O Inverno das Fadas

O Inverno das Fadas Carolina Munhóz

Resenhas - O Inverno das Fadas

Aline Sampaio 26/05/2016

Amei!
Esse livro é bastante criticado, mas ao contrário do que muita gente não gostou, eu amei as referências musicais e do mundo pop, e reconheci a maioria dos "personagens" citados, como Amy Winehouse e Michel Jackson.

Cailes Sales 14/07/2016

Sophia Coldheart é uma fada, mas não qualquer fada, ela é uma Leanan Sídhe, conhecida como a “fada-amante”, criatura extremamente bela, de pele clara, cabelos dourados e luminosos. Uma Leanan tem o poder de inspirar artistas, fazendo com que estes produzam verdadeiras obras-primas, tornando-os famosos por seu trabalho. Contudo, enquanto a fada instiga tais pessoas, ela suga sua energia vital aos poucos, através de seu encantamento, deixando os artistas cada vez mais apaixonados e dependentes, e estes acabam por cair em uma profunda depressão ou chegam ao ápice da loucura, terminando, por fim, a cometer suicídio.

Encantar e seduzir é algo que uma Leanan Sídhe não pode controlar, faz parte de sua natureza, como também, é através da energia proveniente dos artistas que a criatura mágica mantém-se viva. Sophia, nossa protagonista, apesar de amar o êxtase ao sentir seus amantes criarem obras inspiradas por ela ou quando se relaciona intimamente com eles, muitas vezes, se enxerga como uma vampira, uma sugadora de vidas.

“As Leanan Sídhes eram diferentes, iam em busca de amor; e por isso Sophia Coldheart tinha um dilema. Confusão de sentimentos. Não sabia se desejava ir em busca de mais um amor. Mas era forçada pela sua natureza a isso. Sempre parecia ser forçada a alguma coisa” p.10

Mesmo com essas sensações ambíguas, Sophie necessita de um novo amante, alguém para inspirar, enquanto renova suas energias. Desse modo, a Leanan encontra William, um escritor iniciante, que assim como os demais, logo se encanta pela bela criatura, sem saber ao certo, se ela é real ou apenas fruto de seus sonhos. Desde o primeiro encontro, a fada sente algo diferente naquele artista, seus sentimentos ficam mais confusos e ela entendi que se apaixonou verdadeiramente pelo rapaz, o que não poderia acontecer, já que o mesmo está fadado a morte, a partir do momento em que a conheceu, assim como todos os outros.

Carolina Munhóz construiu uma obra fundamentada na mitologia celta, creio eu, mais especificamente a Irlandesa e Escocesa, trazendo para nós leitores (principalmente para mim, até o momento leiga no assunto) um mundo mágico muito bem ambientado. A autora ainda nos presenteia, no início de cada capítulo, com um trecho retirado de uma determinada música, o qual se relaciona com a narrativa que se segue, eu particularmente gostei muito dessa ideia.

Contudo, apesar dos pontos positivos, infelizmente não me apaixonei pela história, pelos protagonistas, nem pelo romance. Simplesmente não consegui amar o casal, sentir as emoções de ambos, mesmo durante as declarações de amor, e isso não é devido a, inicialmente, William se apaixonar por Sophie em decorrência do encantamento, mas sim, pela construção do sentimento real. A relação entre eles não me convenceu, penso que em apenas uma cena senti o amor entre eles e isso acabou me decepcionando, já que o romance é o foco da trama e o mesmo não parece verossímil e muito menos apaixonante.
A diagramação do livro está muito bonita, as letras em um bom tamanha e os trechos das músicas no início dos capítulos, numa fonte diferenciada, dá um charme especial à obra.

Apesar de não ter me encantado pelo livro, o indico para aqueles que gostam de fantasia e queiram conhecer mais um pouco sobre a mitologia que envolve as fadas. Quem sabe vocês não se identificam mais com a história do que eu?

