O Sonho de Eva

O Sonho de Eva Chico Anes

Resenhas - O Sonho de Eva

Envenenadas 07/12/2012

O que é sonho? Podemos dizer que o sonho é um universo paralelo onde somos capazes de projetar a realidade futura que desejamos viver ou criarmos uma vida completamente diferente da que estamos vivendo. Enfim, onde nosso inconsciente flui e nos leva a explorar nossos desejos mais íntimos. É nesse contexto de sonho que conhecemos a Dra. Eva Abelar, uma brasileira sensual formada em psicologia e unanimidade em sonhos lúcidos, que nada mais é do que ter consciência do que estamos sonhando e viver o sonho como se realidade fosse. Imagine-se sendo o ator principal do seu filme favorito ou sendo beijada pelo galã da novela. Eva é contratada pela Yume, empresa internacional de entretenimento, para completar a pesquisa e lançar no mercado o DreamGame, um vídeo game virtual que será conectado aos nossos sonhos e nos permitirá jogar como personagem vivendo todas as experiências, sentimentos e sensações sem o perigo que correríamos na vida real. Porém, essa excelente oportunidade de emprego ocorre depois que mais uma tragédia acontece na vida de Eva; sua irmã se suicida de maneira misteriosa e no mesmo dia raptam seu filho Joachim, que é autista. Enfrentando fantasmas do seu passado, avaliando decisões dolorosas e tendo que fazer novas e difíceis escolhas, Eva é colocada à prova a cada capitulo. À medida que vamos conhecendo a personagem, aprendemos a admirá-la com sua determinação e coragem; traços determinantes para encontrar seu filho e lutar pelo seu grande amor. Essa história nos envolve em uma trama internacional e junto com Eva viajamos entre o sonho e o pesadelo, onde de forma real ela arrisca sua vida em um país distante sem saber em quem confiar para encontrar seu filho e o verdadeiro responsável pela morte de sua irmã. O autor Chico Anes, nos conquista com uma narrativa rápida, e que prende o leitor intercalando as várias histórias que se misturam com perdas, violência, doses de suspense, assassinatos, drama e a busca pelo amor. O livro é muito bem impresso. O papel e a fonte utilizada facilitam a leitura. A capa é muito bem feita e possui detalhes que nos lembra das visões, às vezes turvas, que permeiam nossos sonhos. Atenção especial para os detalhes interessantes dos ideogramas. É realmente um livro cativante, que não te deixará largá-lo até que você desvende todos os seus mistérios. Quem não gostaria de viver duas vidas em uma? Se for isso que você deseja, saiba que pode ser bastante perigoso. “Vou tentar ser mais claro: se você sonhasse sempre a mesma coisa, não acabaria por confundir ilusão com realidade? Pular do edifício, sonho após sonho, inúmeras vezes. Uma bela noite não sairia da cama e saltaria para a noite? Não?” Gostaram?

Paloma Viricio 07/12/2012

Armadilha real através da mente
Por Paloma Viricio

NOTAS
Capa: 10
Conteúdo: 10
Diagramação: 10
Nota geral: 100 (Perfeito)

Visão Geral

É apenas um sonho! Meu caro, se você é um dos que pensa assim, com certeza não tem a mínima ideia de que “Dormir pode ser um jogo perigoso”. Em O sonho de Eva, nos deparamos com uma trama surpreendente, única e misteriosa. O enredo chama o receptor para a estória, prendendo o leitor de forma mágica á cada página lida. Esse livro é de tirar o fôlego. A forma como o autor escreve é deveras rica, descritiva e envolvente. Ele é original e faz com que a obra também seja. Com certeza O Sonho de Eva está no topo da lista de melhores obras nacionais resenhadas no Jornalismo na Alma.

Eva Abelar é uma psicóloga pesquisadora de sonhos lúcidos e busca avançar os estudos iniciados pelo pai. Ela é irmã de Ana e mãe de Joachim. Quando Eva se ausenta do Brasil para participar de uma palestra sobre as pesquisas que dirige, Ana morre e Joachim desaparece. “Ao fechar os olhos, abrem-se as portas para um misterioso campo de combate”. Começa então a busca pela verdade sobre o falecimento da irmã, o filho autista, a luta pela garantia da vida e o reconhecimento do “próprio eu”. O que será que os sonhos têm em comum com todo o ocorrido na vida de Eva?

Em meio á dor vivida pela doutora, ela é convidada para trabalhar em uma grande empresa de games chamada Yume. As pesquisas de Eva são de primordial importância para o sucesso de um novo jogo, o DreamGame, que tem como objetivo inserir vídeo game em sonhos lúcidos, fazendo com que a sensação do jogador perante aos estímulos do jogo seja real. Eva aceita, pois almeja encontrar pistas sobre o paradeiro do filho através desse novo emprego. O livro é extremamente gostoso de ler e traz a reflexão de como podemos ser facilmente manipulados em uma sociedade que as barreiras do virtual caminham lado a lado com o real. “Podem as experiências vividas no mundo dos sonhos moldarem comportamentos no mundo real?” Isso você só irá descobrir lendo O Sonho de Eva.

Designer e Diagramação

A diagramação do livro é simples e cada capítulo é dividido por subcapítulos numerados em romanos. Isso é bom porque facilita uma troca de cena para outra durante a trama. O espaçamento e letras são confortáveis e as folhas são em material pólen. Uma vertente bem interessante no livro é que ele é narrado em terceira pessoa, mas quando lemos os sonhos a narração passa para primeira pessoal. Isso foi deveras criativo, pois aproxima o leitor do sonho do personagem.A capa é linda e passa exatamente a sensação de mistério e suspense que o livro tem. O kit é composto por caixa, livro, marcador e uma máscara de dormir personalizada com o nome da obra, que faz parte do selo Novo Conceito Jovem.

Sobre o autor

Chico Anes é mineiro, nascido em Barbacena. Formado em engenharia eletrônica e telecomunicações, é pós-graduado em marketing pela FGV. Atualmente mora em São Paulo com esposa e filhas. Pesquisador entusiasta de alquimia, xamanismo e filosofia de fogueira, Chico Anes busca o caminho que tenha coração, o elixir da longa vida e a pedra fundamental que transmuta qualquer coisa em ouro. Sabe onde tudo isso se encontra, mas saber onde está o peixe não quer dizer pescá-lo. Por esse motivo, sua paixão é jogar o anzol nas águas profundas e desconhecidas da mente.

O trabalho Armadilha real através da mente de Paloma Viricio foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.
Confira mais em:http://palomaviricio.blogspot.com.br

Ademilson 07/12/2012

Alucinante e interessante!
Hoje finalmente vocês vão poder ler minha resenha sobre o livro “O Sonho de Eva” que já tinha terminado de ler a séculos, mas só agora escrevi minhas opiniões sobre ele. Bom, a principio essa era a obra que eu mais esperava até então. Tinha uma proposta diferente e, o melhor, era escrita por um brasileiro. O Sonho de Eva conta a história da Dra. Eva que é uma especialista em sonhos lúcidos e superconsciência, ou seja, ela pesquisa sobre pessoas que conseguem manter a lucidez durante o sono e os sonhos. Enquanto dava uma palestra, fica sabendo de que sua irmã, Anna, se jogou do andar de um prédio e que seu filho autista, Joachim está desaparecido. A partir daí, uma série de fatos se desenrolam e a protagonista corre muito perigo.

Colocando-se ainda mais em risco, ela aceita trabalhar para a empresa Yume, que no momento desenvolve um perigoso jogo. O que fazer a partir daí? Chico Anes escreve algo maravilhoso, com uma linguagem dinâmica, mas muitas vezes rude. Os personagens são bem construídos. Eva é uma mulher forte e inteligente, corajosa a ponto de se arriscar para descobrir a verdade. Joachim, seu filho, é uma criança dócil e muito esperta. Alec, ex-marido da protagonista, a ajuda mesmo de longe, é um homem honrado e amoroso. Além deles, tem os outros personagens como Adhya, a poderosa da Yume e Zed, o menino esperto. Minha primeira reclamação é a respeito da linguagem utilizada pelo autor: Muitos palavrões e insinuações sexuais. Não tenho nenhum problema quanto a isso, mas tal fato é tão presente no decorrer da história que acaba ficando extremamente chato.

É perceptível a preocupação que o autor teve em pesquisar certos detalhes que são essenciais para o desfecho da trama. Tudo ficou bastante encaixado, bonitinho em seu lugar. Os personagens em sua maioria são bastante complexos, não se deve confiar ou tirar conclusões precipitadas sobre nenhum deles. A história é demais, tão deliciosa que nem se vê o tempo ou páginas passar. A dinâmica também não deixa a desejar, com tensão e suspense na medida certa, o que nos deixa apreensivo a cada linha. Em respeito a diagramação, está simplesmente incrível! Além disso, é claro, o livro questiona sobre o livre-arbítrio de cada ser, sonhos, medos, ilusões... Também tenho outra reclamação, acho que o desfecho dado a Alec e Eva foi muito corrido, sem muitos detalhes.

Gostei de ver o tom irônico do autor quanto alguns assuntos. Ele foi simples e sutil, o que gerou um efeito ótimo para a leitura. Fiquei realmente triste com alguns fatos que aconteceram no decorrer da trama, mas fazer o quê? Em suma, gostei bastante da história! Recomendo para todos. A história é tocante, emocionante e cheia de mistérios e suspense, é fascinante saber o número de livros bons que chega em nossas estantes todo dia e esse é um deles. Outro toque que eu gostaria de dar é sobre Joachim, acho que o fato d'ele ser autista foi mal aproveitado pelo autor e renderia boas cenas emocionantes. O tema abordado pelo autor é bastante interessante e inovador, nunca havia lido nada do tipo. O legal é que o Chico usa uma linguagem simples em seu livro, para que até mesmo os mais leigos no assunto possam entendê-lo direitinho. Eva é uma bela protagonista, agrada todos por seu senso de justiça e raciocínio rápido.

Será que somos realmente livres? A sociedade nos corrompe? E dormir, é um jogo perigoso, afinal? Cada pessoa tem uma importância na trama, com características bastante peculiares. Eva se vê em uma teia de mentiras, no qual ela pode ficar presa para sempre. Arrasei nessa parte, não é, gente? Por favor digam que sim! O autor revelou alguns fatos importantes aos poucos e isso contribuiu para a minha loucura para saber logo do final, rs! Um outro ponto fraco do livro é a paixão súbita que a protagonista desperta em alguns personagens, como o Lee, considerando que eu particularmente não simpatizei com a personagem desde o início. Foi algo que aconteceu aos poucos. Por fim, apesar de todos os pontos fracos que destaquei, a leitura de "O Sonho de Eva" é maravilhosa, fantástica, repleta de informações importantes e questionamentos. Como já disse antes, recomendo a história para todo mundo. Cumpre o que promete e ainda nos brinda com mais algumas coisas. Um sonho de livro!

Isabel 01/12/2012

Eva Abelar é uma das maiores especialistas do mundo em sonhos lúcidos. Embora talentosa e dedicada, ela é ridicularizada pela comunidade científica graças a abordagem pouco ortodoxa de suas pesquisas – e que “vingança” melhor do que ser convidada a trabalhar para a Yume, uma das maiores e mais sérias empresas do mundo? Poderia ter sido uma enorme vitória.

Poderia.

Mas as circunstâncias não são exatamente propícias para uma celebração. Dias antes, durante uma conferência em Viena, Eva havia recebido as notícias de duas catástrofes: a de que Anna, sua irmã, se jogara de cima da cobertura onde morava e que Joachim, seu filho de sete anos (autista e entregue aos cuidados da tia durante a viagem da mãe) desaparecera.

Diante da falta de respostas da polícia e pressentindo uma conexão entre a morte de Anna, o desaparecimento de Joachim e a Yume, Eva então faz o inesperado: aceita a proposta. Sua missão: ocupar o posto da irmã na equipe do DreamGame, empreitada inusitada da Yume que permitirá aos seus usuários que sonhem no mais real e ilimitado ambiente que existe: seus sonhos.

Às vezes algo me marca tanto em um autor que acabo (geralmente só na minha própria cabeça) denominando determinado conjunto de características com seu nome. O sonho de Eva foi completamente “Dan Brown”, porque assim como os livros do escritor americano:

a) parece ter exigido uma quantidade estupenda de pesquisa;

b) tem uma narrativa construída de forma a prender o leitor ao livro – mesmo em partes não essenciais para o enredo, é impossível não ter curiosidade quanto ao que acontecerá depois;

c) e, por fim, um enorme defeito: ao mesmo tempo que o autor cria personagens femininas fantásticas e talentosas, ele abertamente as “objetifica”. Explico: tudo bem, eu entendi que Eva é uma mulher bastante bonita – e que isso é importante para a história em certo ponto – mas creio que dizê-lo uma ou duas vezes no decorrer do livro seja o suficiente. Uma menção ao fato em cada página é, no mínimo, desnecessário.

Mas deixe que eu esclareça algo: embora ambos os autores tenham vários pontos em comum, Chico Anes é infinitamente superior em alguns pontos. Sua prosa flui melhor, alternando momentos reflexivos e de ação habilidosamente. Além disso, menções aqui e ali ao passado que Eva gostaria de esquecer fazem com que o livro pareça um quebra-cabeça bem complicado, mas que teimamos em montar e vibramos com o resultado final.

Falando em final, não gostei da maneira com que o livro terminou: foi bastante corrida e passível de continuação. Sinceramente? Sempre digo que não gosto muito de séries literárias; que cedo ou tarde elas me decepcionam. Mas não reclamaria de uma para O sonho de Eva: assim como um sonho "de verdade", sinto que foi rápido demais. E quero dormir de novo, para ver se consigo voltar.
Publicada originalmente em http://distopicamente.blogspot.com.br

Mari 25/11/2012

''Será que não trazemos para nossas vidas os ecos de nossos sonhos?"

Ana é uma mulher que trabalha em um projeto que pesquisa um meio de levar o jogo para os sonhos. Em uma noite que poderia ser como outra qualquer, Ana começou a ter sonhos com coisas confusas, imagens que em sua cabeça sem que ela pudesse ter certeza de nada. Em um momento do sonho, Ana sai para o terraço de seu prédio, sobe no parapeito e acaba se jogando, levando-a então, à morte.

Eva Abellar é uma especialista de sonhos lúcidos. Ela é mãe de Joachin, um menino autista e irmã de Ana. Ao receber a notícia da morte de sua irmã, Eva fica desesperada, sem entender o que fez sua irmã se jogar da cobertura e preocupada com seu filho, que ela havia deixado sobre os cuidados de sua irmã. Um dos detetives que foi lhe informar sobre a morte da irmã diz que deve haver algum engano, já que nenhuma criança foi encontrada no apartamento.

Em meio a muitos questionamentos, Eva recebe uma proposta de emprego de Adhya, que trabalha na empresa Yume e faz parte do projeto DreamGame, que seria um jogo onde o jogador passa a agir como sonâmbulo: a pessoa pode sonhar com qualquer coisa (uma luta, uma conversa, uma morte...), mas estará dormindo e quando acorda, aquilo realmente aconteceu.

Eva aceita a proposta e acaba viajando para Pequim, rumo à Kumo, onde fica a sede da Yume. Lá ela conhece Lee e Chiang, funcionários da Yume. Os dois a recepcionam em Pequim e em meio a conversa, Chiang, misturando inglês e mandarim, diz que o V11, o mais moderno centro de pesquisa sobre sonhos do planeta, não é tão maravilhoso como Lee diz para Eva. Eva não os conta que entendeu a conversa, mas começa a desconfiar das pessoas com quem ia trabalhar.

''-Os sonhos são o novo mundo! [...] Um mundo onde se pode ser o que quiser! E vou lhes dizer uma coisa: num mundo onde poderíamos ser Deus, a maioria de nós vai preferir ser o Diabo!"

Eva começa a trabalhar na Yume, mas não são só eles que escondem segredos. O verdadeiro motivo de Eva ter aceitado a proposta de emprego, é porque ela encontrou o diário de sua irmã, onde na última página estava escrito "O livro velho. É nele que está o segredo. Eles querem roubar nossos sonhos; querem roubar Joachim". Qual o mistério por trás da morte de sua irmã? Por que seu filho foi sequestrado, ou melhor, por que seu filho é necessário nessa investigação?

