Pandemônio

Pandemônio Lauren Oliver

Resenhas - Pandemônio

Iara Mendes 30/12/2013

Se no primeiro livro da série, Delírio, eu só me empolguei no final, isso só podia ser um aviso de que o segundo livro seria bom. E foi.
Pandemônio se inicia a partir do fim do primeiro livro, em um momento eletrizante e decisivo para a vida da personagem principal, Lena. Todo o desenrolar da trama vai depender desse primeiro acontecimento, onde Lena consegue cruzar a fronteira da Selva. Mas a fuga não foi bem sucedida, Alex teve de se sacrificar em prol da liberdade de Lena.

O livro é dividido em duas partes o Antes: quando Lena está perdida na Selva, vagando sem saber onde está. E o Agora: quando Lena já se restabeleceu e está infiltrada em uma associação de Nova York conhecida como ASD (América Sem Deliria), que é liderada por Thomas Fineman. A missão de Lena é se aproximar de Julian Fineman (filho de Thomas), e isso ocorre em uma reunião da ASD, quando Lena é sequestrada junto com Julian. O que rende muitos capítulos na trama.

Lauren Oliver consegue trazer para a estória, emoção e ação que na minha opinião não teve no primeiro. Pandemônio é emocionante, apesar de algumas passagens do Antes serem bem chatinhas, mas é necessário para entendermos como ela chegou onde está. Além disso, Lena está mais forte, determinada e sagaz. Sabe o quer e faz o que for preciso pra conseguir. E os novos personagens da trama, são um ponto forte também, com seus passados de fardos pesados superações, assim como Lena, não sabem o que lhes aguarda no futuro.

Super indico o livro, valeu cada dia de espera pela continuação. E o fim é emocionante, um pouco clichê. Mas o que é a vida sem os clichês né?! Já estou ansiosa pelo próximo.

site: http://entrereaiseutopias.blogspot.com.br/2013/08/resenha-pandemonio-quotes.html
Larissa3149 02/05/2019minha estante
Clichês ??

Bela 23/12/2013

Muito bom, mas clichê
Pandemônio. Autora: Lauren Oliver. Editora: Intrínseca. Páginas: 301.
Cuidado, pode conter spoiler do livro anterior, Delírio.
Terminei o primeiro livro e fui direto para o segundo, estou tentando continuar as séries que comecei, tem várias que tenho aqui, mas ainda não continuei oO
Lena consegue fugir e evitar sua cirurgia. Então ela corre através da selva como Alex lhe disse para fazer, até que desmaia e é encontrada por um grupo de inválidos. Assim, ela passa seu luto e vai descobrindo uma nova forma de vida, onde cada um tem uma história de sofrimento que deixou para trás, junto com suas antigas identidades. Ela descobre que também precisa deixar coisas para trás para que possa continuar, pessoas... Alex... E, apenas quando ela conseguir, estará pronta pra ajudar sua nova família, e lutar contra seus verdadeiros inimigos, que durante tantos anos foram sua segurança e estabilidade.

"Em um mundo sem nenhum amor, é isto que as pessoas são umas para as outras: valores, benefícios e encargos, nada além de números e dados. Nós pesamos, quantificamos, medimos, e a alma é esmagada até virar pó."

Dessa forma, ela vai para Nova York, essa mudança é perceptível e esquisita. Lendo o primeiro livro, eu não conseguia imaginar que houvessem outras cidades nos EUA, era como se tudo fosse Portland e depois Selva. Lá, sua missão é se infiltrar na ASD (América Sem Delíria) e acompanhar tudo o que eles fazem, não lhe contaram mais nada.
O livro alterna capítulo entre o Antes e o Agora, o passado em que esteve na Selva e sua adaptação a sua nova posição de inválida e o agora, onde ela se tornou parte da Resistência. Mas eu achei esse livro um tanto quanto previsível, o enredo da história é muito bom e claro que não tem como saber tudo que vai acontecer, mas o final já é esperado, ou pelo menos eu já esperava, já não estava muito convencida com o final do primeiro livro... XD

