O Rosto que Precede o Sonho

O Rosto que Precede o Sonho Maurício Gomyde

Resenhas - O Rosto que Precede o Sonho

Vanessa Meiser 22/11/2012

Fantástico!

Esta seria a definição adequada a este livro. Uma história que me levou às lagrimas já desde a metade da leitura. É impressionante um livro como este assim tão emocionante ter sido escrito por um homem e não por uma mulher, não que os homens não sejam capazes, muito pelo contrário, eles têm provado que na arte da escrita mandam muuuuito bem quando o assunto é romance e na minha segunda experiência com Mauricio Gomyde eu me arrisco a dizer que ele é o nosso Nicholas Sparks brasileiro, não sei se o Mauricio gostaria desta comparação, mas eu preciso fazê-la já que a emoção sentida durante a leitura de O Rosto que Precede o Sonho é a mesma que sinto quando leio os livros de Nicholas Sparks.

Nesta história temos os personagens Tomas Ventura e Aurora. Tomas tem 32 anos e é compositor de trilhas sonoras, ele é bastante talentoso e suas composições fazem muito sucesso. Tomas mora atualmente em um barco desde que perdeu os pais em um acidente de avião que ele acredita que poderia ter evitado devido a alguns sinais que recebeu no dia do ocorrido, então, depois da tragédia ele decidiu levar a vida como sempre quis e não se preocupar com o futuro, tem embarcado em relacionamentos fracos e sem importância até que é dispensado por uma namorada que ele julgava gostar.

Arrasado com o fim do namoro ele vai até o Sebo do amigo Benjamim para conversar e entender o motivo que levou a garota a terminar com ele. Quando estava no fundo da loja escolhendo uns LP's antigos surge uma garota que misteriosamente parece ter o mesmo gosto que ele pois, passam a brigar pelos mesmos discos até que disputam um LP específico de capa cinza que eles nem sabem de que banda é. A briga leva os dois a uma divertida competição de quem monta no papel a melhor banda de todos os tempos. Depois de terminada a brincadeira que culminou em empate, a garota se despede para ir embora e deixa Tomas totalmente encantado por ela sem nem saber qual seu nome... A partir deste dia uma grande preocupação na vida de Tomas passaria a ser descobrir quem é a misteriosa garota do Sebo que assim como ele possuía um gosto sensacional para música. Iria Tomas voltar a encontra-la? Seria ela uma fantasia ou a realidade? Quem é esta linda menina dos olhos cor de mel? Qual a importância que ela teria na vida de Tomas? Teria ainda a vida de Tomas alguma importância?

Enfim, sabem aquelas histórias que te consomem? Que te fazem entrar a madrugada a dentro lendo mesmo sabendo que você tem acordar cedo no outro dia mas que mesmo assim você não consegue largar até chegar ao fim? Então, esta história á sem dúvida O Rosto que Precede o Sonho de Mauricio Gomyde, um dos mais fantásticos autores contemporâneos nacionais que foi capaz de me fazer derramar litros de lágrimas (coisa que raramente acontece).

O Rosto que Precede o Sonho deixa o leitor com aquela sensação indescritível de que a vida é agora, e que não temos tempo a perder.

OBS: Gostaria de ressaltar um ponto muito legal do livro que é a trilha sonora que nos é apresentada quase que em todas as páginas, são bandas sensacionais com músicas fantásticas que até hoje são sucesso e que valem muito apena serem escutadas durante e depois da leitura do livro. Recomendo!
Portanto, o que mais eu poderia dizer além de que este livro é Perfeito!

Catarina Fantim 23/10/2012

Lindooooooooooooooo!!!!!!!!!!!!

