A Morte de Ivan Ilitch

A Morte de Ivan Ilitch Leon Tolstói

Resenhas - A Morte de Ivan Ilitch

Thiago548 07/06/2024

Como viver uma vida de merda (tutorial)
Ótimo livro pra fazer você refletir sobre que vida vc ta levando, que tipo de pessoa esta por perto entre outras coisas... pq na hora que a morte chegar n adianta ter saudade doque a gente ainda n viveu como... como falou uma vez um pensador contemporâneo lkkkkkkk

Math 07/06/2024

Um bom livro
Tem aquela pegada filosófica que prende o leitor. Te faz rever algumas ideias antes que seja tarde de mais.

Nika 07/06/2024

Vivendo como?
O solitário Ivan viveu os fins dos seus dias moribundo em grande solidão, ninguém entendia a sua agonia com exceção do seu amigo Guerássim.

A mensagem que passa é o que você quer é realmente importante para você.

Ele é um bom livro, flui rápido a leitura.

Myrla.Garcia 07/06/2024

Morte e arte
Morri junto com Ivan Ilitch. A dor, tristeza e desespero são tão bem escritos que é como se estivesse vivenciando tudo. Mais um livro incrível de Tostoi.

Isa 07/06/2024

Caraca, preciso de mais suco de literatura russa melancólica. De fato, no início parece que nada vai acontecer, mas tudo acontece. Eu acho simplesmente sensacional como é mostrado que o medo e a desesperança é o que vai matando eles aos poucos, e não a doença de fato

manuelaaz 06/06/2024

A morte de Ivan Ilitch...
Super rápido de ler, mas confesso que enrolei bastante para terminar. O começo é um pouquinho arrastado, mas nada super cansativo.
Acho que todo mundo se identifica um pouco com ele hahaha. No começo do livro eu odiava muito ele, mas depois a gente o entende.

Mikaely.Menezes 06/06/2024

Uma reflexão não só sobre a morte, mas sobre a vida, qual vida vale a pena? Qual o jeito certo de viver? E principalmente, quais os anseios de cada um. Ivan Ilitch não teve uma vida ruim e mesmo assim se sentia miserável, perdera toda a capacidade de lembrar de suas alegrias, mas quem lembraria delas com tanta dor, dor física e emocional, Ivan que era tão orgulhoso de vê como um inválido cujo a única função é atormentar aqueles que estão bem. Ivan não teve uma vida e morte digna, mas quem tem?

Clara 06/06/2024

Eu esperava uma leitura bem mais difícil, mas é livro fluído com uma escrita simples, que dá pra tirar vários tópicos pra discussão: vida medíocre, relações superficiais, proximidade da morte... Achei divino e com certeza lerei outros de Tolstói!

Vi Galt 06/06/2024

...
Um livro sobre sofrimento, angústia, miséria humana no leito de morte e acima disso tudo a dor, muita dor.
Se esse livro não te fizer refletir sobre sua própria miséria, nada mais vai.

Ciço 05/06/2024

A morte de Ivan ilich traz, em uma leitura simples, uma reflexão sobre a vida muito válida, porém hoje em dia muito discutida, por isso não me atraiu tanto, porém compreendo que para a época do lançamento foi um livro muito importante

Svinicius 05/06/2024

Rápida, porém impactante
Analisando bem afundo o que essa leitura me trouxe, A morte de Ivan Ilitch lhe carrega a todo o sentimento de angustia e aflição ao qual o protagonista passa e sofre durante todo o livro em quanto aguarda a morte chegar. Esse livro me trouxe reflexões importantes sobre “o que é realmente viver?”, “por qual motivo estou vivendo?”, “se eu morresse hoje eu estaria realizado? Ou eu vivi o suficiente?” e também sobre pontos que me levaram a refletir sobre a morte e a falta de medo que tenho sobre ela.

Tolstoi transparece muito bem o que podemos enxerga como a morte para uma pessoa que pode “vê-la chegando”, onde aos poucos a pessoa vai se degradando e sofrendo com uma doença sem cura ou solução, ele consegue capturar todos esses sentimentos e nos apresentar em forma de texto para que aos poucos possamos morrer com Ivan. Uma maneira esplêndida de nos colocar na pele do protagonista e fazer-nos entender bem o que o mesmo está passando e vivendo da sua miserável vida.

Lina 05/06/2024

Interessante
Neste livro Tolstoi aborda a morte.
Conta de uma forma interessante a progressão de uma doença até o seu estágio final. Gostei.

Mariottoni 05/06/2024

Eu gostei mt mais do q eu esperava!!!!
Toda a reflexão sobre a vida e morte que o autor conseguiu fazer em tão poucas páginas foi incrível, além da crítica a sociedade da época, e ainda ele conseguiu fazer tudo isso e deixar o livro legal de ler. Definitivamente quero ler mais Tolstoi

Marta 04/06/2024

No faz pensar sobre a vida ...sobre o que estamos fazendo de nossas vidas ,se estamos vivendo-a como deveria ser vivida ..se somos felizes e o que esperar qdo daqui partimos ...gostei da leitura

Chris 04/06/2024

O que é a morte, se não um reflexo da vida
Ivan ilitch era um homem bem prestigiado, teve uma infância agradável. Estudou Direito e tornou a sua vida um conceito baseado na Alta Sociedade, quando sua carreira profissional ficou mais nítida tudo que ele fazia era pra impressionar os outros. O amor que sentia pela sua esposa era um "amor" aceito pela burguesia.
Teve um momento, em que ele ficou cego pelo trabalho. Ele não tava satisfeito com o emprego e queria mais, todos os passos dele foi por causa do trabalho. Até que ele ficou doente e percebeu que a vida que ele tinha vivido não era a "correta".

Qual é o jeito certo de viver?
Quando desperdiçamos a nossa vida baseando ela em tudo que é material, acabamos perdendo o sentido da nossa existência. Fazendo coisas que a sociedade implanta em nós, e não naquilo que nossa alma anseia.
"Quando a boca não fala, o corpo reage", a vida de Ivan ilitch não era a correta porque ele não viveu de verdade, ele não soube aproveitar os seus dias. Então se você não vive porque quer uma vida? Quando ele aceitou isso, enfim pode morrer em paz.
(OBS: minha interpretação sobre o livros)