Conselho de Amiga Siobhan Vivian

Resenhas - Conselho de Amiga

patyalgayer 18/07/2012

Leia no blog: http://www.magicaliteraria.com/resenha-sorteio-conselho-de-amiga-de-siobhan-vivian/

Mesmo sendo um livro bom, Conselho de Amiga me deixou um pouco desapontada. Já tinha lido Não Sou Este Tipo de Garota, da Siobhan Vivian, e confesso que, por ter gostado tanto do livro, esperei demais do outro lançamento da autora… e, apesar de ter aquela narrativa simples e fluida presente na outra obra, a história de Conselho de Amiga não conseguiu me cativar.
Aos 10 anos de idade, Ruby viu seu pai sair de casa e abandonar a sua mãe e a ela sem nem ao menos saber o motivo da partida. Depois de 6 anos, quando Ruby já se acostumara ao fato de ter apenas sua mãe e suas amigas – Beth, Maria e Katherine – com quem contar, Jim reaparece em sua vida: ele vem em seu aniversário de 16 anos, de surpresa, causando um misto de emoções na garota, e desestabilizando todo o controle obtido em todos aqueles anos sem sua presença… com isso acontecendo em sua vida, e com a chegada de um novo garoto que mexeu com seu coração, Ruby vai precisar de verdade do apoio de suas amigas… mas será que todas elas são tão sinceras quanto fazem parecer?
Como eu disse anteriormente, a narrativa da autora continua sendo bem leve e fluida, fazendo com que as 224 páginas do livro passem bem rápido – li todo o livro em cerca de um dia! No entanto, a ordem cronológica não é seguida: a maior parte dos capítulos tratam da Ruby do presente, com 16 anos, mas alguns mostram o que aconteceu na época em que seu pai foi embora… este aspecto, em alguns momentos, dá uma confundida no leitor, que passa algumas linhas do texto sem ter certeza de quando a narrativa se passou! Fora isso, não há o que reclamar da narrativa em si. A história também é bem feita, mas achei um pouco teen demais – ao contrário de Não sou este tipo de Garota, que parecia uma boa leitura para todas as idades, este livro é provavelmente mais atraente para pré-adolescentes e adolescentes, que podem se identificar com as situações vividas pelas personagens. Outra coisa que me incomodou um pouco foi a constante enumeração de marcas de roupas, calçados, cosméticos… pra mim, isto sempre acaba dando um ar meio fútil ao livro, além de ser absolutamente desnecessário!
O trabalho da Novo Conceito com este livro como sempre foi caprichado, com materiais de qualidade, diagramação simples, mas boa de ler e uma boa tradução e revisão. A capa é bonitinha, mas não achei aquilo tudo… enfim, Conselho de Amiga é um livro bom, que serve bem ao propósito de divertir a proporcionar alguns bons momentos ao leitor, desde que este não tenha expectativas demais a respeito da obra. Dou nota 7 a ele, e recomendo a leitura, sobretudo a adolescentes, que provavelmente aproveitarão bem mais a história do que eu aproveitei!

Rayra Mirelem 18/08/2012

Conselho de Amiga
Conselho de Amiga conta a história de Ruby, que em pleno aniversário de 16 anos é abalada com a visita inesperada de seu pai que a abandonou e nunca entrou em contato há 6 anos.

Então depois desse incidente tudo começa a mudar, desde o seu relacionamento com sua melhor amiga, até a chegada de Charlie. Não sabendo o que fazer, ela não sabe se segue o conselho de sua melhor amiga Beth e enterre seu passado, ou se ela procura seu pai, para tentar entender o porquê dele tê-la a abandonado.

"[...] Não são muitos os momentos da minha vida que valem a pena se fotografados. Mas agora que eu tenho uma máquina, bem... não há presente melhor.
- Mãe... – mas ela me interrompe bruscamente com um shhhhhh, antes que o tom de conversa se tornasse meloso. Somos muito antimelô." Pág. 11

Primeiramente não posso deixar de dizer que eu não gosto de livros teen, então só de ler a sinopse do livro sabia que não iria gostar.

