Duna

O FINAL AAA
Meu Deus, que ódio.
Paul e seu hiperfuncionamento da mente, PRA ME DAR ESSE FINAL BOSTA
EU TÔ BRAVA
(Não é ruim mas como não concordo com o final, é ruim)

Julyane12 15/05/2024

Comecei a ler o livro e não tava entendendo nada, apesar de ter visto o filme. Um monte de palavras que nunca vi na vida e um monte de nome estranho. A parte de estratégia e política, genial, mas eu sou lerda e achei bem complexo. Ainda tem a parte de religião que é uma loucura.
A história do livro é absurda, uma viagem de criatividade sem fim. Mesmo sendo complexo, as explicações fazem a leitura não ficar exaustiva. Ver a transformação do Paul ao longo do livro me deu uma certa raiva. A Chani também não tem nada a ver com filme, ficando meio contraditório.
Ao todo, o livro é sensacional e quero saber qual vai ser o desfecho dessa história!!

Ana_belotto 15/05/2024

Incrível
Eu descobri essa história por conta dos filmes e não podia esperar anos pra saber o fim desse enredo. Então saí do cinema e fui correndo comprar o primeiro livro.

Sobre o livro, me impressionei com a escrita e a forma como o autor explica conceitos muito complexos de uma forma que conseguimos entender, claro que algumas coisas ainda ficaram confusas na minha cabeça, mas eu prefiro só aceitar.

A história é incrível, muito a frente do seu tempo. Estou muito empolgada para ler a continuação onde não terei o filme como referência.

Brunna 15/05/2024

Me surpreendi comigo e com o livro
Quando eu comecei a leitura desse livro tudo que eu conseguia pensar era "que 🤬 #$%!& é isso?" porque me parecia impossível conseguir entender o que estava acontecendo na história. Principalmente quando começavam a falar de estratégias de batalha de um planeta que simplesmente não existe, mas com o passar do tempo a história me envolveu de um jeito que eu estou me sentindo até um pouco vazia por não fazer mais parte dela.

O que mais me trouxe prazer ao ler esse livro foi a inteligência de cada um dos personagens. Todo mundo pensa de forma tão metódica, entende de estratégia de batalha e de emoção ao mesmo tempo, eu simplesmente amei todos os personagens dessa história.

Com isso dito, não vou ler as continuações não, não sei se aguento e nem quero estragar essa história.

Stellarbn 15/05/2024

Uma mistura de incrível com sufocante
A história traz uma abordagem muito diferente das ficções que li até agora. É uma mistura de ciências, política e religião que remete ao imperialismo e adiciona um pouco de futurismo.

No começo eu devorei o livro, adorei cada reviravolta e torcia para o crescimento do protagonista. Depois, o pensamento de invencibilidade mediante seu papel de ?guia/messias? me cansou, e demorei quase 1 mês pra terminar de ler.

Paul Atreides é um jovem muito promissor. Nascido em berço de ouro, ele recebeu uma educação exemplar e se tornou um dos maiores líderes de guerra. Típico herói. Exceto pela parte da manipulação em massa em prol de vontades individuais, como a vingança e o poder.

Criar uma religião dentro de uma população que sofre não somente por conta do ecossistema local, mas também por perseguição é algo inteligentíssimo.
O livro mostra o poder assustador que a fé tem sobre as pessoas e como isso pode ser usado para o bem ou para o mal a depender da personalidade que vai à frente.

Além disso, a construção de um universo que não consegue reconhecer mais as pessoas sem usar de uma inteligência superior é muito complexo. E muito mais complexo é um plano envolvendo reprodução humana como forma de ter mais poder.

Esse livrou quebrou minha cabeça de várias formas. Adorei, mas ao mesmo tempo, fiquei com preguiça.

Princesval 15/05/2024

Livro atemporal
"When religion and politics travel in the same cart, the riders believe nothing can stand in their way. Their movements become headlong — faster and faster and faster. They put aside all thoughts of obstacles and forget the precipice does not show itself to the man in a blind rush until it’s too late."

"Duna", de 1965, escrito por Frank Herbert, explora temas contemporâneos de maneira fantástica e imersiva dentro de um universo bem estruturado. "Duna" é uma crítica à confiança cega em líderes políticos ou religiosos, às vezes ambos ao mesmo tempo. O livro convida os leitores a refletir e pensar; é o ato de pensar que faz boa parte da trama girar e seguir em frente. É um livro que amadurece a cada dia; quanto mais penso sobre "Duna", mais gosto dele. Há lições valiosas nas dunas do planeta deserto, Arrakis, e por isso acredito que vale muito a pena ler, conhecer e entender os grandes personagens e as entidades políticas e religiosas que fazem parte desse universo.

O primeiro terço do livro pode parecer bem intimidador para aqueles que nunca tiveram contato com o universo, porém, ao final do livro, há materiais de apoio com um mapa e um dicionário contendo as definições dos termos estranhos. Conforme o leitor avança na trama e se aprofunda no ambiente hostil de Arrakis, a história se desenvolve bem e os dois terços finais do livro se tornam uma leitura fluida.

A história desse primeiro livro é fantástica, e também aprecio o ritmo da narrativa, já que em nenhum momento me senti entediado ao ler as mais de 700 páginas deste livro (na edição que possuo). Grandes personagens, grandes tramas e meu destaque vai para os cenários que moldam os personagens. O cenário vivo de Arrakis, com sua imensidão opressora de desertos intermináveis e seus vermes gigantes de areia, fazem desta obra um espetáculo.

Recomendo também a imediata leitura de "Messias de Duna" após a conclusão desse primeiro livro, pois ele serve como um grande epílogo e conclusão dos eventos de "Duna".

Arthicus 14/05/2024

"O começo é um momento muito delicado"
Duna? é um marco! Não só na ficção cientifica, mas no mundo literário como um todo. Nada que eu possa dizer já não deve ter sido dita nos quase 60 anos dês do seu lançamento, ainda mais com os dois incríveis filmes de grande sucesso que trouxe novamente o grande épico de Frank Herbert novamente a centro da cultura popular.

Mas posso falar como foi reler a obra quase 10 anos depois de ter lido pela primeira vez.

Antes de mais nada, me surpreendeu o quão a história corre! Acredito que estar familiarizado com a história e não ter de encarar este universo, cheio de conceitos, costumes, religiões e filosofias novas e diferentes ajudou nisso.

Nesta releitura, pude ver com mais calma como a história foi se desenvolvendo. Pude ver com mais calma os planos dentro de planos dos Harkonnens. Pude ver melhor como Leto, mesmo sabendo da grande armadilha, se mostrou como um personagem complexo que estava tentando fazer o melhor possível. Pude ver como Paul se encaixava e tentava lutar para se desvincular deste papel que está sendo colocado, ao mesmo tempo que ele e sua mãe, lady Jessica, precisam sobreviver.

Também pude apreciar mais a escrita de Frank Herbert. A realidade é que todo e qualquer elogio tecido a este livro é justificável. Nada é colocado por acaso ou desperdiçado. Cada texto de abertura de capítulo, cada capítulo, cada parte? até os benditos apêndices! Tudo está a serviço para nos mostrar mais e mais deste grande mundo de Arrakis e seu universo.

Se está for a primeira vez que você está lendo, se prepare porque algo grande está a sua frente.
Se você está retornando, como foi o meu caso, bem vindo de novo. A algo grande vindo ai.

(Quero deixar aqui também as recomendações dos filmes de Villeneuve e o de 1984 do David Lynch, que apesar de ter problemas, tem ótimos visuais e escolher interessantes)

Talita653 14/05/2024

Sensacional pra quem gosta de fantasia com ciência
Livro prende muito a atenção, as páginas passam sem sentir, mas quem espera que seja igual ao filme vai se decepcionar

Leticia.Moura 14/05/2024

Apoteótico
"Deus criou Arrakis para treinar os fiéis." Excerto de "A sabedoria de Muad'Dib" da princesa Irulan. Reler essa saga é um prazer.

Rafael Magalhães 14/05/2024

Valeu cada segundo investido!
Comprei esse livro em março de 2021, na expectativa de lê-lo antes do lançamento do primeiro filme. Desisti no meio; meses depois tentei ler de novo, desisti; no ano seguinte, a mesma coisa. Hoje, com mais maturidade, finalmente concluí esse livro e me arrependo de não o ter feito antes. Duna é simplesmente perfeito, a ambientação, o ritmo, a escrita (que a princípio pode parecer difícil, devido às palavras diferentes, mas que com o passar das páginas se torna bem agradável), as cenas de ação, a história, a construção cultural e religiosa de Arrakis e de todos os outros planetas citados.

O livro faz jus a todo o sucesso que suas adaptações cinematográficas receberam (e que venham mais). 5 estrelas mais fáceis de serem dadas, livro INCRÍVEL!

Gabigutierrez03 14/05/2024

Considerações
Preciso fazer uma resenha porque preciso falar sobre esse livro. Algumas pessoas com quem conversei amaram, outras se arrastaram para ler. Bom sou do segundo time, para mim Duna é uma espécie de tortura literária.

Claro que já livro horríveis, mas esse livro é bem escrito o que o torna chato é toda a política que se enrola nas 500 páginas. Confesso que a partir da página 600 eu realmente achei legal.

Mas quem lê 500 páginas para depois a coisa ficar no mínimo emocionante? Tenha santa paciência.
Outra coisa q me incomodou muito, o comentário na capa comparando Duna com Senhor dos Anéis. Gente, eu já li o Hobbit, não há o que comparar, a genialidade do Tolkien é infinitamente mais vasta.

Bom, acho que essas são minhas considerações e não, não vou seguir lendo os outros livros, não me interessa o quanto digam que podem ser melhores.

Ray.pcte 13/05/2024

5/5 um livro maravilhoso! Mundo rico, assim como os personagens, os momentos e a religião. A única coisa que não gostei do livro foi a introdução, digo, esperava mais a exploração do ambiente hostil de Arrakis (sem spoiler) do que eles ficando em casa. Mas tirando isso, um excelente livro!

Jonas 13/05/2024

Épico
O livro é extremamente envolvente, com uma trama muito bem construída, repleta dr intrigas, política, traições e que culmina em um final que deixa um gosto de quero mais.
Assim que terminei o primeiro livro já iniciei o segundo, para ver o desenrolar da história de Paul Atreides.