site: http://coisasdebelaa.blogspot.com.br/

Ana Flavia 27/11/2013

Resenha: Pandemônio-Lauren Oliver
Hoje vim postar a resenha do segundo livro da saga Delírio, Pandemônio. Eu não sabia qual era o significado da palavra pandemônio, então fui pesquisar. Pandemônio significa desordem, bagunça, então o título se relaciona com inúmeras situações do livro. É meio difícil fazer a resenha desse livro sem dar spoiler, mas vou resumir.
Então, depois de Delírio a vida de Lena passa a mudar completamente, sua realidade se modifica ao extremo. O livro não é dividido em capítulos numerados, mas sim em antes e agora, então a história vai indo e voltando, até que chega um momento em que o antes e o agora se encontram formando o agora (deu para entender? Hahaha). Você acompanha dois momentos ao mesmo tempo, falando assim parece confuso, mas amei ler dessa forma, faz com que você queira que o capítulo não acabe, você quer sempre chegar no agora para continuar a história, uma boa tática da Lauren não acha? Assim seus leitores não abandonam a leitura (apesar de ser impossível abandonar um livro dela).
Em relação a Alex, você até esquece ele um pouquinho, afinal só é revelado o que houve com ele na última página (por isso, pelo amor de Deus, não estrague o livro lendo a última página hahaha). Lena conhece pessoas novas e se envolve com elas, percebe também que há mais pessoas do lado dela que imaginava, que tudo o que vem acontecendo pode ser o início de um novo governo e a mudança do pensamento da sociedade.

site: www.sagasetrilogias.blogspot.com

Luciana 27/11/2013

Originalmente publicada em: http://sem-spoiler.blogspot.com.br/
Eu estava super curiosa pra ler Pandemônio e descobrir a continuação DAQUELE final de Delírio, maaasss...

Pra começar, não vi necessidade de intercalar os capítulos entre o Antes e o Agora. Pelo contrário, o Agora logo no início do livro ficou até sem sentido. Aliás, muitas coisas ao longo da leitura parecem sem sentido, mas quanto a isso eu não vou reclamar porque a Lauren Oliver foi explicando mais ou menos quando o livro foi chegando ao fim e é de se esperar que existam coisas sem sentido em um segundo livro de uma série, maaasss...

O Antes da uma introdução da vida na Selva. Nada de muito espetacular mas obviamente era importante que o leitor soubesse o que acontece com Lena depois DAQUELE final.

Algumas pessoas reclamaram que Lena não sofreu o "luto" enquanto esteve na Selva. Eu não achei isso. Ela sentia falta da vida em Portland, isso foi citado muitas vezes. Eu agradeci por ela ter se encaixado na realidade que agora vivia e não ter ficado o tempo inteiro lamentando o passado. Ela continua chatinha mas ficou um pouco mais esperta e corajosa em Pandemônio.

O Agora tem um ar misterioso. Isso não deixa de ser interessante. Tudo muito bonitinho, tudo muito legalzinho, maaaasss...

Onde ele está? Não sabemos.
O que se fez dele? Não sabemos.
Morreu? Não sabemos.

E na última frase do livro, descobriremos.
E ficaremos putos da vida porque continuaremos curiosos e teremos que ler Requiem.
E Requiem não foi lançado no Brasil ainda, então choraremos.

Pessoal, sério, por que Lauren Oliver fez isso conosco? Ela não sabe que com a curiosidade não se brinca?
A história foi, sim, interessante. Recheada de cenas de ação, onde eu ficava vidrada e lia correndo só pra descobrir em qual parte daquela cena ele iria aparecer, maaaasss...

O livro não é ruim. É muito bom, por sinal. Só não parece a continuação de Delírio. Se não fosse por AQUELAS últimas frases, poderia ser um livro independente e não a continuação de uma série.