Ruby, a personagem principal me deixou nervosa, além de chata, é sonsa e não consegue lidar com absolutamente nada sozinha. Suas melhor amiga Beth é outro personagem chato, que só sabia das conselhos e se intrometer na vida dela. Maria não teve muito impacto na minha opinião e Katherine, foi a que eu mais gostei, mesmo sendo, meio que odiada por Ruby. Charlie o namoradinho de Ruby era muito bonzinho, e eu também não gostei.

Eu gostei mais do outro livro da autora Não Sou Este Tipo de Garota.

O final deixou muito a desejar, ficou reticente e eu depois de ler o livro inteiro queria saber qual seria o rumo dos personagens, pelo menos o de Ruby.

Mesmo a autora escrevendo de uma maneira fácil de compreender e não fugindo muito da história eu não gostei do livro.

"Eu estava tão confusa. Parecia que eles só tinham tido lembranças felizes. Mas Beth disse que diários são como álbuns de fotografia. As pessoas não colam fotos feias. Só guardam as fotografias em que estão bonitos e contentes." Pág. 97

Mila F. @delivroemlivro_ 20/10/2012

Mediano
Siobhan Vivian teve mais um livro publicado no Brasil: Conselho de Amiga (A little friendly advice, 2008). Autora do livro Não sou esse tipo de garota, traz em seu segundo romance publicado no país uma linguagem fácil e envolvente.

Conselho de Amiga, conta a história de Ruby, uma garota que ao completar 16 anos tem a visita inesperada de seu pai, Jim, após tê-la abandonado com sua mãe. É claro que Ruby não poderia recebê-lo de braços abertos como se nada tivesse acontecido. É revoltante alguém que sumiu do mapa aparecer sem avisar e querer ser bem recebido, principalmente quando esse alguém é seu pai, isto é, alguém que, definitivamente, deveria ter ao menos ligado, mandado uma carta, e-mail ou sms, sei lá!

Ruby é uma jovem desajeitada, e tem um grupo de amigas (Beth, Maria e Katherine) com quem compartilha histórias, além disso, Ruby não tem muito jeito com garotos e isso é preocupante. Beth acredita que seja trauma de homens justamente por consequência do abandono do pai.

Mas isso muda quando ela conhece Charlie, a relação entre os dois parece tão natural que Ruby não fica assustada ou aborrecida. Entretanto as coisas não são tão simples com seu boy. Sem contar que ainda tem o lance do Jim (pai dela) que ao contrário do que imaginou, continuou na cidade para vê-la. Vê-lo ou não vê-lo eis a grande questão. Pra completar o caos que inexplicavelmente se infiltrou na vida de Ruby, sua melhor amiga esconde um segredo que tem o poder de mudar toda a história. Como tudo já está de água a baixo, Ruby e sua mãe começam a se desentender. Muito. Mesmo.

É mais ou menos isso. A história não possui um enredo brilhante, mas a narrativa é tão agradável que você se deixa levar. Os personagens também não são lá essas coisas. Contudo achei esse livro um excelente passatempo.

Não conheço outros livros da autora, mas senti-me cativada pela narrativa mesmo sem considerar o enredo genial. E assumo que tenho muita curiosidade de ler Não sou esse tipo de garota [ótimas críticas]. Vale salientar, que não estou dizendo que o livro é ruim, pois não o achei ruim, só que eu não consegui me envolver com a estória, achei tanto personagens quando os sentimentos deles tão superficiais que não me emocionou. Em suma: não me identifiquei com o livro.

Não obstante, quem estiver a fim de uma leitura leve Conselho de Amiga é uma ótima pedida, pra relaxar e descontrair de leituras mais densas e pesadas [se é que me entendem].

