Efeito Manticore

Efeito Manticore Brasman
G. Norris




Resenhas - Efeito Manticore


22 encontrados | exibindo 16 a 22
1 | 2


CooltureNews 03/12/2012

Publicada no www.CooltureNews.com.br
Finalmente estou aqui para comentar sobre a continuação de um dos meus livros favoritos, sim leitor, desde que li e resenhei O Poder Verdadeiro, primeiro volume da série Crônicas dos Senhores de Castelo minha ansiedade para saber o futuro dos personagens brilhantemente construídos pelos “Gustavos” estava a mil, e eles podem confirmar o quanto os infernizei querendo saber sobre esse livro, ler os rascunhos e até pedir um marcador autografado (ainda estou tentando um desses Sr. G. Brasman). Pois bem, minha espera finalmente chegou ao fim e como prometido venho dizer a vocês o que achei desta obra magnífica.

Para começo de conversa, esta resenha não foi feita para você que não leu o primeiro livro, e se você ainda não fez isso o meu maior conselho que é o faça o mais rápido possível. Mas vocês podem conhecer um pouco mais sobre o livro lendo a resenha do primeiro volume. Alguns anos depois da bem sucedida aventura que Laryssa, Kullat, Thagir e Azio vivenciaram e sobreviveram tudo é festa, Laryssa começou seu aprendizado para se tornar uma Senhora de Castelo, ainda mantém uma paixonite irritante por Kullat e o reino de seu pai está em festa na comemoração de 3 anos após a vitória de nossos guerreiros contra o Rei usurpador.

Tudo ia muito bem até que o Rei é raptado e nossos nobres guerreiros, junto de mais dois (ou três) Senhores de Castelo, que também são os mestres de Laryssa, partem em missão para resgatá-lo, caindo assim na armadilha de um feiticeiro muito poderoso, que todos acreditavam estar morto. Novamente os autores nos presenteiam com um livro maravilhoso, repleto de cenas de ações dignas de cinema (e de RPG), onde são obrigados a enfrentar inimigos desconhecidos em um mundo que até então era desconhecido, para eles.

Esse livro também contém um crossover com o A Ira dos Dragões de Estus Daheri, uma obra que até então não tive a oportunidade para ler apesar de estar em minha lista de novas compras desde que foi resenhada aqui no site. Entretanto, justamente por não ler esse livro fiquei com medo de chegar o momento do crossover, pois só conseguia visualizar dois cenários, ou não entenderia nada ou ele simplesmente iria passar batido e depois iria ficar frustrado por não tê-lo notado. Pois foi justamente o oposto, fica claro quando os universos se encontram e toda essa trama e referências que já conhecia através da resenha tornou ainda mais obrigatória minha leitura desta obra.

A trama segue de forma bem linear e por vezes óbvia, mas nem por isso perde seu valor. Os mistérios e objetivo final do “vilão da vez” não são tão claros quanto achamos, justamente o óbvio a que me refiro fica tão na cara que até os personagens percebem, mas não têm escolhas a não ser seguir o plano de resgatar o Rei. Novamente é uma leitura que recomendo com todas as letras para aqueles considerados Nerds, pois o livro continua fazendo muitas referências sobre esse universo que mesmo eu, que não entro totalmente nesta categoria consegui identificar. Bom, agora me deem licença que vou voltar a atormentar os autores para (tentar) obter algumas informações sobre o próximo livro, afinal não aceito esse final e necessito saber as consequências dessas escolhas.
comentários(0)comente



Ray 25/10/2012

Conselho: Leia minha resenha do livro 1. (:

