O Sonho de Eva

O Sonho de Eva Chico Anes

Resenhas - O Sonho de Eva

luagabriela 05/12/2021

sei lá
não terminei de ler, e nem vou terminar.
fiquei muito confusa com muitas coisas, uma história que não me prendeu em NADA e não tive interesse em descobrir o que aconteceu.

personagem principal nada carismática... não me prendeu. ruim

Kethelen.Rodrigues 09/09/2021

Muito mais do que eu esperava, super surpreende, incrível a forma como foi relatado o jeito que a tecnologia influência na vida das pessoas.

Bia 09/08/2021

Esse livro deve ter sido agradável para quem o leu em 2012, ano que foi lançado. O adquiri na Bienal de São Paulo em 2013, e este dentre tantos outros, estavam esperando até eu resolver ler em 2021.
Achei que a premissa do livro é boa e faz mais sentido agora do que anos atrás, pois trata de temas que hoje estão inseridos na nossa vida de modo irreversível: a presença da tecnologia; a separação do real e virtual.
Eu achei o livro menos denso, fácil de ler, sem muitos detalhes, acredito que por ser do selo Jovem da editora Novo Conceito, essa é a sua proposta.
Mas existe um aspecto da escrita que dando uma geral nas resenhas aqui do Skoob, vejo que incomodou poucas pessoas: a sexualização das mulheres.
Hoje, no ano 2021, em que essas pautas são discutidas exaustivamente (e com razão), acredito que esse tipo de livro não vai agradar muita gente, e talvez nem jovens, pois muitos estão se desconstruindo, ou já tem uma cabeça mais aberta.
O problema não é o sexo, é essa sexualização que fica acima do valor de uma mulher, ou melhor, acabar sendo o único valor que ela tem. Que fica acima da sua intelectualidade, e a pior situação: ficar acima das vontades e escolhas dessa mulher.
Talvez por isso os homens não entendam o porquê muitas vezes batemos na tecla de "ler mais mulheres".
Acredito que se o livro passava batido em 2012, ano em que ainda não se discutia o machismo, hoje, ele não fica incólume.
Marcelo Martins 23/09/2021minha estante
Acho que sua resenha exerceu um impacto na minha decisão de não ler mais esse livro. Comprei em uma feira de livros por 10,00. Li a contracapa e achei interessante. Mas pelas avaliações gerais nas redes literárias e os comentários que ví, penso que será uma perda de tempo em meio a tantos livros excelentes que podemos explorar, inclusive com a mesma premissa tecnológica.

Sharon 20/08/2022minha estante
Eu li mais ou menos na época do lançamento e senti a mesma coisa. As descrições das mulheres são piores que as de alguns livros eróticos...

Fernanda 03/08/2021

Resenha
Confesso: fazia tempos que um livro não me surpreendia tanto e dessa vez fiquei além de surpresa, feliz por ser um livro de um autor nacional.

Quando comecei a ler não imaginava nem de longe que iria gostar tanto do livro, comecei lendo sem esperar muito mas na metade do livro eu já estava completamente envolvida na história.

O livro mistura ciência, através dos estudos feitos pela personagem com sonhos lúcidos, muito mistério, um enredo maravilhoso e uma descrição que prende a atenção do início ao fim! Assassinatos, interesses não totalmente desvendados no início, dúvidas em quem confiar, amor entre mãe e filho, uma pitadinha de tecnologia e aventura.

Cada capítulo do livro mostra com detalhes cada ação na história, tudo é revelado na hora certa e os capítulos são interligados de forma forte e precisa. Nada fica para trás quando chega o final do livro, todos os fatos são explicados e narrados de forma que é impossível não prestar atenção em cada detalhe.

Muitos elogios? Talvez, mas tentei expressar o quanto esse livro é bom, é ótimo e o quanto prende a atenção. Me surpreendi pois fazia um tempinho que um livro não me prendia tanto atenção. Super recomendo!!!

site: https://trilhas-culturais.blogspot.com/2016/05/resenha-o-sonho-de-eva.html

Mariana 29/07/2021

minha experiência com o livro pode ser resumida como uma espécie de montanha russa: ora eu achava a escrita do autor supérflua demais para um tema bastante promissor; ora achava bastante boa a ponto de me deixar grudada nas páginas. em suma, o livro é bom sim! o assunto que o autor traz é relevante demais, principalmente em tempos pandemicos.

qual a imensidão do mundo virtual?

Thata 17/07/2021

Favorito da vida
Cresci amando ler mas em algum momento me perdi um pouco do hábito. Voltei devagarinho lendo fanfic, e em um belo dia comum comprei esse livro físico. E que experiência! Meu Deus, como eu sou apaixonada por cada detalhe desse livro.
Já fui arrebatada na primeira página. Logo um senso de justiça se apoderou de mim. Queria a verdade sobre a morte da Anna, queria saber o que aconteceu com Joachim e com toda certeza estava junto a Eva. Me senti parte da história e queria saber onde aquilo se concluiria. E eu simplesmente me rendi. Amei do início ao fim. Reli a pouco tempo e foi uma delícia voltar a essa experiência. Gostaria que fosse um livro mais conhecido, uma obra mais espalhada pelo mundo.

Ronildo Abijaude 04/06/2021

Pena que muitos livros nacionais passam quase desconhecidos. O sonho de Eva é uma boa aventura quase policial com conspiração bem escrita.
Flui muito bem a leitura.
A jornada de uma mãe cientista em busca do filho somado o toque meio ficção científico te prendem nas páginas.
Em tempos de pandemia vale notar que neste livro, de 2012, já se fala de uma pandemia que explodiria nos anos seguintes.

sofiaa 30/05/2021

mto legal
li sem esperar muito e o livro me surpreendeu, tem uma narrativa acelerada e é impossível se entediar. só queria mais cenas de sonho msm

Pamela Florentino 13/05/2021

Foi até um pouco melhor do que esperava
Tenho um marcador deste livro a muito tempo e sempre tive curiosidade de lê-lo, finalmente chegou a hora.

O autor descreve técnicas para treinar os sonhos lúcidos, o que nos deixa curiosos sobre o assunto, me fez ter vontade de pesquisar sobre e realmente testar as teorias.

A forma como o autor sexualiza a protagonista e algumas outras personagens femininas através das mentes de alguns personagens masculinos é simplesmente ridículo.
Não só isso, mas também o assunto sexo entrou no meio de muitas conversas sem necessidade alguma. Estou cansada de pessoas colocarem sexo em tudo ultimamente. Não é necessário para a história e não agrega absolutamente nada.

Achei Adhya uma vilã bem montada, desde o início percebemos que ela é do mal, mas ela acaba sendo bem mais cruel do que imaginamos. Porém, imagino que ela sofria muito mais ameaças do que as que ela mesma infligia.

A ação do final acabou salvando alguns pontos fracos do livro, gostei das formas como as coisas caminharam para uma resolução lógica.

A premissa da história é muito interessante e chegar a trazer um pouco de apreensão ao leitor, será possível os acontecimentos do livro se tornarem realidade? Talvez não exatamente da forma como vimos nas páginas, mas com certeza é um risco que corremos com o avanço ininterrupto da tecnologia e o aumento da dependência que nós estamos desenvolvendo por aparelhos eletrônicos.

Marina 03/04/2021

...
Ganhei esse livro de presente há alguns anos e como em 2021 eu quero tentar tirar uns encalhados da estante, peguei pra ler, mas que sofrimento viu? é nacional então eu não queria dizer que não gostei mas não posso dizer que gostei também
O livro é meio perdido, sem dinamismo, podia ter sido facilmente resolvido com 100 paginas a menos, o romance não é construido, o mistério não fica instigante... Decepcionante

Toledo.Lara 23/03/2021

Livro conta a história de uma psicóloga e pesquisadora de sonhos lúcidos. Com a notícia da morte da irmã e o sequestro de seu filho, Eva entra para uma organização muito suspeita que pretende criar um jogo com a ajuda de sua pesquisa.
O tema é interessante e teria tudo pra dar certo, mas história é rasa, morna e o autor não soube aproveitar as 304 páginas rs.
Com várias falas preconceituosas e uma hiper sexualização desnecessária em diversas partes do livro, a leitura além de desinteressante se torna incomoda.
A personagem principal não tem carisma e é, levemente arrogante ( não seria ruim se fosse bem aproveitado), além de inerte na maior parte do tempo.
Tinha boas expectativas mas me decepcionei.
d a n i 13/05/2021minha estante
Eu larguei o livro exatamente por conta dessa hiper sexualização! ??

Alice 04/06/2021minha estante
A parte da sexualização também é que mais me irrita

Bru 04/02/2021

Livro incrível! Escrita boa, história bem escrita e trabalhada de forma crível. O melhor de tudo é que é nacional. A história tem como assunto o "sonho lúcido" no qual você está totalmente consciente e tem o total controle dos próprios sonhos, Eva é uma psicóloga e pesquisadora que estuda sobre o assunto desenvolvendo a teoria da super consciência, até que a irmã comete suicídio e o filho desaparece sem deixar pistas, então a empresa em que sua irmã trabalhava a chama para ajudar em um projeto secreto, um jogo para se jogar sonhando, Eva aceita, mas com a intenção de descobrir mais sobre a morte da irmã e de encontrar o filho, e aí começa o perigo. É um livro muito bom, o que me incomodou (e talvez não incomode ninguém mais) é a sexualização desnecessária da personagem em algumas situações, embora reconheço que muitas foram "necessárias" no contexto do livro.
nathan @lendosurtos 25/03/2021minha estante
primeira resenha que eu vejo desse ano kkkkkk... to aqui na duvida se devo ler

Rafa 14/11/2020

Isto'Id
Adoro livros que tenham um lado que relaciona com a psicologia, que trás os impulsos e tudo mais. Foi isso que me prendeu...

É uma história ok. Mas não senti tanta empatia pela personagem, não me conectei. Mas me surpreendeu porque esperava bem menos.

heyxgii 27/08/2020

Me surpreendeu
O livro tava parado na minha estante há um tempo, eu não imaginava o quão bom poderia ser!
A mistura perfeita de psicologia, sonhos, ficção, games... Tudo que amo!
A narrativa é muito boa, sem furos e tudo bem explicado.

ALEC PERFEITO! ZERO DEFEITOS ??