Camila Márcia

Paloma Viricio 28/07/2012

Quer um conselho de amiga?
Por Paloma Viricio

Ruby é uma menina tímida, simples e um tanto perturbada quando a questão é relação familiar. Na festa de aniversário de 16 anos da jovem, o pai dela retorna após anos ausentes da vida da adolescente e da mãe. Mas, por onde será que ele andou? Por que ele teve que deixar a família? Quais as explicações para ter abandonado Ruby em uma singela manhã nebulosa? Ela recebe de presente materno uma câmera polaroide e a paixão por fotografia aflora na vida da garota.

Beth é a melhor amiga de Ruby, sempre conviveram desde os tempos infantis e andam juntas para cima e para baixo. Maria e Katharine, também fazem parte do grupo de amigas, só que Ruby não confia tanto nelas. Maria é um tanto descolada, está frequentemente confundindo as meninas com os relacionamentos amorosos instáveis dela. Já Katherine faz parte da ala esportiva e enfrenta muitos problemas familiares, mas diferente de Ruby ela sabe a essência dos mesmos.

Em uma festa, Ruby conhece Charlie, um adorável rapaz que pode despertar um sentimento mais forte na moça. Mas, pistas sobre a ausência do pai de Ruby começam a surgir e o passado força fazer-se presente. Será que ela pode confiar nas amigas para ajudar a solucionar esse mistério? E quando elas agem de forma não confiável? Será que Beth é realmente a melhor amiga da menina? Isso, você descobrirá lendo essa maravilhosa obra que prende o leitor e revela um final surpreendente.

A Capa do livro é muito bonita, simples e traz sensação de conforto e felicidade, mesmo essa não estando presente o tempo todo na trama. As páginas são amareladas e as letras confortáveis facilitando a leitura. A diagramação também está de parabéns, bem organizada e clara. Conselho de amiga é mais que uma singela obra voltada para o público juvenil, ele mostra como a vida pode nós colocar em situações difíceis e inesperadas, além de explorar as reações e atitudes que podemos ter diante dessas. Uma questão é certa: Se não podemos mudar o passado, devemos tentar construir um futuro diferente e agradável. Super indicado. Boa leitura.

O trabalho Quer um conselho de amiga? de Paloma Viricio foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Brasil.

Jackson 13/08/2012

Chato...
BLOG: http://www.blogmundodoslivros.com/

Uma história fraca, com personagens fracos, com tramas e subtramas fracas... O livro todo por ser resumindo na palavra fraca e em seus sinônimos, como fraqueza, ineficaz e mais uma porrada de outras palavras.

Quando mais jovem, Ruby viu seu pai sair de casa e abandonar sua mãe e ela sem nem ao menos saber o motivo da partida. Depois de alguns anos e já acostumada a ter sua mãe e suas amigas — Beth, Maria e Katherine — como sendo as únicas pessoas com quem pode sempre contar, seu pai, Jim, aparece de surpresa no seu aniversario de 16 anos, causando um misto de emoções e desestabilizando toda o controle obtido em todos os anos sem a sua presença... E ainda tem um novo garoto na cidade que vem mexendo com seus sentimentos. Ruby precisa de suas amigas mais que nunca, mas será que todas elas estão sendo sinceras?

O livro é bem parado e chato nada de interessante acontece até as últimas páginas. Ainda que monótono, o livro consegue tirar pequenas risadas dos leitores, porém nada que vá salvar o livro da chatice, principalmente com uma personagem principal como a Ruby, CHATA. Como já falei acima os personagens são todos chatos, mas ainda não consegui transmitir o que eu quero, eles sem “vida”, sem emoção, todos parecem todos só que com problemas diferentes. Deu para entender? Espero que sim!

As únicas coisas que salvaram o livro do total fiasco foi o motivo do pai de Ruby ter saído de casa, por que nesta parte da história deu até para sentir as emoções que a autora queria explorar, mas também não é tanta coisa assim para um livro de 224 páginas. O outro motivo é a narrativa que apressar do enredo chato e maçante fez como que eu concluísse a leitura deste livro em pouco tempo.

