O Rosto que Precede o Sonho

O Rosto que Precede o Sonho Maurício Gomyde




Resenhas - O Rosto que Precede o Sonho


113 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Ju 24/01/2013

O Rosto que Precede o Sonho
Eu gostaria MUITO que a primeira página desse livro não existisse. Porque, assim, eu teria me entregado à história. Mas aquelas poucas linhas fizeram com que eu decidisse não deixar isso acontecer, mesmo inconscientemente. Sabia como tudo ia terminar, e não queria sofrer.

Ou seja, pela primeira vez, senti que não faltou nada no livro; pelo contrário, sobrou. Por mim, ninguém leria esse primeiro capítulo. Mas eu não sou a autora, e respeito muito o trabalho do Maurício, que inclusive é parceiro aqui do blog.

Então, só lamento por mim, que talvez tenha percebido algo que não devia ou, talvez, apenas não tenha tido a capacidade de compreender como esse capítulo é importante para a história. Que, por sinal, é linda - mesmo que eu não tenha me envolvido com ela. A história de como um amor deveria ser.

"A gente diz tanta bobagem por aí, e na hora do mais importante ficamos com vergonha? Não devemos ter medo de expor os sentimentos, lembre-se sempre disso."

"- Ela mexe comigo de um jeito que ninguém jamais mexeu. Me deixa meio bobo, infantil, ao mesmo tempo corajoso, esperto, com vontade de viver. Há um ditado que diz: "Ponha tuas máscaras para eu te conhecer melhor". Mas com ela é diferente. Posso largar sem medo todas as máscaras que tenho e, ainda assim, ser totalmente eu."

Duas pessoas que se encontram e se tornam essenciais uma para a outra, e que dividem seus mundos, suas vidas. Duas pessoas que não têm medo da felicidade. Que decidem se arriscar e ver o que a vida lhes reserva.

"- Todo mundo tem suas inseguranças, mas alguns tentam escondê-las. E não percebem que é ali onde ficam as melhores partes.
- Nas inseguranças?
- Aham - ele balançou a cabeça.
- É uma teoria... e por que motivo acha que devem ser reveladas?
- Porque é só assim que se conhece a pessoa que está na frente."

Tomas Ventura é um músico, um compositor de trilhas sonoras. Aurora, uma fotógrafa. Se conhecem em uma loja de discos (é mais que isso o lugar, mas a parte dos discos é que é importante para a história). Em uma luta pelos melhores LPs, acaba por surgir um amor que não tem como ser ignorado.

"Num passe de mágica, o destino muda a direção."

O livro me arrebatou nas páginas finais. Passado o fato que eu tentava evitar, não consegui mais me manter forte. Chorei, chorei e chorei de novo. O Maurício acabou comigo. Só fico triste por isso não ter acontecido desde a primeira linha.

"- Mas me deixa falar das borboletas. Elas têm uma história muito bonita, quer ouvir?
- Claro!
- É que, em muitas culturas, elas são a representação da alma humana. O sentido de reencarnação, metamorfose, passagem de um estágio a outro, evolução, crescimento. E têm as duas etapas: primeiro a da lagarta, presa, contida, feiosa, fundamental para a seguinte, em que vira o mais belo inseto e ganha o mundo ao alcançar a liberdade e cumprir seu destino."

Postada originalmente em: http://entrepalcoselivros.blogspot.com.br/2013/01/resenha-o-rosto-que-precede-o-sonho.html
Kelry 03/02/2013minha estante
A resenha é bem interessante, a historia é bem comovente e emocionante.


Jhelp 03/02/2013minha estante
Eu quero tanto ler esse livro, eu não li nada do autor ainda, mas tenho a maior vontade. Pela sua resenha esse é o tipo de história que eu gosto, espero poder ler em breve.


Michela.Delgado 04/02/2013minha estante
Não li ainda nenhuma obra do autor, mas simplesmente me apaixonei por esse livro.
Um leitura emocionante.
Vou lê-lo com certeza


Paula Zawatski | @paulazawatski 06/02/2013minha estante
Cara, parece ser mt romantico, tipo na parte da loja deve ter sido comico.
Quero ler pq qr saber o pq de: O Mauricio acabou comigo.
?
hahah, mas deve ser mt bom


Michelle Ladisl 08/02/2013minha estante
Há um certo tempo estou lendo várias resenhas do autor =)
A cada resenha me apaixono por seus livros =)
Obrigada por mais uma resenha tão gratificante =)


Thaís 10/02/2013minha estante
Nossa parece que esse livro é lindo, pena q parece q o inicio n é tao bom... :/ Axo q vou ler!


