A morte de Ivan Ilitch

A morte de Ivan Ilitch Leon Tolstói

Resenhas - A Morte de Ivan Ilitch

gvnx.ass 18/05/2024

O inaceitável sendo aceito
Acho que nunca li algo tão específico sobre a morte. Acredito que todo mundo que já passou por uma situação de quase morte ou ao menos parou pra pensar sobre isso deveria ler. Os detalhes e a perspectiva do protagonista descrevem tudo muito perfeitamente, como se o autor escreve pós-morte. Uma ótima leitura!

tripsy 18/05/2024

Sobre a demora
Acho que começar a ler clássico por esse talvez foi algo não tão bom assim, talvez noites brancas seria melhor. porém, o ritmo lento que tomei não tira a importância e significado do livro.

Renata 17/05/2024

Quais os parâmetros para saber que uma vida foi bem vivida? Emprego de juíz durante o czarismo, ordenado de 5 mil rublos, um casamento consistente ? porém falido ? e filhos que mesmo morando no mesmo bom apartamento, estão mais distantes que nunca? As noites de jogos e o bom desempenho profissional são suficientes para compensar o restante? A morte, sendo luz, o livrou da monotonia, e agora Ivan Ilitch notou, pela primeira vez, o lado bom de viver.

?E justamente então Ivan Ilitch caiu no fundo, viu a luz e percebeu que a sua vida não fora o que devia ser.?

Lucasrevoredoleal 17/05/2024

Um lembrete sobre a vida e morte.
Existem livros que marcam e outros que precisam ser revisitados para captarmos mais algo que despercebemos. Pra mim essa obra se encaixa nesses dois.

Não por ser difícil de ser compreendida, mas ?A Morte de Ivan Ilitch? toca sobre um tema crucial de nossas vidas : o fato de que vamos morrer. E disso vem a pergunta: estamos realmente vivendo da forma certa ou estamos em um teatro (uma farsa e imersos em futilidades) que nos oculta da vida propriamente dita (a verdadeira)?

De um modo ou outro, só irá perceber e entender do que estou falando quem tiver a oportunidade de ler essa história.
Irei revisitá-la em breve.

marfv15 17/05/2024

Reflexões pertinentes
Em pensamentos frequentes sobre a morte e buscando títulos pra ler, encontrei essa obra de tolstói! é uma história muito impactante e traz questionamentos muito importantes também relacionados às nossas construções sociais sobre materialidade. com certeza é uma leitura que irei repetir futuramente.

livia:) 16/05/2024

não consegui parar de ler
Eu quando o Ivan Ilitch morre em a Morte de Ivan Ilitch ??????????????????????????

Joaquim 16/05/2024

Apesar de ser um livro curto, a morte de Ivan Ilitch trás reflexões profundas sobre a morte, mas também sobre a vida.
O que é o certo?
Como eu sei que a maneira na qual estou vivendo é a correta?
Se não estou acertando, como reverter a situação?
Existe realmente vida após a morte?
Esses e outros questionamentos fazem o livro ser especial, como o toque de um empurrão para usufruir o dom da vida com excelência e não com a falsidade que rodeou Ilitch até o seu falecimento.

Marih 16/05/2024

Gostei mto, traz várias reflexões sobre o sentido da vida e sobre como a morte e a enfermidade é repentina.

zezinhaaa 16/05/2024

"sempre a dor, sempre a angústia, é sempre o mesmo."
Quando a vida não é mais vida.

"Não pode ser. A vida não pode ser assim sem sentido, asquerosa. E se ela foi realmente tão asquerosa e sem sentido, neste caso, para quê morrer, e ainda morrer sofrendo? Alguma coisa não está certa."

"A morte acabou - não existe mais."
J. Silva 16/05/2024minha estante
?????

evee3 16/05/2024

Ivan Ilitch bem-vindo ao gigante
Esperei algo um pouco maior, talvez na sua época tenha sido bem mais significativo. Mas é bom.

Me fez lembrar que quando eu era criança tive muitas crises, lembro do desespero toda vez que me dava conta que minha mãe um dia ia morrer, que eu também ia e como era difícil desviar desse pensamento.
(Dormi até os 13 anos na cama da minha mãe por isso)

Tava pra escrever mais um comentário mas confesso que tô com preguiça?

Catarina 16/05/2024

Fui ler esse livro com uma certa expectativa de que seria muito bom, mas acabei não curtindo tanto assim. A leitura foi bem arrastada porque achei bem tedioso no início, mas ele traz uma reflexão muito boa sobre como percebemos a vida apenas à beira da morte. A aceitação da morte por Ivan é algo muito bem narrado e pesado. Mas no geral é um livro que achei razoável.

Matheus656 15/05/2024

Obra-prima! Clássico! Que livro bom. Para quem gosta de clássico, esse é um dos melhores. Tolstói é um dos maiores.

elizamaraverissimo 15/05/2024

Apesar de se tratar de um livro curto, A Morte de Ivan Ilitch foi uma leitura demorada em razão da rotina, mas em nenhum momento chegou a ser uma leitura cansativa, acredito que me fez apreciar melhor a obra e entender melhor a vida de Ivan Ilitch. No final, durante os momentos de questionamento de Ivan Ilitch em relação a Deus, me lembrei de Tolstói em Uma Confissão, o que assemelha um pouco os livros em relação desse questionamento de fé.

lua 15/05/2024

Por razões externas, demorei horrores pra ler esse, mas não me arrependo. é uma leitura interessante e pode ser muito tocante para algumas pessoas.
ele é uma versão remixada e russa de o retrato de dorian gray e o declínio de um homem, sendo mais parecido com dorian gray, já que ivan ilitch se deixa levar completamente pelos parâmetros sociais que deve seguir e passar sua vida inteira vivendo pela construção de seu ego.