Eu recomendaria este livro para um público mais jovem, mais teen. Eu acho que eles se identificariam mais com as emoções da Ruby, o que eu não aconteceu comigo, se deu para perceber (rsrsrsrs). Por hoje é só e quero ver todo mundo dando suas opiniões sobre a resenha, beleza?

Carlinha 06/07/2012

Resenha Conselho de Amiga
É a primeira vez que leio uma obra da autora Siobhan Vivian e confesso que gostei, mas exite alguns pontos no livro que poderiam tornar a leitura um pouco mais supreendente. Siobhan Vivian também é autora do livro "Não sou esse tipo de garota" também lançado pela Novo Conceito.

A autora usou uma linguagem mais jovem no livro, utilizando de alguma palavras que são mais comuns entre adolescentes. É uma linguagem fácil de entender e de ser lida, tornando a leitura de fácil compreensão.

Siobhan colocou a personagem e suas amigas como uma garota qualquer, um garota comum, cheia de defeitos e frescuras. A história em torno do pai de Ruby foi longa demais. Sem contar na amiga Beth, que mais atrapalhava do que ajudava, se metendo na vida de Ruby e decidindo tudo por ela.

A história poderia ser mais bem desenvolvida, senti que faltou alguma coisa no livro, sei lá, algo mais supreendente. Acho que a autora poderia ter focado mais nas amigas de Ruby, já que cada uma tinha seus próprios nos conflitos, isso iria ser bem legal, poderia ter abordado cada tema separadamente. E o romance? Não deu para avaliar direito, tudo foi muito rápido.

A leitura decorre rapidamente, é um livro bom de ser lido, mais como potencial e capacidade de ser muito melhor. Enfim, quer tirar suas própria conclusões?

Raquel Machado 15/10/2012

Conselho de Amiga
Conselho de amiga hummm só por esse título já fiquei de orelhas em pé, porque como dizem por ai "se conselho fosse bom era vendido ne?" Enfim devo confessar que o livro infelizmente não me prendeu muito, apesar de ter uma grande lição de moral e algumas cenas engraçadas.

Ruby esta fazendo aniversário de 16 anos e sua festinha conta com sua mãe e suas três melhores amigas: Maria, Katerine e Beth porém um convidado muito especial esta para chegar, seu pai, que ela não vê há muitos anos. Qual a primeira reação de Ruby...sair correndo feito uma louca com suas amigas e deixar seu pai com cara de boboca na porta. Não sei como seria isso na vida real porque graças a deus não tenho esse problema, meus pais estão casados há mais de 20 anos e não sei como seria se não tivesse um deles. Mas ela sair correndo de lá feito uma louca, bom para mim foi um pouquinho demais, visto que ela não via o cara faz muito tempo, tudo bem que o susto pode ter sido grande porém para uma garota de 16 anos acho que a reação seria um pouquinho diferente.
E como se não pudesse piorar ainda suas amigas ficam colocando pilha nela por causa do pai dela dizendo que ele a deixou porque não a amava e coisa e tal...nada a ver. Eu mesma tive uma amiga minha assim há alguns anos atrás e nem por isso ficava pilhando ela que o pai dela a largou porque não gostava dela achei errado ponto falei.

Como se a volta do pai de Ruby não fosse drama suficiente para uma garota de 16 anos ainda temos um outro drama. Ruby acaba de conhecer seu primeiro amor um rapaz gentil que acaba ganhando seu coração aos pouquinhos, Charlie. Achei ele super fofo e as coisas que acontecem com ele e Ruby me agradaram bastante foram bastante convicentes e apesar de não ser um grande amor de suspirar ele foi fofinho a ponto de deixar Ruby com algumas dúvidas pois ela não esperava se envolver.

O que acontece depois enfim drama...drama...drama...claro que nem sempre as coisas saem como a gente quer ou deseja. E as vezes as coisas são duras, pois quem mais a gente confia acaba nos decepcionando de alguma maneira, agora as razões ou porques é que fazem a diferença.
Enfim porque as amigas de Ruby odeiam tanto seu pai?
Porque o pai de Ruby decidiu voltar justamente agora?
Em quem confiar?

Mais uma coisinha que eu queria comentar e que o livro acabou me lembrando muito meus tempos de colégio, eu também tinha minhas amigas inseparáveis com as quais chorava, cantava fazia armações bolava festinhas etc e tal. Acredito que essa seja uma parte fundamental da vida de uma adolescente não me arrependo em nada de ter tido elas e que posso dizer com todo orgulho que hoje +/- uns 10 anos depois ainda nos falamos conversamos e trocamos conselhos umas com as outras.

Lembro de minha mãe me dizendo que amigas não existem que são todas fingidas, mas sabe de uma coisa acho que cada pessoa é diferente todas tem suas qualidades e defeitos é ser amigo engloba isso você aceitar qualidades e defeitos do outro e saber respeitar o limite de cada um. Ai vai meu conselho de amiga para vocês!
Conselho de amiga acabou sendo bem mais que apenas um chick lit para mim e apesar de a história não ter me envolvido 100% digo com todas as palavras que foi muito bem descrita e lições de vida para ninguém botar defeito. Leiam e tirem suas próprias conclusões, com certeza o livro vai mexer com você nem que seja só um pouquinho.

Bianca Sampaio 22/11/2012

Em Conselho de Amiga, somos apresentados à Ruby, que está completando 16 anos e comemora seu aniversário com sua mãe e suas 3 melhores amigas. Ela não contava com uma visita surpresa, o reaparecimento de alguém que ela não vê há muitos anos, seu pai.
E começa o dilema da vida de Ruby. Enquanto ela tenta entender porque seu pai está ali, porque ele a abandonou, ela terá que lidar com outros problemas, como uma grande amiga de infância que parece esconder um segredo dela. Para amenizar a situação, aparecerá um carinha na vida de Ruby, sendo sua primeira experiência amorosa.
Um livro com dramas adolescentes, problemas familiares, descobertas amorosas e amizades. Entretanto, nada disso foi bem trabalhado. O relacionamento de Ruby com os pais não foi bem trabalhado, foi muito mal “resolvido” no final do livro; ela tem amigas tão chatas quanto ela que dão conselhos completamente nada a ver (por exemplo a quote aí embaixo); o romance não tem nada demais, foi só para dar uma quebrada em tanto drama.
“- Tá certo. Peraí. Se a gente vai continuar a falar disso, ninguém pode se referir a ele como pai de Ruby. Porque ele não é. Ele é um estranho.”
O livro tem alguns errinhos que passaram batido pela revisão, mas nada que atrapalhe a leitura. Não o li rápido, porque muitas vezes fiquei com raiva da chatice de algum personagem que abandonava a leitura por um momento, mas a narrativa até que flui rápido. Então, pra quem curte esse tipo de história, talvez seja uma boa pedida.

Tais Bruna 26/07/2012

Conselho de amiga
Um livro juvenil leve e descontraído ideal para adolescentes, pré adolescentes e todos aqueles que procuram uma leitura para passar o tempo e se divertir sem grandes expectativas a respeito de seu enredo.
"Conselho de Amiga" nos apresenta Ruby, uma jovem que está completando 16 anos e o seu aniversário será comemorado como todos os outros anos, em casa com a mãe e suas melhores amigas Maria, Katherine e Beth.
O que ela não imaginava é que nessa noite um convidado que ela não vê a muitos anos também apareceria, seu pai.

"Katherine está de volta e joga para mim a Polaroid como se fosse um disco de praia:
– Visita pra você.
As feições começam a se revelar nas minhas mãos. Apenas preciso distinguir o vão entre os dentes para saber quem é.
Meu pai."

