Duna

Duna Frank Herbert

Resenhas - Duna

rillari. 02/05/2024

Te amo, duna
Estou simplesmente obcecada por esse universo. Quis ler após os 2 filmes lançados pq eu não gostei tanto quanto achei, e pensei que com o livros seriam diferentes e realmente foi. A escrita é muito envolvente e como tudo é apresentado ao leitor o deixa ainda mais instigado a ler mais e mais, tinha dias que lia 50 páginas de uma vez.

ronaldotrr_ 02/05/2024

Uma obra prima, porém fiquei confuso na terceira parte.
O livro se desdobra com fluidez e com uma história intrigante e uma política melhor ainda.
Porém no final do terceira parte, as coisas vão e voltam o tempo todo e sem uma marcação explícita da linha temporal!

Ricardo.Franca 02/05/2024

É inquestionável a grandeza que Frank Herbert deposita em Duna. Achei que seria de dificil compreensão, ainda bem que eu estava errado, o livro tem uma escrita simples e clara, com uma história que vai alem da ficção, politica ou religião. Nos traz reflexões que se aplicam em nosso quotidiano, de forma figurativa. Indico a todo q qualquer leitor que goste de ficção cientifica ou fantasia. Pra quem tem esses gostos por livros, deveria ser um titulo de cabeceira. Obrigado a Editora Aleph por ter trazido essa obra prima para o Brasil, com tamanha clareza no texto.

skyy 01/05/2024

His name is Paul Muad'dib Atreides, Duke of Arrakis.
Mesmo tendo assistido o filme primeiro, gostei bastante do livro e achei até uma ótima adaptação. Pena que nos livros, a Chani não é tão f0da quanto nos filmes. Tem muiiita coisa que acontece entre as páginas que o cinema não conseguiu mostrar, mas, ainda assim, considero ambos obras de arte, tanto os filmes quanto o livro.

Mimirelly 01/05/2024

Mente de titanio
Se fosse outros livros, outro autor
Essa primeiro livro seria divido em três partes. Historia muito bem construída

Maria675 01/05/2024

?Que a sua faca lasque e quebre.?
Ok vai ser praticamente impossível eu fazer essa resenha sem comparar o livro com o filme, mas vou tentar não ficar só assim.

é a primeira vez que leio uma saga e ainda mais de livros de ficção científica e o que eu achei interessante foi o autor não envolver de fato a tecnologia mas sim a religião e a politica a partir da mal função da tecnologia. o começo do livro e a primeira parte inteira é MUITO confusa, acredito que se eu tivesse lido um pouco da apêndice teria sido mais fácil e menos tedioso, porém, depois de ver os dois filmes a leitura ficou tranquila.

gosto do jeito que o autor escreveu sobre os povos dos outros planetas e como cada um possui uma cultura diferente, dando um espaço enorme para um universo tão vasto da saga. (SPOILER)estou lendo o segundo livro e já vi que será mais ainda explorado essa parte, coisa que já gostei. no demais, é um livro muito bom como introdução a politica e ao universo de duna no geral, principalmente se considerarmos à época de seu lançamento e como até hoje serve de inspiração para outras sagas de ficção científica.

quanto ao filme, o primeiro é fielmente adaptado como na primeira parte do livro (tedioso igual ?) mas o visual é incrível. o carnaval começa na segunda parte porque o diretor mudou muiiiiiita coisa, O FEYD TEM CABELO NO LIVRO ? enfim, o livro e o filme estão andando quase de mão dadas. se quem leu o livro gostou do protagonismo feminino no filme vai adorar mais ainda. A Chani no livro é muito insossa, prefiro a do filme que é realmente o que eles tanto falam das mulheres fremen, guerreiras, o que infelizmente eu não vi nesse livro. A Jessica é perfeita em ambas adaptações mas ainda prefiro a do filme por ser mais livre e ter ações misteriosas. vamos ver como vai ser a Alya, que eu adorei no livro, a bichinha tem lingua afiada.

enfim tmj eh o lisan al-gaib n tem jeito?
Elle 03/05/2024minha estante
é o lisan NÃO TEM JEITO

Maria675 03/05/2024minha estante
eh o messias?

Júlia 01/05/2024

Tive que prestar muita atenção, mas valeu a pena. A história é sensacional e dá pra ver pq tantas obras se inspiraram nela.