Carool 04/11/2013

FINALMENTE A CONTINUAÇÃO...
Depois de ler Delírio, o primeiro livro da séria, você fica desesperada para ler Pandemônio, pois o primeiro termina bem no clímax da história, e é isso que o torna um livro diferenciado, a maioria dos livros são: início, meio(clímax, onde tuuuuudo acontece) e final(tudo se resolve, ufaa) ... Esses não, são tipo, início, meio (coisas interessantes estão acontecendo) e clímax ( a melhor parte das coisas interessantes que estão acontecendo) e pronto, acaba o livro. e você fica tipo: WHAAAAAAT ?? cadeee o resto, cade a parte em que tudo se resolve?? cade, cade ?
Em pandemonio Lena se encontra sozinha na selva, depois de tudo que passou em delírio com Alex, ele infelismente não consegue atravessar com ela (descubram o por que lendo delirio, não irei dar spoilers hehe'), ela se ve sozinha, desamparada, machucada tanto por fora quanto por dentro, depos de perder o amor de sua vida, aquele que a impediu de se tornar mais uma marionete do govervo, simplismente não está mais com ela e o que aconteceu com ele é algo incerto para ela (morreu ou não morreu ??), até que pessoas, mais conhecidos como resistentes, a encontram e a ajudam, levam-na para o lar e é lá que nasce a nova Lena ...
Ela passa por muitas coisas, se muda para um novo lar e tem uma missão: ser infiltrante na ASD (America sem delíria), uma organização que é a favor de levar a curar para toda a américa, ela então se muda para Nova York e se passa por uma zumbi(nome que os resistentes chamam os curados), até que ela conhec Julian Finemam, filho de Thomas Finemam, presidente da ASD , eles são sequestrado juntos pelos saqueadores e tuuuudo acontece... será que Lena vai ficar com Julian e esquecer de vez Alex(que nao sabemos se estar morto)? A história não se passa só em torno desse romance, muita coisa acontece e como sempre, termina bem no clímax e você fica tipo: COMOOOOO? EU NÃO ESPERAVA POR ISSO !! E AGORA LENA?? Como sempre Lauren Oliver cria um vazio dentro da gente e uma ressaca literária daqueeeelas! esperando anciosamente pela continuação...

Maah 29/10/2013

Sobre este livro, bom, posso dizer que achei o começo um pouco entediante e um pouco confuso com a mudança atual-antes, porém depois de uns capítulos você percebe que esta mudança do tempo em que se passa a história é que te deixa mais fascinado para saber o que aconteceu antes, e ainda saber o que está acontecendo.
É o tipo de livro que nas primeiras paginas você diz: “dane-se esta droga vou para o facebook!”, mas depois de poucos minutos insistindo na leitura é simplesmente impossível de largar, não digo com isto que o começo do livro é ruim, porém a forma súbita em que se inicia pode deixar um pouco lento de entender.
O início do livro é mais uma explicação, porém quando começar acontecer o que tem que acontecer o coração não pára, sem duvida em comparação com o primeiro livro Pandêmonio é com certeza mais emocionante, numa trama totalmente envolvente e cheia de paralelos quem se desencadearão em lugares que você simplesmente não consegue imaginar.
O que mais me deixou feliz e triste foi a forma que você começa o livro odiando alguns personagens e termina amando-os e quando você finalmente se apaixona por cada um deles a autora vem com um balde de água fria.
Assim como o anterior o livro não deixa a desejar no final, te dando um ataque cardíaco. Pandemônio tem uma história envolvente e emocionante que você simplesmente não conseguirá parar de ler até que termine.