Fernanda 03/11/2012

Resenha: O Rosto que precede o sonho
LINK DA RESENHA E POST COMPLETO: http://segredosemlivros.blogspot.com.br/2012/11/resenha-o-rosto-que-precede-o-sonho.html

Resenha: Nunca havia lido nenhuma obra do autor Mauricio Gomyde, e estava ansiosa para começar a ler este livro. Com uma leitura ágil e uma diagramação excelente, O rosto que Precede o Sonho me encantou do inicio ao fim, e é uma leitura que te prende facilmente. A narrativa é tão emocionante e envolvente que faz com que tenhamos a vívida sensação de estarmos cada vez mais próximos aos personagens. Tudo parece ser tão natural e real, e essa é uma das várias características que precisam ser destacadas, em um instigante trabalho incrível.
Na história, conhecemos Tomas Venturi, que tem uma vida tranquila, e aos 32 anos de idade, escolheu viver em um veleiro oceânico, que flutuava sobre o lago de Brasília, ancorada na Marina Norte, e trabalhava como compositor.
O caso é que Tomas era muito sensível e acredita fielmente em sinais. Ele acha que recebeu vários, no dia em que houve um trágico acidente, em que seus pais vieram a falecer. E se culpa por não ter dado a devida atenção aos tais sinais. Será que ele poderia ter evitado o que aconteceu? A partir disso, ele se tornou um homem muito solitário, a espreita de novos sinais, e que ele consiga intervir se algo de ruim acontecer novamente.

“No dia em que Tomas Ventura recebeu o convite para participar da trilha sonora de um grande filme de Hollywood, a proposta de trabalho da sua vida, ele decidiu dizer “não”...”. Pg.11

O livro tem um toque bem humorado e romântico, o que o torna, a cada página, mais cativante ainda. Quando ele acha que recebeu um sinal, embarca numa linda história de amor com Aurora, que o conquistou com um simples olhar. Depois de sofrer várias decepções incluindo uma traição de sua ex namorada Helena, e outros problemas, Tomas está decidido a conhecer mais a menina dos olhos cor de mel, como ele mesmo a denomina.

“Há muito tempo Tomas não ficava daquele jeito, como o adolescente que se prepara dias para a festa do final de semana em que encontrará o primeiro amor. Ele contou as horas para a sexta seguinte, o dia em que a menina dos olhos cor de mel tinha dito que voltaria ao sebo. Foi só nela em que conseguiu pensar.” Pg. 49

Aurora era fotógrafa da National Geographic, tinha gostos parecidos com o de Tomas, e aos poucos o clima de romance toma conta do casal. Por esse motivo, ele resolve aceitar um novo emprego e se submeter a tudo que possa surgir de imprevistos no caminho. A própria escrita de Mauricio é como se nos passasse uma melodia doce, que nunca queremos que tenha fim. Nos mais diversos detalhes, é possível perceber o quanto há uma ligação e interação muito forte entre a história x leitores. Por esse lado, nós ‘leitores” refletimos o fato da importância dos momentos em nossa vida tão curta, e mesmo que cada momento tenha uma duração curta, o que devemos saber e levar em consideração é agradecer pelo motivo de ter acontecido de verdade. O livro tem um final marcante, e confesso que fiquei muito emocionante com o desfecho. Tão surpreendente e com seu próprio drama, O Rosto que Precede o Sonho nos apresenta um belo cenário e uma digna história de encontros perfeitos, amor, conquista e um segredo que nos é revelado logo nas últimas páginas.

P.93

Jaqueline 10/11/2012

O Rosto que Precede o Sonho, terceiro livro de Maurício Gomyde, segue a trilha das obras anteriores do escritor, mesclando emoção, drama, humor e muito romance em uma linda história onde o destino exerce um papel fundamental na vida dos personagens principais.

Desta vez acompanhamos a história de Tomas Ventura, um músico e compositor de trilhas sonoras brasiliense que vive em um barco e segue uma vida tranquila embalada pelo bom e velho rock n’ roll, e Aurora, uma jovem fotógrafa da revista National Geographic que retorna ao lar para trabalhar em uma matéria sobre borboletas do Cerrado brasileiro. Lamentando o fim de mais um relacionamento em uma tarde como outra qualquer, Tomas é surpreendido pela vida quando uma beldade de olhos cor de caramelo entra na loja de discos de seu amigo Benjamin. O que acontece desse encontro em diante é encantador, realmente mágico e doce, nos deixando com o coração em frangalhos e a emoção à mil ao final de sua leitura.

Após a morte dos pais em um trágico acidente de avião, Tomas passou a reparar nos “sinais” que o universo lhe apresentava sobre seu destino. Datas, números, músicas, letras...poderia ele mudar o rumo de sua vida por observar com atenção o que o mundo lhe sugeria? Essa questão é o ponto central do livro e me fez pensar muito na nossa liberdade de escolha: somos apenas marionetes de um destino imutável ou devemos apenas abraçar aquilo que a vida nos reserva sem medo de errar, já que todos os caminhos nos levam a um final certeiro?

A música é outro fator muito importante neste livro, talvez até mais do que nas obras anteriores do escritor. Tomas, o protagonista deste livro narrado em terceira pessoa, compõe músicas para filmes e conta em seu currículo com a participação em um longa-metragem indicado ao Oscar, mas ultimamente vem rejeitando novas propostas de trabalho. A inspiração que Aurora traz a sua vida o motiva a finalmente aceitar um novo projeto, uma composição que logo se torna a declaração de todos os seus anseios e dúvidas para a dona do rosto que domina seus pensamentos.

Após “O Mundo de Vidro” e “Ainda Não Te Disse Nada”, me tornei fã incondicional do Maurício. Confesso que criei uma expectativa enorme sobre esta nova obra e fiquei um tantinho decepcionada, ainda que não saiba bem o porquê disso. “O Rosto que Precede o Sonho” é um livro pequeno, com capítulos curtos, mas repleto de diálogos hilários e ótimos personagens, como Benjamin. De alguma, eu senti falta de uma conexão maior com a história, ainda que eu me pegasse suspirando em certos momentos do livro. A maneira como o destino atua no livro deixou uma aura um tanto mecânica na história, e por mais que o relacionamento de Tomas e Aurora fosse uma graça de se acompanhar, tudo pareceu um tanto “perfeitinho” demais. De qualquer modo, este é um livro encantador e emocionante, que nos faz pensar no sentido da vida, em nossas escolhas e nas pessoas que nos cercam e transformam nossas emoções em algo sublime, eterno.

Lari 31/10/2012

Resenha do blog http://opendoorofcreation.blogspot.com
Os sinais nem sempre podem ser interpretados corretamente e por isso Tomas Ventura se culpa.
Em 2006 houve um grande acidente envolvendo um boing onde seus pais morreram dia que ele recebeu por assim dizer vários sinais.
Aos trinta e dois anos, Tomas, mora em seu barco e leva uma vida tranquila, onde passa a maior parte do tempo ou tocando seu violão ou no sebo de seu amigo Benjamin ouvindo rock and roll.
Compositor por amor, ele compôs a trilha de um grande filme de sucesso, Fora de ordem, e não aceitou mais nenhum trabalho.
Ao levar o fora de sua namorada Helena e descobrir que ela o traía, ele vai ao sebo de BJ e acaba por encontrar uma garota, a qual denomina de menina dos olhos cor de mel, ele sabe que sua vida toda está prestes a mudar...

"-Não existe a palavra " tarde" quando algo tem que acontecer. Se for pra acontecer, pode acreditar que vai." - Página 27

Depois de uma briga por um disco do qual eles não sabiam nem o nome o clima de romance começa a querer surgir, porém, ela nem diz seu nome a ele; apenas diz que talvez voltará ao sebo naquele mesmo dia da semana e naquele mesmo horário.
Ansioso ele mal consegue dormir nos dias seguintes e quando o dia finalmente chega... há uma quebra de expectativa e ela não aparece.
Ainda com ela na cabeça ele não desiste, mas vai à uma festa em um iate, onde por um acaso ela também está.

"E ele nunca tinha se sentido tão bem ao lado de alguém." - Página 87

Ai sim há concretização de uma expectativa e ele finalmente descobre seu nome, Aurora, e sua profissão, fotografa.
O clima de romance desponta no ar e por este mesmo clima ele aceita um novo trabalho; o próximo grande sucesso de Hollywood, onde ele disputará com mais dois candidatos a chance de criar a música tema.
Como toda a comédia romântica, nada é tão perfeito; ela deve partir em breve e ele tem problemas além da compreensão geral.
Será que esse amor dará certo? Será que ele ganhará o concurso?
São perguntas que apenas o livro ' O rosto que precede o sonho" pode lhe contar.

"E, mais uma vez como tantas nas últimas semanas, foi o rosto dela que precedeu seu sonho." - Página 93.