CONTINUE LENDO EM: http://magia--literaria.blogspot.com.br/2012/11/o-sonho-de-eva-chico-anes.html

Mi Pieroni 20/11/2012

RESENHA RETIRADA DO BLOG LIVROS NA CABEÇA - http://livrosnacabeca.blogspot.com

Quando peguei esse livro para ler, não sabia quase nada de sua história. A única coisa que eu tinha lido era o subtítulo e algumas partes da sinopse, mas foram tão poucas essas partes que eu não tinha noção nenhuma sobre o que se tratava "O Sonho de Eva". Assim que li o primeiro capítulo, eu surtei. Literalmente. Foi como se eu tivesse um "mindfuck" como todos dizem. O primeiro capítulo me deixou tão desconcertada que tive que ler no mínimo três vezes para entender realmente o que se passava naquelas páginas. Pode ser um pouco de drama meu, mas foi o que aconteceu, gente. A história me surpreendeu desde o primeiro capítulo. Se você quer ter a mesma surpresa que eu, ou prefere não ter nenhum spoiler sobre a história, aconselho a pular o próximo parágrafo e ir logo para as minhas impressões do livro.

Chico Anes no conta a história de Eva, uma psicóloga filha de Hermes, um psicólogo renomado. Após seu pai ter apresentado a teoria sobre sonhos lúcidos, que foi altamente criticada pela bancada mais tradicional da psicologia, Eva continua com os trabalhos do pai, com uma nova teoria que novamente fora altamente criticada. Filha de um psicólogo e de uma mulher muito religiosa, Eva aprendeu desde pequena os padrões dos "bons costumes". Sua irmã Anna, mais revoltada, não ligava muito para o que a mãe dizia, e sempre falava como a irmã era bonita e como ela deveria valorizar sua beleza.
Anos depois, um estranho acontecimento ocorre. Anna pula da janela de sua cobertura, e no mesmo dia, Joachim, filho de Eva, é sequestrado. É então que Eva começa a receber propostas para trabalhar em uma empresa desenvolvedora do DreamGame, e coincidentemente, perde seu emprego como professora da universidade e consequentemente seu fundo para a realização de pesquisas, se vendo obrigada a ceder as propostas da Yume. É então que Eva começa a receber avisos de um estranho, dizendo que a Yume não é a empresa que ela pensa, e sim uma empresa extremamente perigosa.

Bom, sobre as minhas impressões, achei um livro muito bem planejado. A história tem um começo, um meio e um fim, nos contagia, nos deixa ansiosos para saber o que acontecerá no próximo capítulo, assim como nos faz torcer para que Eva consiga encontrar seu filho perdido. Confesso que a história inteira foi uma surpresa para mim. Fiquei presa e me senti muito conectada com a história. Por ser uma história mais específica, sobre sonhos, algumas coisinhas sobre Psicolgia, como teorias comportamentais básicas e algumas explicações sobre sono REM aparecem, o que pode ser estranho para quem não conhece esse assunto a fundo. Nada que um Google não resolva! Porém, acredito que alguns pontos do livro deixaram a desejar... Achei a história toda muito corrida quando chegava no final do livro. Tive a impressão de que tudo aconteceu muito rápido, para que o livro acabasse mesmo, para que a história tivesse um final rápido. Alguns capítulos finais foram muito tumultuados e me via em alguns momentos perdida durante a leitura, tendo que reler algumas partes para processar aquilo que tinha acabado de ler, mas nada que atrapalhe a leitura ou que deixe confusa a ponto de não entender nada que está acontecendo na história, e sim uma parte que a leitura tem que ser feita mais devagar, prestando atenção em todos os detalhes para não se perder mesmo.
Como sempre a editora caprichou no design e na diagramação do livro! A capa é linda, com alguns detalhes em relevo e pequenos símbolos (ou seriam letras?) em mandarim, o que tem super a ver com a história. Diagramação simples, com páginas amareladas e letras na fonte média.

RESENHA RETIRADA DO BLOG LIVROS NA CABEÇA - http://livrosnacabeca.blogspot.com

House of Chick 18/11/2012

Quando eu vi a capa de “O Sonho de Eva” pela primeira vez, ela logo me chamou a atenção. Talvez pelas suas cores fortes, já que a cor predominante é o azul, ou talvez pelo detalhe da menina que está bem sutil de uma forma intrigante, do tipo que a gente só repara prestando atenção. Enfim, apesar de não saber bem o motivo ao certo, só a capa já havia me despertado uma grande vontade de pegar esse título em mãos. Claro que corri para saber sobre o que se tratava, pois eu tinha o interesse, mas foi a sinopse que me deixou louca para começar a ler logo.

Fico feliz que tenha o feito, pois o livro foi realmente incrível. Ele retrata um tema ainda pouco abordado nos livros, pelo menos que eu tenha lido, e que tem um grande potencial para ser explorado: os sonhos.

Na história conhecemos Eva, uma psicóloga que trabalha em uma pesquisa sobre os sonhos lúcidos (um sonhador lúcido é aquele que tem total controle sobre o que está sonhando, como se ele estivesse dirigindo o seu próprio filme, mudando as ações para o que parece mais conveniente para si), e que teve a sua vida revirada de cabeça para baixo, a fazendo viver em um pesadelo real quando dois fatos muito ruins aconteceram com ela, já que seu filho foi sequestrado e sua irmã Anna se jogou do alto de um prédio.