site: http://palavrasfrasesepensamentos.blogspot.com.br

Anderson 19/10/2013

Pandemônio - Lauren Oliver
Depois de um final impactante e muito bom, fiquei ansioso para ler a continuação da trilogia de Lauren Oliver. Eu queria saber como Lauren iria guiar a história agora que um dos seus protagonistas fora morto e a maioria dos personagens ‘’esquecido’’, afinal Lena agora é uma inválida, fugiu para selva e não tem mais família, nem amigos (pelo menos no começo do livro).
E depois de muito fugir e correr, e quase morrer Lena encontra um abrigo, onde ela vai aprender a viver sem os confortos de sua antiga vida. Por falar em antigamente, o livro se divide em duas partes: o “Antes” e o “Depois” , o que é um dos grandes acertos da autora. O livro a partir daí fica mais leve e a leitura flui muto mais rápido, além da história da Lena ficar a cada página mais envolvente.
O “Antes” é a sua vida na Selva, e o “Depois” é quando ela ‘retorna’ a civilização. Os novos personagens são incríveis, marcantes, o que supri a falta que alguns personagens do primeiro livro fazem como a Hana e a Grace.
Em comparações com o primeiro livro, Pandemônio é muito melhor. Ao contrário de Delírio que só chega a animar no final, Pandemônio te envolve desde do primeiro capitulo. O enredo se desenrola mais rápido, sem as apresentações e os dramas existenciais que a Lena tinha no primeiro livro. Sei que os primeiros livros de sagas/trilogias são geralmente os mais parados, mas isso não me impede de ficar comparando e idolatrando Pandemônio, por quê Lauren Oliver conseguiu: criou uma série distópica diferente, com o romance do protagonistas sendo evidenciado mas sem ficar muito “meloso”. Palmas para Lauren.
Tenho que fazer dois comentários, e a minha resenha ficara incompleta se eu não separasse um parágrafo inteiro para essas duas ressalvas. A primeira é Julian, a outra grande sacada da autora. Julian é um personagem do qual eu não posso falar muito por motivos de spoiler, mas preciso falar por que ele é um personagem muito legal. Sem ser muito chato e perfeito demais, o cara é um personagem que por momentos você acredita que exista, tamanha a vericidade que nos é passada. Erros, dúvidas, insegurança. Julian é o cara, sem mais. O segundo ponto, é o final desse livro. Mais uma vez a autora caprichou no final (não superou o final de Delírio, mas chegou perto), nos deixando surpresos e querendo logo ler a continuação, o final de Pandemônio vai abalar o leitor, da maneira que só os livros muito bons conseguem.
A partir daqui, tudo que eu dizer será um spoiler, e eu tenho que me segurar, por que a vontade que eu tenho é de gritar aos quatro ventos o final desse livro para provar o quanto a série de Lauren Oliver é maravilhosa, a autora que transformou algo já subestimado em algo novamente mágico, o amor.

Alexia | @livrosdalex 06/10/2013

Pandemônio- Meninas quase invisiveis
Assim que eu terminei de ler Delirio, no mesmo instante eu tive que pegar Pandemonio e começar a ler. De inicio a historia foi meio confusa e demorei uns três capítulos para me situar direito. Os capítulos são marcados pelo "agora" e o "antes", de inicio você não entende o porquê e nem como que as coisas aconteceram daquela forma, mas quando chega perto do final você entende o porquê acontece as coisas no capitulo "agora".

O segundo livro é bem menor que o primeiro, tem só 301 paginas, e ao contrario do primeiro, ele tem uma leitura bem mais rápida e teve menos paginas de pensamentos da Lena (protagonista), o que me fez ler ele bem mais rápido. Nesse livro eu matei uma curiosidade minha, eu tinha a curiosidade de saber como eram as outras cidades dos Estados Unidos em relação a "doença" e foi bem interessante as informações que o livro me trouxe, me esclareceu muitas duvidas.

Eu não sei se isso é spoiler, mas eu acho que não. Mas nesse livro vai surgir outro garoto na jogada e vai ser bem envolvente, apesar das circunstancias não darem muito para a Lena aproveitar este romance, mas tem cenas que são de tirar o folego, tanto da ação quanto do romance.

O final (não é spoiler), é bem surpreendente. Tem duas super descobertas que são de te deixar com o queixo caído e chorando pelo terceiro livro. Eu quase pirei quando li, hahaha.

Por último, como sempre, decidi falar do físico do livro. Como disse antes, ele é bem mais fininho e e idêntico ao primeiro, paginas amarelas, a fonte das letras, espaçamento, enfim, tudo igual e perfeito. A capa dele que muda, mas só a cor mesmo, como puderam ver na foto.

O livro é muito bom e eu recomendo, no primeiro eu dei 4 estrelinhas pelo fato do primeiro ter sido bem lento e tal, mas a historia do segundo é bem melhor, os acontecimentos, onde a historia se passa e forma de como foi escrita, para esse eu dou 5 estrelas.

site: http://meninasquaseinvisiveis.blogspot.com.br/search/label/Resenhas

Luh 04/10/2013

Infelizmente achei muito surreal!
Se você ainda não leu Delírio (o primeiro livro) eu sugiro que não continue lendo para não ter spoiller de Delírio.

Apesar de adorar a temática de livro fantasia, onde coisas surpreendentes e irreais acontecem, não espero o mesmo em distopias.

Pandemônio é o segundo livro de Delírio (resenha de delírio-aqui) e trata-se de uma distopia. O primeiro livro achei muito profundo, já esse segundo faltou a profundidade e achei muito sem pé nem cabeça. Muitos trechos de ação pareciam fantasia, Lena conseguia fugir, lutar, enfim ela parecia uma mistura de Mulher Maravilha com Sherlock Holmes, porque passou de uma menina inocente e frágil, para uma lutadora investigativa, e parecia que tinha o poder de teletransporte, enfrentava poucos obstáculos, gostaria que fosse um pouco mais difícil, ou devo dizer, mais real.

Depois de perder o seu grande amor Alex, que ao final do primeiro livro fica para lá da cerca, trecho onde eu quase chorei, e até hoje me dói o coração de lembrar. Lena passou a ter uma nova identidade e assim como Alex ela passa a ser uma infiltrada no grupo dos chamados zumbis, os curados da delíria. Apesar de Lena não ser curada, ela enfrenta muito bem a situação até que ocorre um grave incidente e ela é obrigada a conviver com Julian Finneman, o filho de Thomas Finneman, o líder mais influentes da ASD, que são totalmente contra os não curados.

Lena e Julian enfrentam os chamados Saqueadores, com a chegada desse novo grupo, a autora sugere mais ação, adrenalina e suspense.

Os capítulos são intercalados entre Antes e Agora, o Agora são os fatos ocorridos entre Lena e Julian, já o antes trata-se de como Lena conheceu o grupo da Selva, personagens fortes surgem como Graúna e Prego. O relacionamento com o novo grupo é muito marcante, porém eu me envolvi mais com os capítulos que narravam o agora, ou seja o presente de Lena, gostei muito de Julian, a única questão que me fez dar 3 estrelas para o livro, é que como eu disse logo no início, eu achei muito surreal. Muitos trechos que Lena precisava agir com coragem, achei forçado demais, e esperava mais humanidade e até mesmo fraqueza física ou emocional da personagem, afinal ela ainda estava a enfrentar um luto. Também tenho dificuldade em gostar de livros que envolvem um outro amor em um curto espaço de tempo, ou até mesmo triângulo amoroso.

Senti muita saudade de Alex mas ao mesmo tempo não poso negar que fiquei muito encantada com Julian, ele é bem sensível e sentimental. Na verdade eu acho que o senti falta da relação entre Lena e Alex, acho que eles super se combinam, na minha opinião parece que Julian é um daqueles personagens que pode-se dizer, "mais um pobre coitado que será usado pela mulher", coitadinho.

Confesso que o final é instigante e Lauren Oliver conseguiu me deixar com vontade de comprar o próximo livro intitulado no Eua por Requiem, o lançamento está previsto para 2014 aqui no Brasil.

site: bisbiblogando.blogspot.com.br

Thacia 03/10/2013

Então, é uma trilogia.
Quando comecei a ler Delírio, não fazia ideia que tinha um terceiro livro, ainda não publicado (?) e confesso que o começo do livro é muito cansativo, mas depois as coisas começam a ter um ritmo, ainda que bem suave (Delírio).
Já em Pandemônio, as coisas acontecem muito rápido e em algumas partes, fiquei meio perdida sem conseguir imaginar a cena. A autora deve ter compensado a ação que não existiu no primeiro livro. Com tudo isso, Pandemônio foi uma leitura bem menos cansativa que Delírio e eu li 80% do livro em uma madrugada chuvosa.
Algumas pessoas acharam que o livro foi clichê demais, mas fazer o que? Eu gosto de coisas clichês.
Estou ansiosa pra ler a continuação disso tudo.