site: http://bloghistoriasliterarias.blogspot.com.br

Iris 27/02/2017

O Inverno das Fadas - Resenha
Oi Povo, tudo bem?
“O Inverno das Fadas” foi escolhido para ser a primeira resenha postada, pois ele tem tudo haver com o nome do blog. Comprei esse livro por dois motivos:
1- Curti muito “O Reino das Vozes que não se calam” que foi o primeiro livro que li da Carolina. Em breve teremos resenha e uma surpresa! :D
2- A Anne curtiu muito esse livro.
Antes de começar a falar do livro preciso falar da capa dele, que capa mais linda! Cá entre nós, como a modelo da capa se parece com a autora, né? Rsrs
Sabe quando chamamos uma pessoa de musa inspiradora?
Se sim, você sabe bem como é a personagem principal do livro. Sophia Coldheart é uma Leanan Sídhe, isso significa que ela não é uma fada normal, daquelas que são boazinhas, que vem ajudar o ser humano a encontrar o seu equilíbrio e etc. Ela é uma fada musa, que vem para inspirar os humanos talentosos a encontrarem o sucesso, mas é claro que isso é só o lado bom. O lado ruim é que ela se alimenta das energias dos seus humanos talentosos, levando-os a loucura e a morte.
Podemos dizer que Sophia é uma fada vampira? Rsrs Acredito que sim, pois ela escolhe sua caça, a inspira, recarrega sua energia, e depois simplesmente a deixa à mercê da própria sorte. A maioria comete suicídio por não aguentar viver longe de seu grande amor ou por que sua inspiração vai embora junto com ela.
Sabe aqueles autores, escritores ou cantores que são simplesmente incríveis, que acabam morrendo de uma maneira trágica? Podemos dizer que essas pessoas se apaixonaram e foram inspiradas por uma fada Leanan Sídhe.

"Ela é geralmente retratada como uma exuberante musa, que oferece inspiração para este humano, geralmente um artista. Em troca recebe amor e devoção dele. No entanto, ele é dominado pela loucura, e tem uma morte precoce." Pág: 145
Sophia, não aguenta mais essa vida de sugar a energia de seus amores, para ela seu dom está se tornando um fardo sem tamanho, pois ela realmente amou de um jeito especial cada uma de suas vítimas. Para piorar as marcas negras na sua pele não deixam esquecer cada um que passou por sua vida. Seu avô sabe dos seus sentimentos conturbados e teme pelo futuro dela, afinal não é normal uma Leanan Sídhe sentir tanto remorso. Ele não aguentaria perder sua neta, pois já perdeu de maneira trágica seu filho e sua nora. Os pais de Sophia não poderiam ter ser envolvido, pois o amor de uma Leanan Sídhe por um elfo significa a morte de ambos, mas o amor deles era tão forte que resolveram viver todos os dias que lhe restavam juntos. Desse amor nasceu Sophia, seu avó sabia que a neta seria especial e teme por seu futuro.
Ela já vinha sonhando com sua próxima vítima, o escritor William, mas aguardava o sinal que ele realmente queria encontrá-la. Até que durante a preparação do Samhain (novo ano para as fadas e hallowen para os humanos), ela escuta os sinais de William. Mesmo receando atender esse chamado, Sophia não pode se dá ao luxo de ficar descarregada, pois isso significa a morte.
Logo no primeiro encontro com o escritor, Sophia sente que ele tem algo de diferente das outras caças, mas ela precisa da energia dele para sobreviver. Com o decorrer do livro percebemos que a fada começa a se apaixonar por William. Ele é claro está mais do que apaixonado por ela, pois o veneno da fada começa a fazer efeito, o deixando obcecado da mesma maneira que ocorreu com as outras vítimas.

"A mão deslizou para os cabelos e segurou-os com a mesma força. Sophia ficou totalmente submissa ao rapaz, ela que nunca obedecera a ninguém. Enquanto sentisse os braços do estranho à sua volta, o mundo não precisava existir. Se pudesse escolher, nunca terminaria o gostoso beijo. O que será que estava acontecendo? Ela não conseguia compreender." Pág: 39.
Sophia estará mesmo apaixonada? William conseguirá resistir à influência da fada sobre ele?

Essas perguntas não poderão ser respondidas!! Rsrs

No começo do livro tomei uma implicância sem limite com Sophia, mas com o decorrer do livro fiquei mais tranquila com o amadurecimento da personagem. Já William, me fez ficar perdidamente apaixonada. Ele é bonito, gente boa, escritor e ainda por cima tem bom caráter e é ético!
Para terminar preciso falar de alguns personagens que tocaram o meu coração: Os pais de William, verdadeiros fofos que amam o filho. O padre da cidade por sua ética e dedicação ao escritor.