Nossa protagonista, que estava em um congresso na Europa, largou tudo e voltou para o Brasil na esperança de rever seu filho e entender os motivos de sua Irmã. Quando chegou aqui percebeu, com a ajuda de um amigo, que os acontecimentos podem estar mais interligados do que ela imaginava, e que para entender melhor tudo que aconteceu ela deveria procurar mais sobre os passos da sua irmã quando ela ainda estava viva.

Anna estava fazendo pesquisas para um projeto ambicioso e inovador para uma indústria de vídeo game que consiste em levar os jogos para os nossos sonhos e, por causa de sua morte, a empresa Yume em que ela trabalhava, chama Eva para continuar as pesquisas.

Continuação: http://www.houseofchick.com/2012/11/o-sonho-de-eva-chico-anes.html
Brunna 18/11/2012minha estante
Sim, essa capa também me chamou atenção. Agora, a história nem tanto. Mas já li tantos comentários positivos a respeito dele que vou dar uma oportunidade a esse livro. Adoooooro mistérios! :D

brunna_plutao@hotmail.com
myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

Vanilda 18/11/2012minha estante
Esse livro tem ingredientes que eu gosto muito, mistério e suspense. Além disso, baseado na teoria de "sonhos lúcidos" acho que foi um ponto que fez o livro se destacar entre outros. A premissa do livro ficou bem original e interessante. Quando você diz que em nenhum momento a história ficou chata ou cansativa e que o autor faz algumas incursões no texto em primeira pessoa, acho que só vem a valorizar a forma de escrita de Chico Anes e colocá-lo com um dos dos destaques da literatura em nosso cenário nacional.

vanildarm@hotmail.com
@VanildaP

Jéssica 18/11/2012minha estante
Esse me livro me chamou desde quando conheci o autor na Bienal SP, já que lá pude conhecer seu livro, e tudo que ele falou, e toda a sua resenha, fez com que eu desejasse esse livro.
A capa é muito intrigante mesmo,e eu gosto de capas assim.Que tenham um trabalho bonito e que chame a atenção do leitor.
E ainda por ser nacional, o que amo, já que devemos dá destaque para os autores nacionais,pois já li tantos livros nacionais que , por mim, são considerados um dos melhores que já li.
Parabéns pela resenha.

Jéssica Rodrigues
jeskinha_416@hotmail.com

Maya 18/11/2012minha estante
sinceramente a história é envolvente e fácil de se ler, recomendo. :)

yarasp71@hotmail.com

Maya 18/11/2012minha estante
sinceramente a história é envolvente e fácil de se ler, recomendo. :)

yarasp71@hotmail.com

Nessa 19/11/2012minha estante
Não sabia da história desse livro e, apesar de bem diferente dos que eu já li, fiquei bastante curiosa.
E mais um autor nacional para entrar para a listinha! =)

Adorei a resenha!

Vanessa - https://twitter.com/nessa_002

Khrys Anjos 19/11/2012minha estante
Esse foi o melhor livro nacional que li esse ano. O Chico nos presenteou com uma história perfeita. Tudo na dose certa: romance, drama, suspense e até a violência. É uma leitura viciante pois não consegui largar o livro enquanto não cheguei ao final.Recomendadíssimo.

Um leve bater de asas para todos!!!!!!!!!!!!

khrysanjos@yahoo.com.br

Thais 20/11/2012minha estante
Adoro a capa desse livro.
Sem contar a temática super interessante e original.
Quero muito ler, é uma das minhas próximas leituras.

Thais Vianna
@dathais

Joyce 21/11/2012minha estante
Que livro interessante, adorei a resenha. Gosto muito de livros com assuntos sobre sonhos e esse parece ser muito bom. Também adoro livros com suspense e uma boa história. Eu já conhecia esse livro de nome e a capa também me chamou atenção.
bjs

Joyce
joycegadiolli@ig.com.br

Leticia2354 14/11/2012

O sonho de eva
Eva Abelar, em uma palestra sobre sonhos lúcidos em Viena, recebe a má notícia de que sua irmã, Anna, havia se suicidado e, para piorar a situação, seu filho Joachim, desapareceu na mesma noite. Logo após esse acontecido, Eva conhece Adhya, que lhe convida para continuar o trabalho de sua irmã na empresa Yume. Mas antes de aceitar o convite, Eva pensa muito sobre o assunto... Fora avisada de que não deveria ir, mas será que ela perderia a chance de saber onde está seu filho e o que realmente aconteceu com sua irmã? Eva embarca em uma jornada perigosa em busca de respostas e conta com a ajuda externa de seu amigo, ex namorado e psicólogo, Alec.

O DreamGame, projeto no qual Anna estava trabalhando, é uma tecnologia que permite a pessoa jogar enquanto dorme. Já imaginou como seria isso? Não precisar de joystick para controlar um avatar? Seria você mesmo o próprio avatar, deixando de lado a emoção de estar em frente às telas, para estar nela própria e vivenciar o que desejar.

“... Era o fim da tecnologia 3D para os games. Quem se contentaria em brincar com bonecos virtuais quando poderia realmente viver a aventura?” (Pág.231)

“O que aconteceria se você dormisse, e em seu sonho você sonhasse, e em seu sonho você fosse o paraíso e lá colhesse uma flor, uma estranha e bela flor. E se quando você acordasse você tivesse a flor em suas mãos? Ah! E então?” (Pág.247)

A leitura de O Sonho de Eva é viciante do começo ao fim, eu me senti um pouco confusa no começo, já que o livro é em terceira pessoa.
Mas quando se trata de um sonho, é narrado em primeira pessoa e, eu confesso, não percebi isso logo de cara, porém, achei isso novo, algo que trouxe um diferencial à leitura.