Eu me apaixonei totalmente pelo livro e o devorei em meio dia; com capítulos curtos e poucas páginas a história flui e o fim parece ao mesmo tempo próximo e distante.
O final não me surpreendeu, mas, se encaixou perfeitamente na história e foi o único motivo dele perder uma estrela.
O amor de Aurora e Tomas é lindo, imperfeito e divertido em 90% do livro. Os personagens crescem durante o livro e cada vez mais você se vê torcendo por eles.
A parte que me chamou mais atenção no livro e em minha opinião foi a mais genial, seria o enlaçamento que há para criarem-se os sinais, usando-se de uma lógica e de uma minucia que beiram a perfeição.
O livro é super indicado a pessoas que gostam de romances como Nicholas Sparks [antes de "Um homem de sorte"].
Beijos!

Alana Barbieri 04/11/2012

Um dos melhores
Poucos livros me tocaram tanto quanto este. A escrita do Maurício continua leve, fluida, divertida, emocionante. É o tipo de livro que você lê numa sentada e fica chateada porque queria mais, muito mais daquele mundo no qual entramos.
A historia do Tomas e da Aurora, o jeito que as coisas acontecem, os diálogos perfeitos. Tudo, tudo me faz ter este como um dos melhores romances que já li.

Dani S. 04/11/2012

Lindo de morrer!
O título da resenha diz tudo.
Li ontem à noite, a madrugada avançando e eu não larguei o livro até terminar. Chorei horrores, e dormi com uma sensação maravilhosa de que a vida é o hoje, o agora, não temos tempo a perder.
Perfeito!

Ingryd Lessa 25/07/2012

Resenha baseada no impresso do livro!!! A edição definitiva será lançada dia 1º de setembro!

****

Se você já conhece o trabalho do Maurício Gomyde sabe que "O Mundo de Vidro" e "Ainda não te disse nada" ~que são fantásticos~ possuem um ar leve e divertido, onde o protagonista demora a se acertar nas questões amorosas mas o final é no estilo "felizes para sempre". Já "O Rosto que Precede o Sonho" apresenta uma abordagem diferente dos dois primeiros: ele já começa com tudo dando super certo, passa a ser totalmente romântico e os acontecimentos do final, que se encaixam de forma surpreendente, são de tirar o fôlego. Aah, o final... Eu consigo traduzi-lo em apenas uma palavra: lágimas!

Tomas Ventura é um músico/compositor que gosta tanto de liberdade que mora em um veleiro! Ultimamente está ancorado em uma marina mas, quando sente necessidade, deixa o vento decidir qual caminho deve seguir. Ele possui ao alcance das mãos tudo o que é necessário na sua vida: um violão, alguns discos, um telescópio e seu equipamento de trabalho. Teoricamente, ele teria tudo para ser feliz, mas três coisas o impedem: sua solidão, a lembrança do trágico acidente que seus pais sofreram anos antes e um segredo que possui trancado a sete chaves.

E aqui entra a palavra chave do livro: sinais. Você acredita neles? Tomas acha que recebeu vários no dia em que seus pais morreram, mas ele só foi perceber que poderia ter evitado o que aconteceu muito depois. Desde então, ele espera atentamente pelo aparecimento de mais sinais que indicariam outro grande acontecimento. É aqui que a história começa, quando nosso protagonista conhece a "Menina dos Olhos Cor de Mel" e tem quase certeza de que tais olhos são os sinais que ele procurava para continuar vivendo.

Agora vou dar a minha opinião da forma mais explícita possível: o livro é pequeno, mas é in-crí-vel. Afinal, ele tem elementos que eu admiro muito: a escrita cativante e bem humorada do Maurício, uma trilha sonora de peso e um romance inspirador, todos unidos para passar uma mensagem que proporcionará fortes emoções e reflexões sobre a vida. É humanamente impossível terminar "O Rosto que Precede o Sonho" sem se sentir tocado, ou no mínimo balançado, com essa linda e apaixonante história.

Portanto, a minha dica é: LEIAAAA ESTE LIVROO! A leitura é rapidinha e eu garanto que vai valer a pena gastar algumas horas da sua vida com ele! :)

****

Ceile.Dutra 03/12/2012

Juro que desta vez não foi culpa da expectativa. Eu só fiquei com a sensação de que ele já fez e pode fazer melhor.

