar, e sobre como as leis podem conflitar com os desejos humanos. Um bom livro, sem dúvidas.

(Robótica é uma palavra criada e conceituada pelo próprio Asimov em uma de suas outras obras)*