Quanto aos personagens, gostei de todos!! Principalmente de Zed, que se mostrou bem útil. Senti falta de uma participação maior de Joachim na trama, a importância que ele possui na história é enorme e ele aparece pouquíssimas vezes. Até mesmo Adhya, uma das vilãs, eu curti. Fiquei estupefata com um dos personagens, mas, para que não haja spoiler não direi muito sobre...

É interessante como tudo vai se desenrolando e nada fica sem uma explicação. O final foi algo inesperado. Algumas coisas que em hipótese alguma eu imaginei que aconteceriam.

Kadulopexx 11/11/2012

Bom... gostei do livro por ser nacional e ter essa pegada forte de suspense, mistério e ação no final, gostei da personagem EVA dinamica d+ e também do papel do Alec e as ótimas sacadas do garoto Zed que ajudou o desvendar a trama gostei tb principalmente pela parte reflexiva q nos leva a questionar até onde vai a manipulação e o controle exercido pelos chamados donos do mundo, neste caso representado pela empresa chinesa "Yume" e todo o processo para dominação através de coisas usuais comuns a todos nós, e toda questão psicológica que o livro faz abordando o mundo dos sonhos é fantastica.Em resumo super indico este livro para quem gosta de coisas alucinantes mas não alucinógenas.

MiCandeloro 04/11/2012

Perfeito!!
Vocês já ouviram falar do livro O Sonho de Eva, escrito por Chico Anes? Sem sombra de dúvidas ele se tornou um dos meus queridinhos, um dos melhores livros que li esse ano, simplesmente amei.

O livro conta a história de Eva, uma psicóloga/cientista que trabalha no desenvolvimento de pesquisas sobre os sonhos lúcidos. Eu sou uma sonhadora nata, amo sonhar e tenho os mais diversos tipos de sonhos, mas na minha humilde ignorância, não sabia o que era um sonho lúcido, e muito menos que eu tinha esse tipo de sonho. Fiquei surpresa.

Para quem não sabe, o sonhador lúcido tem a consciência de que está sonhando enquanto dorme e, por isso, tem domínio total sobre os seus sonhos. Pode dirigi-lo assim como um diretor dirige seus filmes. Se você está correndo perigo, pode alterar a cena. Pode escolher ser uma atriz famosa, ter um romance ou um amor proibido. Ser e ter o que quiser, sem pudores, sem julgamentos, sem consequências. Você pode ter sonhos lúcidos para sua diversão ou também para evoluir como pessoa, escolhendo por ex. não alterar o ambiente onírico para com ele aprender lições, vencer desafios.

É nesse contexto que se passa a narrativa de Chico Anes. A história já começa num ritmo eletrizante. Anna, irmã de Eva, se joga do alto do seu edifício caindo na movimentada Rua Augusta, em SP, e Joachim, filho de Eva, é sequestrado. Eva, portanto, se vê vivendo o maior pesadelo de sua vida. Ela tem conhecimento de tais tragédias no meio de um congresso que apresentava na Europa. Voltou às pressas para o Brasil na esperança de reencontrar seu filho e descobrir o porquê do suicídio da sua irmã.

Quando chegou ao Brasil, começou a pensar se dois eventos tão trágicos poderiam estar interligados. Para resolver esse mistério, Eva só podia contar com a ajuda do seu grande amigo Alec. Foi no enterro de Anna que Eva teve a certeza de que só descobriria a verdade dos fatos se seguisse os passos da irmã no misterioso projeto que ela estava desenvolvendo nas empresas Yume.

Anna estava trabalhando num projeto inovador na indústria dos games, pesquisando meios de levar os jogos para dentro dos nossos sonhos.

Eva foi contatada pela vice-presidente sênior das Indústrias Yume, Adhya, para dar continuidade às pesquisas da irmã. Apesar de ser alertada a não aceitar tal oferta, se viu compelida a dizer sim, pois dentro de si, tinha a certeza de que Yume estava por trás da morte de Anna e do desaparecimento de Joachim, e só estando lá dentro é que ela teria a possibilidade de desvendar tal mistério e rever seu filho.

Foi para China, onde se situavam os laboratórios secretos da Yume e onde se viu "presa", longe de tudo e todos, sem poder voltar, envolta a uma rede de conspiração, sociedades secretas e dominação do planeta Terra. Mas ela tinha chegado até ali, e não ia desistir até descobrir toda a verdade.

Até onde você iria por amor ao seu filho? Com quem você poderia contar, num ambiente inóspito e traiçoeiro? Quem mente e quem fala a verdade? Em quem acreditar? Sozinha, Eva percebe que só pode contar com seus instintos para sobreviver e com seus sonhos para encontrar as respostas que procura.

Confesso que sempre tive um pouco de preconceito sobre livros de autores brasileiros. Pelo menos os que li não gostei, mas Chico Anes me surpreendeu (virei fã), pois nos presenteou com um livro maravilhoso e eletrizante, repleto de mistérios que ficamos loucos para desvendar rapidamente. Uma narrativa que mistura ficção com ensaios científicos verídicos, que nos faz pensar e principalmente sonhar. A proposta apresentada por Chico, de jogos dentro de sonhos não é assim tão fantasiosa, levando em consideração à tecnologia a qual estamos exposta atualmente. Mas ele também nos alerta acerca dos perigos de se viver eternamente num "sonho". Podemos deixar de distinguir os sonhos da realidade, e criar mundos no ambiente onírico que não são reais. Além disso, Chico nos planta uma dúvida: nossos sonhos e nosso livre-arbítrio podem ser roubados ou manipulados?