Enquanto tenta entender o que sente com esse reaparecimento inesperado e o que ele significa em sua vida, Ruby também enfrenta outros problemas como as constantes brigas com a sua mãe e a falta de confiança em uma das suas melhores amigas que parece esconder um segredo muito importante dela e por conta disso se torna cada dia mais distante.
Mais a vida de Ruby não é só de problemas e confusões, pois em meio a tudo isso ela acaba conhecendo Charlie, um garoto diferente e muito divertido que é apaixonado por bótons e fará não só ela como também os leitores darem boas risadas.

A narrativa é bem gostosa e flui rápido e os personagens secundários também são bem interessantes, porém senti que a autora não se aprofundou muito neles e em suas histórias e senti falta disso durante a leitura.
O livro é todo focado no drama de Ruby e seu pai e por isso todo o resto que poderia ser bem explorado acaba ficando um pouco de lado.
Mais mesmo assim "Conselho de Amiga" nos proporciona bons momentos de leitura e continua sendo uma boa indicação para quem quer apenas se divertir enquanto lê.

Miloca 26/08/2012

Ruby está completando 16 anos, tem a melhor amiga que poderia querer e duas outras amigas que dão para o gasto. Se dá bem o suficiente com a mãe para não ter muitas reclamações sobre ela.
No dia do seu aniversário, o pai – que deixou a família há 6 anos – reaparece e tira a vida de Ruby do prumo. Ela não sabe por que ele foi embora, mas não queria ele de volta, então sai com as amigas e torce para que ele suma de novo.
É o que parece ter acontecido até que alguns dias depois, enquanto escolhe fantasias para a festa de Beth – sua melhor amiga –, descobre um bilhete do pai pedindo um encontro. Esse bilhete estava escondido no bolso da calça de Beth.
Enquanto ela se pergunta sobre o motivo de sua amiga ter escondido o bilhete, também se pergunta por que o pai veio procura-la apenas agora depois de tanto tempo sem dar sinal de vida.
A única coisa boa nesse momento e que Ruby está descobrindo uma paixão por fotografia com a máquina polaroid que sua mãe lhe deu de presente de aniversário. Além disso, ela conhece Charlie – um carinha de outra escola que também adora fotografia e parece gostar dela.

A história é uma confusão só. Tudo gira em torno das conjecturas de Ruby sobre o quanto seu pai era ruim, como sua mãe não fala nada, que Beth não é a amiga que ela pensava que era, que Ruby devia demonstrar mais sua amizade por Maria e o quanto ela não gosta de Katherine...

Leia completa em: http://colecionadores-de-historias.blogspot.com.br/2012/08/88-conselho-de-amiga-siobhan-vivian.html

AndyinhA 12/08/2012

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

Quando li o livro anterior da autora – Não Sou Este Tipo de Garota – esperava alguma coisa divertida e dinâmica, mas a personagem acabou se mostrando monótona e até um pouco repetitiva e de repente toda aquela luta e ideia do inicio do livro se perdeu. Por isso que ao ler esse já sabia que não ia ser assim algo tão diferente, já esperava por algo assim.

O problema deste livro foi o enredo: crise existencial, mãe que não conta a filha sobre quem é o pai, amigas que querem ser superiores e o pior – protagonista que quer que todo mundo resolva as coisas por ela. Nem vou falar muito dos pais da menina, e me focarei mais nas amigas, afinal este é o nome do livro. Não consegui gostar da protagonista, é chata, mimada, irritante e quer que alguém para resolver os problemas dela. Quase vive num mundinho que se sofre uma alteração ela fica sem saber o que fazer.

Para saber mais, acesse: http://ow.ly/cULBs

Tribo do Livro 23/07/2012

Primícias adolescentes
Resenha por Ver Sobreira
Os primeiros sentimentos, felicidades, emoções: as primícias da adolescência, é a historia de Conselho de Amiga, mas também sobre a dificuldade de encarar o divórcio dos pais, ou quando este se reverte e um dos dois volta para casa como se nada tivesse acontecido. Difícil. A estadunidense Siobhan Vivian, sabe bem retratar o mundo adolescente, prova disso é a história de Ruby, e outra para quem já a conhece Não sou este tipo de garota. Siobhan consegue chegar ao fundo dos vários conflitos da adolescência de forma simples, vai direto ao ponto.

Ruby está completando 16 anos, ela tem 3 amigas, Beth, Maria e Katherine, se bem que a última ela tem lá sua reservas. No dia de seu aniversário, o pai que foi embora quando ela tinha 10 anos reaparece, o que deixa Ruby desnorteada. Ela passa a questionar sua relação com seus pais, suas amigas, tudo está muito complexo e confuso. Como se não bastasse ainda conhece Charles ,um novo carinha da escola, o que trará nada mais que problemas na opinião de Ruby.

(...) Katherine está de volta e joga para mim a Polaroid como se fosse um disco de praia:
– Visita pra você.
Meu pai.(...)

Ruby se sente como rodeada por fantasmas sobre a relação dela com seu pai, pois ele simplesmente foi embora sem nenhuma explicação. De quando em vez, ela relembra os momentos que passaram juntos para tentar entender o que aconteceu, pois sua mãe não fornece nenhum motivo aparente, não neste momento. Com essa complicada relação que tem com o pai, acaba tendo medo de se realcionar com Charlie, e este faz tudo para estar próximo de Ruby e por fim conquistá-la.

(...)Estou desorientada. Charlie está inclinado sobre mim, de olhos fechados, cabeça ligeiramente para a esquerda. Vai acontecer. meu primeiro beijo! Fecho os olhos e espero. Quando os lábios se tocam, surge uma faísca. Um choque elétrico. Ou o que é?(...)

Conselho de Amiga é uma romance leve e descontraído, bem ao gosto do público juvenil. Conflitos, alegrias, tristezas, amizades, traições. Tudo o que o mundo jovem enfrenta, em uma que pode ser a melhor e a pior fase das nossas vidas. Mas nós sobrevivemos e Ruby será taxativa sobre isso.

Pablo Arcáry 20/06/2012

Resenha: Conselho de Amiga - Shioban Vivian
Ruby é uma garota divertida e que vive cercada por suas amigas e fiéis escudeiras. Beth é com certeza sua melhor e mais antiga amiga, Katherine é a típica garota rebelde que tem milhões de problemas com a família, mais especificamente com o pai, e Maria é puramente leviana, vive com o celular na mão pronta a atender um namorado qualquer.
No dia do seu aniversário de 16 anos Ruby recebe a inesperada de visita de Jim, que é ninguém menos que seu pai, o qual ela não via há muito tempo. Ruby fica desconcertada com a presença do pai e vai buscar abrigo no colo das amigas e de um garoto MUITO especial chamado Charlie.
Ruby só não esperava que as pessoas em que ela mais confiava pudessem traí-la. Restará a ela perdoar ou romper laços extremamente importantes. Mas essa decisão as amigas não poderão tomar por ela. Ruby devera decidir sozinha o seu futuro.

Se não dá para confiar em seus amigos, em quem confiar?

Que livro gostoso de ler. Shioban Vivian foi uma nova descoberta para mim. Já tinha lido várias resenhas sobre outro livro dela, Não sou este tipo de garota, mas nunca tinha lido nenhum livro dela. Conselho de amiga me surpreendeu totalmente. Adorei a narrativa dela e a capacidade que ela tem de fazer com que amemos as personagens envolvidas na história.

