Efeito Manticore Brasman
G. Norris

Resenhas - Efeito Manticore

Eduardo Ogalves 08/02/2024

Nem mais nem menos...
Não me surpreendeu em nada esse segundo livro. Comprei a série inteira depois que li o primeiro pois gostei muito. Porém, o segundo livro deu uma decaída, mais do mesmo e a quantidade de explicação de mundo que deveria ter acontecido no primeiro livro cansa um pouco.

Tiago Kleparde 08/12/2023

Dor, aprendizado, decisões e muito mais você encontra aqui!!
Ao ler o segundo livro da saga senti um ar mais perigoso e o peso da escolha dos personagens contra o mundo

Me diverti mt lendo, estou ansioso pelo terceiro

Vanessa.Rafaela 10/11/2023

Efeito Manticore
Comecei a releitura, pois comprei o terceiro livro e não me lembrava da história e na verdade não foi uma boa ideia. Quando li a primeira vez, isso há muito tempo atrás, eu tinha curtido a história, o desenvolvimento é bom, porém tem alguns pontos da história que já não me agradam mais, foi bem difícil de engajar na história e acabei levando mais tempo que o necessário para ler.
Vou dar um tempo até começar a ler o terceiro, pois acabei dando uma desanimada da história.

Rafa 02/09/2023

Caramba...
Que livro daora, a história evolui consideravelmente em relação ao primeiro livro. Fiquei com muitas questões na minha cabeça, fiquei com o coração doendo por um personagem e por sua atitude a partir do final desse livro, espero que sua decisão possa mudar no próximo, não vou falar mais pra não dar spoiler. Enfim, uma história cheia de aventura e lutas e carisma. Obs: Eu realmente amo o Kullat.

Amanda.Falcuci 31/01/2022

Um universo diferente
Após o retorno ao reino que libertaram, Kullat, Thagir, Aizo e Larissa tiveram novos problemas causados por uma pessoa antiga, nem faziam ideia do que estava por vir e o motivo.
Ao passar o livro inteiro achando que a intenção era uma, os acontecimentos levam a um resultado completamente diferente.

Lust 26/10/2021

Manticore
? O segundo livro continua bom, nos balanceia sobre o bom e o desagradável, não deixa os protagonistas totalmente infalíveis mostrando assim uma fraqueza.

Victor225 09/05/2021

uma sequencia que melhorou em todos os aspectos
Esta obra melhora em todos os aspectos a narrativa da primeira, brigas melhores, vilões melhores, uma jornada mais memorável com personagens mais marcantes e bem melhor definidos, dos quais, Iki-Dau tem que levar a medalha de mais memorável e interessante do grupo. O mundo é expandido de forma exponencial os cenários são mais interessantes, ainda por cima o efeito manticore em si que da nome a obra é uma sacada muito interessante e atualmente lendo o terceiro volume acho muito bom ver que ele ainda é sentido pelos personagens.

Aleatorio 06/11/2020

Crônicas dos Senhores de Castelo: Efeito Manticore - 2
Livro encantador como o primeiro, a exploração da magia para auxiliar na busca é apresentada de forma harmoniosa, não criando personagens completamente imbatíveis.

Odin com Pimenta 26/01/2017

As Crônicas dos Senhores de Castelo: Efeito Manticore, ótima continuação
Por Leo Targueta

“Na segunda parte das Crônicas dos Senhores de Castelo, Kullat, Thagir, Laryssa e Azio, acompanhados de três novos Senhores de Castelo, unem-se ao rei de Agas’B para celebrar a liberdade, a paz e a prosperidade no reino. Mas, comandado pelo misterioso feiticeiro Volgo, um grupo de vilões ataca inesperadamente e sequestra um dos heróis. Este é o início de uma jornada de resgate, com desafios e perigos, partindo do reino de Agas’B, passando pelos Mares Boreais e chegando a um planeta desconhecido. Criaturas mágicas nunca vistas, uma batalha naval violenta e a fúria da natureza são pequenos desafios se comparados ao que os amigos terão de enfrentar- o ninho das temíveis criaturas chamadas manticores.”