Lua 11/02/2013minha estante
Adorei a resenha! a dica desse livro é ignorar o 1º capitulo posso fazer isso, eu achei ele muito lindo, pelo o que você descreveu. =D


Ana Paula 17/03/2013minha estante
Adorei a resenha e achei esse livro maravilhoso....Tudo começa pela capa, que é linda; o título também é instigante, e o conteúdo, nem se fala!!!! Foi uma leitura envolvente e emocionante....


Thamara S. 19/03/2013minha estante
Amei a história, com certeza eu choraria...
O casal é simplesmente perfeito, assim como a capa que é linda adorei as borboletas em volta do barco e amei o trecho final da resenha, já fiquei tocada pela história...


Adriane Rod 29/03/2013minha estante
Eita, se te fez chorar eu quero ler o livro e essa capa me conquistou.
Amo livros com finais tristes, são os meus favoritos.


Baah 11/04/2013minha estante
quando li esse livro me emocionei demais, fiquei comovida .. é emocionante!


Dani 13/04/2013minha estante
Eu já li esse livro e gostei bastante da história, achei o autor super talentoso e a história original, embora não tenha me apaixonado... e no fundo, senti o tempo todo que o autor montou o personagem principal super baseado em si mesmo.




Rafa 09/12/2012

Resenha - O Rosto que Precede o Sonho - Maurício Gomyde
Confesso que foi uma das leituras mais gostosas que tive no ano até agora, uma mistura de emoção e mistérios, eu virava uma página e pedia mais, era tudo muito rápido, muito nítido.

O Rosto que Precede o Sonho conta sobre a vida de Tomas Ventura, um jovem compositor de sucesso, sua última trilha sonora tinha feito do filme um sucesso mega estrondoso no Brasil todo, ele tinha muitos amigos, e somente um sabia tudo sobre ele, Benjamin (BJ), o cara que sempre estava disposto a ajudá-lo em qualquer momento. Quando seus pais morreram num acidente de avião se isolou por meses em mar aberto, começou a refletir sobre o sinal da noite anterior que precedeu o seu sonho...

Depois de uma decepção amorosa, decidiu não mais se aventurar nas paqueras e nem mais compor para nenhuma trilha sonora de filme, até que tudo muda, seu mundo não é mais o mesmo desde que passou a conhecer a menina dos olhos cor de mel, a menina no qual tornou sua vida completamente, mais alegre e mais divertida, ela é uma jovem de 25 anos, estava no Brasil fotografando e desvendando as borboletas... Tanto Tomas quanto a menina costumava citar pedaços de letras das músicas, eles aproveitavam cada momento especial que tinham, o sol ia embora, mas se iria voltar amanhã isso já não sabiam... Tomas tinha acabado de receber uma proposta que poderia mudar sua vida, fazer uma trilha sonora de um filme internacional não seria nada fácil, mas não impossível, ele tinha o dom, só precisava achar a inspiração certa, talvez seja um sinal, talvez não... Ele vai aceitar?

O que mais achei interessante no livro foi a forma como o autor descrevia a história, um toque suave e simples, não enrolando o leitor com o próximo capítulo, assim evitando detalhes supérfluos. Mas o ponto negativo que achei relevante destacar aqui, foi a falta de mais, não sei se seria mais detalhes, mais páginas, mais acontecimentos, mais... Poderia ser os supérfluos mesmo, só sei que percebi até o findar da leitura que o autor disparou rápido demais nos acontecimentos, até poderia crer que estava diante de um resumo, mas não, e eu queria aproveitar cada página, cada diálogo dos personagens fofos que adorei. Um pena que acabou tudo tão rápido.

Todos nós, leitores e fãs do autor sabemos que o mesmo é fera na escrita, a revisão está muito boa, só vi um erro de digitação, olhe lá... A diagramação está perfeita, os detalhes nem se fala, o autor se preocupou bastante com o fechamento desta edição do livro, dá pra notar pelo belo trabalho da capa.

O Rosto que Precede o Sonho vai te fazer chorar, rir e sentir raiva ao mesmo tempo. Eu senti muita raiva do Tomas, algumas atitudes dele que eu não concordava, porém deixava passar, mas em relação à garota dos olhos cor de mel, que não revelarei o nome, achei-a muito sem graça, falava sempre o que Tomas gostaria de ouvir, parecia um sonho aos meus olhos, quer dizer aos olhos dele...

Posso indicar a leitura pra todo mundo, destaque para o livro: o autor tem um bom repertório musical, soube usar bem a ordem cronológica dos fatos, talvez nesse livro você encontre a trilha sonora da sua vida, assim como já estou tentando criar a minha.
Virgínia 09/12/2012minha estante
Tenho esse livro que ganhei em uma promoção que o autor vez mas não tive tempo de ler por causa da faculdade, mas agora que estou de férias com certeza irei.


Gladys 09/12/2012minha estante
Li várias resenhas mas ainda não me decidi em relação a leitura.

