A morte de Ivan Ilitch

A morte de Ivan Ilitch Leon Tolstói

Resenhas - A Morte de Ivan Ilitch

garci4 27/05/2024

Ivan ilitch foi de base
A Morte de Ivan Ilitch é um livro da maturidade de Lev Tolstói, considerado por muitos críticos literários e estudiosos do gênero, uma ?novela perfeita?. Sobre a obra, há um ditado literário muitíssimo curioso, que diz que algumas pessoas morrem duas vezes na vida, uma delas, quando terminam de ler este livro. E devo dizer que isto não é um exagero. Em menos de 100 páginas, Tolstói ergue e destroça a vida e a alma de um personagem patético, socialmente notável, mas humanamente insosso e absurdamente comum, calcado em aparências, futilidades e imposição de máscaras sociais. Um homem que passou as quatro décadas e meia de sua vida procurando mostrar para os outros que tinha uma existência ?decente, leve e agradável?, bovinamente obediente àquilo que exigia sua classe e o seu ciclo de pessoas.

Maria1691 26/05/2024

@malulemundos no instagram
“O próprio fato da morte de um conhecido próximo despertou em todos que ficaram sabendo dela, como sempre, uma sensação de alegria por ter morrido o outro, e não eles.”

Gostei, mas prefiro o Dostoiévski (sim, só li um livro de cada um deles por enquanto, mas e daí)

Sablina 26/05/2024

E morreu...
É de fato um livro que foi bom ler, mas que não farei questão de indicar (pela história), foi bom conhecer a escrita do escritor, gostei. Provavelmente irei ler outras obras dele, porém não favoritei e tudo bem.
Uma história com mensagens significativas. Tudo o que é DEMAIS não nos faz bem, nossas escolhas, afeta sim diretamente ou indiretamente a vida alheia ao nosso redor.
Ele era egoísta, egocêntrico e insensível. O que foi ótimo no castigo em ter uma morte lenta e dolorosa.

Slitherina 26/05/2024

Que livro, meus amigos! Esse aqui me fez questionar todas as escolhas que fiz nessa vida, me deu um verdadeiro tapa na cara tratando de questões muitas vezes ignoradas pela maioria. Leiam se quiserem refletir o resto da semana sobre seus ideais acerca de uma vida bem sucedida.

Júlia 26/05/2024

"?Procurou o seu habitual medo da morte e não o encontrou. Onde ela está? Que morte? Não havia nenhum medo, porque também a morte não existia.
Em lugar da morte, havia luz."

luca.avila 26/05/2024

Bom, enrolado pra 🤬 #$%!& mas é muito bom, fiquei com dó do evan e entendi o lado dele mas demora muito em uns bagulho q nao precisa

Luana 26/05/2024

Estamos vivendo a vida como ela deve ser vivida? Que memórias deixamos quando partimos? Seremos lembrados com amor ou apenas como pauta de divisão de bens? O livro nos leva a refletir sobre como aproveitamos os momentos em vida, o que deixamos pra trás, as pessoas que nos cercam e se estamos de fato fazendo valer a pena ou não.

Paula.Bomfim 26/05/2024

Somos amados ou apenas úteis?
Um livro triste, mas levando em consideração o título...já era de se esperar, né?
A história começa com o protagonista já morto, sendo velado por sua família e "amigos". Quase todos muito pouco chateados com a situação, e muito mais focados no que iria acontecer depois. Pra quem iriam os seus bens, qual o valor de pensão da viúva, quem ocuparia seu cargo no trabalho, essas eram as preocupações de todos que o rodeavam.
O motivo da morte? Meu Deusss que coisa boba! Pode acontecer com qualquer um, e ninguém imaginaria que algo tão pequeno, tão cotidiano, poderia acabar com a vida de alguém. E de maneira tão miserável! O coitado sofreu nos últimos meses de vida, e nos últimos dias era como se ele tivesse deixado de ser uma pessoa - um pai, um amigo, um marido, um sogro.
Escrita em 1886, essa é considerada por muitos a novela perfeita de Tolstói (Mesmo autor de Guerra e paz, e Anna Karenina). Mas enfim, literatura clássica tem dessas coisas (coisas que eu, humilde leitora sem vida acadêmica, não entendo)
Mas se você quer conhecer os clássicos, Liév Tolstói é uma boa opção, mesmo em uma história triste. Poucas páginas, leitura fácil (li tudo em 2 dias). Tem na Amazon por menos de 15,00.

#literaturaclássica #LiévTolstói #livros #IvanIlitch #reflexões

Gerlane8 26/05/2024

A única certeza que temos é da morte?
Tolstói nos leva a refletir sobre o presente, sobre a vida vivida.

Será que estamos vivendo de modo a se arrepender quando chegar a hora?

Luiz111 25/05/2024

Melhor obra que já li! O livro mostra como a morte pode ser sofrida para quem ama a vida. E como as pessoas agem durante e após a morte de alguém. Como os pensamentos negativos nos afetam diante daquilo que já está predestinado, mas evitamos pensar no pior, a morte. ?Talvez eu não tenha vivido como é preciso?, nos faz pensar se estamos vivendo como preciso ou apenas vivendo.

Flavia1101 25/05/2024

?O doutor dizia que os sofrimentos físicos dele eram terríveis, e dizia a verdade; Mas os seus sofrimentos morais eram mais terríveis que os físicos.?
Que livro reflexivo é essencial!
Apenas leiam
Mizinha25 25/05/2024minha estante
Vale a pena a leitura? Conta aí

Liar1 25/05/2024

Página 57
Ele sabia, no fundo da alma, que estava morrendo, mas não só não se acostumava com esse fato como também simplesmente não o entendia nem conseguia aceitá-lo.

Página 60
Ele não conseguia livrar-se dela. E, o que era pior, ela o atraía para si mesma, não para que ele pudesse fazer alguma coisa, mas apenas para que olhasse para ela, diretamente em seus olhos, e, não podendo fazer nada, ficasse indizivelmente torturado.

Página 66
E a mentira o atormentava, atormentava-o o fato de que não queriam admitir aquilo que todos sabiam e que ele sabia; queriam mentir para ele a respeito de sua terrível situação e também forçá-lo a participar dessa mentira.

Página 81
E ele começou a consultar em sua imaginação os melhores momentos de sua agradável vida. Mas - que coisa estranha - todos aqueles melhores momentos de sua agradável vida não pareciam, agora, tão bons quanto antes. Tudo, exceto as primeiras recordações da infância. Lá na infância havia algo realmente agradável, com o qual poderia viver, se retornasse. Porém, aquela pessoa, que havia experimentado algo agradável, já não existia: era como se a lembrança fosse de outro.

Quando começou a relembrar aquilo que fizera dele o que era naquele momento, tudo que antes lhe parecia felicidade, agora se esvaía diante de seus olhos e se transformava em algo insignificante e, muitas vezes, repugnante. E, quanto mais longe da infância e mais perto do presente, mais insignificante e duvidosa era a alegria.

Página 82
E aquela vida monótona, e aquelas preocupações com dinheiro, e assim um ano, dois, dez, vinte, todos iguais. E quanto mais vida, mais monótona.

Página 85
Nós últimos tempos daquela solidão, deitado com o rosto virado contra o encosto do sofá, naquela cidade populosa e cercado de inúmeros conhecidos e da família, porém, na mais completa solidão, que não se poderia ter em lugar algum, nem no fundo do mar, nem sob a terra, Ivan Ilitch vivia apenas das lembranças do passado.

Página 88
Era verdade, porém, ainda mais terríveis do que os sofrimentos físicos eram os sofrimentos morais, e aquilo era o principal tormento.

Página 89
Tanto seu serviço quanto a organização de sua vida, a família, aqueles interesses da sociedade e do serviço, tudo aquilo podia ser incorreto. Ele tentou proteger tudo aquilo diante de si. E, de repente, sentiu toda a fraqueza daquilo que ele protegia. E não havia nada a defender.

Scepiel 24/05/2024

A morte de Ivan Ilitch
Não me impactou como esperava, mas trás boas reflexões sobre a morte.
A primeira metade é bem lenta, e sinto que ela poderia ter sido encurtada (mesmo já sendo curta). Dos 3 dias de leitura, 2 foram nessas primeiras 50 páginas e um foi na segunda metade, onde o livro realmente torna-se ótimo.

22/01/24 - 25/01/24