Ruby não é uma personagem chata, ela apenas se deixa ser controlada pelas amigas. As garotas decidem as roupas que ela veste, as festas que vai e até quem ela deve namorar. Tudo bem que isso é bem típico entre amigas, mas tudo em excesso acaba estragando. Ela é um pouco devagar para perceber tudo que está acontecendo em sua volta, mas é até bacaninha.

Duas personagens que me conquistaram foram Beth e Charlie. Beth é a melhor amiga, a confidente e uma espécie de porto seguro a quem Ruby recorre nos momentos de sufoco. Uma menina doce e superdivertida. Beth me cativou ao longo das páginas do livro. Já Charlie é um garoto incrível. Totalmente diferente dos outros namorados que vemos por aí nos livros. Apesar da timidez e de ser um pouco atrapalhado ele me pareceu super-romântico e também conseguiu me cativar durante a leitura. Realmente adorei esses dois personagens.

Eu gostei e não gostei ao mesmo tempo do final. Vou tentar explicar sem dar nenhum Spoiler. O final é interessante só acho que Ruby não soube julgar muito bem quem é que estava errado na história toda e acabou culpando gente que não tinha culpa de nada. O livro todo é muito divertido, faz bem o estilo Teen, mais especificamente o estilo Girl ao extremo. A maneira como Shioban descreve as situações fez com que eu imaginasse que o livro se passava na década de 80 ou 90 e não nos dias atuais. Independente do tempo as preocupações das garotas são as mesmas: O primeiro beijo, o primeiro namorado, o primeiro porre e é claro, ser feliz.

Resumindo: Shioban ganhou mais um fã, assim que der vou tentar ler outros livros dela. Super indicado para jovens de 8 a 80 anos.

Babih Bolseiro 18/07/2012

Conselho De Amiga
Problemas não devem ser guardados e deixados em um esquecimento superficial, pois um dia eles voltam com força total.

Ruby estava comemorando seu 16° aniversário com a mãe e suas amigas, Maria, Beth e Katherine, quando ele chegou. Jim. Depois de 06 anos sem aparecer, sem dar sinal de vida, o pai de Ruby surge como uma surpresa desagradável de aniversário. Apavorada, Ruby sai correndo. O pesadelo recomeça. Apesar dos conselhos daquelas que considera como melhores amigas, Ruby não consegue evitar as lembranças que surgem de um passado que começa a ser revirado.

Conselhos de amiga, são sempre bem vindos, ainda mais quando a pessoa sente que está perdida. Porém, basta uma omissão, uma mentira para que a amizade entre duas pessoas se desestruture.

Ao criar coragem e sair em busca de respostas, Ruby se depara com uma realidade totalmente inesperada. Entretanto, agora, além de suas amigas ela tem Charlie, seu primeiro e doce namorado.

Caros leitores, ler este livro me trouxe recordações da época em que tinha 16 anos e paixonites bobas. Em um primeiro momento, não tinha nenhuma expectativa quanto a obra, tendo em vista que já li "Não Sou Este Tipo De Garota", da mesma autora, e simplesmente detestei. Todavia, este livro é totalmente diferente, terminei a leitura com um doce sorriso nos lábios e com aquela sensação de leveza.

Apesar de alguns capítulos repentinamente fazerem menção ao passado de Ruby, a leitura e o entendimento do enredo não restam prejudicados. "Conselho De Amiga" é uma obra maravilhosa, simples e que aquece o coração, super indicada para quem acabou de ler algo forte e/ou trágico e procura uma história mais "leve" e agradável.

Para terminar, deixo um trechinho da obra que gostei muito:

"E, então, colo tudo no mapa, cobrindo um pequeno esboço de árvore que desenhei. Meus amigos são os galhos, mesmo a Katherine. Todas as fotos que tirei do meu pai e no estacionamento são folhas. Os bótons de Charlie são os frutos. Faço uma colagem. E, no centro de tudo, colo a foto que Beth tirou de mim no meu aniversário. Está suja de cera de vela e sorvete derretido, mas dá para ver que estou sorrindo".