Tomas Ventura perdeu os pais no acidente aéreo – real – que chocou todo o país: eles estavam no avião que caiu no Mato Grosso após ser atingido por um jatinho. Ele se sente culpado por não ter falado dos “sinais” que percebeu e que poderia ter evitado com que eles embarcassem. Depois da morte dos pais, ele decidiu viver do jeito que mais amava: em seu barco, acompanhado de seu violão e seus discos. Sua maior paixão é a música e é dela que ele vive, fazendo trilhas sonoras para filmes e comerciais.

Enquanto desabafa sobre ter sido traído e trocado pela ex-namorada com seu amigo BJ, eis que entra no bar aquela que vai mudar sua vida: uma mulher com olhos cor de mel que entrou ali para comprar alguns discos e ambos acabam em uma disputa para saber quem fica com determinado disco. Depois de uma “batalha musical” e um empate técnico, a tal mulher vai embora e Tomas não fica sabendo nem o nome dela, fica apenas com a imagem de seu lindo rosto. Em meio a segredos, encontros, passeios, música, inspiração e muita intensidade, Tomas e a garota dos olhos cor de mel descobrem um novo mundo, que nada mais é que a junção de ambos.

Depois do magnífico e ao mesmo tempo simples Ainda Não Te Disse Nada, Maurício Gomyde escreveu um livro com um pano de fundo bem conhecido para ele: a música. Eles nos apresenta um romance enigmático, com um cenário bacaninha de uma vida um pouco alternativa com suas ótimas pinceladas de humor negro. Porém, inúmeras coisas me mantiveram distante desta história: a realidade dos personagens, a personalidade de Tomas, o jeitinho misterioso ao mesmo tempo em que fácil de Aurora, as conversas filosóficas... Mas tudo isso seria resolvido com uma boa narrativa e aí está a grande falha do livro, na minha opinião: faltou desenvolvimento. O livro peca no excesso de diálogos e pouca visão do todo. Quando Tomas falou que estava apaixonado, eu voltei algumas páginas para ver se tinha perdido alguma coisa, já que não acompanhei o crescimento desta paixão. E assim todas as coisas do livro, foi pouco citado, pouco trabalhado. Talvez se o livro fosse escrito em primeira pessoa, sob a visão de Tomas, eu teria mais noção do que ele estava pensando, já que a narrativa não me proporcionou isto. Assim como boa parte dos diálogos poderia ficar no pensamento, já que achei surreais as conversas entre um homem e uma mulher que estão se conquistando.

Sim, o final do livro foi lindo e emocionante e aí sim enxerguei uma boa desenvoltura, uma boa descrição, algo mais palpável. Chorei muito porque o momento foi delicado, mas, infelizmente, a narrativa não me permitiu me envolver tanto com os personagens e sua história, de forma que achei tudo muito raso. Uma boa ideia, mas que ficou quase vazio.

Zilda Peixoto 27/11/2012

O Rosto que Precede o Sonho
Acompanho o trabalho do Mauricio já faz algum tempo e assim que tive conhecimento de que ele estava produzindo um novo livro simplesmente enlouqueci. Quem já teve oportunidade de ler algum de seus livros sabe muito bem do que estou falando. Tive a oportunidade de resenhar Ainda não te disse nada e fiquei encantada com sua narrativa. Mauricio é um mestre. Escreve maravilhosamente bem, isso é incontestável. Em O Rosto que Precede o Sonho ele se supera. Rompe todas as barreiras da perfeição. Sei que pode parecer muita tietagem da minha parte, mas é que nada que eu escreva será o suficiente para mensurar a qualidade do seu último trabalho.

Em O Rosto que Precede o Sonho conhecemos o músico Tomas Ventura. Tomas é conhecido por compor lindas trilhas sonoras para filmes. Apesar de todo reconhecimento e glamour que cerca a vida profissional de Tomas, ele não vislumbra ser um cara rico e famoso. Pelo contrário, o que Tomas realmente deseja é encontrar "A" mulher para viver um grande amor. A bordo de seu barco e na companhia do violão e dos clássicos discos de vinil, Tomas passa grande parte do seu tempo compondo e admirando a natureza que o cerca.

