O Sonho de Eva

O Sonho de Eva Chico Anes

Resenhas - O Sonho de Eva

Bookaholic Girl 27/02/2013

Confesso que custei para começar esse livro, de certa forma ele não conseguia despertar o meu interesse – e não, não se deve ao fato de ser de um autor nacional, simplesmente não me conquistava. Até o momento que decidi lê-lo.

Nossa protagonista é a Dra. Eva Abelar, uma grande profissional no quando se fala de sonhos lúcidos, que são aqueles sonhos que a pessoa dormindo sabe que está sonhando, e por isso acaba tendo certo “poder” sobre o seu próprio sonho, por saber que é um sonho você pode alterá-lo, pausá-lo, manipulá-lo como conseguir. Ela estava fora do país quando recebeu a notícia de que seu filho, um menininho autista, havia desaparecido, e que sua irmã havia se jogado de um edifício. Isso a trás imediatamente de volta a terras brasileiras, incrédula sobre como sua vida conseguiu virar um pesadelo em um piscar de olhos, mas decidida a descobrir o que de fato aconteceu, pois, para Eva, tem de haver alguma ligação entre os dois fatos.

Seu plano? Seguir os passos da irmã, para, assim, tentar descobrir o que a fez cometer suicídio. É pensando nisso que Eva aceita continuar o trabalho que sua irmã vinha desenvolvendo, um projeto denominado DreamGame, em que é possível enquanto dorme, uma pessoa seguir jogando.

Mas ela não está sozinha. Alec, um ex-namorado que se tornou um grande amigo, acaba sendo um apoio nessa busca por seu filho, e Zed, amigo de Alec, pode ser uma peça chave na história graças as suas teorias conspiratórias.

O instigante desse livro gira mesmo em torno dos sonhos lúcidos, algo muito pouco divulgado e que eu nunca tinha lido a respeito, mas me deixou curiosa sobre o assunto, principalmente pela forma como foi tratado na história: sendo ambientado em um jogo que você poderá jogar dormindo. É nesse ponto que entram teorias conspiratórias, toda a revolução da tecnologia e o questionamento de até onde poderemos manter nosso livre arbítrio? Um tema que me instigou bastante.

Continua no blog Bookaholic Girls http://www.bookaholicgirls.com/2013/02/o-sonho-de-eva.html

Mylloka 18/02/2013

O sonho de Eva conta a história de Eva Abelar (isso é óbvio, né? u.u) que está fazendo uma dura pesquisa sobre sonhos lúcidos; sonho lúcido é quando você está consciente mesmo que esteja dormindo, estranho, não? Pois bem, Eva foi convocada para apresentar o seu projeto em uma universidade no exterior e deixa seu filhinho Joachim com a irmã, Anna. Alguns dias depois, Anna comente suicídio, se atirando do 20º andar prédio e o mais estranho: não acharam o menino, o apartamento estava vazio. Haviam sequestrado Joachim, mas quem raptaria o garoto sem pedir o dinheiro do resgate? Eva tem uma pista: a Yume, local onde a irmã trabalhava e estava projetando um aparelho para que possa ter consciência no sonho.

Eva aceita trabalhar na empresa para descobrir o que aconteceu de verdade com a sua irmã e onde está seu filho e com isso irá descobrir os terríveis mistérios da Yume. Dormir pode ser um jogo perigoso.
Sempre me interessei por sonhos, acho muito interessante esse assunto.

O que será que acontece quando estamos sonhando? Uns acreditam que nossa alma viaja mundo a fora, uns acreditam que sonhos são como um filme reproduzido pelo nosso subconsciente e tem aqueles que nem pensam sobre isso. Nesse livro, Chico Anes nos apresenta um mundo onde há sonhos lúcidos e uma empresa que quer controlar o sonho de todos para poder controlar a sociedade.

A resenha ainda não acabou, leia mais: http://myllokasecret.blogspot.com.br/2013/02/resenha-o-sonho-de-eva.html

Lála 01/02/2013

Resenha O Sonho de Eva - Na Toca com a Coruja http://www.natocacomacoruja.com/
Você já teve a sensação de saber que estava sonhando? Já desejou poder controlar seus sonhos e realizar seus maiores desejos por meio deles? Para Eva Abelar, uma psicóloga especialista em sonhos, isso é possível após muito estudo e treino, sendo tal fenômeno chamado de sonhos lúcidos.

Chico Anes conta a história da bela e bem sucedida Eva, que está em busca de seu filho autista desaparecido exatamente no mesmo dia em que sua irmã se jogou da sacada do prédio. Ela conta com a ajuda de seu amigo e ex-namorado Alec, um psiquiatra que busca na loucura de um dos seus pacientes as chaves para ajudá-la.

A narrativa é em terceira pessoa, porém muda para primeira quando uma personagem está sonhando, o que faz com que possamos sentir exatamente o que se passa naquele exato momento. O autor faz uso da língua portuguesa com maestria e floreia a história sem perder o rumo ou a ponto de deixá-la monótona.