Thalia58 30/04/2024

Interessante
Não há dúvidas que esse universo do Frank Herbert é bem interessante, gostei da ideia de uma ficção científica mais concentrada nas pessoas do que em tecnologias digitais. O planeta Arrakis e as estratégias utilizadas pelos fremen para sobreviver em um ambiente tão hostil são fascinantes. Só não estou dando 5 estrelas porque em alguns momentos achei a leitura um pouco maçante e trechos que não fazia tanta diferença assim na trama acho que o livro poderia ter sido menor. (Talvez fiquei com essa impressão porque já tinha assistido os filmes e estava lendo O Egípcio de Mika Waltari que tem uma forma de contar a história que te prende em cada parágrafo).

Duna me lembrou A mão esquerda da escuridão da Ursula K. Le Guin que também é ficção científica e tem viagens entre planetas.

Achei que a história fica bem mais interessante depois do duque ser traído e Paul e sua mãe se associam aos fremen. A parte de intrigas entre as casas maiores e coisas do tipo não me interessaram tanto.

Os elementos que mais gostei na trama foram a ecologia de Arrakis, os fremen, a especiaria, principalmente como uma forma de ter percepções sensoriais expandidas, o treinamento das Bene gesserit de conseguir ter total controle do corpo e os mentat, que são basicamente máquinas pensantes.

Também gostei muito do protagonismo feminino e como as mulheres conseguem mudar o rumo e o destino em várias esferas. Minhas personagens favoritas são a Alya, a lady Jéssica e a Chani.

Além disso, a parte da ecologia me chamou muito a atenção, gostaria que esse tema tivesse sido mais trabalhado no livro (mas já é uma preferência particular) e o ecólogo Liet Kynes também faz parte dos meus personagens favoritos, fiquei triste com sua morte e estou curiosa pra saber como essa temática será trabalhado no próximo livro.

Acho que até a metade do livro, não quis ler a sequência. Mas do meio para o final fiquei bem curiosa pra saber um pouco mais desse universo e vou dar uma chance para o livro 2. Quero saber quais os desdobramentos da questão religiosa que é tão presente e importante nesse universo.

É uma leitura que vale a pena, mas se você não ficou interessado na premissa ou não gosta de ficção científica, recomendo também assistir os novos filmes produzidos, achei que eles foram bem fieis e conseguiram transmitir bem todos os eventos importantes do livro, claro que com adaptações.

Carolinne20 30/04/2024

Meu deus. É o lisan al gaib mesmo né
Eu comecei a ler um pouco preocupada que não entenderia nada neste livro, já que escutei milhares de advertências sobre a complexidade do livro, repleto de termos desconhecidos e uma narrativa detalhada. Admito que algumas coisas passaram pela minha cabeça sem entender, mas na maioria das vezes sempre consegui compreender pelo contexto do que era contado.

Intrigas pessoais, mitologia, religião, política, imperialismo, ambientalismo, a natureza do poder e uma gama de emoções se entrelaçam neste mundo singular e visionário que Herbert conseguiu criar. Duna me envolveu completamente!

?Entrei esperando sci-fi e recebi depressão? uma das minhas falas durante minha leitura. Eu quase esqueço que este é um romance de ficção científica, sim, a história é tão real e tocante assim. Também é uma narrativa assustadora, comovente e profética, que transporta o leitor para um deserto repleto de riquezas em Arrakis, desejando estar lá ao lado dos personagens mais culturalmente ricos nesse livro, os Fremen.

É verdade que tiveram momentos de dificuldade ao longo da leitura, quando me senti cansada e ansiosa para concluir o livro, mas nunca perdi o interesse pela trama. Duna é uma obra extensa e densa, introduzindo um dos universos mais inteligentes e fascinantes que já tive o prazer de ler, especialmente considerando sua época de publicação. Por favor, deixe de lado qualquer preconceito e mergulhe nesse universo genuinamente cativante.