Fala galera! Hoje venho falar da continuação da saga Os senhores de Castelo: Efeito Manticore.

O livro continua exatamente de onde parou O Poder Verdadeiro, sendo que temos uma passagem de tempo. Logo de início, somos jogados em Agas’B e vemos o festival dedicado aos Senhores de Castelo e ao androide Azio. Tudo corre linda e perfeitamente, até a intervenção de Volgo, agora declarado definitivamente como vilão da história, e seus asseclas. Eles atacam a festa causando tumulto e no fim um dos herois é sequestrado e isso e o estopim para o início da aventura.

O livro é recheado de surpresas e novos personagens. Temos uma participação maior de Volgo e vemos que apesar de sua fraca aparência, é temido e muito poderoso. Seus asseclas são interessantes principalmente Ivora que parece uma espécie de vampiro de energia. Temos o troglodita Grot com sua força inabalável e o poeta Willroch, cuja força se compara a de Kullat, chegando por vezes se demonstrar muito mais poderoso que o castelar.

E, falando em Kullat, ele continua sendo, para mim, o centro do livro, demonstrando cada vez mais ser poderoso e com um coração que não cabe no peito. Seu bom humor e sua gula, marcas mais do que registradas, estão lá. Em contra partida temos Thagir, que aqui se mostra muito mais introspectivo e por vezes até mesmo irritado com o amigo, isso tudo piora quando assuntos familiares são envolvidos, levando-o a medir se vale a pena ou não a continuar como um Senhor de Castelo.

Temos Azio aqui cada vez mais “humano” e até mesmo desenvolvendo sentimentos. Laryssa também participa bastante do livro. Neste volume ela aparece como uma aprendiz a castelar. Para mim ela foi o ponto mais baixo do livro, não por ter se tornado chata, ela continua a mesma, com o pensamento forte e decisões ativas. E são justamente algumas dessas decisões que a deixam como o ponto fraco da história.

Mas o grande atrativo são os dois novos Senhores de Castelo que ali são apresentados. Driera e Iki-Dau. Ambos são professores de Laryssa e vão a festa a convite dela. Driera veio pra mostrar que o Multiverso tem personagens femininas fortes e põe fortes nisso. Ela destemida, leal e uma castelar de primeira. Apesar de seu poder não ser de luta isso não a impede de entrar em combates e realizar proezas incríveis.

Por outro lado temos “ele e ele”. Iki-Dau com certeza foi uma das melhores jogadas do livro. Um corpo que habita duas pessoas diferentes, com pensamentos, sentimentos e a habilidades distintas. Sem dúvida o ponto mais alto do livro.

A estória dá uma avançada, mas o que realmente Volgo planeja não foi nem sequer beliscado ainda. O livro traz finalmente uma coisa, que para mim, estava latente na curiosidade. Como eles fazem pra ir de um planeta para outro. E aqui vemos como são as travessias dos mares boreais, algo lindo e magnifico de se ver. Temos ainda os Manticores, criaturas difíceis de se combater e que dão muito, mas muito trabalho quando estão em cena. Não vou comentar muito sobre elas senão perde a graça.

Minha opinião: um ótimo livro que somente abre mais ainda o universo do Multiverso, temos muita coisa para acontecer e isso fica muito claro. Recomendadíssimo.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Autores: G. Brasman e G. Norris
Título: Crônicas dos Senhores de Castelo: Efeito Manticore
Editora: Verus
ISBN: 9788576861799
Páginas: 393
Edição: 1
Ano: 2012

site: http://odincompimenta.com.br/livros/resenha-as-cronicas-dos-senhores-de-castelo-efeito-manticore/

Carlos Magno 24/11/2014

Parte da Resenha feita no blog "Cantina do Livro"

O reino de Agas'B está novamente em paz. A felicidade e a prosperidade voltam a imperar por ali desde que o antigo rei, sob influencia do maligno Volgo sucumbiu ao poder do Globo Negro. Uma grande festa em celebração foi organizada pelo novo rei Larys e, para ela, foram convidados (ou convocados?) duas das principais peças das aventuras do primeiro volume da trama: Os Senhores de Castelo Kullat (do planeta Oririn) e Thagir (de Newho, planeta Curanaã). Além deles, o automato e leal escudeiro da princesa Laryssa cada vez mais "humano" Azio.

Logo de cara, as surpresas vieram de cara para Kullat e Thagir: A princesa Laryssa havia decidido entrar para academia dos Senhores de Castelo. Estava sendo treinada por outros dois (ou três?) Senhores de Castelo desconhecidos pelos dois amigos: Uma era Driera, o outro Iki-Dau. O segundo possui uma característica peculiar que o faz único: Duas almas distintas, duas pessoas, em um mesmo corpo. O que para muitos poderia ser confuso, para mim foi uma das excelentes sacadas dos autores do livro. Um dos meus personagens favoritos.

Paralelo a isso tudo retratado até aqui, Volgo agora ressurgido das cinzas (ou da rocha? Só lendo para entender), uniu forças e um pequeno "exercito" para uma missão até então secreta para nós leitores. Aliado aos terríveis Grot, Ivora e Willroch. Para por em prática seu maligno plano, Volgo estraga a festa (de fato) em Agas'B e sequestra um dos personagens centrais da trama.

Se no primeiro volume o leitor está sendo lançado as aventuras da série, o segundo é digno de louvor. Visivelmente está o amadurecimento tanto dos personagens e da forma que eles foram desenvolvidos quanto da forma como é abordado enredo e escrita. O "mundo" desse volume é mais amplo e mais explorado que no anterior. Novos seres e espécies dão aquele toque de algo mais. Há também as aventuras paralelas como a que envolve Kullat, para recuperar um bracelete a tempos perdido como "recompensa" por algumas ações de Thagir no livro anterior, que o fez perder o seu antigo bracelete. Por falar nessa aventura, mais dois personagens que não apareceram tanto mas que com certeza terão papéis importantes daqui pra frente: "o ladrão e o bobo". Olho neles.

Quanto aos Senhores de Castelo, os amigos Thagir e Kullat já são mais que conhecidos e só encorpam a obra. Se por um lado Thagir está cada vez mais introspectivo e reflexivo em suas decisões, Kullat continua cada vez mais bem humorado e impulsivo. Altas emoções estão reservadas para os dois. Driera e Iki-Dau são um show a parte. Simplesmente amei a criação, desenvolvimento e aplicação de ambos na estória. Acrescentaram e MUITO a obra. Tem algumas coisas que eu queria falar muuuuito sobre eles dois/três mas não devo porque são spoilers sem tamanhos.

Laryssa que no primeiro livro me cativou, no segundo foi o ponto baixo, não por falha dos autores mas por atitudes da própria personagem que por várias vezes põe as coisas/soluções em risco. Azio, o automato, está incrivelmente diferente, física e emocionalmente falando, depois das "melhorias", segundo o próprio.

RESENHA COMPLETA EM:

site: http://cantinadolivro.blogspot.com.br/2014/11/resenha-cronicas-dos-senhores-de.html