Esse livro dividiu as opiniões mesmo, rs.


09/12/2012minha estante


Li apenas um livro deste autor, O Mundo de Vidro, e gostei muito! É uma leitura gostosa e que flui facilmente. Parece que acontece o mesmo com este aqui. Não sei se neste há o toque irreverente e divertido que encontrei no outro livro. Espero que sim. Vou ficar na expectativa para ler ^^

Bjs
@Tibiux


Manuella_3 10/12/2012minha estante
Ainda não li nenhum livro do autor. Gostei da sinceridade da sua resenha. Mas, se a leitura é rapidinha e a gente fica com vontade de mais, é boa pra ler entre duas leituras mais exigentes. Essa fica como um respiro, um sonho gostoso que prepara para um próximo livro.


Ju 12/12/2012minha estante
Eu não gosto nem um pouco quando fico com essa sensação de que faltou alguma coisa sem saber exatamente o que... rs... Só li O Mundo de Vidro do Maurício, mas tenho os outros dois livros e estou louca pra lê-los!! Acho que os três têm estilos bem diferentes, apesar de parecer que têm em comum a música, que é uma das paixões do autor.


Jayme 18/12/2012minha estante
Eu recebi o ebook desse livro direto do Mauricio Gomyde e logo logo vou ver se consigo ler.
Adorei a sua resenha, e em muitos livros que eu leio, eu também sinto essa mistura de sensações, e é mais engraçado quando elas vêm ao mesmo tempo!
Abraço




Rose 08/01/2015

Este é o segundo livro que leio do autor e posso dizer que este foi bem diferente em relação ao outro. A escrita leve e descontraído continua a mesma, mas o conteúdo deste é muito mais reflexivo, deixando o leitor emocionado.

O Rosto que Precede o Sonho - Maurício Gomyde

176 páginas - Editora Porto 71

Tomas Ventura perdeu os pais há alguns anos e desde então leva uma vida que para muitos é perfeita. Mora em um barco, vive cercado de amigos, violão, boa música e trabalha quando quer.

Mas esta perfeição é apenas aparente, visto que ele muitas vezes se sente só sem os pais. Ele aliás, se culpa pela morte prematura deles, visto que não deu a devida atenção aos sinais que recebeu. Junte a isso o fato dele ainda não ter se apaixonado de verdade.

Ele segue a vida de uma forma tranquila e sem muitas perspectivas e sonhos. Os convites para trabalho já não são aceitos, para desespero dos amigos.

Quando ele conhece Aurora, a menina dos olhos de mel, ele percebe que vale a pena seguir em frente e lutar por coisas melhores.

Aurora é fotógrafa e está de passagem por Brasília por conta de seu serviço. O encontro inusitado dos dois acaba deixando a atmosfera no ar. Os dois vão se aproximando aos poucos e começam a perceber que tem muito em comum.

Acontece que o medo de um futuro incerto pode fazer Tomas desistir de tudo.

Um romance gostoso com um final que me surpreendeu e emocionou, tudo embalado a música boa e personagens carismáticos.

Eu sei que vocês podem achar a resenha curta, mas o livro é curto, e se eu começar a falar muito, com certeza vou tirar o prazer da descoberta.

site: http://fabricadosconvites.blogspot.com.br/
Cinthia 11/01/2015minha estante
Não conheço a escrita do autor ainda, e isso por pura bobeira. Em uma mochila literária que ocorreu aqui, minha tia ganhou um livro dele e nunca o li, depois vou acrescentá-lo a minha leitura desse ano.


Clarice.Castanhola 21/04/2015minha estante
Fiquei impressionada com esse livro, acho que nós devemos dar mais valor aos escritores nacionais.




Fabi129 22/10/2016

FUI GOSTAR DA LEITURA NA METADE DO LIVRO
Como é ruim você ler um livro de um autor e favoritar ele.
E depois ler um novo livro dele e neste você não sentir o mesmo entusiasmo que o outro.
Chatinho este livro.
E só fala de você acreditar nos sinais e blá blá blá

Os sinais que ele não percebeu, no dia do acidente, poderiam ter evitado que seus pais entrassem naquele avião. Tempos depois, algo inesperado mudou o rumo das coisas, e ele, então, passou a esperar o dia em que os sinais voltariam...
Tomas Ventura levava uma vida quase perfeita, cercado por tudo que sempre quis: um violão, um telescópio, muitos discos bons, amigos, um emprego de sonhos e uma casa que flutuava.
Mas no dia em que recebeu a proposta de trabalho da sua vida, o convite para participar da trilha sonora de um grande filme de Hollywood, ele decidiu dizer “não”.
Até que dois sinais, os olhos cor de mel daquela menina, mostraram-lhe que ainda havia motivos para seguir em frente...