Leiam o livro e descubram. Recomendadíssimo!!

Resenha publicada no blog http://juoliveira.com/cantinho/

Liliana 03/11/2012

Achado brasileiro
Ninguém espera que um livro de ficção científica seja bom, ainda mais escrito por um brasileiro. A questão é que Chico Anes quebrou este tabu.
Ele mesclou um romance leve, quase sem pretensões, com uma ficção cheia de suspense e ação. Essa mistura resultou em algo único na nova literatura nacional. Ele ficaria entre os autores nacionais em destaque, particularmente.

O autor durante a entrevista exclusiva concedida ao meu blog afirma:
"Há uma “norma” entre alguns escritores de ficção que trata sonhos como um tema “pantanoso”, uma cena complicada para se desenvolver num thriller. (...) tomei dois cuidados: O primeiro foi narrar os sonhos de Eva em primeira pessoa, para marcar a passagem do mundo de vigília para o mundo onírico, evitando confusão. E o segundo cuidado foi narrar sonhos sim, mas sonhos lúcidos! Como os sonhos lúcidos são vividos de forma consciente pelo sonhador, eles sempre provocam ação e reação! Ou seja, os sonhos, mesmo vividos em ambientes fantasiosos, continuam provocando reações reais em Eva por serem lúcidos! Ação e reação! Movimento! E por isso acho que a coisa funcionou num thriller."

Inspirador e inovador, Chico Anes terá com certeza as portas abertas para a publicação de um novo livro.

Jaira Costa 02/11/2012

Resenha O Sonho de Eva
Quando li sobre o livro fiquei curiosa por se tratar de um tema pouco explorado o que já me deixou com vontade de ler.

O livro fala sobre a Dra. Eva Abelar, uma médica que seguiu os caminhos do pai. Ela se torna uma profissional respeitada e ao mesmo tempo questionada se o que faz tem um fundo de verdade ou não. Mas a vida de Eva muda completamente quando ela recebe a noticia de que sua irmã morreu (não é spoilers, pois esta na sinopse do livro) e junto seu filho Joachim desaparece, deixando ela sem saber o que fazer e porque tudo isso esta acontecendo.

Eva então decidiu trabalhar na mesma empresa que sua falecida irmã trabalhava e ai que as coisas começam a mudar. Ela se mete em uma trama perigosa, em que não pode confiar nas pessoas ao seu redor e no que elas dizem. A sinopse do livro te deixa com muitas perguntas e você fica querendo ler logo para saber o que vai acontecer com ela, se vai achar o filho, e saber o verdadeiro motivo do suicídio da irmã. E pra minha felicidade essas questões acabam vindas à tona no decorrer da leitura.

Esse livro e o estilo de escrita do autor me fez lembrar outro que gosto muito o Dan Brown. O ritmo de leitura segue rápido e fácil pela forma de escrever do autor, o que eu gostei já que o livro não é tão grande. Uma das coisas que não gostei foi que no começo da leitura achei tudo meio perdido, confuso com muitos fios soltos. Mas depois lendo entendi que isso servia para no final tudo se resolver bem.
O livro me fez ficar pensando nisso de sonhos lúcidos e como isso pode acontecer nessa nossa sociedade de hoje em dia (fiquei com medo, um pouco só), já que o assunto é bem complexo e contraditório.

E uma coisa que gostei foi que no final literalmente tudo acaba sendo explicado e gosto quando isso acontece, um livro com um bom final me deixa feliz. Eu indico a leitura para quem gosta de ficção com uma pitada de suspense e claro romance também. É mais um ótimo livro de autor nacional.

MauMau 01/11/2012

O Sonho de Eva...

"Quando nossos sonhos passam a não ser mais segredos íntimos, estamos vulneráveis a demolição da identidade pessoal, à imposição de comportamentos, crenças e gostos. Dormir pode ser um jogo perigoso..."

Vamos então a resenha:

O livro começa quando Ana que estava dormindo, abre seus olhos e as imagens do sonho que estava tendo permanecem à sua volta; e como se estivesse em um transe, mesmo acordada ela continua vivendo o sonho. Cega, ela continua caminhando... embalando seu corpo vai até o terraço, e respondendo a um "chamado" ela se joga em um abraço; para a morte.

Muito longe dali em Viena, a Dra. Eva Abelar encarava um platéia após uma longa palestra sobre suas teorias de sonhos lúcidos e superconsciência. Logo após livrar de outros cientistas que a criticavam, um policial chega e da a notícia da morte (suicídio) da irmã. Mas, a primeira coisa que Eva queria saber era sobre seu filho Joachim; que estava sobre os cuidados da irmã. O policial foi rápido na resposta, dizendo que o quarto tinha sido vasculhado, e estava vazio. Ana, estava sozinha naquele momento.
Dra. Eva volta imediatamente para o Brasil, chegando para identificar o corpo da irmã, fica sabendo que seu amigo e ex-namorado, o Dr. Alec já tinha feito isso e que ela não precisava. Mesmo assim ela fez questão de ver a irmã.

"Enrijeceu os músculos da perna. Não iria cair. Tornou a olhar o corpo. Aquela simplesmente não podia ser Ana."

Tempo depois já no funeral de Ana, Eva acaba vendo distante um menino que ela pensa ser Joachim. Ela corre na sua direção, mas não havia ninguém. Quando o enterro já havia terminado, Eva fica sozinha por um momento então uma mulher que trabalha na misteriosa empresa Yume, chega e lhe da um cartão dizendo para procurá-la. Mas logo Eva não consegue ficar sozinha, um homem muito estranho chega do nada e começa a dizer que precisava falar com ela. Que não tinham muito tempo, e que Dra. Eva não deveria aceitar a proposta daquela mulher se não teria o mesmo destino de Ana.

Mais tarde o reitor da Universidade, Hélios chama Eva para conversar. "Explicando" que o conselho havia decidido suspender suas pesquisas. Lendo o livro, sabemos que isso não é uma verdade. Dra. Eva Abelar, agora sem seu emprego e sem dinheiro para manter suas pesquisas, começa uma investigação por conta própria, lendo o diário de Ana que estava escondido.

Continue lendo no blog, participe de sorteios, curta fan page...

@leitoraincomum 24/10/2012

Resenha postada no blog Leitora Incomum, não reproduzir sem autorização ou os devidos créditos

Comecei a ler esse livro uma semana antes de começar a Bienal de SP porque eu iria conhecer o autor pessoalmente e como me arrependi... de não ter lido antes.
O livro nos trás a estória de Dra. Eva Abelar, psicóloga e especialista em sonhos lúcidos - técnica de "acordar" durante os sonhos e dominar o que acontece neles - que durante uma palestra que está aplicando no exterior recebe a notícia de duas grandes perdas: o misterioso suicídio de sua irmã Anna e o desaparecimento do seu querido filho Joachim. Nesse momento, conta com o apoio de Alec, um ex-namorado e grande amigo, que procura apoiá-la para superar os acontecimentos e ter forças para encontrar seu filho.

- Você falou que Anna estava trabalhando em jogos dentro de sonhos, certo? Pois bem, os informes do Web Bot, segundo Zed, dizem que uma organização criminosa encontrará uma maneira de roubar os sonhos para controlar governos e pessoas.
(Página 27)

Zed é um paciente de Alec, que acredita e vive em busca de teorias conspiratórias e se torna uma grande chave na busca de Eva pela descoberta sobre o que aconteceu com sua irmã. Em meio a essas suspeitas teorias sobre os sonhos, ela aceita substituir Anna no projeto do DreamGame e investigar o que a empresa Yume pretende com esse jogo, capaz de permitir entretenimento enquanto as pessoas dormem através de jogos dentro dos sonhos. A equipe que a ajuda no trabalho do jogo perfeito dentro dos sonhos, são de pessoas totalmente inesperadas e imprevisíveis, mas que são essenciais para todas as descobertas que ela fará a respeito do projeto em instalações no mínimo incomuns, para um projeto de tão grande porte.

Sonhos lúcidos: Duas palavras bem diferentes para estarem juntas.
(Página 107)

A narrativa do autor é em maior parte em terceira pessoa como já esperado na maioria dos suspenses em que envolvem vários tramas que se desenrolam ao mesmo tempo, mas tem também momentos em que a protagonista Eva descreve algumas sensações dela e nos permitem uma aproximação maior sobre seus sentimentos, o que permite ao leitor se envolver mais com o drama dela, que ao contrário do que pensamos no início do livro, vai muito além dos fatos atuais que ela está enfrentando e durante alguns momentos do livro entendemos mais do jeito de Eva e as escolhas que ela fez no passado, como por exemplo, terminar seu namoro com Alec, mesmo o amando muito.

- Naquela época, eu não entendi muito bem o conselho de mamãe. - prosseguiu Eva. - Na verdade, só fui entender no dia em que enfiei a tira de teste de gravidez num copinhi de urina e, cinco minutos depois, lá estava: completamente grávida! Grávida de um homem que, definitivamente, não preferia os vestidos.
(Página 133)

Mesmo que eu quisesse, seria impossível resumir o que senti ao ler esse livro em poucas palavras, até porque durante a leitura tive o prazer de saber mais sobre sonhos lúcidos em bate papos com o autor na Bienal de SP, o que me fez me envolver ainda mais com a leitura. A diagramação é super confortável para a leitura, os capítulos bem divididos e a sequência dos fatos viciante - os momentos em que tinha que parar de ler eram quase uma tortura para mim - para que o leitor termine o mais rápido possível.
Leitura mais do que recomendada a todos amantes de suspense, autores nacionais e, principalmente, de um bom livro. Que a Editora Novo Conceito permaneça apoiando os autores nacionais.

Se os sonhos não morrem, senhoritas, o que dirão aqueles que podem controlá-los, hein?(Página 279)

O Mundo da Mari 19/10/2012

#Resenha - O sonho de eva
Vou ser super sincera em dizer que são raros os autores nacionais que me chamam atenção. O sonho de Eva me deixou um pouco intrigada pela sinopse, mas não o suficiente para me fazer ler correndo. Meu estilo é totalmente diferente. Não sou muito ligada ao assunto, mas a pouco tempo atrás fui a uma palestra cardecista sobre sonhos, dejavu, vivências da alma que me deixou um pouco curiosa sobre o tema.

Apesar do lento desenrolar do enredo, a mensagem ficou alta e clara: Preserve sua liberdade mental. Eva Abelar é uma especialista sobre sonhos lúcidos como a sua irmã, Anna. Família de gênios a parte, estamos ligando com aquele suspense que te irrita: Você quer avançar para descobrir, mas precisa ler com calma ou se perde em tudo? É bem isso.

leia mais em http://www.marizoch.com/2012/08/resenha-o-sonho-de-eva.html