Walber 07/08/2014

Efeito Manticore: Um pouco de tudo!
Sempre via esse livro na livraria e ficava babando na belíssima capa, mas como ele é o livro dois da série e eu nunca via o livro um, nunca comprei. Só que lá estava eu na biblioteca da faculdade, quando vejo Efeito Manticore divando na estante. Não hesitei em pegar.
Embora seja o segundo volume da série Crônicas dos Senhores de Castelo, Efeito Manticore pode ser lido antes do primeiro, O Poder Verdadeiro, pois a história é diferente e o livro é cheio de notas de rodapé que tiram toda e qualquer dúvida sobre o universo, na verdade o Multiverso, criado pelos autores.
Efeito Manticore é um livro de fantasia e ficção científica, brilhantemente elaborado. Podemos perceber a influencia de vários escritores renomados, como Tolkien, Asimov, J.K., Stephen King, e dos criadores de Star Wars.
A história gira em torno de um grupo de amigos que viveram uma aventura no passado. Kullat, Thagir, Laryssa e Azio. Kullat e Thagir são Senhores de Castelo. É algo como os jedi, pessoas com poderes especiais treinadas para defender e manter a ordem do Multiverso. Laryssa é a princesa do reino Agas'B, e estuda para se tornar uma Senhora de Castelo. E Azio é seu autômato, que demonstra agora sentimentos bem humanos. Os amigos se reúnem com Larys, pai de Laryssa e rei de Agas'B, e com mais alguns Senhores de Castelo, para celebrar a paz e a prosperidade do reino.
No entanto, comandados pelo poderoso feiticeiro Volgo, um grupo de vilões ataca inesperadamente e sequestra um dos nossos amigos. É quando a aventura começa! Volgo e sua capanga Ivora são alguns dos meus favoritos do livro. Ele, um vilão poderoso e sem escrúpulos. Ela, uma vilã impulsiva.
Mas não tem como não se apaixonar por cada um dos quatro protagonistas. Cada um tem pontos que cativam e nos fazem torcer por eles. Outros como o rei, o capitão do barco e até mesmo o cozinheiro, deixam o livro ainda mais amável.
O livro tem quase 400 páginas, mas os capítulos são bem curtos e a leitura é tão empolgante que eu li super rápido. A mitologia, a organização política, a hierarquia acadêmica e os detalhes dos festejos, enfim, tudo o que foi criado para a série, me cativaram bastante!
Eu adorei a leitura desse livro e com certeza ele se tornou um dos meus livros nacionais favoritos. Sim, a série é nacional! Criado por dois nerds brasileiros.
Recomendo para qualquer fã de fantasia!

site: http://blogleitorcompulsivo.blogspot.com.br/2014/08/efeito-manticore-um-pouco-de-tudo.html

Gabriel369 24/01/2014

Efeito Manticore: Mais um orgulho para a literatura nacional.
Neste segundo volume da série, Laryssa, Azio, Kullat, Thagir, Iki-Dau e Driera, vão em busca do rei Larys, que foi raptado pelo mago Volgo e seus asseclas. Mesmo após concluírem a missão, nossos heróis ainda sentem o efeito provocado pelo choro da rainha manticore.
Repleto de aventura e acontecimentos inesperados, Efeito Manticore consegue prender o leitor e ainda manter o ritmo e a proposta do livro anterior da série (O Poder Verdadeiro).
Enfim, uma excelente opção para os apreciadores da fantasia e da aventura. E o melhor de tudo: os autores são brasileiros!

Renan 18/11/2013

Titulo mistério
Bom, a continuação de - o poder verdadeiro - é bem situada,os autores pensaram bem em uma nova história e novos mistérios para kullat, Tagir e laryssa. Com novos personagens,todos descobrem um reino fora de Agas'B e encontram dificuldades com as armadilhas de volgo, tudo para recuperar o rei larys ( Refem de volgo, com propósito de encontrar mais poder ). O titulo se dá ao efeito do chorro de um animal que eles encontram por lá denominado 'MANTICORE', isso os traz memórias antigas e os deixa com peso no coração. é bem mais sentimental do que o primeiro, mas vale a pena ler.

Ace Barros 09/07/2013

Efeito Mantico - (Resenha retirada do blog Coisas de Meninas)
Pouca gente sabe, mas não faço parte do blog desde o inicio. Entrei um pouco depois, quase um ano e meio atrás, com a resenha de um excelente livro nacional: Crônicas dos Senhores de Castelo - Poder Verdadeiro. Na época um dos autores do livro deixou um comentário avisando que o segundo livro seria melhor que o primeiro. Poderia ser apenas papo de autor para convencer o leitor se ele não estivesse incrivelmente correto e vou dizer a razão...

"Antigos heróis retornam, novos Senhores de Castelo surgem. E, em um planeta desconhecido, o inimigo finalmente se revela. Na segunda parte das Crônicas dos Senhores de Castelo, Kullat, Thagir, Laryssa e Azio, acompanhados de três novos Senhores de Castelo, unem-se ao rei de Agas´B para celebrar a liberdade, a paz e a prosperidade no reino. Mas, comandado pelo misterioso feiticeiro Volgo, um grupo de vilões ataca inesperadamente e sequestra um de nossos heróis.
Este é o início de uma empolgante jornada de resgate, repleta de desafios e perigos, partindo do reino de Agas´B, passando pelos Mares Boreais e chegando a um planeta totalmente desconhecido. Criaturas mágicas nunca vistas, uma batalha naval violenta e a fúria da natureza são pequenos desafios se comparados ao que os amigos terão de enfrentar: o ninho das temíveis criaturas chamadas manticores."

Três anos se passaram após o primeiro livro e nossos heróis ainda colhem os louros da vitória, mas o vilão Volgo planeja usar um dele como peça para ter acesso a mais poder. A Sinopse já dá informações suficientes para entender o que se passou até então sem dar Spoilers do livro anterior e eu também não farei isso. Não tem graça tirar a diversão de outra pessoa e diversão não falta nas Crônicas de Senhores de Castelo.
Retornar ao multiverso criado G. Brasman e G. Norris é algo extremamente prazeroso e a diversidade criada pelos autores é um deleite aos fã de fantasia e ficção científica Sim, se você não sabe, o livro tem elementos de ambas vertentes, com referências a vários clássicos de ambas as realidades. Tecnologia, magia, raças e planetas variados dão origem a uma mitologia própria e extremamente rica em detalhes que te prendem e conquistam pela originalidade e criatividade.
Há uma evolução nos personagens provenientes do primeiro livro, tanto na parte física quanto no modo de pensar, o destaque fica novamente com o autômato Azio, cada vez mais "humano" e menos mecânico, e também com o Castelar Thagir e as complicações que o levam a uma difícil decisão ao fim do livro.
Os autores optam novamente por uma narração dinâmica, dando agilidade aos acontecimentos e impedindo que a trama se torne maçante nos pontos de menor intensidade de ação. Mais uma vez essa agilidade se torna um inimigo dos que desejam conhecer mais a fundo os personagens, que apesar únicos e carismáticos, se apresentam de forma rasa. Contudo isso não atrapalha a leitura de forma alguma, pois o enredo equilibra a balança.
Crônicas de Senhores de Castelo: Efeito Manticore é um livro bacana e muito divertido, recomendado para quem está a procura de uma leitura ágil, leve e sem compromisso, ideal para encarar aquela ressaca deixada por uma leitura mais dura.

Ace Barros

Ps. Além de tudo isso o livro registra o primeiro encontro entre realidades da literatura brasileira, com partição direta da criação do autor Estus Daheri durante a trama.

site: http://www.coisasdemeninasarteiras.blogspot.com.br/

Carolina 13/05/2013

Efeito Manticore
Páginas e mais páginas de pura aventura e ficção. O livro me empolgou do inicio ao fim, e suas palavras e descrições simples é, absolutamente o que mais me apaixona. Se comparado ao primeiro livro, melhorou bastante e tem uma leveza e uma confortabilidade maior.
A história em sim é bem formulada e aventurada, com passagens e cenas que se dão para inventar na mente perfeitamente.
O simples fato do final do livro ter uma pequena tragédia me deixa intrigada e surpresa com Gustavo Brasman e Gustavo Norris, que finalmente dramatizaram a história. Afinal tirando Thagir da ordem foi uma tremenda tristeza ainda não consigo acreditar.
Mas enfim, 396 páginas de pura aventura, brilhante!