Depois de uma leve decepção com 'O Poder Verdadeiro', li 'Efeito Manticore' em um dia. E tenho algo a dizer: AÍ, SIM, GALERA! Poxa, vida! O livro 2 superou em 250% o seu antecessor e me deixou aqui sozinha, órfã e pau da vida com a Laryssa. Apesar dos pesares, eu vou sobreviver.
Mas vou ao que interessa, à resenha.
Nessa sequência, o Rei de Agas'B é sequestrado e o bagulho fica sério. Muito sério. Laryssa, Kullat, Thagir e Azio, com a ajuda de dois - ou três - novos Senhores de Castelo, vão ao resgate do nosso amado Larys (apelidado por mim, carinhosamente, de mãozinha).
Encurtando a história e evitando 'spoileres' (estou abrasileirando o plural, com licença), eles descobrem um novo planeta, fazem amigos, lutam pra cacete e deixam a gente com aquele gosto safado de quero mais na boca.
Não que eu seja volúvel, mas o amadurecimento da história é visível. Eu, particularmente, aposto na teoria de que a escrita amadurece e a imaginação ganha confiança depois do primeiro livro. Vai ver não é nenhuma baboseira destas...
Brasman e Norris (Nett os abençoe) trouxeram nesta sequência o Multiverso e seus mistérios de forma espetacular e arrebatadora. Não consegui largar o livro. Tô falando muito sério. A fluidez da narrativa é perfeita. O corte das cenas é preciso. No nível em que você está lendo aquela cena tensa, daí chega no ápice, o capítulo acaba e você quer ler só mais umzinho pra saber o que vai acontecer. Quando vê, o livro acabou e são 04 da manhã. DAORA A VIDA.
Claro, ainda mantenho minha crítica com relação ao vocabulário não tão bacana para caracterizar algumas coisas, mas neste livro isso não me incomodou tanto quanto no anterior.
Há melhorias nas histórias dos personagens, por exemplo, a família do Thagir teve um pouco mais de 'spotlights'. Aliás, Iki-Dau e Driera foram amor do início ao fim. Chorei horrores com o final das personagens. Achei a ideia Iki-Dau muito bacana. Enfim, recomendo o livro pra qualquer um ligadão em fantasia.

Os Gustavos zeraram a vida. SÓ NÃO PODEM PARAR E ME DEIXAR SEM SABER O FIM DA LARYSSA.
Brasman 22/11/2012minha estante
Que bom que gostou Ray. Realmente você conseguiu captar a essência dos dois livros (o primeiro era focado em um público muuuito mais jovem, mas depois de percebermos que nosso público é mais maduro, deixamos a escrita fluir mais livremente. Ainda que sem dificultar muito para que o público jovem consiga acompanhar). Gostei das críticas. Obrigado!




spoiler visualizar
Brasman 10/10/2012minha estante
Fiquei arrepiado com esta resenha! 100sacional!




Alê 26/07/2012

Efeito Manticore - Livro 2
No segundo episódio das aventuras dos famosos Senhores de Castelo, Kullat e Thagir. Nossos heróis iniciam sua jornada num momento de completa paz no planeta de Agas’B. No entanto, um sequestro de um de nossos conhecidos personagens da primeira aventura (O Poder Verdadeiro), acaba com o clima de festa e tranquilidade.

Junto a mais 2 (ou três?) Senhores de Castelo, Kullat e Thagir viajam através dos Mares Boreais para um planeta até então não mapeado pela torre de Ev’ve. Enfrentando diversos perigos ao longo da viagem, o pior estava por vir numa misteriosa ilha, lar de terríveis criaturas, os Manticores.
A princesa Laryssa e seu fiel companheiro Azio, o autômato também seguem viagem com nossos heróis. E ao longo da jornada, vemos o quanto cada um deles mudou nos últimos anos. Desde que destruíram o Globo Negro, nosso heróis haviam seguidos caminhos distintos e só então se encontraram novamente. Eles só não sabiam que este encontro era premeditado.
Envoltos em uma narrativa de drama, aventura, suspense, mas muito humor (agradecimentos especiais a Kullat), os personagens de G. Norris e G. Brasman vão descobrir o verdadeiro significado do chamado Efeito Manticore após partirem da ilha e do planeta que abriga estes ferozes e misteriosos seres.
Pegue seu lugar abordo do Coroa Azul, navegue através dos Mares Boreais e se aventure no Multiverso em mais uma aventura emocionante. Fãs de ficção do Brasil inteiro, vão adorar essa criação nacional espetacular!
comentários(0)comente



Giiii 26/06/2012

O Melhor até agora!
Quando eu escrevi sobre o primeiro livro das crônicas, eu estava engatinhando no blog, não tinha experiência em resenhar e estava super ansiosa com a parceria. Acabamos resenhando em dupla, eu e a Lica. Agora, acredito estar mais segura, mais madura, li mais vezes o primeiro livro e degustei bem devagar o segundo, já que vai demorar um pouco pra vir o terceiro...

O livro traz para os leitores o mesmo estilo de escrita que o primeiro, com algumas melhoras. Consegue-se notar uma maturidade diante das personagens. A narrativa está perfeita, prende você até a ultima linha. Quando se tem estes dois fatores bem resolvidos, a trama fica fluida e fácil de assimilar. Talvez tenha sido por isso que eu fiquei tão incomodada com as notas de rodapé... Particularmente, eu, que já li o primeiro livro (mais de uma vez devo confessar) achei toda aquela explicação demasiada, repetitiva. A familiaridade com a história me fez bufar diante de alguns itens. Sou da opinião de que livros como Senhores de Castelo, Guerra do Tronos, Senhor dos Anéis, deva ser lido desde o primeiro e repetições ficam chatas. A leitura ignorando este item é magnifica. E não, não estou vendendo sardinha pra ninguém. Todos que acompanham minhas resenhas sabem disso. se eu não gosto, eu digo. Este, eu gostei, muito.

Laryssa como sempre a princesa idiota encrenqueira inconsequente de sempre, o que deixa ela muito mais atraente (odeio personagens que mudam do nada...).
Thagir sempre tentando ser perfeito e Kullat sempre morrendo da fome (assim como eu).
Larys sempre com seus segredos e passados estranhos.
Foram apresentados neste volume dois personagens novos (ou seriam 3? Pra saber do que estou falando só lendo!) São os mestres castelares da princesa, que acompanham ela em seu desempenho como aprendiz. Amei
Volgo, delícia de vilão e seus comparsas, dão toda a vida necessária ao enredo. A personalidade dele me faz lembrar do Esqueleto... lembram? Bem de leve...
E Azio... já havia dito antes que ele é meu favorito e espero que ele assuma a postura que eu espero ver no terceiro livro... Eu sei que eles plantaram essa sementinha do mal na minha cabeça e quero ver frutos disso... #CampanhaVamosUnirRaças!!! Sou metida, dou palpite mesmo...rs

Não posso esquecer de deixar registrado que no momento em que soube detalhes do planeta Breasal eu pensei que ele fosse todo de criptonita... Claro, que ri muito! Eu e minhas referências visuais!

Bem nerd, o livro é recheado de descrições minuciosas das lutas, que lembram muito RPG. Teve até uma passagem que lembrou-me uma cena do Dragon Ball, em outra a She-Ra... rs. Adoro!

Fulminantemente fui arrebatada pelo efeito Manticore... a rainha surtiu efeito em mim também. Chorei muito quando vi minha sugestão do labirinto transformado em algo tão especial para nosso Thagir! E depois disso só parei de chorar no final do livro, quando uma decisão foi tomada (duvido que se concretize!), houve a morte de um personagem muito especial. Só quando uma grande revelação se fez que meu coração se acalmou... (só quem leu o livro saberá o que é... não dou spoiler!!!) Fiquei ainda mais

Aguardando ansiosamente pelo terceiro livro eu pergunto: qual era a mensagem que tinha no Labirinto de Fogo? Vou saber no 3° livro? Não me matem de curiosidade... já não tenho idade mais pra isso!

Wa puma!
comentários(0)comente



Felipe 02/04/2012

Efeito Manticore
O melhor livro dos últimos tempos, sem dúvida um sucesso de venda, quem leu o primeiro, vai adorar o segundo... Quem não leu, compre os 2....

Mortes acontecem no novo livro de As Crônicas dos Senhores de Castelo, imperdível em maio o lançamento mais aguardado dos últimos anos... Gustavo Norris e Gustavo Brasman se superaram...

Concluído, 390 páginas de muitas emoções, brigas, conflitos, embates, batalhas, romances e muita ação o tempo todo... MUITO bom, parabéns mesmo aos autores, Efeito Manticore tão bom quanto O Poder Verdadeiro. Quem quiser que espere, Maio já está chegando....
Victorio 18/04/2012minha estante
Eu ainda vou ler, mas desse jeito vou acabar ficando louco! >.< Eu vou comprar, Wa Puma!


Nedina 01/05/2012minha estante
Quando de Maio?!!!!


Felipe 01/05/2012minha estante
Dia 24 de maio....




22 encontrados | exibindo 16 a 22
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR