Conselho de Amiga

Conselho de Amiga Siobhan Vivian

Resenhas - Conselho de Amiga

Juh Claro 14/08/2012

“Se não dá para confiar em seus amigos, em quem confiar?”
“Se não dá para confiar em seus amigos, em quem confiar?”, esse é o ‘slogan’ do livro, mas não é bem disso que se trata a história – pelo menos ao meu ver.

Conselho de Amiga nos traz a história de quatro “amigas”, sendo a principal Ruby, sua melhor amiga Beth, Maria e a não-tão-amiga assim e chata Katherine. Ruby é uma personagem um tanto quanto comum e eu vi muito de mim nela. Temos em comum a separação de nossos pais, o receio de namorar, saber ao certo em quem confiar e ter muito ciúmes das amigas da melhor amiga.

Deixando nossas semelhanças de lado, tudo começa na festa de aniversário de 16 anos de Ruby, em que sua mãe a presenteia com uma Polaroid (oie, também quero!) e ela decide estreia-la na própria festa, tirando uma foto de cada convidado. E é entre essas fotos que ela vê sua festa arruinada: a presença inesperada – e indesejada de seu pai, Jim.

A partir daí começa toda a história – ou confusão – de Ruby. Temos alguns flashbacks de como era a vida de Ruby quando seu pai a abandonou, a amizade dela com Beth, a “entrada” de Katherine no grupinho delas e todo o ciúmes que Ruby começa a ter dessa nova integrante – que parece querer todas as atenções para ela já que seus pais estão se separando agora. O que me irrita tanto na Katherine é exatamente isso: ok, seus pais estão se separando, não é o fim do mundo, mas ela faz com que seja e o pior: toda vez que Ruby fala algo de seu pai, ela fica de mimimi e fala que ela está errada e etc, sendo que ela está passando praticamente pela mesma coisa. É aquela típica menina egocêntrica, sabe daquelas que você senta pra conversar, mas só sabe falar “eu, eu, eu”? Pois então, a cada fala dela eu virava os olhos e ficava ao lado de Ruby, mas também não entendia por que ela não dava um tapa na cara dela de uma vez por todas.

Além de todo o drama com a família, Ruby se vê “atrasada” em questão aos meninos, já que ainda é BV e morre de medo de relacionamentos – talvez pelo histórico familiar? Então Beth tenta ajudá-la, mas só piora as coisas. Ou não, já que o que acontece na festa do ex-vizinho de Ruby a leva para perto de um garoto um tanto quanto geek, Charlie, e que se apaixona perdidamente por ela, até ela estragar tudo por ver sua antiga casa e começar a chorar na frente do menino.

Não sei muito o que falar sem estragar o real motivo da história, então só vou dizer que achei drama demais pra algo tão pequeno – em relação a esse slogan “não podemos confiar nos amigos e blablabla”, já que não é nada tão grande assim. Ok, as meninas tem 16 anos, mas achei todas bem infantis. Se você tem um problema, você senta e conversa, principalmente se for com a sua melhor amiga, você não fica esperando ela se desculpar e etc…

Bem, o livro melhora da metade para o final, mas não dei 5 “coraçõezinhos” porque achei que a história poderia ser melhor desenvolvida e que o “mistério” poderia ser algo mais bem elaborado, mas no geral é um bom livro, rápido e fácil de ler – mas não é meu livro preferido desse estilo.

Na íntegra: http://juhclaro.popfics.com/?p=2926

Adriana 02/10/2012

Um livro leve e interessante, com uma proposta que tinha tudo para deslanchar. Porém, a abordagem foi tão rasa que não conseguiu me atingiu em praticamente nível algum. Conselho de Amiga é o segundo livro de Siobhan Vivian que eu leio e posso afirmar que gostei muito mais do primeiro.

Antes de ler Não Sou Este Tipo de Garota eu achava que a Vivian escrevia livros bobinhos do estilo mais do mesmo. Porém fiquei impressionada com sua primeira obra lançada pela Novo Conceito (resenhada aqui) e, justamente por isso, quando soube deste próximo lançamento, dei pulinhos de alegria.

Entretanto, Conselho de Amiga não chegou nem perto de me agradar tanto quanto o anterior. E isso não quer dizer que é um livro ruim, apenas que não supriu minhas expectativas nem alcançou o mesmo nível do outro.