Depois de tudo isso preciso dizer que amei o livro? Rsrs

site: http://www.fadasliterarias.com.br/2015/10/o-inverno-das-fadas-resenha.html

Elo 06/04/2017

Finalmente....
Sempre tive receio em ler livros de autores brasileiros, mas acabei comprando esse por estar barato.
Esse livros tem muitos erros, partes desnecessárias e pra mim não me prendeu.
Me forcei a ler esse livro pra caso em alguma parte do livro me prender mas não adiantou, eu demorei muito pra ler, foi uma das leituras mais longas q eu tive
Nadz 08/04/2017minha estante
Estou me sentindo igual a você! ://// descreveu tudo!

teia 20/03/2018minha estante
Aff nada a ver. Tem tanto livro "gringo" que é um lixo. E muito feio esse preconceito

Rodrigo 15/03/2019minha estante
Acho que tu precisa ler mais então!!

Dellycah 27/03/2018

Entre mundos
Carolina Munhóz explora o mundo das fadas e os conflitos de relações de uma maneira divertida e que não perde a seriedade da situação. É uma leitura tranquila e cheia de fantasia, romance e sensualismo.
Sophia Coldheart é uma fada que vaga entre o mundo féerico e o mundo humano. Tendo nascida como uma Leanan Shíde, possui um destino a cumprir com cada um por quem se apaixona. Porém, com William ela tem certeza que é amor de verdade.
Embora precise do amor dele para recarregar suas energias, enquanto ela puder evitar que a maldição comece a se cumprir com ele, ela procura evitar.
Tanto alguns poucos amigos próximos como seu único parente próximo, o avô, intervêm para ajudá-la a se recuperar para seguir com sua jornada. Porém, será William o único capaz de salvá-la?
A história apresenta citações a algumas músicas, e mostra como Sophia, assim como os humanos, tem sentimentos fortes em determinadas situações que presencia com William e precisa aprender a se controlar em situações onde mesmo tendo o poder de agir, precisa compreender que não deve interferir.

Claude.Valentine 04/11/2019

Um romance muito, muito adorável!
Eu queria ler esse livro há anos, pois desde sempre a sinopse me intrigou muito. Amo qualquer história que envolva seres sobrenaturais e fadas são uma de minhas favoritas criaturas, e eu adorei ter conhecido a mitologia das fadas/vampiras/sucúbos Leanan Sídhes.
Pontos positivos: A protagonista e os personagens são muito bem contruídos, Sofia é uma personagem forte que entende perfeitamente seu papel mesmo não o aceitando. William... É um princípe de contos de fada. O mundo também é bem criado, os lugares e a terra das fadas e como tudo se estrutura. O desenrolar da trama é perfeito, nem apressado nem lento demais. Mas o que eu mais gostei foi do romance. Os personagens - Sofia e William - se concectam de uma maneira que pouco vi na literatura, e mesmo sendo rápido demais você compreende. Outra coisa também é a presença de crenças e até cenas de rituais mágicos presentes na bruxaria e na Wicca (a qual estou começando a estudar). É tudo maravilhoso e adaptado ao cenário mágico das elementais do ar, no entanto se coisas assim te incomodam pode relaxar que não é tão explicíto. Quanto a escrita nada tenho a reclamar, não é a maior coisa do mundo, mas é deleitável, poética algumas vezes e bem descritiva. Carolina Munhóz sabe muito bem descrever o inverno.
Pontos negativos: Eu gostaria muito mesmo que autora tivesse explorado mais o mundo das fadas, Annyn. Mas acho que outros livros dela já fizeram isso. Outra coisa que me incomodou um pouco foi a personalidade de William, é um ótimo personagem, mas a autora meio que o infantilizou algumas vezes (o que em algumas cenas pode ser meio bizarro, considerando que a fada é muito, muito mais velha que ele- não fisicamente). Uma coisa que eu acho que deve ser ressaltada e não ouvi ninguém falando sobre isso é que esse é um livro adulto. Não é nada explicíto demais, porém há várias cenas e a linguagem é bastante erótica e até sexual em algumas partes.
Mas no total eu adorei a leitura. Relaxante, e ainda sim que nos faz refletir sobre várias coisas. Como: Você se entregaria a uma sugadora para se tornar um artista imortal e realizar desejos e fantasias perfeitas?
Gostei, gostei mesmo. Não sei se recomendo para todos, mas se você gosta de livros sobrenaturais e um pouco eróticos tenho certeza de que não vai se arrepender!

Bia 09/07/2020

Bem mais ou menos
O livro tem algumas partes boas porém ele enrola muito
A história que a autora quis contar é bem legal mas 70% é muita enrolação

Jana Diglio 12/07/2020

Fantasia e realidade
Um livro de fantasia com a realidade!
Um imenso amor verdade.. Com suspense, ansiedade, nervosismo e roer de unhas!!
A pitada de sensualidade é perfeita...
Nem todo ser é de todo bom.. Nem todo ser é de todo mal!!
A inveja muda.. O amor transforma!!

Laurafbooks 08/09/2020

Iniciação
Eu li esse livro em 2013, lembro que ainda não tinha o hábito de ler, então naquela época tudo me agradava. Não sei se eu relesse ele hoje, gostaria tanto quanto gostei.
Mas em base de quando li, gostei bastante, ainda lembro de partes da história, me envolveu bastante e li muito rápido, ficou marcado em mim (acho que é por isso que ainda tenho na estante).
Shophia é uma fada, uma fada que serve de inspiração para humanos talentosos alcançarem o sucesso. Mas ao mesmo tempo que ''ajuda'' um humano ela se alimenta da energia do mesmo, levando ele a morte.
Então posso dizer, após essa breve sinopse, que é um livro clichê, que eu achei bem fofinho na época, não sei se consigo ler ele novamente. Mas meu coração é quentinho com essa história ainda.

laisreads 22/04/2021

O inverno das fadas ????
Tenho muitas, diversas criticas a esse livro.

Eu de primeira até que gostei do livro, mas leva um tempo pra reparar que ele é meio ruimzinho.

Tem várias problemáticas mal abordadas e a escrita não me prendeu muito.

Não me arrependo da leitura, mas não leria dnv e também não tenho o custume de indicar esse livro.

Laura.Cruz 12/07/2021

O Inverno das Fadas
SINOPSE: Existem pessoas normais ao redor de todo o planeta. Homens e mulheres simples que nascem e morrem sem deixar uma marca muito importante ou mesmo significativa na humanidade. Mas existem outras que possuem talentos inexplicáveis. Um brilho próprio capaz de tocar gerações.
Como esses seres humanos conseguem tais dons? De onde vem tanta inspiração para criar trabalhos tão maravilhosos? São cantores com vozes de anjos, atores merecedores de Osca, pintores com mãos de criadores e escritores mortais.
Existe uma explicação para isso.
Sophia é uma Leanan Sídhe, algo como uma fada-amante, considerada uma musa para humanos talentosos. Ela é capaz de inspirar um homem a escrever um best-seller mundial ou seduzir uma mulher a criar uma canção para se tornar um hit mundial. A entidade da o poder para que a pessoa se torne uma estrela, como um verdadeiro ícone, ao mesmo tempo em que se aproveita da energia do escolhido para alimentar a sua própria.
Levando-o ao enlouquecimento.
E A MORTE.
Sophia irá se apaixonar por Willian Bass, um rapaz jovem que sonha em ser escritor.
A Leanan dará a criatividade e o poder da escrita a ele e se alimentar de sua energia. Mas ela o ama e não consegue pensar em perde-lo.
Várias coisas irão acontecer ao decorrer do livro, e no final, veremos a decisão de ambos em relação ao amor que sentem um pelo outro.

Vou ser bem sincera! Apesar das críticas eu gostei bastante da história, achei que foi muito bem desenvolvida, assim como os personagens.
Em certas partes senti muita vergonha por eles, mas isso não me impediu de ler pois estava muito presa a leitura.
Confesso que achei a escritora muito ousada em algumas partes, principalmente por citar a morte de artistas famosos entre outros...
Mas não vou dizer que não recomendo porque é realmente bom, cada vez que eu lia um capítulo queria ler outro.
A Carolina me fez chorar como um bebê nos três últimos caps! Isso significa que foram muito bem escritos.
Espero que isso ajude a quem tenha interesse no livro!
Me desculpem os erros e obrigada por ler

Manú 01/02/2023

Sophia é uma fada Leanan Sidhe.
Geralmente atraída por músicos,atores, atrizes e escritores, os inspira e influência ao sucesso, mas também suga suas energias e os enlouquece até a morte. William é um escritor que sonha e atrai Sophia, mas o envolvimento é diferente porque pela primeira vez Sophia se apaixona e não quer envenenar e causar a morte do amado. Começa então a busca para impedir o que parece inevitável.

Mirelle56 02/09/2022

?? Eu fui o único homem que realmente a amou. Não sei por que se desgasta em chorar pela minha morte.
? Eu choro porque amo você ? berrou a garota.
? Então ria porque me ama ? retrucou o rapaz.?

Eu sinceramente não estava dando muito por esse livro, de início ? muitas partes ? ficava confusa com a troca de descrições de sentimentos dos personagens em meio as estrofes, mas por fim, foi um livro super gosto de ler. Foi incrível conhecer a cultura celta em um romance de 300 páginas.