Este livro com certeza não leria novamente.
O que é uma grande pena, porque adorei o Ainda não te disse nada.
Stefani 22/10/2016minha estante
Q pena q vc ñ gostou amiga, te entendo, eu passei a mesma coisa com os livros do Matthew Quick, amei O Lado bom da Vida e ñ consegui gostar de Quase uma Rockstar, é bem decepcionante quando isso acontece.


Mi 22/10/2016minha estante
Nunca li nada dele kkk mas pela sinopse desse ai , eu nao leria kkk




Renata CCS 09/09/2014

Sentimentos intensos, sinais do destino e muito rocknroll.
"Dont go chasing after butterflies when everything you want is right here by your side." (Butterflies - Norah Jones)

O ROSTO QUE PRECEDE O SONHO nos apresenta Tomas Ventura, um músico de 36 anos apaixonado pela vida, que vive tudo intensamente e é extremamente emotivo quando se trata de assuntos do coração, embora relute em demonstrar. É extrovertido, inteligente, brincalhão e amigo para qualquer hora. Tomas possui também um dom, uma espécie de premonição através de sinais que a vida vai deixando pelo caminho. E ele aprendeu a da atenção e a interpretar esses sinais após a morte de seus pais que, segundo ele, poderia ter sido evitada se ele tivesse consciência de seu dom antes do acidente.

Após uma desilusão amorosa, Tomas vai lamentar-se no sedo de seu amigo Benjamim, e lá conhece a bela Aurora de um jeito nada convencional: entram em uma disputa acirrada de quem entende mais sobre música para arrematar um LP misterioso. A partir daí, Tomas vê seus dias transformados em uma verdadeira maratona para conquistar a mulher de seus sonhos. Aurora acaba fazendo com que Tomas se sinta totalmente tocado por uma experiência de companheirismo e amor que nunca havia experimentado.

De uma forma singela e doce, o livro fala sobre a força que o destino opera em cada pessoa, de que nada do que ocorre em nossas vidas é por acaso e de como alguns acontecimentos surgem para trazer de volta perspectivas abandonadas. Um outro ponto forte da narrativa são as inúmeras menções sobre o que desejar da vida e de como desfrutá-la ao lado das pessoas que amamos.

Sentimentos intensos, sinais que explicam a ordem e a lógica da vida, e muita música são três dos pontos fortes e mais importantes do livro. Para quem é fã de rock, dá para se esbaldar com a infinidade de referências e citações incríveis que a obra carrega. Diria que é um livro para ser lido e ouvido.

A escrita de Maurício Gomyde é simples, direta, nada rebuscada, com diálogos bem construídos e estruturados. O autor nos presenteia com um amor forte, tocante e convincente, sem ser presunçoso.

Em meio a barcos e borboletas, com poucas páginas, mas com um conteúdo repleto de significados, O ROSTO QUE PRECEDE O SONHO é um livro regado a sentimentos e situações comuns do nosso dia-a-dia que poucas pessoas notam, e que faz refletir sobre o que é o amor e sobre as pequenas grandes coisas da vida.
Luísa LJ 10/09/2014minha estante
Eu amei esse livro! Chorei no final.
Adorei a sua resenha, muito linda!


Mare 19/02/2015minha estante
Melhor livro do Maurício Gomyde na minha opinião. Chorei litros. Concordo plenamente com a tua resenha.




Leticia 02/04/2023

Excelente
O autor nacional Maurício Gomyde deveria ser leitura obrigatória! Livro bem escrito, história envolvente, e final surpreendente!
Maurício Gomyde nunca decepciona!
Maurício Gomyde 03/04/2023minha estante
Muito obrigado por suas palavras, Letícia.




Geovanna 25/09/2012

Nicholas Sparks brasileiro, só que melhor.
É inevitável quando a gente lê algum autor nacional, principalmente autores nacionais novos, fazermos comparações com outros escritores. Tentei não fazer isso desde que comecei a ler os livros do Maurício. Desde o Mundo de Vidro, a veia romântica dele vem melhorando. Acho que, neste aspecto, tem o estilo do Sparks. Mas acho melhor, porque tem sempre um toque de humor (que não tem no Nicholas) que deixa o livro ainda mais gostoso de ler.
No "O Rosto que Precede o Sonho", que recebi ontem e devorei em três horas (o livro não é longo, mas quem disse que precisa?), o autor brinca com sinais, com música, com um relacionamento maravilhoso (ei, eu quero um Tomas pra mim! kkk) entre Tomas e Aurora.
Digno de um "Um Amor pra Recordar", você vai se surpreender com o final. Chorei horrores e saí do livro com vontade de viver uma história assim.
5 estrelas. O Maurício vai longe!
xoxoxoxoxoxoxo
Michele Mourão 24/11/2012minha estante
passando os olhos em todas as resenhas me alimentando da vontade de ler MG....quero chorar, me envolver, me emocionar ;)




Robson Souza 18/11/2012

O terceiro e melhor livro de Gomyde até o momento! Excepcional!
O Maurício Gomyde é o escritor mais atuante da novíssima geração. Com imenso talento e carisma, ele conseguiu inovar a divulgação literária, se lançando como um dos mais promissores autores nacionais.
A conjunção de um ótimo romance e ações promocionais diferenciadas, fizeram do Maurício um dos escritores nacionais mais citados e elogiados nos blogs brasileiros dedicados à literatura. Um verdadeiro fenômeno independente!
O terceiro e melhor livro de Gomyde até o momento, "O Rosto Que Precede O Sonho", é um romance cinematográfico, recheado de diálogos deliciosos, cheios de cumplicidade entre os personagens, mais do que cativantes. A trama , aparentemente simples, é sustentada por inúmeros detalhes e nuances, que não deixam o leitor parar de ler facilmente.
No enredo forte, surpreendente e muito divertido, Maurício conta o encontro entre Tomas Ventura e Aurora. Ele: um músico bem sucedido que mora num barco e leva uma vida de sonho, mas carrega uma profunda tristeza pela morte dos pais. Ela: uma linda e interessante fotógrafa em passagem por Brasília. A paixão entre os dois é fulminante e inevitável. Mas o destino tem seus próprios desígnios.
"O Rosto Que Precede O Sonho" é um romance soberbo; leve e instigante, com uma história marcante que transborda sensibilidade e música.
Este livro muito acima da média vai lançar o Maurício Gomyde merecidamente em vôos bem mais altos, como também sua editora, Porto 71.Quem quiser conhecer mais da obra dele, acessem www.mauriciogomyde.com.
Vanessa Meiser 22/11/2012minha estante
Também achei este livro Excepcional!
Já estou pensando em reler para não correr o risco de esquecer história....
Muito bom!




Cia do Leitor 15/08/2012

O ROSTO QUE PRECEDE O SONHO
Cada vez que leio um livro do talentoso escritor Maurício Gomyde, sempre fico emocionada, ora alegre, ora ansiosa, ora irada, ora chorosa. Mas, "O Rosto que precede o sonho" acrescentei um novo sentimento de melancolia, isso é ruim? Claro que não! Somente um bom autor consegue mexer com todos os nossos sentimentos, isso só prova o quanto Maurício desperta minhas emoções quando leio suas obras e o quão ele realmente amadureceu. E para surpresa nossa Maurício dessa vez mexeu com um lado místico, algo novo e que muitos gostam.
Claro que ele não podia deixar de fora o que mais gosta de fazer, a música. Este livro além da bela história, tem um repertório musical fantástico, cada melodia foi escolhida a dedo, e me identifiquei com todas elas.

O Rosto que precede o sonho é narrado na terceira pessoa, a história tem um início sutil e vai acelerando conforme o decorrer da leitura e se passa no ano de 2013. Somos apresentados ao protagonista Tomas Ventura, um rapaz apaixonante, músico compositor de trilhas sonoras no ramo cinematográfico e publicitário. Vive o "hoje" com a intensidade do "nunca mais" e nos surpreende com as loucuras de um jovem apaixonado pela vida. É Emotivo e sensível quando se trata de assuntos do coração. Brincalhão ao extremo e amigo de todas as horas. Em resumo Tomas é perfeito e raro de se encontrar.

Por trás de todas essas maravilhosas qualidades existe um homem traumatizado pela dor da perda, principalmente por ter a consciência que poderia ter salvo seus pais de uma fatalidade "se" tivesse dado atenção aos sinais que o destino lhe apresentava.
Sinais, Tomas tinha esse dom, uma espécie de premonição materializada em objetos, ações, sonhos e até forças da natureza, um quebra-cabeça que surgiria o passo que deveria dar, se soubesse interpretá-los.
Conformado com sua situação Tomaz vivia sua vida - a "la Jack" Titanic - "Eu tenho tudo que preciso comigo.Tenho ar nos meus pulmões, meu violão, meu barco, meu telescópio e amigos. Fazer cada dia valer a pena." Não foram essas palavras de Tomas, mas, é assim que o vejo. "Tocar a vida" essas são as suas palavras.

Até que um dia novamente o destino lhe prega novas peças, é agraciado com a mais bela imagem que mudaria a sua vida. Tomas conhece um anjo, não um ser angelical, mas uma divina Menina de olhos cor de mel. - Pra ser mais exata, divina Mulher.
Após uma desilusão amorosa, Tomas sente o mundo parar ao deparar-se com a linda, decidida e encantadora Aurora, no Sebo de seu amigo Benjamim, o BJ.
Conhece-a em um momento inusitado, numa disputa acirrada por um LP misterioso e se descobre atraído pela bela moça, a partir deste episódio, transforma todos os seus dias uma e verdadeira obstinação em conquistar "A" mulher de seus sonhos, de sua vida.

Aurora, é uma fotógrafa da National Geographic, veio de Washington para um trabalho em Brasilia, tirar fotos das borboletas do Cerrado e encantou-se com o local e seu admirador. Tudo que veio em seguida, foi digno de um belo romance. Lindas paisagens, perfeitos encontros, sonhos, amor e sexo.
Em meio tanta felicidade, Tomas recebeu uma proposta de trabalho irrecusável, que se não fosse por essa mudança de vida, ele o teria recusado. Mas, Tomas estava feliz e desejava deixar sua marca, sua declaração de amor à menina de olhos cor de mel.
Tomas ainda tinha um segredo, que mudaria sua vida. Tal segredo é desvendado apenas no final da história, você terá que ler toda a obra pra conhecer esse segredo... ^^

Não é um livro grande, mas, é um grande livro. E aconselho a todos que leiam com carinho e emocionem-se com esta bela história de amor.
Maurício Gomyde brincou com maestria com nossos sentimentos, mexeu bem lá no fundo e ainda nos deixou uma curiosa dúvida: Será que podemos preceder os sonhos que teremos?
Nas ultimas páginas do livro eu já estava em prantos. Em uma conversa por e-mail disse ao Maurício as seguintes palavras:
"Não ri tanto quanto no livro "Ainda não te disse nada", mas me diverti com o jeito carismático e matreiro de Tomas. As divertidas brincadeira do casal e me peguei chorando diversas vezes, pois enquanto lia essa bela história de amor, ouvia a música do Elton Jonh - Your Song, na versão interpretada pelo casal do filme Moule Rouge - Nicole Kidman e Ewan Mcgregor, onde o refrão ressaltou a comovente história que escreves-te."
"E afirmo, chorei de soluçar quando li as ultimas páginas do livro ao som da música "My Immortal" de Evanescence, embora a letra não tenha nada a ver com o livro, senti no fundo da alma [...] por causa da bela melodia junto com o desfecho.
Maurício, você está mais uma vez de parabéns... Muito lindo, emocionante e marcante.
Obrigada pelo belo presente."

Não preciso dizer mais nada, pois meu coração já disse tudo.
Parabéns Maurício.
comentários(0)comente



Beatriz3345 10/01/2024

Demorei para superar o final
SIMPLESMENTE PERFEITO! Se você já leu ele mas não se sentiu tocado pela narrativa, lamento dizer mas você já morreu por dentro!
A narrativa e muito fluída e gostosa, muito provavelmente se você tiver tempo irá devorar o livro em 1 dia, no máximo dois!

Você vai se apaixonar pelo personagem do Thomaz e torcer muito pela história de amor dele, e com certeza vai se surpreender com o final
comentários(0)comente



Beatriz Gosmin 21/07/2012

Resenha por Beatriz Gosmin - www.livroseatitudes.com.br
--
Este foi o livro do Mauricio que mais me tocou. Todos eles me marcaram de alguma forma (por isso coloquei nos favoritos), mas este foi algo mais profundo.

O livro é narrado em 3ª pessoa, e logo somos apresentados ao personagem Tomas Ventura, um homem que mora em um barco à vela, numa Marina. Tomas é um músico de sucesso e que já teve uma de suas composições usada como trilha sonora de um filme ganhador de oscars, mas atualmente vem rejeitando todas as propostas de emprego que recebe. Sua namorada acabara de terminar com ele também, e por isso decidira não mais se apaixonar.

Porém, na loja de discos de seu amigo Benjamin, o BJ, ele acaba disputando um disco com uma moça (os dois o pegaram juntos e nenhum dos dois resolve ceder), o que os leva para uma batalha de bandas (os dois tinham que montar uma banda fictícia e a melhor ficaria com o disco) para ver quem sabia mais sobre música, porém, BJ dá como empate e os dois resolvem deixar o disco e ouvir outro dia juntos na loja.

Tomas percebe que está apaixonado pela moça que nem mesmo sabe o nome, e isso o faz ficar contando as horas para o próximo encontro.
Então começam a se conhecer melhor. E logo Tomas tem certeza que Autora, a linda fotógrafa apaixonada por borboletas, era “A” mulher que esperava, e não mais “UMA”. O único problema (?) era que ela partiria a trabalho dentro de um mês.

