Em busca de WondLa

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Mandy Porto 10/06/2012

Jacqueline 31/05/2012

Publicado originalmente em www.mybooklit.blogspot.com.br
Eva Nove tem 12 anos e vive em uma estação subterrânea, conhecida como Santuário. Na estação ela tem aulas de sobrevivência com uma robô - Mater - que a criou desde pequena.
Eva nunca viu outros outras pessoas como ela, e seu sonho é encontrar outro humano.

Mater não deixa Eva saiu da estação, por acreditar que a adolescente ainda não esteja pronta, porém, a situação muda quando o Santuário é invadido por um caçador. Eva é obrigada a deixar seu lar, e passa a viver na superfície. Em sua longa jornada, irá encontrar com estranhas criaturas, que jamais imaginou que pudessem existir.

"- Eu me sinto...tão...pequena (...) Tão...insignificante.
- Pequena, talvez (...) Insiginificante, nunca, Eva Nove. Nenhum ser vivo é insignificante." pág. 321"

Em busca de WondLa é encantador! O livro é narrado em terceira pessoa, e a história é tão envolvente que em nenhum momento a narrativa fica cansativa.
Tony criou um mundo diferente, cercado de criaturas interessantes e as ilustrações criadas por ele, nos auxiliam criando o cenário perfeito.
No começo da jornada de Eva, conhecemos o peculiar Andrílio, um caerulian que não fala a mesma língua que ela. Mas não pensem que isso é um grande problema, visto que estamos falando de um mundo com altas tecnologias, e sendo assim o simpático Andri carrega um dispositivo que traduz o que ele fala.
Outro amigo que Eva irá fazer em sua caminhada, é o Otto, um urso d'água que se comunica através da mente. Andri, Otto e a mãe-robô Mater, serão partes fundamentais na busca de Eva por WondLa.

Todos os personagens são perfeitamente construídos, e as suas pequenas "diferenças" dão todo o charme a história. O autor abusa da criatividade na criação dos personagens. Temos árvores que andam, tocaieiro-do-areal e pilares de sustentação que ganham vida.
A tecnologia é uma grande aliada para Eva. Temos o Onipod - um dispositivo que realiza uma captura como se fosse uma câmera fotográfica - que analisa o tipo de vida, dando informações sobre suas espécies. Mas as suas funções não param por aí, ele ainda ajuda na comunicação com Mater, e também realiza procedimentos médicos quando solicitado.

WondLa é como Eva se refere a uma foto encontrada no Santuário, que mostra uma criança, um robô e um adulto. Ela a chama de WondLa, pois as 6 letras são as únicas que estão visíveis.
A explicação sobre a foto só é revelada no final do livro, e o desfecho é surpreendente, além de ter me deixado super ansiosa pela continuação.
Uma ficção-científica altamente recomendada para todas as idades.

naniedias 14/05/2012

Em Busca de WondLa, de Tony DiTerlizzi
Eva Nova vive com Mater em um Santuário. O Santuário nada mais é do que um abrigo subterrâneo de onde Eva nunca saiu. Lá ela aprende tudo - até mesmo noções de sobrevivência na selva (através de hologramas), para que, um dia, possa ir para a superfície. Ela nunca viu outra pessoa e não entende por que Mater, sua mãe-robô, não a deixa sair, já que a menina já tem doze anos. Mater acha que Eva não está preparada, afinal de contas ela acabou de falhar em um teste básico de sobrevivência - ainda teriam alguns anos de treinamento.
Ao menos era isso que pensava, até que o Santuário é invadido por um caçador - uma estranha figura que parece estar atrás de Eva.
A menina foge, para tentar salvar sua vida. Agora, fora do Santuário, ela terá que encontrar alguma colônia de humanos para tentar continuar vivendo. Enquanto isso, o caçador não sairá de sua cola. Porém, ela contará com a ajuda de Mater, sua robô-mãe, de Andrílio, um caerulian e de Otto, um urso d'água, companheiros com os quais irá viver uma aventura de tirar o fôlego, capaz de encantar os leitores.