Sempre focado em seu trabalho Tomas não tem muito tempo para se dedicar aos seus relacionamentos, por isso, a probabilidade de ser trocado por alguém é inevitável. É exatamente isso que acontece. Após ser traído e abandonado por sua atual namorada, nada melhor que a companhia de Benjamim, seu melhor amigo para desafogar as mágoas. Mas Tomas não ficará triste por muito tempo. Um encontro inesperado e corriqueiro acontece e Tomas conhece "A" mulher: Aurora.

O primeiro encontro do casal ocorre no café de Benjamim e após uma disputa por discos de rock que estão à venda no bar o destino se encarrega de separá-los. Daí por diante Tomas não consegue esquecer mais Aurora e fará de tudo para encontrá-la. Até o momento você pode imaginar que nada de diferente possa acontecer. Não se engane! É neste momento que Mauricio começa a desenrolar uma comovente história de amor.

A música está presente durante toda a narrativa. Fãs de rock vão se esbaldar com tantas referências e citações utilizadas pelo autor para compor o universo de Tomas Ventura. Mauricio também é músico e utilizou de todo seu conhecimento musical para compor o personagem.

Entre tantas mensagens o livro fala sobre a força que o destino exerce sobre cada um. Nada do que ocorre em nossas vidas trata-se de mera coincidência. E Mauricio soube transmitir isso naturalmente. Outro ponto forte da história são as inúmeras colocações sobre o que desejar da vida, de como aproveitá-la, como desfrutar cada momento ao lado da pessoa que amamos. O que realmente importa? O Rosto que Precede o Sonho é um livro emocionante. A leitura é tão gostosa que por diversos momentos me peguei soletrando as palavras para adiar o fim da leitura.

A linguagem do livro é de fácil compreensão assim como nos demais livros do autor. A leitura flui naturalmente e sem complexidades. Os diálogos são bem construídos e estruturados.

O Rosto que Precede o Sonho é sem sombra de dúvidas o melhor livro do Mauricio. Ele soube construir uma história fascinante onde todos os sentimentos foram inseridos na medida certa. Sem exagerar no dramalhão, Mauricio emociona o leitor e desbanca Tio Sparks facilmente. É isso mesmo, meu povo! Deixa o tiozinho no chinelo. Nada de previsibilidade e morte anunciada. Mauricio desenvolve uma história que articula humor e drama na medida certa. A maneira como ele descreve cada um de seus personagens com tanta sensibilidade é comovente. Não há como não se apaixonar.

Em relação ao trabalho gráfico não tenho nem o que dizer. Não sei o motivo pelo qual Mauricio ainda continua publicando seus livros de forma independente. Apesar de seus livros serem independentes todos são muito bem diagramados, revisados e possuem um belíssimo trabalho gráfico. Mais uma prova do talento e compromisso do autor com cada um de seus leitores.

O final do livro é de dilacerar qualquer coração. O livro é lindo. Do início ao fim. Recomendo não só a leitura do livro em questão como indico todos os demais livros do autor. E preparem-se! Mauricio anunciou durante a semana em sua página no facebook que teve “O” insight. Mais uma obra-prima começa a ser desenvolvida. Ano que vem os leitores poderão continuar a se emocionar com mais uma de suas lindas histórias. Começo a contar a partir de agora os instantes para conhecer o seu novo projeto.

Leia O Rosto que Precede o Sonho e simplesmente, apaixone-se!
Mauricio Gomyde é o cara!

Gabi 03/12/2012

Poucos livros me emocionaram tanto quanto este. Achava o Maurício uma grande promessa da nova literatura brasileira, e agora acho que essa impressão foi consolidada.
A história de Tomas e Aurora é linda demais da conta. Singela, simples, como deve ser o amor. O final é tão brilhante que é impossível não se emocionar.
Amei.

Amandinha 03/12/2012

O livro mais gostoso que eu já li. Ponto final.

Kelly SB 24/10/2012

Eu te amo, Maurício Gomyde!

Se eu tivesse que definir esse livro em apenas uma palavra, eu diria magnífico! Maurício consegue nos prender desde o início da história até a última frase do livro. Nos faz rir, chorar, rir de novo, voltar atrás, reler novamente alguns trechos. Nos faz querer mais e mais.