A trama é eletrizante desde o início, afinal, começar um livro com assassinato e sequestro é pedir para que os leitores devorem o restante das páginas. Ela segue com muita emoção, intercalando momentos de ação com investigação científica, mas sempre deixando um gostinho de ‘preciso continuar’ ao final de cada capítulo.

O tema principal do livro parece bem surreal, mas é superado pela narrativa. É de se relevar até os poucos momentos mais absurdos em troca de um suspense bem construído.

Chico explora as personagens ao longo da história e cada uma tem seu momento revelador, sendo que ‘primeira impressão’ não se aplica neste livro. Particularmente, a minha opinião sobre as personagens secundárias foi mudando com o decorrer dos fatos, quando elas foram aos poucos se revelando.

A tranquilidade que Eva consegue manter na busca pelo seu filho soa estranha. Ela tem um primeiro momento de desespero (como qualquer mãe), mas depois se controla como uma lady para buscar o menino. Acredito que qualquer mulher normal já teria enlouquecido nesse caso!

Por fim, Chico Anes nos trouxe uma obra excelente, um suspense digno de ser lido, elogiado e destacado pela literatura brasileira. O Sonho de Eva merece atenção pelos leitores sedentos de um bom livro nacional.

@cheiade9h 29/01/2013

Realidade ou sonho?
Comprei o livro por impulso na Bienal de SP e desde aquele dia o livro ficou na minha estante mofando. Eu li resenhas sobre o mesmo, algumas negativas e poucas positivas e assim conclui que eu deveria tirar minha própria conclusão de uma obra nacional lançada nesse ano. Um ponto que tive que concordar em algumas resenhas é o vocabulário dos personagens, muito cheio de ‘dona’ e ‘doutor/doutora’, e a tentativa frustrante de escrever gírias nas falas do personagem Zed foram um tanto quanto chatas pra mim, mas tudo isso foi irrelevante no enredo da estória.

A forma que ele organizou o livro me fez lembrar os livros do Dan Brown e só pra deixar claro, não estou comparando nenhum escritor com o outro, só estou dizendo o que me veio na cabeça quando eu comecei a leitura, a forma inteligente que foi criada o enredo.
Como o livro envolve psicologia, filosofia e teorias de sonhos lúcidos, não é bem um livro fácil por conta do uso de termos específicos desses três temas, mas nada que o enredo não ajude com explicações nas entrelinhas, então nem se preocupe porque tudo é bem explicado e se você não achar isso... o Google tá ae -q

Leia mais em http://livroterapias.blogspot.com.br/2012/12/resenha-o-sonho-de-eva.html

@igormedeiroz 29/01/2013

A história é bom construída e flui muito facilmente, foi diferente para mim porque não tinha visto nenhuma história parecida como essa. Ao iniciar o livro achei chato, mas com o decorrer das páginas foi ficando mais cativante, e prendendo cada vez mais o leitor. Até que por fim, quando acabei o livro, fiquei horas e horas pensando na vida de Dr. Abelar, a personagem central, que após a perda de sua irmã, seu filho desaparece. Isso leva a nossa protagonista Eva a se aventurar a procura do seu filho.

Estranho! Foi isso que Eva acho quando recebeu uma proposta da empresa em que sua irmã trabalhava, Yume. Aceitou a proposta em trabalhar na empresa, intuição de mãe (só pode), ela sabia que dentro dessa indústria seu filho estava escondido. A procura de seu filho, descobriu muita coisa, que parece até ser cômico, mas a empresa queria dominar o mundo através de que? Dos sonhos.

Os personagem criados não são tão bem descritos, isso prejudicou um pouco é um leitura simples. Mas é uma trama que vai de país à país só para salvar a vida de um garoto, ou a vida de bilhões de pessoas.

Se eu recomendo? Sim, além de ser um livro nacional, não parece. É um ficção muito gostosa de se ler, porque é diferente, além de conter pitadas de suspense durante todo o livro. Esse é o segundo livro do autor, e uau, é impecável e bem escrito. Mas fica a dica:
Dormir as vezes pode ser um jogo perigoso.

Flor de Lis 29/01/2013

Resenha: O Sonho de Eva
Dr. Eva Abelar é uma psicóloga, cuja especialidade no meio acadêmico é a pesquisa sobre sonhos lúcidos. Isso acontece quando você “acorda” dentro de seu próprio sonho, permitindo a mudança das coisas conscientemente, moldando as cenas como um diretor de cinema. E é nesse fenômeno que a mundialmente famosa empresa de games Yume (“yume” significa “sonho” em japonês) pensa em investir no seu próximo produto. Um game que daria ao jogador o poder de controlar sua partida como quisesse, sonhando!

Um dia, Eva fica sabendo que sua irmã Anna se joga da janela do 20º andar de um prédio da tão conhecida Rua Augusta, em São Paulo. Nesse mesmo dia, ela estava tomando conta de Joachim, filho de Eva, que é autista. Pela investigação nada se sabe além de que havia mais alguém naquela casa no dia do suicídio.

A Yume entra em contato com Eva, pedindo para que viesse substituir sua irmã como a principal cientista do projeto revolucionário da empresa, o DreamGame. O instinto dela sente que há alguma coisa errada; então resolve aceitar o cargo para saber se o que aconteceu lá teve alguma influência nos sentimentos suicidas de Anna e o mais importante: se poderia encontrar respostas sobre o desaparecimento de seu filho.

Em meio a esse pesadelo, ela descobre que a empresa deseja muito mais do que um game que mudaria a história dos jogos de videogame. Assim, Eva é levada aos perigos de seus próprios sonhos, medos e frustrações. E a resposta para tudo isso está mais perto dela do que imagina.

Se você é um daqueles que sofre do mal desse século (preconceito contra livros nacionais), tenho certeza de que largaria essa ideia no momento em que lesse esse livro. Acredito que antes de O Sonho de Eva, eu nunca tinha lido antes outro livro brasileiro assim: muitas tecnologias, mortes trágicas (e criativas), temas psicológicos, questões filosóficas.

Muito bem escrito, de linguagem não tão rebuscada e nem tão simples. O momento do clímax da história é muito bem construído. Só a capa que não me agradou muito, apesar de ter gostado da fonte usada no título (que se parece muito com a fonte de Dezesseis Luas).

Ju 22/01/2013

O Sonho de Eva
Respira. Calma, calma, calma... acabou... ou será que não?

Sim, essa sou eu falando comigo mesma. Se vocês ainda não notaram, não sou muito normal... rs...

Não consigo parar de pensar se o Chico vai escrever a continuação desse livro. Espero que sim!!!

O Sonho de Eva tem muita informação para absorver... mesmo já tendo participado de bate-papos com o autor eu aprendi muito sobre o assunto "sonhos lúcidos", principalmente com a Eva.

"Alterar as cenas de um sonho lúcido para satisfazer seus desejos é válido quando se procura diversão. Quando o objetivo é crescimento psicológico, deve-se lidar com as imagens oníricas tais quais elas aparecem, e usar conscientemente a vontade para viver a situação."

Ok, alguém pode nunca ter ouvido falar de sonhos lúcidos. Então, vou dizer em poucas palavras o que entendo por essa expressão. Você tem um sonho lúcido quando "acorda" durante o sonho. Você está dormindo, começa a sonhar e, de repente, fica consciente. Sabe que está sonhando e aí percebe que pode fazer o que quiser. Mas alterar os sonhos tem um preço. O ideal é que a pessoa apenas "viva" o sonho, com o que já estiver presente nele, como a Eva disse acima.

Os sonhos lúcidos guiam a história de O Sonho de Eva. O poder deles é descoberto e uma organização planeja utilizá-los de uma forma que não vou contar aqui. Leiam para descobrir.

"- Existem armas bem diferentes dessa aí que deve ter no seu coldre do tornozelo. Me diga: e se eu fosse capaz de me apoderar dos sonhos das pessoas? O que acha que eu faria? Escolher as imagens com as quais sonhará hoje à noite, entrar no seu sonho e mudá-lo como bem entendesse. E se eu pudesse fazer isso, hein? O que você diria?"

As personagens são muito bem construídas, o enredo é desenvolvido de forma brilhante pelo Chico. Já o admirava demais só pelas vezes que o encontrei. Agora, depois do livro lido, realmente virei fã. Quero ler tudo o que ele já escreveu e o que ele ainda vai escrever.

Levei alguns dias a mais que o normal para terminar de ler, mas é que eu precisava pensar sobre o que estava sendo dito. Não dava simplesmente para ir seguindo em frente. E demorei mais ainda pra ler a parte final, porque eu estava morrendo de medo de descobrir o que o Chico faria com as personagens. Custei a arrumar coragem.

Um livro que indico para todos. Principalmente para quem gosta de uma leitura que entretém e ao mesmo tempo ensina.

Originalmente postada em: http://entrepalcoselivros.blogspot.com.br/2012/12/resenha-o-sonho-de-eva.html
Leilane 14/02/2013minha estante
Fiquei mais interessada ainda em ler! Depois de ler a resenha descobri que eu as vezes tenho sonhos lúcidos, eu não consigo alterá-los, mas eu percebo que estou sonhando, eu penso: "que sem sentido, estou sonhando, vou acordar". E acordo. Uma vez fiz isso, mais em vez de acordar em sonhei que estava no quarto e acordava, daí eu não vi a luzinha da minha TV, por isso percebi que ainda estava sonhando e acordei, que louco né? Não é frequente, mas acontece.
E obrigada por assinar o livro para mim. =]

Lua 04/03/2013minha estante
Adorei a trama, bem louco isso de manipular sonhos o.O (eu não gosto de lembrar dos meus sonhos), complexo, misterioso o tipo que envolve até o final. =D

Adriane Rod 01/04/2013minha estante
E a minha lista de desejados só está crescendo a cada dia...

;)

Dani 10/04/2013minha estante
Eu tenho esse livro mas ainda não li, não me pergunte porque, pilha enorme será a resposta rsrs Eu adorei o tema e achei a capa linda, sempre tive curiosidade a respeito do verdadeiro significado dos sonhos... quem nunca teve? *-*

Thaís 12/04/2013minha estante
Este livro é bem diferente, espero que quando eu o ler tenha esse mesmo pensamento seu Ju! kkk é tão bom quando a gente fica satisfeita com um livro que a gente leu ^^

Baah 14/04/2013minha estante
esse livro é muito incrivel, acho ele misterioso e diferente, uma capa otima e um titulo incrivel!

Dani 18/04/2013minha estante
Eu tenho esse livro mas ainda não li... eu adoro o tema sonhos, porque é algo inexplicável... e se você disse que criou coragem para ler o final, então é porque deve ter valido a pena ^^

Diana 02/11/2014minha estante
Leilane, vc sonhou e acordou e acordou exatamente pq no sonho lúcido acontece aquilo q vc acredita, vc pode criar as cenas. eu tinha sonhos lucidos frequentemente hj to tendo poucos. me interessei em ler o livro exatamente por se tratar de sonhos lucidos, ainda naum li, mas vai ser minha proxima leitura :D

Isabella Pina 19/01/2013

E tudo não passou de um sonho...
“Com uma capa linda que nem essa e um enredo assim, como não criar expectativas?”, é o que você pensa. E eu criei. Afinal, faz tempo que eu não leio algum livro envolvendo sonhos e tecnologia. Os dois juntos pode ser algo tão bom quanto perigoso. E é justamente o que o livro procura nos avisar.

Eva Abelar, uma renomada doutura, sofre duas perdas ao mesmo tempo: a morte, sem explicação, de sua irmã Anna (que estava trabalhando em um novo projeto para uma empresa muito suspeita, devo dizer) e o desaparecimento de seu filho autista, Joachim. É de esperar que qualquer um surte um pouco por causa disso, mas Eva nem tem tempo para isso, pois é convidada (ou intimada? #dúvidas) pela empresa em que sua irmã trabalhava, Yume, a continuar o que sua irmã estava fazendo.

Claro que ela fica relutante uns capítulos, mas como o livro tem que continuar, ela aceita e é levada para um lugar no meio do nada, perto de lugar nenhum, bem isolado do resto do mundo. Isso tudo, segundo a Yume, para impedir espionagem industrial das outras empresas de videogame, já que ela está desenvolvendo um incrível novo jogo, que permite o jogador a jogar enquanto dorme. “Como se o mundo já não jogasse 24 horas por dia”, foi o meu pensamento, mas a ideia era boa. E perigosa, extremamente! Quero dizer, não sei se sou eu, mas a ideia que enfiar algo na minha cabeça que possa tomar o controle da minha mente não é muito legal. Sou cismada com essas coisas desde sempre, mas mesmo assim, fiquei bem curiosa em como a empresa estava desenvolvendo isso. Além disso, Eva ainda tem que lidar com umas coisas bem doidas que acontecem lá na empresa.

Então... A história que prometia tanta coisa, não chegou ao ápice que poderia ter chegado. O meu maior problema foi a protagonista, Eva. Não que ela seja uma idiota bobinha, ainda mais por já ser uma mulher feita, com um filho e tudo o mais. Esse não foi o problema. Eu simplesmente não consegui gostar dela, nem simpatizar nem nada. O mais próximo que cheguei disso foi por causa do Joachim, que achei adorável. Além dela, os outros personagens não apresentavam nada demais. Foram simplesmente... Regulares.

Porém, se os personagens não eram tudo que eu esperava, a trama foi interessante. Os mistérios que apareciam eram de fato legais, mas a resolução deles não tanto, o que é uma pena, porque esse livro tem um plot que tinha tanto potencial... Mesmo assim, eu gostei do livro, pois toda a história que o Chico Anes criou foi bem genial, na verdade. Só achei que o final ficou meio aquém do resto do livro.

Num geral, é um livro bem legal, mas para mim, não funcionou como eu achei que iria. É um bom livro e não vou dizer que é uma perda de tempo, pois está muito longe disso. Na verdade, eu indico, porque já vi gente que gostou bastante da história, então vá lá, leia e tire suas conclusões.

Eri Guimarães 15/01/2013

Estou Sonhando?
Conheci esse livro no finalzinho de Outubro de 2012, quando fui ao Clube do Livro. Conheci o autor no mesmo dia e pude ouvi-lo palestrar sobre a teoria dos sonhos lúcidos e me interessei muito. Demorei um pouco, mas o livro.
Este é um livro que aborda um tema diferente de todos os quais já havia lido, se eu não tivesse assistido à palestra do autor talvez demoraria muito mais para ouvir algo sobre isso e, me surpreendi, pois ao ler percebi que era diferente do que eu havia imaginado.
Começamos o livro de forma trágica e isso já me motivou no início da leitura – uma porque geralmente acho primeiros capítulos monótonos, principalmente por serem mais introdutórios e outra porque quem me conhece sabe que adoro uma “carnificina” básica – e o que considerei ainda melhor foi o fato de por trás desta tragédia haver um grande mistério.
Logicamente vamos conhecendo e desvendando este mistério ao longo de todo o livro, mas não é difícil ter ao menos uma pequena ideia do que ocorreu com Ana e isso, ao contrário do que muitos podem pensar, isso não me desmotivou, pelo contrário, me instigou a querer saber se tudo que imaginei era real.
O trabalho de pesquisa do Chico é muito rico criando um contexto perfeito em torno de sonhos lúcidos e suas possíveis consequências. Fora toda a parte usada sobre lendas e psicologia usada para criar um ambiente tão incrível como a sede de pesquisas da Yume e dar uma base crível para todos seus objetivos.
Além disso, muitas explicações dadas ao leitor durante a leitura podem ser percebidas como bastante técnicas, apesar de não conterem uma linguagem complicada, o que mostra realmente que o livro é fruto de muito trabalho em cima do assunto.
Uma das coisas que me chamou a atenção foi a forma como foi explorado os sentimentos dos personagens. Não sei se é porque a trama mexe com psicologia, mas muitos ali não me convenceram muito. A própria Eva não conseguiu transmitir um nível desespero esperado pra uma mãe que teve o filho raptado, assim como outros foram tão superficiais que não deu para se criar uma conexão mais profunda com os personagens.
Uma das coisas que mais apreciei foi o autor conseguir desenvolver todo o drama e suspense equilibrando com uma boa dose de humor. O menino Zed é um destaque, pois com sua inteligência e espontaneidade consegue roubar a cena quando aparece.
Esse é um livro que recomendo muito, um bom e instigante suspense que te fará perceber como nosso mundo está vulnerável tanto a repressão do governo e as futuras tecnologias.

Critérios de Avaliação
a) Arte da Capa:
A capa é bem instigante, talvez pelas suas cores fortes, já que a cor predominante é o azul, ou talvez pelo detalhe da menina que está bem sutil, do tipo que a gente só repara prestando atenção. Há também os caracteres chineses, também bem sutis. É uma daquelas capas de ficar se observando por um tempo e a cada segundo descobrir mais detalhes.
b) Trama:
A trama se desenvolveu de um jeito envolvente, mantendo o suspense sem deixar ficar enfadonho. Impossível não sentir aflição e claustrofobia junto com os personagens ou torcer e se lamentar por alguns. O final foi bom, com todas as pontas ligadas e explicadas. Um livro muito bem planejado.
c) Caracterização dos Personagens:
Visualmente os personagens são muito bem descritos, mas em relação aos sentimentos é um pouco fraco, nada que atrapalhe a trama, mas é algo que poderia ter sido mais aprofundado.
d) Qualidade do livro (papel, letra, erros, etc.)
O Sonho de Eva é publicado pela Editora Novo Conceito que sem sombra de dúvidas é uma das melhores nesse quesito. A revisão impecável, a diagramação é simples porém ótima e a escolha do papel que é mais opaco e amarelado também é acertada, como sempre, deixando a hora da leitura mais cômoda.
e) Comparação com outras obras do gênero:
Chico Anes traz um suspense embasado em sonhos lúcidos, nunca vi outros livros abordando o assunto. O suspense é bem trabalhado e me lembrou um pouco a serie de TV dos anos 80 “Casal 20” com a protagonista e seu amado em uma investigação, mesmo a distancia.
Nota: 4,5

Essa resenha pode ser vista e comentada no blog: http://edensaga.blogspot.com.br/2013/01/resenha-o-sonho-de-eva.html

Carla 06/01/2013

O sonho de Eva, Chico Anes
O sonho de Eva é uma história que tem um conceito maravilhoso, criar dentro dos nossos sonhos um universo paralelo, outra vida e porque não jogar enquanto se dorme?! Para quem assistiu os filmes ‘A origem’ e ‘Estranhos Prazeres’, este assunto já é familiar.

Eva Abelar é uma especialista em sonhos lúcidos que tem o filho Joaquim, um menino autista, que foi sequestrado na mesma noite que sua irmã Anna Abelar comete suicídio. Mesmo de luto e a procura do filho ela recebe o convite para trabalhar no lugar da irmã num projeto chamado DreamGame, numa multinacional duvidosa chamada Yume. Por acreditar que os acontecimentos estão interligados Eva aceita o desafio e neste momento que os esclarecimentos sobre a família dela começam a ocorrer.

Embora o tema seja incrível, e de fato voltado para um público mais jovem, tive dificuldades em lidar com algumas coisas. Em alguns momentos surge o nome de marcas famosas, seja de cigarros ou aparelhos eletrônicos o que me deixou confusa porque se tirássemos isso do texto ele ainda seria totalmente compreensível, esse aspecto me causou uma má impressão porque não gosto de propaganda imposta, seria preferível uma descrição do produto ao seu nome/marca. A narrativa também conta com vários acontecimentos fantásticos como nos filmes de ação, o que eu acho ótimo, muito bom, mas tudo isso vai quase até a última página o que me cansou um pouco. Acredito que se tivesse utilizado mais o tema dos sonhos, e suas infinitas possibilidades, o livro poderia ter sido mais instigante e criativo.

“Eva digitou a senha e aproximou a íris do leitor biométrico. Uma voz metálica saudou-a e a porta para o elevador do bunker abriu. A descida até o primeiro nível sempre lhe parecia longa demais. Iria se lembrar de perguntar a quantos metros da superfície estavam as construções” Página 201

Resenha no blog: http://www.concentrofoba.com.br

Moonlight Books 01/01/2013

Uma história que nos faz pensar se nós dominamos a tecnologia, ou ela nos domina.

Quando comecei a ler este livro não pensei que encontraria uma história com mistérios, conspirações, assassinatos, jogos de poder, críticas sociais, traumas pessoais, coragem e desafios. Pode parecer um pouco confuso, mas a verdade é que Chico Anes conseguiu reunir neste livro diversos elementos e criar uma trama que prende o leitor da primeira a ultima página.

Como vocês podem ler na sinopse, Eva Abelar, tem seu filho sequestrado e perde sua irmã, tudo ao mesmo tempo, uma situação um tanto suspeita, que leva a doutora a mergulhar em um universo perigoso, afim de encontrar o filho e descobrir a verdade sobre a morte da irmã.

Eva é uma mulher inteligente, bem sucedida na carreira, honesta e corajosa, ela não vai medir esforços em sua busca, contando com o apoio de um ex-namorado prestativo, enfrentará os piores tipos de criminosos, aqueles que além de violência, usam jogos psicológicos para atingir as pessoas, invadindo a intimidade de todos e deixando traumas irreparáveis.
A mulher é forte pessoal, ser fria e manter a cabeça no lugar, enquanto seu filho estava desaparecido, foi admirável, e tem mais um detalhe, ele é autista, imaginem o quanto ela não estava preocupada com a situação dele.
Conforme a história vai seguindo, fui ficando com mil perguntas na cabeça, tentando imaginar a relação de Eva com os acontecimentos, ou seria a relação de sua irmã Anna o foco, ou será que tudo estava ligado á um certo manuscrito do ano 960, chamado "Os nove desconhecidos", uma obra escrita por sábios, que explicava todos os conhecimentos existentes? Quantas perguntas!!

Ambientado no Brasil e na China, poderia ser apenas um suspense policial, mas a história vai além, pois ao mostrar a situação que envolve estes crimes, o escritor nos mostra o quão longe o ser humano é capaz de ir em busca de dinheiro e poder. Aqui as pessoas tem suas maiores fraquezas exploradas, para que se curvem à vontade dos outros, o avanço tecnológico que deveria ser usado em prol da humanidade, é posto em discussão, pois tanto pode ser uma ferramenta do bem, quanto do mal; paramos para refletir se vale avançar tanto tecnologicamente se o preço à pagar for o nosso direito de tomar decisões.
Além disso Chico apresenta de uma maneira muito esclarecedora e detalhada, o tema dos sonhos lúcidos. Achei bem interessante, imaginem dominar o que fazemos em nossos sonhos, controlar cada um e até mesmo construir um mundo só nosso enquanto dormimos?
Sério, é um tema para pensar, eu na primeira noite que li este livro, não consegui dormir muito bem, ficava tentando reproduzir as experiências narradas no livro e ver se poderiam dar certo. Olha isso gente, eu viajando na história, mas tenho certeza que foi em decorrência do impacto que o livro causa ao apresentar este tema.

O Sonho de Eva é um livro mais adulto que nos presenteia com uma leitura inteligente e reflexiva, tudo em um ritmo alucinante.
Agradeço ao Chico a oportunidade de questionar o que é real e o que não é.
Será que estou sonhando?

GianiPlata 27/12/2012

O SONHO DE EVA - Chico Anes
Olá Docinhos Sonhadores!

Lembram daquela minha aventura Nórdica com a Lara?
Pois então... Minha mãe leu e resolveu que ia me internar numa clinica psiquiátrica, pois com toda aquela abobrinha, eu só poderia estar louca... #FAIL

Para não criar atritos, concordei com ela.
Porém, tive que parar meu tratamento logo no inicio, pois a irmã da Dra Eva (uma das médicas da clínica), se suicidou pulando da janela do prédio em que ela morava. E me parece que na mesma noite, Joachim, o filhinho autista da Dra Eva foi sequestrado! =O
Coitada... E justo quando ela estava no exterior dando palestras de suas pesquisas sobre sonhos lúcidos.
Ela voltou na mesma noite para o Brasil, pois precisava reconhecer o corpo. (Coitada... Nunca quero passar por uma coisa assim!)

Durante o enterro, Eva e Alec (amigo de Eva) foram abordados por uma chinesa chamada Ayda. Ela é a presidente da empresa Yume, local onde Anna (irmã de Eva) trabalhava no projeto de um jogo revolucionário e super secreto que transportaria o jogador para dentro de seus sonhos, tornando assim qualquer jogo o mais real o possível. Dizem que as sensações que temos nos sonhos são tão fortes quanto as que sentimos quando estamos acordados, a diferença é que se você souber que está sonhando, poderá fazer aquilo que desejar, sem se importar com limites ou medos.

Estou tentando ter um sonho lúcido, mas ainda não consegui... Se um dia der certo eu conto!).

Voltado a Dra Eva... Ela foi convidada por Ayda a continuar o projeto que Anna havia começado, mas para isso deveria ir morar na China, onde estão localizadas as instalações da Yume.
Eva recusa, pois com Joachim desaparecido, não poderia sair do Brasil de maneira nenhuma, e precisava continuar seu trabalho na universidade.
No fim do enterro, um sr com cara de indiano alerta Eva para que não aceite a proposta de Ayda, pois o que a Yume faz é voltado para o mal. Eva não sabia que seu chefe havia sido muito bem pago para demiti-la. A Yume precisa de Eva a qualquer custo.
Agora, sem família e sem trabalho, Eva aceitou o emprego, pois desconfia que aquele tal jogo tem alguma coisa a ver com o suicídio de Anna e com o seqüestro de Joachim.

Ao chegar na sede da poderosa Yume, uma surpresa: um lugar deserto no meio do nada, afastado de qualquer sinal de civilização... E o pior: Cadê o PRÉDIO????
Qual o motivo de tanto segredo na produção de mais um jogo?
Vamos entrar nos sonhos mais íntimos de cada personagem. Descobrir seus medos e desejos...
Mas cuidado! Com o tempo poderemos não mais saber o que é real e o que é não é...
Vamos visitar antigas livrarias e encontrar nos livros mais empoeirados o conhecimento que pode nos dar o controle do mundo (Que perigo!).
Cuidado em quem confia... Te garanto que nesse jogo ninguém vai querer um “GAME OVER”.

Beijocas Lúcidas

@AnnyPlata
aestranhaestantedagi.blogspot.com.br

Just Livros 12/12/2012

Resenha Just Livros
Minha Opinião:
Eva resolveu seguir os passos do pai e continuar sua pesquisa sobre sonhos lúcidos, ou seja, sonhos onde nós temos a consciência que estamos sonhando e assim podemos desfrutar do sonho da melhor maneira possível.

Sua irmã Anna também trabalha com pesquisas nessa área e realiza pesquisas em uma importante indústria chamada Yume que esta tentando revolucionar o mercado levando os jogos para dentro dos sonhos lúcidos, os tornando reais.
Eva teve que realizar uma palestra fora do país e deixou seu filho (Joachim) com sua irmã para poder viajar. Mas durante a viagem que era para ser algo rápido Eva recebeu péssimas notícias, Anna havia se atirado do vigésimo andar do prédio onde morava e Joachim havia sumido misteriosamente.
Ela retorna ao Brasil desesperada para descobrir como isso tudo aconteceu. Sua irmã nunca seria capaz de se suicidar e por qual motivo Joachim foi sequestrado são questões que invadem sua mente.
Após juntar algumas pistas, ler o diário de Anna e falar com um misterioso homem ela concluiu que os dois trágicos acontecimentos estão ligados de alguma maneira com a indústria Yume e para descobrir mais detalhes que possam ajudar a encontrar Joachim ela resolve aceitar uma proposta da Yume para dar continuidade ao trabalho que sua irmã estava realizando. O que ela não sabe é que com isso esta colocando sua segurança em risco.

“(...) leu sublinhadas várias vezes por riscos enérgicos, as palavras:
O livro velho. É nele que está o segredo.
Eles querem roubar nossos sonhos; querem roubar Joachim.”

O livro trata do tema “sonhos lúcidos” com tantos detalhes (deve ter exigido muita pesquisa) que parece algo real e isso deixa o leitor curioso fazendo a leitura fluir rapidamente.
Achei as primeiras páginas confusas, mas isso é só questão de entender o que esta acontecendo. A história tem uma proposta diferente e com certeza vai agradar os leitores que gostem de ficção científica e com um toque de suspense.
O livro é narrado em terceira pessoa, mas nas partes que representam os sonhos a narração passa para primeira pessoa e isso foi bem criativo porque te da a sensação de estar participando do sonho.
A diagramação do livro é simples e satisfatória e os capítulos são divididos em “partes” numeradas em romano.
A capa é muito bonita e chamativa, consegue e representar bem a história do livro e tem caracteres em chinês fazendo referência a indústria Yume.
Terminei de ler com a sensação de que o livro superou todas as minhas expectativas então esse é mais um livro nacional que eu recomendo pra vocês!

Renata CCS 15/01/2013minha estante
Interessante este livro. Já inclui em minha lista de leituras para 2013. Abraços.

Manu 17/01/2013minha estante
Gostei, fiquei curiosa para conhecer o livro.

Maristela 17/01/2013minha estante
Eu já algumas resenhas sobre esse livro, mas tenho que confessar, que essa sua resenha está maravilhosa e me deixou com uma vontade enorme de ler.

Paty 17/01/2013minha estante
Graças a Deus as Editoras estão Incentivando a Literatura Brasileira, para que possamos ter bons livros como esse. Me interessei muito pelo tema do livro.

Gy 22/01/2013minha estante
Gostei muito da resenha, quero muito ler o livro.

Glaucio.Oliveira 24/01/2013minha estante
Esse é um livro atípico.
Bem diferente do que já li.
Já li várias resenhas dele, e tenho muita vontade de lê-lo. Ainda mais sendo nacional.
Desse ano não passa.

Glaucio.Oliveira 24/01/2013minha estante
Esse é um livro atípico.
Bem diferente do que já li.
Desse ano não passa.

NESSA 01/02/2013minha estante
Realmente um livro diferente!Com certeza deve ser emocionante acompanhar Eva e descobrir o que aconteceu com sua irmã e encontrar seu filho,gostei de ter um certo mistério,um toque de ficção científica e suspense.

DomDom 05/02/2013minha estante
Assim que li a sinopse desse livro, me lembrei logo do filme "A Origem", que aborda o tema sonhos lúcidos também. Então nem preciso falar o quão curioso pra lê-lo estou. Gosto muito de ficção científica, e quando a trama aborda assuntos interessantes, como é o caso de sonhos lúcidos, a minha curiosidade em ler aumenta muito.

Jessyca Magalhães 05/02/2013minha estante
bem diferente, já estou louca para ler

Gabi l Vai um spoiler aí? 08/02/2013minha estante
Gostei muito desse livro. O título me deixou muito intrigada.

Amanda Costa 09/02/2013minha estante
Barbaridade so almentou a minha vontade d eler.Ainda nao pude ler ele e nada do genero.

Michelle Ladisl 09/02/2013minha estante
Oba mais uma literatura nacional !!!
Eu vim conhecer o livro através da sua resenha ... Amei e com certeza está entrando pra minha listinha de compras !!
Bjus

Gizeli 15/02/2013minha estante
Adorei!!!! Esse Brasil está dando frutos maravilhosos. E com certeza já for por na minha lista...

Ká Guimaraes 08/12/2012

Resenha feita pela Neiva Meriele para o Blog Acordei com vontade de ler
Hoje a resenha é do livro O sonho de Eva, publicado pela editora Novo Conceito pelo autor Chico Anes.
Essa é a primeira vez que eu leio e resenho um livro de ficção científica. Quando recebi o livro da Ká fiquei apreensiva e sem muita vontade de ler por não se tratar exatamente do gênero que gosto, mas aceitei o desafio e aqui estou, cumpri meu objetivo e trago para vocês a resenha de um livro cheio de experiências diferentes.
Eva é uma doutora especializada em sonhos lúcidos (é meio irreal esse negócio de sonhos lúcidos mas esse é o tema central do livro), com as técnicas aprendidas ao longo dos anos, a doutora Eva consegue se comunicar através dos sonhos e vivê-los intensamente como se de fato tudo fosse real.
Sua irmã Anna se suicida e o filho de Eva, Joachim, que estava aos cuidados da irmã, desaparece. Uma série de fatos intriga Eva profundamente, não há o menor sinal do que possa ter acontecido com o filho autista. No desespero e com sede de vingança ela aceita o convite para trabalhar no lugar de sua irmã na empresa Yume, no projeto de um jogo, o DreamGame, onde será possível jogar e ter sensações reais. Eva sabe que é perigoso mas mesmo assim embarca para o desconhecido e se joga de cabeça em uma espécie de jogo dos infernos onde seu objetivo é vingar a morte da irmã e encontrar seu indefeso menino.
No subsolo de um lugar ermo chamado Vila de Kumo, na China, Eva está longe de toda a civilização e mesmo que ninguém admita estão todos presos, trabalhando para uma empresa dirigida por pessoas sem escrúpulos que pretendem manipular o mundo e seus sonhos.

Ainda assim nada é forte o suficiente para fazê-la desistir de procurar seu filho, e em meio a sonhos, pesadelos, cobras e seres sem coração, a doutora Eva Abelar mostra a que veio e para que serve o conhecimento que adquiriu a duras penas, nos longos anos de sofrimento e abnegação de seus próprios sentimentos.

Neste livro você vai encontrar coisas estranhas, exatamente por se tratar de um livro de ficção científica, nele tudo é possível, as mais variadas loucuras do cérebro de um ser humano. Confesso que durante todo o tempo fiquei imaginando como o autor conseguiu construir tanta coisa sem perder o foco.

Houve uma cena muito inusitada e imensamente nojenta, nunca pensei que leria algo tãoooooooooooooo asqueroso mas tenho que admitir que contribuiu para o enredo, de certa forma.

Para conseguir acompanhar o raciocínio do autor você precisa ser muito inteligente e ficar totalmente ligado, além de gostar muito do gênero, claro. Eu acho que se fosse um filme eu teria amado de paixão porque facilitaria a mensagem que o autor quer passar.

Bom, não sou hipócrita. Posso não ser fã de ficção científica mas dou o braço à torcer e parabenizo o autor pela excelente escrita e pelo seu indiscutível talento.
Bjkss
Neiva Meriele