Sai da sala de cinema tão obcecada que precisei buscar a obra original, e agora só posso dizer que estou ainda mais obcecada.
Que universo fantástico!
Lelê 30/04/2024minha estante
Divou mana

haidy 29/04/2024

O medo é a pequena morte que leva à aniquilação total
Essa resenha vai ter MUITAS comparações com os filmes pq só li por causa deles

sempre ouvi falar desse livro mas sem dar muita atenção pq sentia que seria muito difícil ou que nao era pra mim. com o lançamento do segundo filme e a quantidade de comentários sobre decidi finalmente assistir o primeiro e em seguida o segundo. me surpreendi com o quao obcecada eu fiquei com essa história e esses personagens, a construção de intriga política misturada com uma religião fervorosa e falsas lendas me encantou.
decidi dar uma chance para o livro pq queria qualquer coisa que me contasse mais desse mundo e no final foi uma ótima adição. os subplots que foram cortados da adapatacao me entreteram muito e trouxeram muito dinamismo pra história com vários núcleos diferentes. eu amei varios pontos da adapatacao onde senti que a direção e visao artística elevou muito o nível de algumas cenas.
tiveram várias diferenças que me pegaram de surpresa, principalmente no terceiro ato do livro. não consigo decidir exatamente o que sinto sobre elas pq o livro é o material base mas minha visão ja estava contaminada com o rumo da adapatacao e etc.
acho que minha mudança favorita é a da personagem da chani, sinto que ela ganhou muito mais profundidade e enredo proprio no filme. fiquei feliz com o destaque dela.
no fim, achei tudo MUITO bom, a escrita é um pouco entrucada no começo mas com os conhecimentos prévios e com o tempo é fácil se acostumar, pensei que consultaria o glossário muito mais vezes inclusive.
me deu muita vontade de consumir outras obras que se inspiram em duna como star wars e eu até consegui ver varios paralelos com attack on titan, é uma série muito grandiosa que com certeza foi usada de referência pra várias outras obras de ficção científica.
uma experiência única, to ansiosa pra ler a continuação e prestigiar o novo filme quando for lançado

Mateus 29/04/2024

Leitura obrigatória
Um dos melhores livros que já li, tem tudo o que um leitor pode querer.

O que mais me conquista no livro é a forma como se dá a dinâmicas de embates, intrigas somente pela simples nuance de conversas e observando os detalhes.

Ver a dinâmica do ambiente e como isso é usado a favor, um grande início de saga.

BCasf 29/04/2024

O livro é realmente incrível! É o tipo de leitura que nos deixa imersos na história e ansiosos pra saber o que vem a seguir. Seguiremos com a saga!

Natanxd12 29/04/2024

Uma obra atemporal, é como eu defino Duna.
Uma trama bem escrita, num ambiente similar e diferente de tudo que eu já vi. Com personagens bem escritos e planos atrás de planos.
Duna que foi publicado em 1965, mais de 50 anos atrás, fala muito sobre os dias de hoje.
O plot do livro, é que o Duque Leto, chefe da família Atreides, foi mandado do planeta Caladan onde governava para o planeta Duna, O planeta em questão é praticamente todo composto por deserto, e não tem água, assim os habitantes precisam usar roupas específicas para reaproveitar a água do corpo.
Esse é só o plot básico. O livro tem mais de 500 páginas e vai muito além disso, englobando política, religião e profecias.
O mundo de Duna é basicamente um feudalismo interplanetário, isso porque a trama se dá a mais de 8 mil anos no futuro.
O livro como já ressaltei é muito bem escrito, porém, para aqueles que não estão acostumados a ler fantasias podem achar alguns momentos do texto um pouco lentos. Eu, que já tenho costume de ler fantasias, não o achei lento, até porque nessas partes geralmente o autor está construindo e ampliando ainda mais o mundo, e para mim o autor conseguiu deixar aquele universo muito vivo. Eles têm culturas diferentes, modos diferentes, religiões diferentes, políticas diferentes e por aí vai
Inclusive Duna foi usada de inspirações em diversas outras obras após isso.
Então dou nota maxima, tudo nesse livro funciona muito bem para mim, e agora com o lançamento do filme (a parte dois) acredito que a obra se popularize ainda mais
AliJu 29/04/2024minha estante
Independente da história, a Zendaya deveria ser a maior nessa capa, porque sim kkkkkk

Heitor.Morales 28/04/2024

Esse livro é brilhante! A leitura no início é sim demorada, o ritmo e o estilo são diferentes, mas acostumáveis. Sinceramente, Duna é universo riquíssimo com personagens excelentes e uma trama que me surpreende e me intriga ao mesmo tempo quanto mais leio. Entretanto, por ser gigante, o livro me cansou, mas no fim sai satisfeito com a leitura.

Marcell 28/04/2024

Apenas Uau
Tudo que já ouvi falar desse livro foi superado. Incrível. Não imaginava que gostaria tanto desse livro!