O Rosto que Precede o Sonho é a terceira obra do escritor. Confesso que depois das duas perfeições, O Mundo de Vidro e Ainda Não Te Disse Nada, eu não esperava que Maurício pudesse me surpreender ainda mais. Porém foi o que aconteceu. O Rosto que Precede o Sonho é um livro cheio de sentimento, uma história de amor verdadeiro daquelas que todos sonhamos em ter.

Tomas Ventura descobre que foi traído, pior, que estava sendo traído há dois meses. Está passando por uma fase difícil quando, num sebo, conhece A Menina dos Olhos Cor de Mel. Aurora. Uma doce jovem com gostos musicais semelhantes aos dele. Tomas é compositor de Trilhas Sonoras, Aurora, fotógrafa. E é em meio à arte que o amor dos dois se desenvolve.

É impossível não se encantar pela presença constante da música nos livros do Maurício. Acredito que a música seja sempre citada em seus livros pelo fato de o autor ser também baterista e compositor, porém isso é feito de forma natural. Não é aquela coisa que a gente vê em muitos livros por aí, nada forçado ou cansativo. A música está presente na vida dos personagens, como na nossa vida, o que faz com que a história se torne real para nós leitores..

Leia a resenha completa em http://cademinhafluoxetina.blogspot.com.br/2012/10/na-cabeceira-o-rosto-que-precede-o-sonho.html

Vanessa Vieira 03/01/2013

O Rosto que Precede o Sonho_Maurício Gomyde
O livro O Rosto que Precede o Sonho, de Maurício Gomyde, nos conta a história do compositor de trilhas sonoras Tomas Ventura. A vida de Tomas poderia ser definida como quase perfeita, já que ele possui um emprego dos sonhos, é cercado de muitos amigos, além de ter uma vasta coleção de discos de rock n' roll e uma casa flutuante.

Há alguns anos atrás, seus pais faleceram em um acidente de avião e ele se culpa pelo ocorrido. No dia da tragédia ele recebeu alguns sinais, mas acabou não colocando muito crédito e acredita que se tivesse refletido a respeito poderia ter poupado a vida dos seus entes queridos. Desde então, ele espera pelo dia em que os sinais voltariam.

No momento, ele se encontra muito desiludido e magoado, já que sua namorada, Helena, colocou um ponto final no relacionamento dos dois, e está nos braços de um novo amor. Tal rompimento mexe muito com Tomas e o deixa transtornado.

Tomas recebe a proposta dos seus sonhos: compor a trilha sonora de um famoso filme de Hollywood. Mas por incrível que pareça, ele diz não. Porém, em uma de suas idas ao sebo de seu amigo Benjamim, ele conhece uma bela garota de profundos olhos cor de mel, Aurora, e recebe mais um sinal impactante do destino, de que a vida continua...

O que posso dizer sobre O Rosto que Precede o Sonho? Bem, começo dizendo que Maurício Gomyde é um excelente escritor e se supera a cada obra lançada. Em O Mundo de Vidro me diverti com um protagonista "sem nome" e suas presepadas ao lado do papagaio Horácio; em sua segunda obra, Ainda Não Te Disse Nada, fui tocada por tanta sensibilidade e sutileza de cartas trocadas em pleno boom da era virtual e, em O Rosto que Precede o Sonho, fui às lágrimas, ao ponto de soluçar com a história incrivelmente romântica e retratada de Tomas Ventura.

Narrado em terceira pessoa, acompanhamos a trajetória de um rapaz talentoso de Brasília, que sofreu muito com a morte dos pais e com a traição da namorada, amante da natureza e claro, do bom e velho rock n'roll, e que carrega em seu peito a alma de um poeta. Tomas Ventura é tudo isso e um pouco mais, se destacando por seu romantismo e sua bela forma de enxergar a vida. Resumidamente, é um personagem cativante, apaixonante!

A trilha sonora do livro, que passa por The Beatles, Lynyrd Skynyrd, Queen, Legião Urbana, entre outros, é impecável, e cada trecho descrito foi muito bem centralizado e empregado na trama. A diagramação está excelente, sem quaisquer erros, e a capa é muito bonita e retrata bem o teor da história. Um fato que vale a pena ressaltar é que a mesma foi escolhida pelos leitores do autor durante uma votação em seu blog, dentre outros modelos. Afirmo que O Rosto que Precede o Sonho foi o melhor trabalho de Gomyde até o momento, resultando em um enredo marcante, apaixonante e levemente sutil. Me emocionei demais com a intensidade e arrebatamento da trama, e recomendo, com certeza!

ricardo_22 11/01/2013

Resenha para o blog Over Shock
O Rosto que Precede o Sonho, Maurício Gomyde, 1ª edição, Brasília-DF: Porto 71, 2012, 176 páginas.