O livro conta a história de Ruby, uma jovem que mora com a mãe desde que o pai as abandonou, há muitos anos atrás. Ela tem um trio de amigas, que fazem de tudo por ela literalmente. Além delas, ela tem a mãe, apesar desta viver fechada em um mundinho próprio desde o divórcio e trabalha em demasia.

No aniversário de 16 anos da garota, um visitante inesperado vai trazer de volta velhas feridas que Ruby pensava já ter fechado. Para consolá-la, sua melhor amiga Beth faz de tudo. Porém, logo Ruby descobre que não pode confiar tanto assim nas boas intenções de suas amigas, afinal delas o inferno está cheio.

Conselho de Amiga é um livro bem rápido, que pode ser lido em uma tarde e vai te dar exatamente aquilo que promete: entretenimento. Porém, para os leitores que buscam algo mais, o livro pode se tornar chatinho na medida em que os personagens principalmente Ruby não são fáceis de se apegar e é bem difícil se identificar com eles.

Este livro foi um ótimo exemplo de como eu via a escrita de Vivian antes de ler seus livros. Não Sou Este Tipo de Garota havia me impressionado por fugir da regra, mas pelo visto eu não estava tão errada assim, se puder pegar Conselho de Amiga como exemplo.

Recomendo o livro para meninas entre 10 e 14 anos, é um infanto-juvenil bem legal, que serve para passar algumas horinhas se divertindo. Nada mais.

Resenha em http://mundodaleitura.net/?p=4975

Nathi 08/11/2012

Resenha - Conselho de Amiga
Em seu aniversário de 16 anos, Ruby recebe uma visita inesperada: seu pai. Jim abandonou a família quando sua filha era pequena, e ela nunca soube as verdadeiras razões pelas quais ele foi embora, mas tudo o que consegue sentir por ele é raiva.

Desde a breve aparição de seu pai durante sua festa, Ruby sente-se extremamente confusa; apesar de detestar sua presença, uma parte dela deseja mais do que nunca conhecer Jim, e quer que ele faça parte de sua vida.

Como Ruby não tem um bom relacionamento com sua mãe, as únicas com quem ela pode contar para ampará-la são suas amigas Beth, Maria e Katherine. Beth é sua melhor amiga e companheira desde pequena, seu porto seguro, e aquela que tem a família perfeita – que Ruby sempre invejou e quis para si; Maria é popular com os garotos e um tanto fofoqueira; Katherine joga basquete na escola, tem um gênio difícil e esquentado, e também está passando por problemas familiares.

As meninas estão sempre dando conselhos a Ruby a respeito de tudo o que acontece em sua vida, aos quais ela sempre ouve atentamente, e na medida do possível, tenta seguir. Mas tudo muda quando ela descobre que Beth escondeu dela uma carta de Jim. A partir disso, Ruby começa a desconfiar de quem realmente são suas amigas.

Para ler a resenha completa, acesse: http://www.booksinwonderland.com/2012/06/resenha-conselho-de-amiga.html

Morenalilica 28/07/2012

Um livro adolescente, escrito para adolescentes #ficadica
Eu tinha grandes expectativas a respeito do livro antes de lê-lo, pois eu tinha lido o outro livro da autora e tinha gostado bastante. Como demorei um pouco a começar a leitura, li algumas resenhas que me desmotivaram bastante. Teve resenhista que acabou com o livro e com a autora. Com isso, minhas expectativas cairam um pouco e eu pude lê-lo com mais tranquilidade.

O livro começa de maneira lenta, contando a estória de Ruby e seu trio de amigas, cada uma bem diferente da outra. Beth é a amiga de infância, Maria a típica menina que fica com todos e Katherine, na minha opinião a melhor e a pior delas, isso tudo ao mesmo tempo.

A festa de 16 anos de Ruby é interrompida abruptamente quando o pai dela, Jim, resolve visita-la depois de 6 anos de abandono. Ruby sempre culpou o pai por ter crescido sem sua presença, ele foi embora quando ela tinha apenas 10 anos sem dar nenhuma explicação em todos os anos em que ficou desaparecido. Ruby mora com a mãe e ela tambem nunca quis falar a respeito da saida do pai de casa, deixando que a própria Ruby formasse sua idéia do que provavelmente tenha acontecido.

