Nunca Diga Adeus

Nunca Diga Adeus Doug Magee

Resenhas - Nunca Diga Adeus

Patricia.Jabour 30/08/2012

Uma mescla de medo, desconfiança e coragem
Metamorfose Literária
Leia. Transforme-se.

Sarah era uma menina de 9 anos quando o pesadelo tornou-se realidade. Seus pais enfrentavam uma longa crise conjugal e sua mãe, Lena, pensou que, com o afastamento temporário de Sarah, poderia voltar a viver às boas com o marido, David, que andava muito misterioso ultimamente.

É então que J.D. chega a casa deles, na manhã prevista para iniciar o passeio. Apresentando-se como um monitor do Acampamento Arno – devidamente uniformizado e com o carro também identificado – e mostra-se extremamente paciente e compreensivo com a ansiedade da despedida. Porém, alguns minutos mais tarde, a van verdadeira do acampamento aparece e todos percebem que seus filhos foram sequestrados.

A partir deste momento começa a maratona da imprensa em cobrir todos os movimentos das famílias e do caso em si, bem como a onda de desconfianças, medos e incertezas que assombram a vida das quatro famílias. Também passamos a elaborar uma lista de suspeitos, embora os verdadeiros culpados, pelo menos alguns deles, tenham passado um pouco despercebidos por mim.

Vi no Skoob uma descrição muito interessante a respeito dos motivos pelos quais cada um passa a ser considerado suspeito e as características das quatro crianças e, por isso, postarei aqui (entre asteriscos e foi retirada do perfil http://www.skoob.com.br/usuario/117093-milla, com alterações).

* De um lado, vemos os pais das crianças, na maioria das vezes pelo olhar de Lena (...). Além de Lena e David, que estão enfrentando uma crise no casamento por causa de mentiras de David – que o torna suspeito, claro – conhecemos as outras famílias.

Phil e Janet são os pais de Linda (...), que reclamam muito da falta de dinheiro e por isso são suspeitos também.

Mike e Po são os pais de Tommy. Mike é empreiteiro e são seus funcionários que encontram rápida e estranhamente a “van do acampamento” abandonada e a peruca que o monitor usava.

Sheila e John Walker são os pais de Franklin (...). Ela é pastora de uma igreja e ele tem um cargo importante do Citibank, o que os tornam também suspeitos.

Do outro lado, vemos as crianças, Linda uma menina insegura e chorona, Tommy um garoto fantasioso e medroso, Franklin é o mais racional e inteligente e Sarah é esperta, independente e tem espírito de liderança. *

Gostei muito do estilo narrativo do autor. A maneira com que o livro foi organizado também me cativou: no início os capítulos são bem curtinhos, o que não torna a leitura cansativa e permite a compreensão plena do que ocorre. Porém, à medida que a trama se desenvolve, eles se tornam mais longos e passam a ter divisões, que narram o que ocorre na vida de todas as famílias, por se tratar de um narrador-observador. Embora por uma ou duas vezes eu tenha achado que uma fala tenha ficado fora do lugar, este fato isolado não confere ao livro uma falta de sentido, prejudicando no entendimento.

Ao mesmo tempo em que a situação dos pais e da polícia, em grande parte com a presença do simpático detetive Martin, são narradas, o autor também nos mantém a par de tudo o que acontece com as crianças, que estão nas Montanhas Adirondack.

Na medida em que a narração flui, somos tomados por surpresas, algumas boas, outras nem tanto. Somos confrontados com alguns dos organizadores do sequestro (francamente, é uma surpresa!), mas também com outros fatos lindos e esperançosos!

O nome do livro não tem nada a ver diretamente como sequestro. Trata-se de uma crença da avó de Lena, passada para ela, de que não devemos dar adeus às pessoas que amamos, e Lena se martiriza na dúvida se deu ou não adeus para sua pequena Sarah.

Adorei ler este livro! Dou nota 5 a ele, por sua simplicidade narrativa e por seu contato com a realidade, embora tenha sentido falta da resolução de um problema grave entre casais.

Érika 25/12/2012

Quatro famílias veem seu mundo virar de cabeça para baixo, quando descobrem que seus filhos foram sequestrados, ao invés de irem se divertir em um acampamento de ferias. Com o sequestro inicia-se varias historias paralelas, que mostram o desenrolar das relações destas famílias: suas diferenças, credos e características.Trata-se de um bom suspense, com trechos emocionantes!

Paola 16/06/2012

ótimo!!
Lena e David, um casal em crise no casamento, e com o intuito de passarem alguns dias sozinhos para tentarem se acertar e melhorar a relação, eles mandam sua filha Sarah, de 9 anos, para o Acampamento Arno.

Com as coisas da pequena Sarah prontas, Lena só as colocou na van que a foi buscar. Lena até achou o funcionário do acampamento muito simpático e educado. Assim que a van partiu, Lena pensou em como seria esse momento a sós com David, se tudo correria bem. No entanto, o mundo de Lena começa a desabar minutos depois, pois uma segunda van para na porta de sua casa e pergunta se a pequena Sarah já está pronta...