Autor dos livros O Mundo de Vidro (Resenha) e Ainda Não Te Disse Nada (Resenha), Maurício Gomyde tem conquistado fãs a cada novo trabalho literário e provando seu talento para os leitores que já estão encantados com a sua escrita.
Seu mais recente trabalho é o livro O Rosto que Precede o Sonho, que conta a história de Tomas Ventura, um rapaz que levava uma vida perfeita e conquistou relativo sucesso ao criar a trilha sonora de um filme. O sucesso foi tanto que Tomas foi convidado para participar da produção de um filme de Hollywood, uma oportunidade única e irrecusável. Mas ele recusou e apenas uma mulher pode mudar a decisão de Tomas: a encantadora Aurora.

“- Opa! - Tomas concordou e levantou a cerveja. - E... cara, uma mulher como essa aí que veio hoje me faz acreditar que, realmente, o sexo feminino está num patamar acima do nosso - deu um gole. - É o momento em que as duas teorias, evolucionismo e criacionismo, fazem sentido ao mesmo tempo: homens descendentes dos macacos; mulheres, criadas por Deus” (pág. 28).

Faltam palavras para descrever mais uma obra do autor e sendo assim, fica difícil definir qual dos três livros é o melhor. A única certeza é de que, definitivamente, Maurício Gomyde se tornou um dos autores favoritos; o tipo de autor que torcemos por novas obras, já que sabemos que independente do que encontrar, vamos nos emocionar e ficar encantados com uma história simples, porém muito bela.
Assim como os livros anteriores, O Rosto que Precede o Sonho deixa o leitor sorrindo, mas esse sorriso pode logo desaparecer, dando lugar a lágrimas nos olhos ou até mesmo um aperto no coração. Com apenas 176 páginas, o livro consegue misturar todos os tipos de sentimentos, mas acima de tudo mostrar sobre o verdadeiro amor e os sinais frequentes em nosso dia-a-dia. Sinais esses que podem dizer muita coisa.
Aparentemente, muita coisa do que acontece nessa obra não tem relação nenhuma e pode ser considerada apenas uma forma de completar o cenário, por exemplo. Mas aos poucos vamos percebendo que nem tudo é tão simples como parece e por fim entendemos o significado das músicas usadas e até mesmo das borboletas, tão importantes – seja para dar um clima diferente ou não -, ou dos próprios sonhos.

“- Relaxa. Tem cada vez mais mulher no mundo. Dizem que tem mais mulheres do que homens, até. Li que só aqui na cidade tem um vírgula dois mulheres pra cada homem.
- Então tem alguém desfilando com três vírgula seis mulheres por aí, porque eu e você estamos sozinhos - Tomas se abriu de rir” (pág. 53).

Com diálogos bem desenvolvidos e engraçados, o autor procura deixar o livro o mais real possível e para isso faz uso de palavras “bestas” – no bom sentido, que fique claro - e frequentemente usadas por todos nós, principalmente em uma relação de amizade verdadeira. A história em si também é muito real, tanto que fatos reais se misturam com a ficção de uma forma muito bem pensada, resultando assim em um final apropriado. E quando você pensa que tudo vai se perder, eis que Maurício Gomyde te surpreende positivamente.
Ainda nas primeiras páginas, percebemos a importância da música para o desenrolar da história. Como músico, em todos os seus livros o autor faz referência a trechos e bandas/cantores, mas em nenhum dos livros anteriores essa arte ficou tão envolvida – talvez pela profissão do protagonista. O Rosto que Precede o Sonho não seria nada sem a trilha sonora e esse detalhe se tornou ainda mais essencial quando percebemos a importância da música para a história em si. No fim, Maurício mostrou que a própria vida só tem sentido com a presença de uma boa música.

Mais em: http://www.blogovershock.com.br/2013/01/resenha-128-o-rosto-que-precede-o-sonho.html