O que eu achei do livro:
WondLável!
Sim, eu inventei essa palavra, mas não consegui encontrar nenhum outra que conseguisse descrever o quanto eu me apaixonei por essa história incrível, maravilhosa, fantástica, imperdível, memorável, encantadora... e eu posso continuar enumerando qualidades aqui que nunca consiguerei alcançar "WondLável", que é tudo isso e um pouco mais!
Em Busca de WondLa ganhou uma fã! Ao abrir o livro "Em Busca de WondLa", prepare-se para entrar em uma aventura sem precedentes.
Tony DiTerlizzi (já conhecido por alguns pela série As Crônicas de Spiderwick, da qual ele é coautor e ilustrados; mas infelizmente ainda não conhecido por mim) é incrível! As ilustrações do autor são muito lindas e dão um encanto especial à história. Todas em duas cores (tons de cinza e tons de verde), ajudam o leitor a visualizar a história, embora, honestamente, Tony seja um excelente narrador e consiga descrever seus personagens e o ambiente à sua volta de maneira bastante perfeccionista. O livro é bastante descritivo, mas a escrita do autor, que narra seu livro em terceira pessoa, é bem simples e muito dinâmica - as quase quatrocentas páginas passam em um piscar de olhos. Eu queria que a leitura durasse ainda mais e tentei ler poucas páginas para poder passar mais tempo em companhia de Eve, Mater, Andri e Otto, mas é tão viciante que eu não consegui largar e meu intuito foi por água abaixo - terminei a leitura do livro bem rapidinho.
Falar sobre o enredo é complicado, por causa de spoilers. Qualquer coisa que eu fale pode estragar as surpresas que o autor vai revelando aos pouquinhos durante a aventura. Devo dizer que achei incrível o final do livro e algumas das revelações feitas! Aliás, o livro acaba com um gancho maravilhoso para os próximos volumes, mas ainda assim tem uma finalização bem feita. Em Busca de WondLa não poderia ser um volume único, mas o autor conseguiu escrever um desfecho muito satisfatório, embora deixe os leitores doidos pelas próximas aventuras (aliás, acho que é essa mesma a intenção, né?!).
O livro tem um mote de ficção-científica que eu adoro encontrar em histórias! Novas tecnologias, novos seres, uma nova realidade. Tudo isso envolvendo uma aventura muito bem desenvolvida, com personagens encantadores. E apesar de ter criado várias coisas "novas", WondLa não é uma delas. Não é o nome do mundo, não é o nome de uma máquina, nem de uma pessoa. Eva encontra em sua casa um papel estragado (em vários sentidos, já que a figura não se mexe e está apagada em vários pedaços) que a deixa encantada. Na foto ela vê uma criança, um robô e um adulto com um chapéu de abas largas, os três parecendo bem felizes (o que ela desejaria muito, já que nunca teve contato com outros como ela) e na foto ela pode ler seis letras "WondLa", as demais estão apagadas. E é por esse nome que ela passa a se referir a esse artefato (no botão de spoiler abaixo, conto o que eu achava que era o artefato, embora não revele o que ele de fato é).
Eu fiquei muito satisfeita com a edição da Intrínseca - que lançou com a mesma capa do original (embora tenha escolhido colocar a citação de Rick Riordan, originalmente no segundo livro da série, no lugar da de Suzanne Collins, o que para mim foi muito mais interessante, já que adoro Rick Riordan e ainda estou conhecendo Suzanne Collins) e com todas as ilustrações do original em duas cores - um trabalho muito lindo! Alguns tropeços na revisão do livro, o que incomoda um pouco, mas não tirou o brilho dessa história maravilhosa (espero que a editora refaça a revisão em uma segunda edição).
Um dos melhores livros que já li na minha vida, "Em Busca de WondLa" é uma história incrível, com personagens maravilhosos e escrito de maneira magistral! Para agradar crianças, adultos, caerulians e até mesmo robôs.
Assim como Rick Riordan, eu mal posso esperar para ler os próximos livros e descobrir mais sobre Eva, Andrílio e o mundo no qual eles vivem!

PS: Como colocar defeito nesse livro? Quase não tem como. Tirando os pequenos e poucos erros de revisão, o resto é perfeito: da história à edição!
O maior problema na revisão do livro, a meu ver, está logo numa das primeiras páginas, onde o autor fala da "WondLa-Vision", um recurso de realidade aumentada disponível no site da série (clique aqui para acessar - http://wondla.com/home/). A brincadeira é muito divertida (claro que eu testei) e quando você utiliza as três chaves contidas no livro, o mapa interativo mostra toda a jornada de Eva Nova e seus companheiros por Orbona.
Qual o problema da versão brasileira? Os números de páginas não foram atualizados! Ainda bem que o autor explicava em um vídeo disponível na página da série quais eram as ilustrações e aí eu pude encontrá-las para curtir o WondLa Vision.
Portanto, leitor, quando ler na página 5 do seu livro a informação sobre o WondLa Vision dizendo para utilizar as ilustrações das páginas 123, 277, 433 (antes de procurar o que tinha nessas páginas, eu já sabia que estavam erradas - já que o livro não tem 433 páginas), saiba que elas estão na verdade nas páginas 113, 237, 361. Divirta-se com a história, com o mapa interativo e com o jogo que pode ser encontrado na página da série (é um jogo de encontre os erros, mas como é com as imagens que abrem cada capítulo, não acho que seja uma boa ideia jogá-lo antes de ler o livro).

PS2: Descobri que existe um site para a série em português! No site da série em português (clique aqui para acessar - http://www.wondla.com.br/) você encontrará uma errata da editora explicando o equívoco e também o link para ativar o WondLa Vision. A página da série em português também contém um link para a leitura gratuita do primeiro capítulo do livro.
Acho que agora é certeza que em uma segunda edição, a editora consertará esse erro de numeração.

Nota: 10
Dificuldade de Leitura: 6

Leia mais resenhas em www.naniesworld.com
Vini 30/01/2013minha estante
Esse livro parece realmente bom, e vou comprá-lo com certeza! Tinha dúvidas no começo, mas agora, depois de ler a resenha, as dúvidas simplesmente foram embora com o vento :D

naniedias 30/01/2013minha estante
Vini, eu adorei o livro e mal posso esperar pela continuação :) Indico para quem gosta de ficção-científica e para quem curte livros infanto-juvenis ^^

Muito bacana o livro!

1 | 2 | 3 | 4 | 5