" - E se o assistente disser que está morrendo de vontade de beijar a chefa? É caso de demissão?
Aurora aproximou-se. - Depende.
- É? - ele se aproximou mais ainda. - Depende de quê?
- Se o beijo for bom, ela pode até dar um aumento. "

Acredito que as pessoas gostam de um livro de acordo com o que ele lhe transmite e não simplesmente como um todo imutável e perfeito. E o que me fez colocar este livro entre meus favoritos foi exatamente isso: algo simples que me marcou. E este algo foram os personagens principais: o jeito deles, o modo de viver a vida dos dois. Mas deixe-me explicar:

Tomas e Autora são duas pessoas que acima de tudo, são bem humoradas. Juntos construíram conversas simples, harmoniosas, engraçadas, apaixonantes. Levam a vida sem medo do que pensam sobre eles, agindo como bobos e fazendo brincadeiras.
O livro todo é escrito de maneira simples, nada muito formal como “Está tudo bem?”, mas frases como “Tá tudo bem aí?”, do jeito que utilizamos mesmo, e isso é um fato que nos faz se identificar muito com o livro.

Eu poderia colocar várias e várias frases das conversas deles, mas todas são interessantes então não pude escolher. Só posso dizer que você vai olhar para eles e pensar “Puxa, eu gostaria de conhecer estes dois!”.

Coloquei aquele ponto de interrogação (?) ali em cima na resenha porque existem outras coisas que acontecerão, mas seria um spoiler se eu escrevesse aqui. Então fiquem curiosos...

Agora, acho que usarei os dois (Tomas e Aurora) como inspiração para mim. Eles conseguiram ser tudo o que eu gostaria de ser e ver os outros serem, me fizeram rir, torcer, chorar. E conquistaram um lugar na minha mente como o casal fictício mais real e "de bem com a vida" que já conheci.

" - Futuro é algo que não planejo - Tomas maneou a cabeça - Trato sempre por uma perspectiva diferente. Onde estarei no final do dia? Essa é a questão. Gosto daquele ensinamento que diz que devemos aproveitar o caminho, e não esperar o final dele para sentir prazer. "

Confira a resenha no blog também:

http://livroseatitudes.com.br/2012/07/resenha-o-rosto-que-procede-o-sonho-mauricio-gomyde.html

comentários(0)comente



Ingryd Lessa 25/07/2012

Resenha baseada no impresso do livro!!! A edição definitiva será lançada dia 1º de setembro!

****

Se você já conhece o trabalho do Maurício Gomyde sabe que "O Mundo de Vidro" e "Ainda não te disse nada" ~que são fantásticos~ possuem um ar leve e divertido, onde o protagonista demora a se acertar nas questões amorosas mas o final é no estilo "felizes para sempre". Já "O Rosto que Precede o Sonho" apresenta uma abordagem diferente dos dois primeiros: ele já começa com tudo dando super certo, passa a ser totalmente romântico e os acontecimentos do final, que se encaixam de forma surpreendente, são de tirar o fôlego. Aah, o final... Eu consigo traduzi-lo em apenas uma palavra: lágimas!

Tomas Ventura é um músico/compositor que gosta tanto de liberdade que mora em um veleiro! Ultimamente está ancorado em uma marina mas, quando sente necessidade, deixa o vento decidir qual caminho deve seguir. Ele possui ao alcance das mãos tudo o que é necessário na sua vida: um violão, alguns discos, um telescópio e seu equipamento de trabalho. Teoricamente, ele teria tudo para ser feliz, mas três coisas o impedem: sua solidão, a lembrança do trágico acidente que seus pais sofreram anos antes e um segredo que possui trancado a sete chaves.

E aqui entra a palavra chave do livro: sinais. Você acredita neles? Tomas acha que recebeu vários no dia em que seus pais morreram, mas ele só foi perceber que poderia ter evitado o que aconteceu muito depois. Desde então, ele espera atentamente pelo aparecimento de mais sinais que indicariam outro grande acontecimento. É aqui que a história começa, quando nosso protagonista conhece a "Menina dos Olhos Cor de Mel" e tem quase certeza de que tais olhos são os sinais que ele procurava para continuar vivendo.

Agora vou dar a minha opinião da forma mais explícita possível: o livro é pequeno, mas é in-crí-vel. Afinal, ele tem elementos que eu admiro muito: a escrita cativante e bem humorada do Maurício, uma trilha sonora de peso e um romance inspirador, todos unidos para passar uma mensagem que proporcionará fortes emoções e reflexões sobre a vida. É humanamente impossível terminar "O Rosto que Precede o Sonho" sem se sentir tocado, ou no mínimo balançado, com essa linda e apaixonante história.

Portanto, a minha dica é: LEIAAAA ESTE LIVROO! A leitura é rapidinha e eu garanto que vai valer a pena gastar algumas horas da sua vida com ele! :)

****

http://pseudoestante.blogspot.com.br/2012/07/indicacao-o-rosto-que-precede-o-sonho.html#more
comentários(0)comente



Gustavo 16/07/2012

Muito bom! A trilha sonora é de quem entende de música, pra quem conhece ou quer conhecer boa música.
Pode ler sem medo.
comentários(0)comente



Tarsila 08/10/2012

Um amor de sol e música
Tomas Ventura não estaria tão frustrado, queixando-se com seu amigo BJ por sua namorada tê-lo traído e abandonado, se soubesse o que lhe aconteceria ainda neste mesmo dia. Mas foi um fato que não se poderia prever. Ou sim? Será que o destino nos presenteia com pistas que podem nos atormentar a vida inteira? Porque a incerteza de que algo poderia ser impedido parece dançar, escarnecedora, diante de seus olhos.
Coincidência ou não, a Menina dos Olhos Cor de Mel entra em sua vida para mexer de vez com sua cabeça, suas ideias e interrogações. E com seu coração, é claro. Aurora, que tem o brilho do sol e a graça de uma borboleta, provoca-lhe uma paixão daquelas que não precisam de muito tempo para serem profundas, sinceras e transformadoras.

"E, mais uma vez como tantas nas últimas semanas, foi o rosto dela que precedeu seu sonho."
P.93

Essa é a base para a estória que vai se desenrolar em O Rosto que Precede o Sonho, que conta com o estilo que se pode perceber nos livros anteriores do autor, O Mundo de Vidro e Ainda Não te Disse Nada: fluente, fácil e rápido. Não há descrições cansativas, ou densidade que faça que nos percamos na estória. Pelo contrário: ela se mostra suave envolvente do início ao fim, e um ponto forte do autor é a qualidade dos diálogos – que aparecem em grande quantidade –: são naturais, acreditáveis; não forçados como muitos que se veem por aí.
O autor novamente fez que a música estivesse bastante presente na estória; desta vez até mais, já que o personagem principal trabalha com música. Maurício Gomyde, sendo músico, teve chance de exibir seu invejável conhecimento musical, descrevendo muito bem momentos de inspiração e composição, além de pôr no livro inúmeras citações de bandas, cantores e canções.
Outros temas abordados no livro são sinais, destino, filosofias de vida. Grandes questões como a da existência ou não de coincidências, do que devemos fazer com a nossa vida estando conscientes de sua finitude, de estarmos irrevogavelmente predestinados a algo ou se há a chance de alterar o nosso futuro.
A linguagem do Maurício é informal e descontraída, aproximando-se da oral. A estrutura também continua como a nos livros anteriores: no início do livro lemos um trecho do final da estória, o atiça nossa curiosidade, à medida que vamos conhecendo o enredo, quanto aos fatos que levarão os personagens àquele momento. Quando relemos o trecho no final, quando ocorre a compreensão de tudo, o lemos de forma totalmente diversa, e temos a sensação de pontas que se ligam.
Humor, romance e um toque de inverossimilhança estão, também, presentes no livro, porém O Rosto que Precede o Sonho, possui mais ação, drama, e – apesar de alguns clichês – complexidade. É o melhor, mais surpreendente e mais bem-elaborado livro do autor.
Quanto à capa, à revisão, e, enfim, ao projeto gráfico, só tenho a dizer que tudo continua muito caprichado, tão bom quanto antes. Destaque para a divisória nos capítulos: foi algo bem-pensado e criativo.
Recomendo, portanto, este livro tão agradável, que não só há de servir como divertimento durante algumas horas, como também, possivelmente, far-nos-á refletir a respeito da forma como estamos vivendo e repensar a forma como viveremos as próximas horas. Pois O Rosto que Precede o Sonho desperta-nos a enxergar detalhes e convida-nos a agarrar Vida com que sonhamos.
comentários(0)comente



Gabi Lima 26/11/2012

Tomas é um compositor que vive em um barco e leva uma vida tranquila . Seu último trabalho foi a criação da trilha sonora de um filme nacional que está cotado para o Oscar, ou seja, um grande sucesso.

No dia que 30 de Agosto de 2013, quando o livro começa, sua namorada dá um fora nele e diz que já estava saindo com um outro cara há dois meses. Para “afogar suas mágoas”, Tomas vai ao sebo-café do seu amigo Benjamin e lá encontra uma mulher linda com os olhos cor de mel que começa a disputar com ele para ver quem vai ficar com os melhores LPs da loja. Essa mulher é Aurora que deixou Tomas totalmente encantado mesmo sem saber o nome dela.

Os dias passam e Tomas não consegue deixar de pensar nela. De repente eles se encontram novamente e começam a se conhecer melhor e ai começa a história dos dois cheia de sinais, como Tomas acreditava. Mas nem tudo são flores (ou melhor borboletas. rsrs Só lendo pra entender), pois Tomas tem algum segredo que só é revelado no final do livro.

Confira o resto da resenha em: http://livrofilmeecia.blogspot.com.br/2012/11/resenha-o-rosto-que-precede-o-sonho.html
comentários(0)comente



113 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR