O Sonho de Eva Chico Anes

Resenhas - O Sonho de Eva

Mari M. 07/07/2012

Resenha by Devorando Livros (http://livros-devorados.blogspot.com.br)
304 páginas de uma espécie inédita de surrealidade. Uma surrealidade que consegue vir á ser verossímil. Interessante e talvez até um pouco bizarro, esse livro me surpreendeu. Sua ideia original sobre sonhos e sua influência na realidade parece simples e um tanto sem-sal, mas ao abrir o primeiro capítulo nos deparamos com algo diferente disto.

Eva é Brasileira, e mora em São Paulo. É uma mulher que trabalha defendendo a teoria de que existe uma superconsciência adquirida em nosso sono. Enquanto viaja descobre que sua irmã; Anna, se suicidou enquanto cuidava de seu filho, Joachim. Porém, parece que ele não foi encontrado em seu apartamento. Mais tarde Eva vem á descobrir que sua irmã trabalhava para uma empresa que lidava com o desenvolvimento de um novo console relacionado á sonhos (no qual você joga durante o sono, participando de guerras ou jogando futebol como se realmente estivesse lá), e que querem ela trabalhando com eles na China. Agora, deve escolher entre seguir em frente e aceitar esse emprego ou procurar mais por seu filho. Talvez consiga os dois.

Pode não parecer, mas é um livro repleto de ação e emoção. Histórias envolventes e personagens que evoluem e ganham uma importância inesperada á cada página que se lê. Ao final, uma revelação incrivelmente surpreendente.

Os pontos positivos desse livro, fora a história (qual já elogiei demais aqui haha), são a capa e a sinopse. Aquela capa bonita e chamativa, que delicia os olhos. Uma sinopse que trás curiosidade. A forma como o autor intercala as visões de personagens, uma complementando á outra... Me agradou muitíssimo.

Porém, o meu único desagrado 'grande' foi o fato de os nomes citados serem minimamente brasileiros. E de nosso país não ser sede desta história, apenas ser mencionado por hora. Mas, fora isso, meu outro problema foi com as fantasias um tanto pornográficas. Felizmente, ocorreram apenas no início do livro, de forma á não me incomodarem tanto.

Filosofia, ação, romance, ficção. Conclusão? Leiam.

Rafaela 06/07/2012

O sonho de Eva - Chico Anes
Minha Opinião:

Em O sonho de Eva, o primeiro livro do escritor Chico Anes, somos apresentados a história de Eva, uma renomada psicóloga conhecida por seus polêmicos estudos em relação ao subconsciente e a revolucionária teoria dos sonhos lúcidos, a qual foi criada inicialmente por seu pai e mais aprofundada por Eva e sua irmã Anna, vítima de uma morte completamente suspeita, o que leva Eva, junto ao desaparecimento do seu filho, a trabalhar para a organização que ela acredita ser a única responsável por tais tragédias e por consequência, o único lugar onde ela pode achar alguém que lhe dê as respostas que precisa, nem que para isso, tenha que arriscar perder a vida ou a sanidade no processo.

Continue a ler em: http://cantodemeninas.blogspot.com/2012/07/o-sonho-de-eva-chico-anes.html

Dan 05/07/2012

O Sonho de Eva - Chico Anes
Este livro foi diferente do que imaginei em diversos aspectos, não que isso seja ruim ele me surpreendeu bastante e confesso que gostei, embora não tenha amado. A primeira parte do livro foi bem parada, e confesso que bem no início tive vontade de parar a leitura, mas, felizmente consegui seguir e tive uma grata surpresa já que a segunda metade é bem mais agitada, cheia de segredos e suspense.
Eva é uma mulher bem decidida e que corre atrás do que quer, não consegui me conectar com a personagem, mas, gostei dela. As ações que ela tomou foram bem explicadas e coerentes, assim não tivemos problemas. Mas, confesso que não senti na personagem aquele amor pelo filho que ela tanto dizia sentir. Não sei bem o porquê, mas, não vi refletido nas ações dela a vontade de encontrar seu filho sequestrado e sim uma curiosidade a respeito do DreamGame. Também não enxerguei o desespero que, imagino, qualquer mãe que tivesse seu filho desaparecido sentiria. Eva estava bem calma e simplesmente acreditou na primeira hipótese que criou, mesmo tempo pouca base para isso.
Outra coisa que não me agradou muito foi a linguagem utilizada, muitos palavrões foram utilizados. Também não me senti a vontade com a forma com que o sexo foi abordado, sempre havia uma alusão a isso principalmente a respeito de Eva que, pelo que foi descrito, era uma mulher extremamente bonita e chamava atenção dos homens, isso não seria problema se a cada duas páginas não tivesse um cara falando sobre o corpo dela ou sobre o quanto ela era linda e blábláblá. Achei bastante desnecessário.
Apesar destes pontos negativos o livro é bom. Fiquei me perguntando durante toda a leitura o que iria acontecer com Eva e Joachim, me perguntei qual seria o interesse da Yume no filho de Eva. No final não conseguia mais largar o livro de tão curiosa que fiquei e felizmente não me decepcionei com o final.
Chico Anes criou uma estória muito interessante, que te faz pensar bastante. E se fosse possível criar uma jogo dentro dos sonhos? Como seria vivenciar um sonho lúcido? Nunca tinha ouvido falar sobre este tema, mas, o livro me deixou bastante curiosa e tentada deve ser uma experiência muito legal.
Enfim, eu gostei do livro e acho que vale a pena lê-lo. Mais uma vez agradeço à editora Novo Conceito pela oportunidade de conhecer mais uma estória tão interessante.
Beijos

Acesse: http://www.amigasentrelivros.blogspot.com

Gil 28/06/2012

Eva Abelar, é uma pesquisadora dos sonhos, mas precisamente sonhos lúcidos, onde a pessoa tem a possibilidade de ter consciência real dentro do sonho e aproveita-lo. A história começa com a misteriosa morte de Anna sua irmã e do sequestro de Joachim, seu filho. Eva é chamada para trabalhar em uma grande empresa, a Yume, que está desenvolvendo um novo jogo, onde os jogares podem participar virturealmente deste e para isto as pesquisas da Dra. Eva tende a colaborar com o projeto. Suspeitando da Yume no sequestro do seu filho, Eva e Alec, seu amigo e um pouco mais, de todas as horas, estão na tentativa de descobrir se esta suspeita é verdadeira ou não. E é no meio de tudo isso que surge novas suspeitas e revelações, além de um grupo conspirador, querendo poder e uma guerra silenciosa.

A Yume é localizada em Pequim, o que explica os ideogramas Chineses na capa do livro. As instalações é chamada de bunker, nome que recebia o complexo nazista onde Hitler(odeio escrever o nome dele em letra maiúscula) se escondia durante a guerra. Acho que tem a ver com um detalhe que é melhor ler e descobrir, certo?!. O livro é narrado em terceira pessoa, e é por meio desta que conhecemos algumas histórias intercaladas do enredo que envolve a trama. O enredo é super inovador e envolvente, os personagens têm suas características que revelam toda uma importância na história. A diagramação contribuem para a leitura, desde as páginas amarelas, tamanho da fonte, até a revisão do texto. O autor, Chico Anes, está de parabéns por inovar em seu enredo, proporcionando uma leitura fluida e envolvente, salientando o quão fissurados somos para novas tecnologias, que nos moldam e nos deixam viciosos. Recomendo o livro, principalmente para quem gosta de enredos inovadores, trazendo na medida, doses de mistérios, sem falar pra quem gosta de uma ótima leitura nacional.

Elidia 27/06/2012

Um homem é feito de sonhos...
O que um leitor procura num grande livro? Que ele te faça sonhar, sensações fictícias, emoções e romances.“O Sonho de Eva” faz tudo isso através de sonhos, narrado por Eva, doutoranda na arte dos sonhos lúcidos, e te faz pensar no que realmente seus sonhos tem capacidade de fazer e ser. Um dos melhores livros do ano que li e com grande prazer digo que ele é nacional!

Porque dormir pode ser um jogo perigoso…

Dra. Eva Abelar, autoridade mundial em sonhos lúcidos, é informada de que seu filho, Joachim, uma criança autista, desaparece na mesma noite em que sua irmã, Anna, pula do 20º andar de um edifício em São Paulo. Anna era a principal cientista do projeto DreamGame, invento revolucionário que permite à pessoa jogar enquanto dorme. Eva é convidada por Yume a assumir o lugar da irmã e, à procura de respostas, se envolve em uma trama perigosa, que alcança os limites dos desejos inconscientes do homem. Enquanto usa seus conhecimentos para desvendar a morte de Anna e reencontrar Joachim, Eva descobre o quanto a sociedade está vulnerável à tecnologia e aos estímulos subliminares, e como esses estímulos podem sequestrar a liberdade e extinguir o livre-arbítrio.

A construção de todo o livro está impecável em nenhum momento o leitor se sente perdido com os termos, ou inclinado a desistir, pois temos um banho de ação, perspectivas, mistérios sendo desvendados em capítulos intercalados sobre a ajuda de Alec, a Eva em Pequim.

Cada personagem tem uma característica misteriosa, a protagonista Eva ganha o leitor pela sua força, inteligência, sensualidade, e muito mistério, fui surpreendida com a verdadeira história dela e Joacchim seu filho, dos prazeres, de suas fraquezas e opiniões retratadas em forma de sua cobra interior.O autismo e problemas psiquiátricos também é retratado na trama afim de quebrar preconceitos e barreiras sociais.

Com uma escrita fácil, Chico Anes nos introduz na era dos sonhos, onde os aficionados por games, abririam mão de seu livre-arbítrio noturno para jogar. O que mais choca é que realmente podemos estar caminhando para este tipo especifico de mercado, como podemos observar nos últimos comentários de Eva.

– O século XXI trouxe novos métodos. A guerra pelo poder já não é travada com armas tão óbvias. Daqui para frente será cada vez mais difícil reconhecer um inimigo e suas intenções.

Esta leitura foi viciante e cada página descobria como os sonhos são importantes em nossa vida, eles modificam nossas perspectivas na vida real, uma diversão grandiosa do subconsciente do cérebro ou uma grande armadilha. Após a leitura comecei a trabalhar meus sonhos lúcidos e anotando todos os dias o que sonhava assim que acordava, para começar a aprender com esta ferramenta natural fisiológica.

-Se você sonhasse sempre a mesma coisa, não acabaria por confundir ilusão com realidade?

“O Sonho de Eva” é um livro maravilhoso, e veio para quebrar preconceitos se você ainda tem com títulos nacionais. Este livro me acrescentou tanto, que se fosse colocar tudo na resenha passaria o dia todo por aqui…rs. Indicado para todos!

Postado em: http://bookeando.com/site/2012/06/27/resenha-e-promocao-o-sonho-de-eva/

Rose 26/06/2012

O livro começa com a morte de Ana Abelar e com o desaparecimento de Joachim, seu sobrinho. A Dra Eva Abelar recebe esta notícia quando está em um congresso falando sobre sonhos lúcidos. Desesperada volta ao Brasil para tentar entender o que aconteceu com sua irmã e reencontrar seu filho que é autista.
Logo ela tem a impressão que algo está errado nesta história toda, e que a empresa que sua irmã trabalhava, a Yume pode está envolvida de alguma forma.
Decidida a saber de toda a verdade, ela vai trabalhar para a Yume, e sabe que os sonhos lúcidos serão capazes de desvendar todo o mistério que envolve sua irmã e seu filho.
Em uma busca desesperada pela verdade, onde a vida de todos está por um fio, sonhar pode ser um pesadelo, e manter-se acordado pode te distanciar da realidade.
Eva vê seu mundo e seu trabalho envolvido em uma terrível conspiração para dominar o mundo e agora a luta para salvar seu filho, é a luta para salvar a todos.
Apesar do livro ter uma história interessante e de ter sido muito bem escrito, ele não conseguiu me conquistar. Fui lendo, mas não conseguia me envolver com a história, não tive aquela "ânsia" de chegar ao final. Enfim, não me convenceu, mesmo tendo tudo para ser o contrário.
Acho que muitos irão gostar da história, até porque ela não é ruim, apenas não cai de amores
Deh 20/11/2012minha estante
Eu ganhei este livro e estou louca para ler *_*

iluj 26/06/2012

www.meninadabahia.com.br
Em O sonho de Eva, de Chico Anes (Novo Conceito, 296 páginas, R$ 29,90), temos a história da Dra. Eva Abelar - autoridade mundial em sonhos lúcidos. Durante uma palestra em Viena, recebe a notícia de que a sua irmã, Ana, se suicidou, e o seu filho Joachim desapareceu. Para Eva, o suicídio de Ana possuía algo de suspeito e o desaparecimento do seu filho também, afinal quem teria interesse nele e por quê? No meio disto tudo, Eva recebe o que parece ser uma proposta irrecusável, uma oportunidade de colocar seus experimentos em prática. Assim como a irmã, ela é chamada para trabalhar na Yume, uma companhia importante no mundo do entretenimento, que está desenvolvendo o que vem a ser o jogo revolucionário de todos os tempos, baseados nos sonhos.

Lá, Eva vai descobrir que suas suspeitas não estão erradas e que a Yume tem grande influência nisto. Mas por quê? É em busca de respostas que Eva aceita participar do projeto Dream Game, porém ela não imagina a verdadeira conspiração por trás de tudo. Sua teoria sobre lúcidos é a grande chave para a manipulação dos sonhos, o necessário para a Yume por em prática os seus planos.

O que você faria se alguém manipulasse os seus sonhos? De repente dormir pode ser um jogo perigoso, e enquanto alguns jogam, outros podem usar isto a seu favor.

- Existem armas bem diferentes dessa aí que deve ter no seu coldre do tornozelo. Me diga: e se eu fosse capaz de me apoderar dos sonhos das pessoas? O que acha que eu faria? Escolher as imagens com as quais sonhará hoje a noite, entrar no seu sonho e muda-lo como bem entendesse. E se eu pudesse fazer isso, hein? O eu você diria?

Pág. 7

Intrigante, seria como descreveria este livro, ao ler a sinopse me interessei bastante, mas acabei me surpreendendo a cada página lida. A história prende, não só por querer descobrir o que e quem está por trás do sumiço do filho de Eva, e do possível suicídio da sua irmã Ana, mas também pelos conflitos pessoais que ela tem, além da história a cerca do nascimento do seu filho. Tudo está relacionado e a Yume passa a ser a grande chave.

A forma como o autor tratou a questão em torno dos sonhos é um ponto a se destacar, a leitura em momento algum fica maçante, muito pelo contrário, nos instiga a querer mais. Ao ler O sonho de Eva, não há como não mergulhar no mundo dos sonhos e se surpreender. Dormir pode ser um jogo perigoso, mas a ideia de joga-lo pode ser muito interessante.

Rainy Girl 25/06/2012

Resenha >>> http://the-sook.blogspot.com.br/

Dra. Eva Abelar é uma importante pesquisadora dos "sonhos lúcidos" que trabalha em uma universidade. Suas pesquisas e convicções geram diversas discussões com outros pesquisadores, que não acreditam em suas teorias. Mesmo assim, sua reputação é conhecida mundialmente e Eva é tida como autoridade mundial, assim como seu pai já fora, no campo dos "sonhos lúcidos".

A vida de Eva muda bruscamente durante um congresso em Viena quando ela recebe uma ligação avisando que sua irmã Anna está morta e não existe nenhum sinal de seu filho, Joachim, uma criança super doce e amorosa que tem autismo. Eva volta para o Brasil desesperada e, junto com Alec, psicólogo, amigo e ex-namorado de Eva, eles começam a suspeitar que a Yume, uma gigantesca empresa na área dos games, possa estar envolvida com a morte de Anna e o desaparecimento de Joachim.

Contrariando Alec, Eva coloca sua segurança de lado e aceita a proposta de trabalhar para a gigante Yume no seu novo projeto, o DreamGame, um jogo surreal onde o jogador passa a jogar dentro dos seus próprios sonhos. Assim Eva vai para a China e fica numa instalação subterrânea da Yume sem nenhuma comunicação com o lado de fora, pois tudo relacionado ao jogo é tido como super secreto. Eva se vê sozinha em campo inimigo, pois confiar em alguém pode ser completamente arriscado.

A leitura é envolvente e rica em ação e detalhes. Nos deparamos com um tema maravilhoso e que o autor explora ricamente, nos deixando preparados para tudo que possa acontecer no percurso que Eva trilha em busca de seu filho e da vingança. A diagramação é simples, com as páginas amarelas de sempre. A capa é maravilhosa, a mistura de cores é intrigante e envolvente, mostrando Eva submersa em seus sonhos.
Myllena 03/07/2012minha estante
Adorei! Preciso comprar!

Ana Luiza 25/06/2012

Classificação: 5/5 (favorito)
Era a primeira vez que Eva viajava e deixava seu filho Joachim, um autista, aos cuidados da irmã, Anna. Tudo corria bem até que dois policiais a abordam dizendo que Anna se suicidou e que Joachim desapareceu. De volta ao Brasil, Eva se vê num furacão de sentimentos, onde ela tenta entender os motivos de Anna ter se matado e descobrir quem sequestrou o seu filho.

Anna abriu os olhos; as imagens de seu sonho rodopiavam pelo quarto. Levantou-se, [...] cruzou a porta, atravessou o corredor, movia com passos entorpecidos. [...] Precisava se atirar do vigésimo andar. Mergulhar no asfalto, apagar todas aquelas luzes.

Os dias passam e Eva não recebe nenhuma ligação pedindo resgate pelo menino, o que só aumenta seu sofrimento. No dia do enterro de Anna, Eva é abordada por Adhya, a vice-presidente da Yume e ex-chefe de sua irmã. Adhya convida Eva para trabalhar no lugar de Anna no projeto DreamGame, um jogo que daria aos jogadores a capacidade de jogar enquanto sonham. Primeiramente Eva pensa em recusar a proposta, mas, quando ela perde o emprego na universidade onde trabalhava, ela acaba aceitando o trabalho.
Mas o que Adhya e a Yume não sabem, é que Eva desconfia que eles tenham algo a ver com o sequestro de Joachim e a morte de Anna. Afinal, não é meio suspeito que sua demissão tenha acontecido logo depois que Adhya oferece o emprego a ela?

Abriu-o na última página. Ouviu novamente o coração se descompassar quando leu, sublinhadas várias vezes por riscos enérgicos, as palavras:
O livro velho. É nele que está o segredo.
Eles querem roubar nossos sonhos; querem roubar Joachim.

Assim, Eva parte para a China para trabalhar na Yume, mas também para investigar a empresa. Enquanto isso, no Brasil, Alec, um grande amigo e ex-namorado de Eva, também começa a investigar por causa da suspeita morte do reitor da faculdade onde Eva trabalha.

Entretanto, não será fácil para Eva achar as respostas que tanto procura. Para isso, será preciso que ela mergulhe dentro de seus próprios sonhos e que encara fantasmas do seu passado.

-Tudo o que precisa saber já está dentro de você. [...] Se quer mesmo um conselho, use seus sonhos como mapa. Eles vão guiar você até Joachim.

Com uma trama incrível, cheia de mistérios, ação e uma pitada de romance, Chico Anes conquista o leitor do inicio ao fim. A escrita do autor é super leve e a história flui de forma muito rápida. Chico soube criar uma trama inteligente e que funciona. É impossível largar o livro antes do fim.

Os personagens são todos bem elaborados e aproveitados, cada um deles tem seu papel para a resolução dos conflitos do livro. É impossível não se apegar a Eva, e até torcer por ela. A personagem demonstra um amor muito grande ao filho, mesmo ele sendo fruto de uma gravidez indesejada. Outra personagem que me conquistou foi Anna, apesar de que só a conhecemos através das memorias de Eva. Alec é um carinha muito fofo, sempre leal a sua amada Eva. É impossível não sentir carinho por Joachim e se divertir muito com Zed, um garotinho experto que ajudou muito Alec.

O mais interessante do livro é viajar pelos sonhos (e pesadelos) dos personagens. Chico consegue elaborar muito bem cada sonho e seus significados.

Apesar de ser uma ficção, o livro tem uma mensagem muito clara. Para mim, O Sonho de Eva é uma amostra da escravidão que a tecnologia está exercendo sobre nós. Hoje praticamente não conseguimos viver sem acesso a internet ou sem ver televisão. Isso sem falar que somos viciados nas redes sociais e nos benefícios da vida virtual. Não tenho nada contra tecnologia, sou da geração que convive com a internet desde a infância, e reconheço que a internet se tornou um, se não o mais, importante meio de comunicação. Mas é preciso entender que a vida está além das telas quadradas e brilhantes dos computadores, tablets, celulares e televisões. Precisamos nos livrar um pouco da dependência da tecnologia e arranjar outros passatempos (eu sugiro a leitura de livros! Quer passatempo melhor que esse?).

O Sonho de Eva nos leva a uma incrível viagem pelo mundo dos sonhos, da tecnologia e de segredos antigos. Recomendo esse livro para aqueles que gostam de uma boa ficção, mas que não deixe de alertar sobre a vida real.

site: http://www.mademoisellelovesbooks.com/
Anna Criss 22/04/2016minha estante
Adoroo!!!!

Janaina.Granado 23/06/2012

O Sonho de Eva
Quando comecei a leitura não tinha muitas expectativas em relação a esse livro, mas o subtítulo me chamou muito a atenção, pois dizia "Dormir pode ser um jogo perigoso."
Foi essa frase que me fez querer começar a leitura.

O Sonho de Eva me surpreendeu com um tema diferente, o livro nos traz a ideia de que podemos controlar nossos sonhos, tornando-os lúcidos, imagina você no meio de um sonho acordar e poder ter o controle da situação, sendo assim podendo viver coisas que na vida real você não conseguiria, essa ideia me pareceu bem original, mas por trás de toda essa ideia existe uma organização pronta para dominar os seres humanos, você poderia controlar seus conhos através de um jogo chamado "Dream Game", mas isso teria um preço, a organização iria dominar a mente dos seres humanos, enquanto estivessem sonhando/jogando.

O livro é puro suspense e mistério do início ao fim, Eva está fora do país quando recebe a notícia de que sua irmã se "suicidou" e de que seu filho "desapareceu", Eva agora além de tentar descobrir o paradeiro do filho, ainda terá que descobrir o que realmente aconteceu com sua irmã, e isso não será tarefa fácil, ela terá que se juntar aos inimigos para ter essas respostas. A procura do filho colocará sua própria vida em risco.

O autor soube conduzir muito bem a escrita, e desenvolveu a história perfeitamente. Os autores nacionais estão de parabéns.
Tenho que agradecer a Novo Conceito pela oportunidade de conhecer o autor Chico Anes e ler sua obra. A Novo Conceito esta investindo nos autores nacionais e estou muito feliz por isso, eles são talentosos e merecem destaque em nosso país.

Recomendo a leitura a todos que desejem se aprofundar nessa aventura através dos sonhos.

@jannagranado

Pedro Almada 23/06/2012

Uma aventura pra viver de olhos fechados...

Fico satisfeito quando vejo os livros nacionais ganhando espaço nas nossas prateleiras. Eu mesmo estou aprendendo a apreciar a boa escrita brasileira. Sempre tive a impressão de que nunca mais teríamos bons livros como os clássicos de José de Alencar. A fim de vencer essa trave mental, decidi me dedicar mais aos livros de novos autores brasileiros, e fiquei feliz com o resultado, quando terminei de ler O Sonho de Eva.
Dra. Eva Abelar era conhecida por sua perícia em sonhos lúcidos, a capacidade em viver os sonhos de forma consciente, talento esse aprendido com o seu pai, Dr. Hermes. Suas pesquisas estavam avançando, e o mundo em breve daria o mesmo falor à doutora assim como valorizaram seu pai. Mas ela não sabia que mentes fora do corpo docente da faculdade estavam interessadas em seus avanços, tampouco que esse interesse colocaria em xeque o livre-arbítrio de toda a humanidade.
Mãe de uma criança autista, Joachim, e amiga do Dr. Alec, parte importante de seu passado amoroso, Eva Abelar tentava conciliar seu trabalho com sua vida pessoal. Sua irmã, Anna, era um espírito livre, sem impedimentos. Era uma pequena equipe unida, sem grandes reviravoltas no dia-a-dia. Mas o andar da carruagem mudou sua rota bruscamente, prometendo uma turbulência que marcaria a vida de Eva para sempre.
Com o suposto suicídio de Anna e o desaparecimento do pequeno Joachim, a doutora perita em sonhos lúcidos se vê metida numa conspiração perigosa, e as pistas apontavam para a Yume, uma corporação chinesa envolvida num novo brinquedo, o DreamGame, um jogo em que seus usuários poderiam jogar video-games nos próprios sonhos. Com o aparecimento de um indiano suspeito e um curioso recrutamento de experts pela Yume, Eva se vê obrigada a entrar de cabeça nesse jogo mortal, tudo para encontrar seu menino e vingar a morte de sua irmã. Mas Eva nunca pensou que o perigo fosse maior do que realmente aparentava. Nessa insana viagem até o ventre do solo chinês, Eva vai revelar os mistérios sombrios que se escondem nos corredores de sua mente, e sentir o hálito quente do desespero, bem de perto.

Ficção Científica Nacional! É como misturar queijo com goiabada! A narrativa criada por Chico Anes é incrível! Comparando essa obra com os livros que li esse ano, poucos tiveram o grau de refinamento criado em O Sonho de Eva (esse é o terceiro que me ganha pela forma de conduzir a leitura). O autor usa figuras de linguagens próprias, sem o clichê comum de tantas outras narrativas que abusam das metáforas sem valorizar a originalidade. A narração do Chico, em si, é um turbilhão de sensações, provocando o leitor a imaginar-se num sonho, como se as próprias palavras formassem um universo onírico, dispensando imagens. As personagens foram as que me deixaram um pouco deslocados. Embora o autor tenha a receita de bolo certa pra dar forma às personagens, elas não tinham o traço brasileiro que eu esperava. Por se tratar de literatura nacional, achei as personalidades bem americanizadas, mas não pense que isso prejudica a qualidade da leitura.
Mais pontos positivos atribuídos pela originalidade. Em algum momento da leitura suspeitei que fosse ter alguma conexão com o filme A Origem, mas me enganei. A trama criada por Chico Anes segue um caminho bem diferente, e isso fica evidente depois de quatro capítulos. O grande trunfo da história está na relação de Eva com o filho, um aspecto curioso da história, pois no início o pequeno Joachim apenas existe nas queixas desesperadas da mãe, e só no desenrolar que a criança toma forma como personagem. Acompanhar essa aventura nos deixa sem ar, mas basta dar uma pausa, sonhar um pouco e voltar pra leitura xD.

Uma leitura que vale muito a pena. Indico pra quem curte o gênero e, pra quem não gosta, O Sonho de Eva vai mudar sua opinião =)

Mila F. @delivroemlivro_ 21/06/2012

Sonhos podem ser perigosos
O Sonho de Eva, Chico Anes, Ribeirão Preto, SP: Novo Conceito, 2012, 304 pág.

O Sonho de Eva, do autor mineiro Chico Anes, trata-se de uma história que envolve psicologia, psicanálise e o mundo dos sonhos. Uma história diferente capaz de prender o leitor e colocá-lo num mar de teorias e conspirações.

É um livro de ficção, mas Chico Anes banhou sua ficção em tantas teorias (psicológicas) que os argumentos ali presentes chegam a ter um colorido tão real que qualquer leitor se vê arrebatado e convencido por tudo o que está ali na história.

O enredo traz como personagem principal a Dr. Eva Abelar, uma importante estudiosa dos “sonhos lúcidos”, que tem sua vida completamente mudada após o suposto suicídio de sua irmã Anna e o desaparecimento/sequestro de seu filho, Joachim. Grandes suspeitas começam a povoar os pensamentos de Eva quando, no enterro de sua irmã, ela se vê entre propostas para continuar o trabalho da irmã nas Indústrias Yume (uma poderosa no ramo dos games) e ao mesmo tempo um indiano tenta convence-la do perigo de trabalhar para a indústria.

Para conseguirem os serviços de Eva, a Indústria Yume manipula tudo a volta da personagem de modo que ela não encontra alternativa a não ser trabalhar para a empresa. Muda-se para a China e lá vive praticamente presa. Jogos de poder e manipulação, pessoas que podem ser amigas ou inimigas é este o ambiente em que Eva passa a viver. Lá ela não pode confiar em ninguém. A Indústria precisa dos serviços de Eva para criar o DreamGame (uma grande aposta onde o jogador passa jogar dentro de seus sonhos) em que o jogo não é inocente, mas visa a dominação mundial.

Eva se vê no meio de um mundo cuja manipulação e o poder fazem parte. Nesse ínterim, seu ex-namorado e seu único amor, Alec, tenta descobrir mais coisas que envolvam estudos desses sonhos lúcidos, lendas mostram-se verdadeiras e tais descobertas põem sua vida em risco.

O Sonho de Eva, é realmente um livro que envolve o leitor do principio ao fim, traz personagens marcantes e muita ação. Eva, além de ser personagem principal é cativante e tinha todos os motivos do mundo para carregar traumas e descontá-los nos outros, contudo ela aprendeu o controle sobre si mesma. Já a vilã Adhya é complexa demais, tem motivos para traumas, mas não controla seus impulsos o que a leva a ser histérica mesmo carregando a máscara da calma. Alec não me cativou, apesar de sua dedicação por Eva. Os demais personagens tem papéis importantes e peculiares, mas nada que chame muita atenção.

Eu preciso falar que seria interessante ler O Sonho de Eva após a leitura do livro “Alice no País das Maravilhas”, é um livro bastante citado e em um momento há descrições de cenas e personagens presentes nele – isso, para mim, foi um jogo de mestre do Chico Anes, se tem um livro que tem contornos de sonho é Alice e ele foi bem abordado aqui (achei o máximo porque mesmo sem saber, a minha leitura anterior a O Sonho de Eva foi Alice no País das Maravilhas) – contudo, também quero deixar claro que não é obrigada a leitura dessa obra até porque ela não define nada no enredo, mais seria apenas interessante.

Definitivamente o autor soube abordar um assunto diferente, tabus religiosos, traumas e teorias psicológicas de maneira magistral, o resultado é o que se pode ler em O Sonho de Eva, definitivamente o virar de páginas é imperceptível durante a leitura.

O livro realmente traz uma história fascinante e quem sabe possa vir a ter uma continuação até porque o fim do livro deixa um “espaço aberto” que pode privilegiar uma continuação, mas caso não ocorra, já deixo claro que o final apesar de deixar esse “espaço aberto” não deixa a sensação de “vazio”, portanto se não houver nenhuma continuação o fim do livro supre qualquer expectativa.

Se indico O Sonho de Eva? Claro que sim! É um livro mais que indicados para quem gostam de ficção científica, que curtem psicologia (tem umas ideias bem legais) e não há contra indicações para ninguém. Boa Leitura!

Camila Márcia

Lais.Alencar 21/06/2012

Acordar dentro do próprio sonho, ou seja, saber que está sonhando e mesmo assim continuar a fazê-lo. Poder direcionar o sonho pra aquilo que lhe agradar e curtir tudo que quiser! Isso é chamado de "Sonho Lúcido" e o livro se baseia nessa teoria. Muitos termos psicológicos usados, diálogos muito interessantes explicando a dinâmica dos sonhos, foram algumas das coisas que me fizeram pensar se realmente isso seria possível e, se fosse, como seria utilizado. Acho que se aproximaria muito do Psicodrama (uma técnica da Psicologia onde os clientes encenam momentos e temas a serem trabalhados).

" ... Mas e se, preste atenção, Anna, e se, de alguma maneira, você pudesse perceber ainda sonhando que tudo não passa de um sonho? Aí, então, consciente de que participa de um sonho, você poderia agir como bem entendesse e mudar as cenas." pág. 37

continue lendo em: http://laisdoce.blogspot.com.br/2012/06/livro-o-sonho-de-eva.html