Com o retorno de Jim, Ruby passa a viver um verdadeiro dilema: procurar ou não o pai e ter a conversa definitiva sobre os porquês de tudo. Suas amigas vão auxiliá-la nessa questão, cada uma a seu modo e quem você pensa que seria mais serena, será na verdade aquela com que Ruby sofrerá a maior decepção de sua vida.

“Conselho de Amiga” é uma estória adolescente, com problemas bem típicos da idade, como o primeiro beijo, as amizades, o relacionamento entre pais e filhos. Deve ser encarado como tal, não adianta achar que a estória tomará um rumo adulto porque isso não irá acontecer. Creio que a maior decepção que outros leitores tiveram com o livro seja exatamente por não encararem como um livro adolescente ;)

O livro fica bem melhor quando chega na página 140, daí em diante a estória flui bem e eu terminei rapidamente a leitura. O final não chegou a ser surpreendente, mas me trouxe sim algumas surpresas.

Quem curte estórias com questionamentos adolescentes, ficará satisfeito com o livro. Mas é aquilo que eu disse anteriormente, não espere que a estória tome um rumo mais adulto, ok?

Resenha originalmente postada em http://doceinsensatez.com/blog/resenha-conselho-de-amiga-de-siobhan-vivian/

Babih Bolseiro 18/07/2012

Conselho De Amiga
Problemas não devem ser guardados e deixados em um esquecimento superficial, pois um dia eles voltam com força total.

Ruby estava comemorando seu 16° aniversário com a mãe e suas amigas, Maria, Beth e Katherine, quando ele chegou. Jim. Depois de 06 anos sem aparecer, sem dar sinal de vida, o pai de Ruby surge como uma surpresa desagradável de aniversário. Apavorada, Ruby sai correndo. O pesadelo recomeça. Apesar dos conselhos daquelas que considera como melhores amigas, Ruby não consegue evitar as lembranças que surgem de um passado que começa a ser revirado.

Conselhos de amiga, são sempre bem vindos, ainda mais quando a pessoa sente que está perdida. Porém, basta uma omissão, uma mentira para que a amizade entre duas pessoas se desestruture.

Ao criar coragem e sair em busca de respostas, Ruby se depara com uma realidade totalmente inesperada. Entretanto, agora, além de suas amigas ela tem Charlie, seu primeiro e doce namorado.

Caros leitores, ler este livro me trouxe recordações da época em que tinha 16 anos e paixonites bobas. Em um primeiro momento, não tinha nenhuma expectativa quanto a obra, tendo em vista que já li "Não Sou Este Tipo De Garota", da mesma autora, e simplesmente detestei. Todavia, este livro é totalmente diferente, terminei a leitura com um doce sorriso nos lábios e com aquela sensação de leveza.

Apesar de alguns capítulos repentinamente fazerem menção ao passado de Ruby, a leitura e o entendimento do enredo não restam prejudicados. "Conselho De Amiga" é uma obra maravilhosa, simples e que aquece o coração, super indicada para quem acabou de ler algo forte e/ou trágico e procura uma história mais "leve" e agradável.

Para terminar, deixo um trechinho da obra que gostei muito:

"E, então, colo tudo no mapa, cobrindo um pequeno esboço de árvore que desenhei. Meus amigos são os galhos, mesmo a Katherine. Todas as fotos que tirei do meu pai e no estacionamento são folhas. Os bótons de Charlie são os frutos. Faço uma colagem. E, no centro de tudo, colo a foto que Beth tirou de mim no meu aniversário. Está suja de cera de vela e sorvete derretido, mas dá para ver que estou sorrindo".

Carlinha 06/07/2012

Resenha Conselho de Amiga
É a primeira vez que leio uma obra da autora Siobhan Vivian e confesso que gostei, mas exite alguns pontos no livro que poderiam tornar a leitura um pouco mais supreendente. Siobhan Vivian também é autora do livro "Não sou esse tipo de garota" também lançado pela Novo Conceito.

A autora usou uma linguagem mais jovem no livro, utilizando de alguma palavras que são mais comuns entre adolescentes. É uma linguagem fácil de entender e de ser lida, tornando a leitura de fácil compreensão.

Siobhan colocou a personagem e suas amigas como uma garota qualquer, um garota comum, cheia de defeitos e frescuras. A história em torno do pai de Ruby foi longa demais. Sem contar na amiga Beth, que mais atrapalhava do que ajudava, se metendo na vida de Ruby e decidindo tudo por ela.

A história poderia ser mais bem desenvolvida, senti que faltou alguma coisa no livro, sei lá, algo mais supreendente. Acho que a autora poderia ter focado mais nas amigas de Ruby, já que cada uma tinha seus próprios nos conflitos, isso iria ser bem legal, poderia ter abordado cada tema separadamente. E o romance? Não deu para avaliar direito, tudo foi muito rápido.

A leitura decorre rapidamente, é um livro bom de ser lido, mais como potencial e capacidade de ser muito melhor. Enfim, quer tirar suas própria conclusões?

Samantha @degraudeletras 06/07/2012

Samantha M. - Word in my bag - http://wordinmybag.blogspot.com
Ruby e Beth são melhores amigas desde crianças. Maria e Katherine chegaram depois para fazer parte da turma.

No aniversário de 16 anos de Ruby, as quatro amigas estão comemorando a data na casa da aniversariante quado do nada chega um convidado inesperado. Seu pai. Ruby não vê o pai desde que ela era criança, não se lembra muito bem dos fatos, mas sempre guardou rancor por ele ter deixado a família para trás.

Não se importando muito com a presença do pai, ela e as amigas saem para se divertir. Ruby fica pensativa a respeito dos motivos que teriam levado seu pai a voltar depois de tanto tempo com um buquê de flores e um pedido de desculpa entre os dentes separados.

No meio de um emoções e preocupações adolescentes, a protagonista vive em paralelo um drama familiar, seu primeiro romance e a fragilidade de uma amizade.

O livro tem uma leitura super leve, deveria ter saído com o selo Novo Conceito Jovem, . Quando você menos espera já está envolvida nos sentimentos do quarteto, com raiva e amor delas.

Não gostei muito da tradução porque a tradutora optou por palavras pouco usuais no Brasil, como "enforcar aula" no lugar de "matar aula" e "fonte" no lugar de bebedouro. Isso me incomodou um pouco, mas nada que prejudique muito a obra.

Conselho de Amigar é um livro sob medida para o público teen, mas quem prefere uma leitura mais bem elaborada e inteligente, a obra pode ficar só como diversão para uma tarde descontraída.

Tribo do Livro 23/07/2012

Primícias adolescentes
Resenha por Ver Sobreira
Os primeiros sentimentos, felicidades, emoções: as primícias da adolescência, é a historia de Conselho de Amiga, mas também sobre a dificuldade de encarar o divórcio dos pais, ou quando este se reverte e um dos dois volta para casa como se nada tivesse acontecido. Difícil. A estadunidense Siobhan Vivian, sabe bem retratar o mundo adolescente, prova disso é a história de Ruby, e outra para quem já a conhece Não sou este tipo de garota. Siobhan consegue chegar ao fundo dos vários conflitos da adolescência de forma simples, vai direto ao ponto.

Ruby está completando 16 anos, ela tem 3 amigas, Beth, Maria e Katherine, se bem que a última ela tem lá sua reservas. No dia de seu aniversário, o pai que foi embora quando ela tinha 10 anos reaparece, o que deixa Ruby desnorteada. Ela passa a questionar sua relação com seus pais, suas amigas, tudo está muito complexo e confuso. Como se não bastasse ainda conhece Charles ,um novo carinha da escola, o que trará nada mais que problemas na opinião de Ruby.

(...) Katherine está de volta e joga para mim a Polaroid como se fosse um disco de praia:
– Visita pra você.
As feições começam a se revelar nas minhas mãos. Apenas preciso distinguir o vão entre os dentes para saber quem é.
Meu pai.(...)

Ruby se sente como rodeada por fantasmas sobre a relação dela com seu pai, pois ele simplesmente foi embora sem nenhuma explicação. De quando em vez, ela relembra os momentos que passaram juntos para tentar entender o que aconteceu, pois sua mãe não fornece nenhum motivo aparente, não neste momento. Com essa complicada relação que tem com o pai, acaba tendo medo de se realcionar com Charlie, e este faz tudo para estar próximo de Ruby e por fim conquistá-la.

(...)Estou desorientada. Charlie está inclinado sobre mim, de olhos fechados, cabeça ligeiramente para a esquerda. Vai acontecer. meu primeiro beijo! Fecho os olhos e espero. Quando os lábios se tocam, surge uma faísca. Um choque elétrico. Ou o que é?(...)

Conselho de Amiga é uma romance leve e descontraído, bem ao gosto do público juvenil. Conflitos, alegrias, tristezas, amizades, traições. Tudo o que o mundo jovem enfrenta, em uma que pode ser a melhor e a pior fase das nossas vidas. Mas nós sobrevivemos e Ruby será taxativa sobre isso.

cotonho72 03/09/2012

Conselho de Amiga - Siobhan Vivian - Editora Novo Conceito
Nesse livro temos como protagonista principal Ruby, uma garota que no seu aniversário de 16 anos recebe uma visita inesperada, seu pai Jim, que abandonou sua mãe e ela quando era pequena, esse fato deixa Ruby fora de si fazendo-a sair correndo da sua própria festa com um milhão de questionamentos na sua cabeça.
Ruby tem três amigas inseparáveis, Beth é sua melhor amiga e a mais influenciadora de todas, Maria é uma garota popular; pois sempre esta atrás dos garotos e gosta muito de uma fofoca e Katherine, a mais nova do grupo, jogadora de basquete, que fala o que pensa e tem alguns problemas semelhantes aos de Ruby. Ela não tem um relacionamento muito bom com a sua mãe, pois ela esconde muita coisa da sua vida para a filha, o que a deixa muito confusa.
Ruby durante uma festa acaba conhecendo Charlie, um rapaz bonito, que a cada encontro deixa-a mais encantada, mas ela tem um probleminha, além de despertar ciúmes de sua melhor amiga Beth, nunca beijou um garoto na vida e tem medo de se entregar pra ele.
Com uma trama cheia de descobertas adolescentes, com dramas familiares, a autora Siobhan Vivian nos mostra um romance com questionamentos sobre amizades que às vezes não são o que parecem ser, mas apesar do assunto interessante, a leitura não fluiu muito.

Rayra Mirelem 18/08/2012

Conselho de Amiga
Conselho de Amiga conta a história de Ruby, que em pleno aniversário de 16 anos é abalada com a visita inesperada de seu pai que a abandonou e nunca entrou em contato há 6 anos.

Então depois desse incidente tudo começa a mudar, desde o seu relacionamento com sua melhor amiga, até a chegada de Charlie. Não sabendo o que fazer, ela não sabe se segue o conselho de sua melhor amiga Beth e enterre seu passado, ou se ela procura seu pai, para tentar entender o porquê dele tê-la a abandonado.

"[...] Não são muitos os momentos da minha vida que valem a pena se fotografados. Mas agora que eu tenho uma máquina, bem... não há presente melhor.
- Mãe... – mas ela me interrompe bruscamente com um shhhhhh, antes que o tom de conversa se tornasse meloso. Somos muito antimelô." Pág. 11

Primeiramente não posso deixar de dizer que eu não gosto de livros teen, então só de ler a sinopse do livro sabia que não iria gostar.

Ruby, a personagem principal me deixou nervosa, além de chata, é sonsa e não consegue lidar com absolutamente nada sozinha. Suas melhor amiga Beth é outro personagem chato, que só sabia das conselhos e se intrometer na vida dela. Maria não teve muito impacto na minha opinião e Katherine, foi a que eu mais gostei, mesmo sendo, meio que odiada por Ruby. Charlie o namoradinho de Ruby era muito bonzinho, e eu também não gostei.

Eu gostei mais do outro livro da autora Não Sou Este Tipo de Garota.

O final deixou muito a desejar, ficou reticente e eu depois de ler o livro inteiro queria saber qual seria o rumo dos personagens, pelo menos o de Ruby.

Mesmo a autora escrevendo de uma maneira fácil de compreender e não fugindo muito da história eu não gostei do livro.

"Eu estava tão confusa. Parecia que eles só tinham tido lembranças felizes. Mas Beth disse que diários são como álbuns de fotografia. As pessoas não colam fotos feias. Só guardam as fotografias em que estão bonitos e contentes." Pág. 97