Karol 06/09/2013

Resenha para Livros Em Série.com.br
Depois que terminei de ler Delírio, o primeiro livro da série, entrei em desespero. Eu chorava feito um bebê e fiquei desesperada para saber o que acontecia depois. Tanto que, para quem leu a resenha, percebeu quanto emotiva eu estava.

Assim que saiu Pandemônio, entrei em crise para conseguir ler o livro logo, e infelizmente, logo no começo já fiquei decepcionada. Aquela emoção toda que Lauren Oliver deixou no primeiro livro não seguiu para o começo do segundo. Parece que a personagem virou outra e que a autora não sabia muito bem como expressar aquele novo começo de Lena.

Foi triste ver todo aquele amor ser tão bem colocado no primeiro livro e sumir em uma parte tão importante da história, a parte que o amor é perdido.

Já aviso pra quem não leu o primeiro livro parar aqui, pois agora vem um spoiler! E pra quem leu, minha indignação dividida com vocês: Como Lena sentiu tanto amor e quando Alex fica para trás, ensanguentado, praticamente morto, cercado por reguladores e ela sozinha, a emoção desse amor perdido não aparece?!

Será que me fiz clara? O maior pecado no começo desse livro é a autora não ter se aprofundado na emoção de perder o amor da sua vida da mesma maneira linda que ela se aprofundou na emoção de encontrar o amor da sua vida. Difícil de entender? Lendo o livro talvez fique claro!

Além disso, achei esse começo arrastado. E, literalmente, até o meio do livro ele fica assim, chatinho. Levei semanas para chegar até a página 150. Porém, de modo brilhante e quase despercebido, depois da página 150 o livro toma uma forma completamente diferente. Praticamente outro livro!

A segunda metade do livro li em dois dias! Isso já mostra a diferença do começo da história para o final dela. A Lena parece voltar, a autora reencontra a personagem e aquela paixão que senti no primeiro livro. Não conseguia largar aquelas páginas de maneira nenhuma. E, quando já atrasada para um compromisso, me desesperei para saber o que ia acontecer nas últimas 20 páginas, como num impulso involuntário e auto destrutivo, fui para a última página, ler a última frase. Nem preciso dizer que foi um grande erro, né?!

Passei contando os minutos para voltar pra casa e ver o que acontecia nessas páginas e como aquela última frase, aquela última palavra podia ser possível.

O impulso que tive no começo do livro de jogar o coitadinho contra a parede se aplica agora na minha cabeça. Cadê o resto da história? Como posso passar os dias sem a terceira parte dessa saga? Intrínseca, socorro!!!

site: http://livrosemserie.com.br/2013/09/06/resenha-pandemonio-de-lauren-oliver/

Ju 28/08/2013

Melhor que Incomenda
Opinião de Iara Mendes

Super indico o livro, valeu cada dia de espera pela continuação. E o fim é emocionante, um pouco clichê. Mas o que é a vida sem os clichês né?! Já estou ansiosa pelo próximo, que não tem data para o lançamento. Triste!

site: http://entrereaiseutopias.blogspot.com.br/

Ana 26/08/2013

Muito chato quando você começa a ler um livro, que esperava com tanta empolgação, e ele se mostra uma decepção. Pior ainda quando é a continuação de um livro muito bom. Parece que a autora foi lá e escreveu qualquer coisa, só porque tava com pressa, ou sem criatividade pra nada melhor. Com a distância de um livro, eu passei a detestar uma personagem que gostava tanto. Sinto dizer, mas antes da metade do livro, já estava desejando que a Lena se ferrasse. A mísera coisa que valeu um pouco à pena foi o final. Foi esse o meu sentimento ao acabar de ler "Pandemônio". O jeito é esperar "Réquiem", mas sem criar expectativas. Já aprendi.