E assim começa a história... 4 crianças desaparecidas, 4 casais em desesperos para encontrar seus filhos, e ainda suspeitam um dos outros. E com o desenrolar da história vem as perguntas: Quem mandou sequestrar as crianças? Por que alguns casais tem atitudes suspeitas? Onde estão as crianças?

A narrativa do livro irá te prender até você achar as respostas para todas as perguntas. Ou seja, até o final do livro!! E ainda, o autor divide o livro entre as sensações dos pais e os momentos de medo das crianças... Narrativas que fazem você se envolver cada vez mais com o livro!

Carla.Zuqueti 20/11/2012

É um leitura leve, sem grandes reviravoltas e mais focado na parte emocional que no suspense policial.

Mari 26/11/2012

Depois de ler uma resenha do blog My book Lit, fiquei com ele na cabeça, curiosa como um autor pode escrever um livro que envolve crianças pequenas, em sua primeira viagem sem seus pais.
O livro nos conta a história de Sara e mais três crianças entre 8 a 9 anos de idade. Mas Sara é a mais corajosa, esperta, porém não percebe que ao entrar na van para ir viver algumas aventuras de duas semanas em um acampamento, não consegue percebe que na verdade está sendo seqüestrada, sua Mãe que está sozinha em casa também não percebe e assinar as papeladas e até troca algumas palavras com o rapaz sem percebe nada.
O falso motorista da Van de acampamento vai seguindo e pegando mais crianças, Linda Amiga da Sara e mais dois meninos de famílias mais ricas.
O destino dessas crianças muda das aventuras de um acampamento para alguns dias na floresta com um seqüestrador sem paciência.
O pai de Sara é avisado hora depois, e se torna o primeiro suspeito desse plano covarde.
Mas depois os Pais ficam um contra os outros, pois o seqüestrador não dá notícias imediatas, deixando as famílias mais aflitas.
O fim do livro me surpreendeu, poderia até imaginar algo semelhante, mas nunca iria acerta. Não foi uma leitura tranqüila a cada capitulo imaginava o pior as crianças, mesmo sem ser Mãe ainda ficava com o coração apertado e imaginava um pingo da tristeza desses pais.
Um livro repleto de emoção, suspense e tristeza essas são as palavras que acredito se encaixe perfeitamente como descrição desse livro.
Recomendo a leitura para aqueles que gostem de aventura e suspese.

Literatura 17/07/2012

Quando a infância desaparece
Sarah tem apenas 9 anos, e quando se vê na possibilidade de viajar pela primeira vez na vida fica toda alvoroçada. Sua mãe, Lena, fica um tanto quanto apreensiva, receosa, e com medo de deixá-la viajar, mas diante a eventualidade, Lena acaba aceitando, pois com o tempo em que a garota passaria fora, ela e o marido David poderiam se reaproximar já que ultimamente o relacionamento dos dois não estava como gostaria que estivesse.

Uma van, supostamente do Acampamento Arno – do qual Sarah viajaria –, para na porta de Lena e um monitor, chamado de J.D., pede que assine os documentos de autorização da viaje da filha. J.D. age naturalmente e de forma concisa. Convicta de que está deixando sua filha em boas mãos, se despede da filha e a van segue viaje. No momento da partida, David não estava presente, havia atendido um telefonema e saiu dizendo que tinha que ir ao trabalho com urgência.

Porém, Lena fica desesperada e sem rumo quando uma segunda van –a verdadeira– chega alguns minutos depois em busca de Sarah. Estupefata com a situação, Lena descobre que a van –falsa– acabou levando mais 3 crianças.

“[...]De onde eu venho a gente não acena para alguém que deseja ver novamente, alguém que vai voltar, como se estivesse espantando mosquito. De jeito nenhum. Preste atenção, Lena. Nunca dê adeus para uma pessoa querida. Entendeu?”

Pág. 62

A imprensa é convocada, e a policia já esta dentro da casa de Lena anotando tudo e coletando os principais fatos. Logo depois um e-mail é enviado para as quatro famílias angustiadas, sofrendo com o sequestro de seus filhos, onde exigiam 1 milhão de dólares pelas crianças.

Nunca Diga Adeus é o primeiro suspense do Doug Magee, e diria que ele escreveu uma boa história cheia de reviravoltas. Gosto bastante desse gênero, pois seus fins sempre são de deixar qualquer um pasmo e alguns me deixam de boca aberta, devo admitir.

O livro em si não foi tudo aquilo que eu esperava, apesar de me ter surpreendido muito com o final. A leitura é instigante, a narrativa é maravilhosa, mas não foi um daqueles livros que me deixou arrancando os cabelos pra saber o desfecho.

Veja resenha completa no Literatura:

Thaís Santos 21/06/2012

Never Say Goodbye ♪
Imagine a seguinte cena: sua filha de nove anos está prestes a sair em sua primeira viagem sozinha para o acampamento de férias. No meio da correria, seu marido recebe uma ligação e precisa sair de casa para trabalhar - o que não é comum, já que estão em pleno sábado. Mesmo assim tudo parece correr bem. O ônibus do acampamento logo chega e Chase, um monitor muito simpático, a conduz até lá. Você assina os documentos, faz as recomendações e vê sua filha partir para sua grande aventura.Tudo continua o mais normal possível, pelo menos durante os próximos vinte minutos, até tocarem sua campainha e ao abrir, você se depara com outra van e outra monitora paradas na sua porta.

Isso é o que acontece com Lena que, em meio há uma crise no casamento, descobre que foi enganada e que sua filha, Sarah, e mais três crianças foram sequestradas.

/ Confesso que já estava louca pra ler o livro, mesmo antes dele chegar, rs
E não me arrependi nem um pouco! Por isso, decidi que minha primeira resenha pra volta do blog TINHA que ser essa *-* /

O livro mostra duas perspectivas durante o sequestro, os filhos e os pais.
Durante toda a narrativa, sabemos onde estão as crianças e o que os sequestradores (Chase, e seu pai, Sr. Everett) pretendem fazer. Eles vão contando os seus planos e os próximos passos de cada um e tudo se revela num crime quase perfeito, que não deixa rastros e tem tudo para atingir seu objetivo (arrecadar um milhão de dólares). As crianças não fazem a menor ideia de onde estão e não há o menor sinal de comunicação.

Já os pais começam a receber e-mails dos sequestradores. Mesmo ajudados pelo FBI, não conseguem informações.
A imprensa começa a pressioná-los, surgem o desespero, as dúvidas... até os próprios policiais começam a gerar stress entre eles.
Lena começa a entrar num dilema consigo mesma e com todas as outras coisas que acontecem ao seu redor durante todo esse tempo.
Será que ela se despediu mesmo de Sarah? A pergunta que não sai de sua mente.

Nessa história você sente medo juntos às crianças, se desespera junto aos pais e se emociona e surpreende a cada descoberta que vai sendo revelada no decorrer do livro!

Ok, vou parar por aqui pra não dar muitos spoilers!
Só me resta dizer que foi a primeira vez que li algo de Doug e gostei muito do seu jeito de escrever e desenrolar a história sem deixá-la muito clichê. É um livro que te dá vontade de continuar lendo mais a cada capítulo! Recomendo super :)

"No final das contas, só posso deixar um conselho para vocês: Não acene para alguém que deseja ver novamente, alguém que vai voltar, como se estivesse espantando um mosquito. De jeito nenhum. Preste atenção. Nunca diga adeus a uma pessoa querida. Entendeu?"

Outras resenhas em: http://beingjournalists.blogspot.com.br

Paty 29/04/2012

Uma ideia geral do livro:
Lena está um pouco apreensiva com a primeira viagem da filha Sarah de 9 anos,sua única filha. Ela busca organizar e preparar tudo, para que nada saia errado, tudo tem que dar certo nessa primeira aventura de Sarah longe dos pais.
Com a inesperada ausência do marido( o casal está em crise e o marido anda distante nos últimos tempos), Lena se vê sozinha quando chega o momento de entregar a filha ao monitor que foi buscá-la com minutos de antecedência. Sarah confiante entra na van e vai tranquila.
Alguns minutos depois a verdadeira van da colônia de férias chega para buscar Sarah, e para seu desespero Lena percebe que fora enganada, que a van anterior não pertencia a equipe do acampamento...sua filha foi sequestrada. E junto com Sarah mais 3 crianças, mais 3 famílias foram enganadas.
Com a ajuda da polícia e do FBI os casais são reunidos para início das investigações.

Confesso que esse tipo de leitura não me atrai, não sou chegada a suspense e nem de ficar bancando a detetive, não gosto de policiais, investigações, mas consegui levar a leitura de uma forma que me surpreendeu, a história prende demais nossa atenção, e a curiosidade em saber quem está por trás dessa armação não permitiriu que eu largasse o livro. Para aqueles que curtem o gênero com certeza vão adorar, e encontrar muito suspense e surpresas nessa história.
Os sequestradores sempre tomam os devidos cuidados eliminando todo e qualquer rastro, mas até mesmo os mais experientes comentem pequenos deslizes.
A história é narrada do ponto de vista hora das famílias atingidas (mas focando em Lena nossa personagem principal), hora pelos sequestradores, hora pelas crianças sequestradas, e isso nos dá uma boa visão e nos leva a tentar decifrar quem é o verdadeiro mandante desse sequestro.
O livro é quase que totalmente narrado, com a existência de poucos diálogos, a princípio foi um pouco cansativo, mas com o andar dos fatos, com o desenvolvimento da história,, o instinto investigativo foi desperto...passei as página tentando descobrir o causador de tanto transtorno e dor. E o final foi surpreendente e emocionante.
O foco do livro não é somente o sequestro, tem os problemas conjugais que Lena e David enfrentam, que por sinal pretendiam resolver durante as duas semanas que Sarah ficaria fora, mas um imprevisto aconteceu mudando o rumo dos planos.
O livro é muito bom , aconselho a leitura, esse é o primeiro suspense de Doug Magee, que já escreveu livros infantis.