Miloca 26/08/2012

Ruby está completando 16 anos, tem a melhor amiga que poderia querer e duas outras amigas que dão para o gasto. Se dá bem o suficiente com a mãe para não ter muitas reclamações sobre ela.
No dia do seu aniversário, o pai – que deixou a família há 6 anos – reaparece e tira a vida de Ruby do prumo. Ela não sabe por que ele foi embora, mas não queria ele de volta, então sai com as amigas e torce para que ele suma de novo.
É o que parece ter acontecido até que alguns dias depois, enquanto escolhe fantasias para a festa de Beth – sua melhor amiga –, descobre um bilhete do pai pedindo um encontro. Esse bilhete estava escondido no bolso da calça de Beth.
Enquanto ela se pergunta sobre o motivo de sua amiga ter escondido o bilhete, também se pergunta por que o pai veio procura-la apenas agora depois de tanto tempo sem dar sinal de vida.
A única coisa boa nesse momento e que Ruby está descobrindo uma paixão por fotografia com a máquina polaroid que sua mãe lhe deu de presente de aniversário. Além disso, ela conhece Charlie – um carinha de outra escola que também adora fotografia e parece gostar dela.

A história é uma confusão só. Tudo gira em torno das conjecturas de Ruby sobre o quanto seu pai era ruim, como sua mãe não fala nada, que Beth não é a amiga que ela pensava que era, que Ruby devia demonstrar mais sua amizade por Maria e o quanto ela não gosta de Katherine...

Leia completa em: http://colecionadores-de-historias.blogspot.com.br/2012/08/88-conselho-de-amiga-siobhan-vivian.html

Endry 24/07/2012

Por Sonhos de princesa, Blog
Primeiramente, preciso dizer que esse livro é teen e que eu não estava com grandes expectativas com o mesmo. Posso dizer que a escrita da Siobhan é boa e que flue bem. Eu, realmente, fiquei com raiva da Ruby. Raiva porque ela segue fielmente as amigas, até algum ponto, que fique claro. Depois de um momento, ela começa a repensar um pouco, mas não discute se essa relação é sadia ou não. As amigas não são de todo mal, mas posso dizer que confundiram bem a Ruby. A Ruby é "depressiva", assim como a sua mãe. Tudo porque o pai dela as abandonou. E sim, morri de raiva do pai também. Ele simplesmente sumiu. A mãe de Ruby teve de criá-la sozinha e Ruby só tinha como porto seguro as amigas, já que a mãe se fechou para o mundo. Neste panorama é fácil culpar o pai, sofrer pela mãe e pela Ruby... Mas, algumas coisas acontecem, segredos são revelados... E as coisas realmente viram de cabeça para baixo na vida de Ruby. "Conselho de Amiga" não é um livro ruim, porém não está de acordo com o momento que estou vivendo, nem com o meu gosto literário de agora. Se eu tivesse uns 16, com certeza teria amado!

Mais em: http://sonhos-de-princesa.blogspot.com.br/2012/07/eu-li-conselho-de-amiga-siobhan-vivian.html

Tais Bruna 26/07/2012

Conselho de amiga
Um livro juvenil leve e descontraído ideal para adolescentes, pré adolescentes e todos aqueles que procuram uma leitura para passar o tempo e se divertir sem grandes expectativas a respeito de seu enredo.
"Conselho de Amiga" nos apresenta Ruby, uma jovem que está completando 16 anos e o seu aniversário será comemorado como todos os outros anos, em casa com a mãe e suas melhores amigas Maria, Katherine e Beth.
O que ela não imaginava é que nessa noite um convidado que ela não vê a muitos anos também apareceria, seu pai.

"Katherine está de volta e joga para mim a Polaroid como se fosse um disco de praia:
– Visita pra você.
Meu pai."

Enquanto tenta entender o que sente com esse reaparecimento inesperado e o que ele significa em sua vida, Ruby também enfrenta outros problemas como as constantes brigas com a sua mãe e a falta de confiança em uma das suas melhores amigas que parece esconder um segredo muito importante dela e por conta disso se torna cada dia mais distante.
Mais a vida de Ruby não é só de problemas e confusões, pois em meio a tudo isso ela acaba conhecendo Charlie, um garoto diferente e muito divertido que é apaixonado por bótons e fará não só ela como também os leitores darem boas risadas.

A narrativa é bem gostosa e flui rápido e os personagens secundários também são bem interessantes, porém senti que a autora não se aprofundou muito neles e em suas histórias e senti falta disso durante a leitura.
O livro é todo focado no drama de Ruby e seu pai e por isso todo o resto que poderia ser bem explorado acaba ficando um pouco de lado.
Mais mesmo assim "Conselho de Amiga" nos proporciona bons momentos de leitura e continua sendo uma boa indicação para quem quer apenas se divertir enquanto lê.