A Escolha

A Escolha Nicholas Sparks

Resenhas - A Escolha

Patricia 11/05/2021

Sempre começo um livro do Nick esperando pelo pior (porque será né?!). Confesso que dentre os vários livros que já li do autor, esse não foi um dos melhores, mas não deixa de ser um livro bom e emocionante. É livro que tem seus prós e contras (mais prós do que contras).

Dayane| @portas_de_papel 18/01/2024

A escolha
Neste livro vamos conhecer o Travis e a Gaby.
Ele um bom vivant , adora velejar , estar com os amigos andar de moto e praticar esportes radicais , vive em uma pequena cidade do interior com seu cachorro Moby.
Ela, acaba de se mudar para a casa ao lado , médica assistente , vida metódica e super organizada , mora com sua cadelinha Moly.
O destino dos dois vão se encontrar quando a Moly fica grávida e para Gaby só existe um culpado o Moby, então ela decide tirar satisfações com o Travis e é aí que eles realmente se encontram pela primeira vez.
Neste livro os personagens terão que fazer escolhas que mudarão o rumo do destino.
Um romance água com açúcar , cheio de ?clichesinhos apaixonates para se emocionar.

Nike 18/02/2022

a escolha
a escolha é um livro lindo e que tem uma história digna de filme até por que o altor meu Deus todos os livros dele fazem sucesso não é atoa que já ganhou vários prêmios mais enfim amei o livro e a leitura flui livremente então vc acaba terminando o livro em poucos dias ???? perfeito ?????

Tha 14/09/2021

Me surpreendi com o desenrolar dos fatos, estava esperando um dilema e veio outro completamente diferente! Meu primeiro livro do nickizinho, transbordou sensibilidade.

Val 09/08/2020

Bom.
Romance bom. Porém, nada que não estejamos acostumados a ler. Pelo menos é melhor que o filme.

Leitora Viciada 14/09/2012

Outra escolha acertada da Novo Conceito. Trocadilhos à parte, esse é um excelente livro feito sob medida para as pessoas mais sentimentais e sensíveis. De uma forma geral um texto envolvente, simples e ao mesmo tempo muito gracioso.
Na simplicidade do cotidiano, em detalhes de vidas e pessoas comuns e em cenários aparentemente sem importância, Nicholas Sparks parece fazer mágica e transformar tudo isso numa história bastante especial.
O autor cria com facilidade extrema simpatia por todas as personagens, mostrando o quanto a vida de cada um é única. O leitor sente que a história poderia ser a sua, devido à forma natural em que Nicholas narra a história, emociona e toca o coração de qualquer leitor.
Alguns podem se emocionar mais que outros, enquanto uma minoria pode apenas pensar que terminou um bom livro, mas isso é inegável: Nicholas tem a sua fórmula pronta, perfeita e inabalável; por mais que ele utilize os mesmos esquemas e fatores para criar e desenvolver seus enredos, ele sempre consegue presentear seus leitores com uma nova história, atraente e charmosa história, como todas as outras. Mesmo percebendo que os ingredientes são os mesmos, não consigo deixar de admirar seu talento e A Escolha de certa forma me pareceu melhor desenvolvido que outros livros que li do autor.

A capa, apesar de possuir uma foto bonita e simbolizar os encontros do casal no deque (0nde tudo começa), não os retrata fielmente – aparentemente falando. Na verdade, a cena é mostrada várias vezes no livro, mas o casal em nada se parece com este. Gabby, por exemplo, possui lindos cachos ruivos (mas o vestuário combina com ela) e Travis se veste de maneira esportiva, quase como um surfista e é bem atlético.
O ponto forte da capa, além de reproduzir um cenário importante, está no pássaro entre o nome do autor e o título do livro. Quem lê compreende o simbolismo e sabe o porquê desse detalhe, embora o destaque fique para os cães, um pombo foi o convidado especial.
Como sempre, sou repetitiva, eu sei, o trabalho gráfico e editorial da Novo Conceito está perfeito para mim.

O livro é dividido em duas partes, sendo a primeira mais longa que a segunda. No entanto, é na segunda que encontrei a intensidade e me emocionei. Ao ler a primeira parte, pensei que o livro seria apenas mais uma boa história romântica, com cenários de tirar o fôlego e casal cativante, mas me enganei ao chegar à segunda parte.

Antes de tudo temos um prólogo com o momento atual, depois uma primeira parte com catorze capítulos sobre o passado e a segunda parte com oito capítulos onde retornamos ao presente e o epílogo para fechar com chave de ouro.

Na primeira parte conhecemos as personagens: Travis, um homem atraente, que adora esportes radicais e viver a vida intensamente. Nunca consegue ter um relacionamento durável e mora na mesma cidade onde nasceu e possui um cachorro chamado Moby. Além de seu trabalho com o pai e passeios divertidos, ele possui três grandes amigos que sempre o visitam e levam juntamente suas mulheres e filhos.
Gabby se muda para a casa ao lado de Travis para estar mais próxima do namorado que parece nunca estar presente em sua vida e, embora trabalhe num local movimentado da cidade, sente-se sozinha e sem amigos, tendo apenas a companhia de sua querida cachorra Molly.
E a partir de um desentendimento que tem como fator principal seus cães, Travis e Gabby se conhecem. A atração entre eles é inevitável, embora eles sejam superficialmente muito diferentes um do outro e Gabby comprometida com Kevin.
Os opostos se atraem e a primeira parte do livro serve para conhecermos o histórico de cada um, até mesmo das personagens secundárias, como o casal de conhece e se apaixona.
Logo na primeira parte, um deles precisa fazer uma escolha importante.

Eu pressentia que o autor guardava algo emocionante, porém não imaginava o que seria. Não imaginaria que dentre tantas escolhas, uma delas seria o drama central (mentira, era o que eu esperava, afinal é só refletir sobre o título do livro), mas não esperava que fosse tão forte. Estava desprevenida e parei em choque.
Nicholas me fez retornar ao passado de minha vida e relembrar de uma das semanas mais duras que sofri. Só que não revivi minhas lembranças apenas. Retornei ao passado para refletir e me colocar na pele de outra pessoa, momento inédito para mim. Foi duro e isso me fez agarrar o livro com força e correr as páginas para saber o final.
Na segunda parte, mais curta e muito mais densa, outra escolha precisa ser tomada.

Apesar de eu imaginar como seria o desfecho, confesso que o autor soube criar um clima de suspense, elevá-lo a um grande clímax e mantê-lo até o último instante possível. Admirável essa artimanha, já que eu esperava apenas um livro romântico com uma pitada de drama, mas encontrei suspense também.

Fechei o livro, repensei a situação parecida que vivenciei, e não pude parar de pensar em como o Nicholas faz isso: nos apresenta fatos e pessoas comuns e mexe com o coração de quem lê. Como ele busca na simplicidade da vida os mais profundos sentimentos e dilemas da alma humana?
Adorei três personagens, o casal Travis e Gabby, claro e a irmã de Travis, Stephanie. Com sutileza e sem roubar a cena do casal, ela tempera a trama com bons diálogos e boas cenas.
Uma observação: adorei os cães! Eles refletem as personalidades de seus donos, eles são importantes e trazem alegria à história. Amei os cachorros e percebi o quanto a Novo Conceito arrasou na criação do kit do livro!

Recomendo esse livro para quem gosta de cenários apaixonantes e claro: muito romance. A primeira parte é toda focada no lado romântico e na relação entre Gabby e Travis.
De início, alguns leitores, como eu, podem achar a história um pouco entediante. Você pensa em como a relação deles surge, cresce e envolve o leitor, mas fica imaginando que falta algo ao livro. Fica imaginando que parece que o romance não vai a lugar algum. Pensa quando algo de diferente irá surgir.
Por isso eu recomendo: paciência, pois vale a pena esperar.
E o autor não faz isso para engrossar o livro, de forma alguma! Ele precisa realmente mostrar e provar o quanto o amor e respeito entre eles evoluem; o quanto o envolvimento é profundo e como o elo forte entre os dois nasce.
Nicholas precisava criar este vínculo entre o leitor e o casal. Precisava criar uma enorme ligação e simpatia tanto com Gabby quanto com Travis. A primeira parte não serve apenas para eles se apaixonarem; ela foi escrita para o leitor se apaixonar por eles!

E ao seguirmos para a segunda parte, levamos um susto. Sem poder comentar sobre esses capítulos, digo que ao chegar ali o leitor compreende o porquê da primeira parte, o motivo do autor reforçar as personalidades de Gabby e Travis, a trajetória do casal e tudo que foi anteriormente mostrado. Precisamos disso, não apenas para sofrermos a comoção necessária devido ao apego a eles e sua história, mas também para notarmos a mudança drástica na vida e rotina de todos ao redor. E que tudo depende de uma escolha essencial, um peso, uma prova de amor única. Uma mensagem linda num livro simples.

+ resenhas em www.leitoraviciada.com
Lucia Sindeaux 15/09/2012minha estante
tem algum livro do nicholas sparks que não é sucesso? Meu ator favorito, eu ja li algumas resenhas sobre esse livro e realmente quero muito ler. ótima resenha, beijos!

Day 16/09/2012minha estante
Fiquei encantada com a resenha e me deu vontade de ler mais este livro, ainda irei lê ele.
Parabéns pela resenha, ficou muito boa.

Fátima Menezes 16/09/2012minha estante
Não parece o enredo mais criativo que o Nicholas já criou, além de que há muitas opiniões divergentes sobre esse livro. Ainda assim, bem, não deixa de ser uma obra do Nicholas Sparks. E cenários diferentes são sempre legais. :D

Elis 16/09/2012minha estante
Sua resenha ficou muito boa Tati, está bem elaborada e me deixou com vontade de ler, mas em breve eu lerei.

Manuella_3 17/09/2012minha estante
Tati, sua resenha é muito bem feita. Deu vontade de ler o livro e saber como essa história se desenrola e como acaba. Me seduziu.

Jairolenz 06/10/2012minha estante
Nunca li Nicholas Sparks e me senti tentado a ler esse. Fiquei curioso sobre quais escolhas os personagens devem tomar!

Tania.Cruz 18/11/2021

Bonitinho
Não há muito o que dizer sobre esse livro. Ele é bom, mas poderia ser menos dispendioso, toda história poderia ser contada com metade da quantidade de páginas e seria até mais interessante.

Veh 29/01/2021

Um romance pra quem gosta de doguinhos
Nada como um romance bem Nicholas Sparks pra aquecer o coração. Neste romance, o autor traz duas pessoas bem opostas, uma vive a vida fazendo tudo o que tem vontade enquanto a outra tenta seguir o manual para atingir as expectativas que sente que seus esperadas pela sua familia e sociedade. Porém possuem um ponto em comum: o amor aos cães. Sendo vizinhos os encontros são recorrentes (e algumas discussões também) mas chega um momento que eles tem que largar o osso e lidar com a atração que sentem um pelo outro.
É uma história bem emocionante (principalmente na parte final) porque o Nicholas sempre consegue fazer a gente se apaixonar pelo casal e ter um certo carinho por eles, o que faz com que as reviravoltas sejam ainda mais tensas. Acho incrível como ele faz de um romance água com açúcar a princípio algo tão grande e simbólico, que toca o coração de qualquer um que pegue pra ler. Só não dei 5 estrelas porque queria que o livro tivesse mais cenas do casal principal, acho que eles mereciam mais, mas apesar disto uma leitura muito fluida. Apenas triste por que agora fiquei com vontade de ter um romance assim tambem :(

Gabi 30/05/2020

É uma história cheia de emoção, curiosidades a cada capítulo que passa, algumas passagens que podemos pensar em nossa própria vida. Um livro que ter o amor e a esperança como pontos principais entre os personagens. Uma leitura gostosa e fluída!!

Matheus Braga 30/05/2012

A Escolha - Nicholas Sparks
Hey galera, tudo bem?

Tio Nich é aclamado por escrever os mais lindos romances da atualidade, contendo sempre uma lição de vida que em muitos casos superam a realidade. Contudo, mesmo o livro sendo bem escrito e com um enredo interessante, eu esperava muito mais de um livro escrito por um autor deste calibre. Principalmente porque esta foi a primeira obra dele que li.

Travis Parker é o famoso tipo mulherengo/aventureiro/CheiodaGranaComUmaCasanaPraia e leva uma vida sempre ao extremo, praticando esportes radicais. Contudo, nos é apresentado também uma outro lado deste personagem, o do Amigo/Companheiro/AdoraCães, fazendo com que o leitor saiba que mesmo ele sendo irritante, é uma boa pessoa. Ao oposto temos Gabby, uma assistente médica de 26 anos que prefere ter uma vida estável ao lado de sua cadela, Molly (a melhor personagem do livro *__*). Tudo começa quando Travis está dando um churrasco para seus amigos e decide prolongar sua noite um pouco mais ao som de Rolling Stones e Gabby invade seu quintal e começa a gritar que o cão de Travis havia engravidado Molly e que a culpa era do dele. #MomentoALokaO_O. Não sabiam eles que aquele momento seria o inicio de uma história de amor onde suas escolhas iriam repercutir não só em suas vidas, mas na de todos ao seu redor.

"- Eu sempre vou te amar - disse ele, buscando palavras adequadas para confortá-la, sem conseguir encontrá-las.
- Eu acredito em você - sussurrou ela. Ela passou o braço entre o de Travis e apoiou a cabeça no ombro dele. - É por isso que estou aqui."
Pág. 221

Não é que eu não goste de histórias de amor, mas é que algumas delas parecem fugir muito da realidade ao ponto de você começar a achar que é tudo como nos contos de fadas. Não sei se eu dei azar com esse livro ou se o Nicholas que não conseguiu contar a história de duas pessoas de maneira a atingir a todos os públicos, só sei que esperava muito mais desta obra. Apesar de bem escrito e de conter personagens bem construídos, algumas situações e diálogos são meramente para "encher linguiça".

Não posso dizer mais nada sobre história pois isso estragaria a surpresa de muita gente, mas estejam preparados pois mesmo não surtindo efeito em mim, sei que muitas pessoas irão se impressionar/ChorarLitros com alguns acontecimentos presentes na narrativa. Mas como disse acima, Nicholas conseguiu tranformar tudo em contos de fadas.

Que fique claro que esta é a minha opinião e que ela não expressa a verdade absoluta sobre o livro, tanto que muitas pessoas amaram a história e acharam que esse era um dos melhores livros do autor.

Abraços,
Matheus Braga
Lu 05/09/2012minha estante
Eu li o Noites de Tormenta e também não vi nada demais. Continuo sem entender o bafafá em torno de Sparks. Mas gostei da resenha e dos argumentos. Parabéns!

gio 08/09/2012minha estante
Olha, sou "fã" do Nick, e se quer saber, ele tem seus altos e baixos. Se quer um livro realmente bom dele, leia O Diario de Uma Paixão ou Querido John, até mesmo A Ultima Musica, mas ele tem seus "tropeços" como O Melhor de Mim, Noites de Tormenta e pelo que vejo na sua resenha (pretendo começar hoje) A Escolha também.

patita 29/03/2013minha estante
Concordo com a Lu.

Van 23/12/2015minha estante
Concordo com você, o contexto sobre a escolha é bom, mas a forma como ele colocou, ficou muito surreal.

Gleyce.Swellen 09/06/2020

Uau
Neste livro você passará por inúmeras emoções, é daqueles que você prende a respiração e espera que tudo fique bem no final.

skuser02844 31/10/2022

Perfeito
Livro perfeito.
Achei que seria uma coisa e aconteceu outra e depois outra bem diferente do que eu imaginava.
Esperava um final típico triste do sparks e me surpreendi.
Adorei

@fugiprascolinas 20/09/2022

Tá a fim de chorar lendo um livro? Se sua resposta for sim, leia A Escolha, de Nicholas Sparks.
Em geral minha zona de conforto são livros sobre cr1m3s, suspense, terror. Sair dela é ler uma história de amor e o motivo é justamente porque eu morro de chorar com elas ?
O livro conta o envolvimento romântico entre Travis, um solteirão aventureiro, e Gabby, uma moça que mudou de cidade para ficar mais próxima do namorado que não dá sinais de querer progredir na relação. Acontece que não é do romance proibido, que vem o gat1lho emocional, mas sim, de algo totalmente inesperado que leva alguém no livro a ter que tomar uma decisão dificílima que eu não vou falar aqui, para não estragar a experiência de ninguém, mas que com certeza te faz refletir sobre o que faria estando na mesma situação.
Quando faltavam cerca de 30 páginas para o fim do livro, precisei colocá-lo na geladeira por uma semana para conseguir terminar, porque realmente eu fiquei extremamente comovida com a história. Ah! E ele tem adaptação cinematográfica, que ainda não criei coragem de assistir ?

Mari 10/07/2020

Belo e sensível!
Como pode-se ver pela sinopse, temos um casal que demora um pouquinho pra acontecer. Gabby é nova na cidade de Beaufort e está buscando novos caminhos para sua vida, em que suas escolhas sejam prioridade e não as de outras pessoas. Gabby também está em um relacionamento, esperançosa de que passará ao status de noiva e posteriormente esposa em breve.

Quando Gabby e Travis, seu lindo e atraente vizinho se conhecem, é de uma forma inusitada, um encontro provocado por um tópico em comum - seus cachorros. O primeiro contato entre eles não é dos melhores, com Gabby reclamando muito sobre o quanto Travis não estava atento ao comportamento de seu cãozinho. Apesar disso, o rapaz se mantém educado e tentando ser um bom vizinho, gentil e prestativo.

Obviamente, os encontros se tornam inevitáveis e, por algum tempo, continuam a ser complicados, até que ambos decidem se "conhecer de novo". Novas apresentações, um novo aperto de mão e uma mudança total na relação dos dois. Sendo bons vizinhos, depois amigos... até que algo mais acontece (quem poderia imaginar, né?) e novamente as coisas se complicam: quem Gabby irá escolher? Seu namorado de tantos anos, com quem planeja se casar, ou sua nova paixão?

Tudo isso é apresentado na primeira parte do livro, que compreende meses do ano de 1996. Na segunda parte, temos um salto no tempo e um novo cenário, quase todo focado nas escolhas e na rotina de Travis, agora em 2007. Não posso contar muito, pois seria um grande spoiler, mas o que posso dizer é que Travis está diante de uma situação muito complicada que exigirá o melhor dele enquanto marido e pai e implica em decisões muito importantes para o futuro de sua família.

"A escolha" foi um livro que ficou abaixo de outros dele, na minha opinião. Apesar de eu ter me apegado ao casal e de a história ter me arrancado umas boas lágrimas na segunda metade, achei a trama mais lenta e não muito instigante, diferente das características de "Um porto seguro", por exemplo, que é meu favorito do autor.

Ainda assim, preciso dizer o quão bonita e inspiradora é a história. As escolhas difíceis que Travis e Gabby tiveram que fazer ao longo de todo o livro foram, pouco a pouco, moldando um amor lindo e muito forte, uma conexão única entre eles que com certeza dá ao leitor uma sensação boa de esperança e fé no amor.

| Resenha completa no Blog Biblioteca Particular |

site: https://bibliotecaparticular.home.blog/