Jogador Nº 1

Jogador Nº 1 Ernest Cline

Resenhas - Jogador nº 1

wqbee 10/09/2022

simplesmente genial.
o livro inteiro tem uma premissa absurdamente incrível! a competição, as referências, o desfecho, até as migalhas de romance; tudo se encaixa com perfeição no enredo. a leitura foi fluida, interessante, e me deixou com muita vontade de ver filmes e jogar videogame. o livro é perfeito!

bela 17/06/2021

jogador número 1
eu comecei esse livro numa ressaca literária e cheia de expectativa, portanto fiquei numa ressaca literária maior ainda e me decepcionei.

o universo criado é realmente muito interessante, tinha tudo para ser um livro muito bom e o resultado não foi ruim mas poderia ter sido bem melhor.

acho que o que mais me incomodou durante a narrativa foi a falta de desenvolvimento das ações e dos personagens. tudo o que mais importava nas partes de aventura era passado de uma forma totalmente superficial. eu também gostaria de ter conhecido muito mais os personagens, que não foram aprofundados. penso que o livro seria mil vezes melhor escrito em mais páginas, caracterizando melhor o universo novo.

algo que eu achei muito impressionante são as referências aos anos 80, dá pra perceber o quanto o autor sabe sobre o assunto, e o quanto ele se esforçou para aquilo.

ainda não sei se recomendo esse livro pra outras pessoas mas talvez dê certo para você

Erilane.Rocha 15/02/2023

Me surpreendeu bastante
Comprei o box de livros (vol 1 e vol 2), na Bienal do ano passado, sem muitas expectativas. Já havia visto algumas resenhas sobre ele, mas não tinha pretensão de ler. Porém eu resolvi comprar e resolvi ler, e adorei.

A história é muito interessante e se passa em um mundo futurista e caótico, onde seus habitantes tem acesso a plataforma de realidade virtual chamada OASIS. Lá é possível criar uma vida inteira, ou seja, sua própria realidade da forma que você desejar. Tudo isso dentro de um vídeo game.

O mundo dos games sempre me interessou muito (apesar de eu ser uma péssima jogadora) e é algo que eu gosto muito. O livro também é cheio de referência dos anos 80, como filmes, jogos e músicas da cultura pop da época, algo que eu também adoro.

Com tudo isso, posso dizer que fiquei viciada. Adorei os personagens misteriosos e interessantes, a forma da escrita, as missões, gostei de tudo. Porém não achei muito legal como o Wade (personagem principal) conseguia sempre tirar a solução dos seus problemas do nada. Sempre que ele corria algum perigo ou alguma dificuldade ele lembrava de algum artefato (que nunca tinha sido comentado antes) com a solução. Isso é uma pouco chato, espero que no segundo isso melhore.

O livro também me trouxe algumas reflexões sobre os nossos tempos atuais como por exemplo, como estamos vivendo no mundo ilusório das redes sociais e esquecendo de olhar a nossa volta, pra nossa própria realidade.

No livro o mundo real se tornou um lugar insustentável pra se viver o que leva seus habitantes a mergulhar no mundo virtual em busca de lugar melhor, onde você é dono da sua realidade, como uma fuga do que está acontecendo de ruim, mas sem tentar mudar o que está ao seu redor...

Enfim, estou pronto para o vol2.

Marina 23/05/2020

Simplesmente amei!! Muito diferente do que estava acostumada a ler .. gostei muito da forma como o autor detalha o universo do OASIS, vou correr já pra ver como ficou o filme rs

Ta 22/09/2020

Me surpreendi
Uma leitura gostosa de verdade, com muitas referências aos anos 80/90, o autor consegue transmitir seu estilo geek para uma ficção bem feita, estou ansiosa para ver o filme, pois ainda não vi.

Theresa 05/06/2020

Novo favorito da vida!
Eu não tenho palavras pra esse livro!
Quantas referências do universo geek! Quanta aventura! Tirei meia estrela só porque nos primeiros capítulos tava meio maçante.
Sem querer parecer a bookstan chata, mas esse livro é 1000 vezes melhor que o filme.

Jemilly 17/03/2017

um futuro nostálgico
"Eu era esquisito demais até mesmo para os esquisitões."

Preciso falar uma coisa importante, se você é um nerd/geek você vai gostar muito desse livro, se não for não fique triste, pois você vai gostar muito desse livro também. Aqui temos um universo completamente futurista onde as pessoas podem se conectar com o Oasis, um ?mundo? (palavra pequena) virtual completamente novo, e diferente de muitos outros que pegam esse mesmo tema. Jogador Nº 1 faz você acreditar nele, que é possível, que é incrível, ao mesmo tempo chega a ser absurdo. Além de tudo é um futuro cheio de referências dos anos 80, referências muito nerds, confesso que não conhecia a maioria, mas que não deixou de ser espetacular. Imagino toda uma pesquisa da época que o autor fez só para escrever esse livro (sei que ele é geek completamente assumido, mas são muitas referências).

"Você sabe que acabou com sua vida quando o mundo todo se fecha e a única pessoa com quem você pode conversar é o seu software de agente de sistema."

Eu apenas não dei nota máxima para esse livro, porque tive dificuldades para aceitar algumas reações do personagem principal. Wade gosta, ele fica obcecado (o que eu entendo perfeitamente, às vezes sou assim, rs), mas as ações que ocorreram por conta disso foram o que me deixaram com um pé atrás, mas em compensação ele não deixou de ser um protagonista ótimo, e os personagens secundários não ficam atrás.

A caça é um outro ponto chave da narrativa, eu achei que a leitura não ia para frente por causa disso, eu não tive um bom passado de leitura com esse tipo de coisa com Endgame (apesar de não ser virtual no caso desse), achei que iria me cansar, mas o desenvolvimento da história desse livro foi completamente diferente, sem brechas e não vi espaço para enrolação, é uma leitura que vale muito a pena fazer e eu recomendo.

Por mais assustadora e dolorosa que a realidade possa ser, é também o único lugar onde se pode encontrar a felicidade. Porque a realidade é real. Entendeu?

site: https://clubedofarol.blogspot.com.br/2017/02/resenha-jogador-n-1.html
Nara Leão 18/03/2017minha estante
Sou louca pra ler esse livro desde que lançaram. Li os dois primeiros capítulos em PDF um vez e fiquei apaixonada.

Jemilly 18/03/2017minha estante
Eu me surpreendi com ele. É muito bom, ao mesmo tempo que ele é futurista é muito nostálgico também rsrs

jubs 19/08/2021

O livro mais Nerd que eu já li
Você está procurando um livro com mundo gamer,futuro,romance,distopia,escrita rápida e cativadora?Leia urgentemente jogador numero 1!!
Em um futuro distópico e não muito distante,praticamente toda a população esta movida por um único jogo no qual o dono faleceu e deixou um "caça ao tesouro" onde quem achar as chaves ganha diversos prêmios.
No livro a gente encontra o Wade que acaba se tornando um fenômeno com o avatar de parzival e assim mudando toda a sua vida
Esse livro é tão bem desenvolvido e a história te prende tanto que as vezes até esqueci que estava lendo.
Adorei os personagens,o universo,a história...resumindo achei perfeito!
Sabe quando vc acaba de ler e pensa "meudeus oq eu vou fazer da vida agora?" Então eu estou assim com esse livro!
Leiam e aproveitem ?

Davi.Martinelli 08/05/2021

Não sei o que aconteceu comigo. Só não consegui parar de ler até ele acabar. Madruguei por dois dias. Última vez que me senti assim foi lendo Harry Potter, há muito tempo atrás.

leticia 26/10/2021

jogador número um
apesar de não ser muito ligada em jogos ou anos 80, adorei esse livro, ri e me diverti bastante
amei as criticas sociais que ele fez e achei genial que o autor conseguiu colocar essas criticas mesmo sem perder a graça
o casal principal me passou um vibe meio percabeth, meio nova e adrian (????)
achei o final meio conveniente, mas nada de mais ao ponto de perder pontos na nota final

Lucas.Otniel 22/07/2020

Para nerds é geeks
Uma das minhas primeiras leituras que me fez se apaixonar pelos os livros. Direto, cheio de referências a cultura pop, música, filmes, series, confesso que só conhecia ums 20% de tudo que ele cita no livro sobre a cultura norte americana e mesmo assim eu não fiquei perdido, o tempo todo sabia exatamente aonde estava no drama geral e com um final digamos que clichê mas que nos conquista. Ótimo livro. Melhor que o filme com certeza, até que steve fez um bom serviço mas sabe como dizem, o livro é....

Iparisclarke 23/12/2022

Diferente
Pensei que esse ia ser o meu último livro de 2022, mas provavelmente não. É uma leitura agradável admito o universo e ambientação são de encher os olhos ainda mais por serem baseados em jogos antigos.

ENTRETANTO eu passei tanta MAIS tanta raiva lendo, primeiro que o protagonista é um nerdola que nunca falou com uma mulher na vida, aí quando fala simplesmente cagou para o principal objetivo dele que era ganhar o desafio do Halliday, ficou um romancezinho fureba por longos capítulos e vários diálogos toscos depois a gata deu um pé na bunda dele e o cara passou semanas na fossa por causa de um WEBNAMORO aí SÓ AÍ o nerdola se deu conta do tempo que perdeu e voltou a jogar.

A passagem do tempo no livro é estranha demais, você piscou já se foram 6 meses. A melhor parte do livro é na hora do jogo e na descoberta dos enigmas, eu facilmente jogaria se existisse. O livro é bom, mas tem muita coisa desnecessária.

(A crítica social dele é muito boa também, mas se perde muito com o decorrer do livro)

Léo 14/08/2021

Muito melhor que o filme. Uma grata surpresa
"Todo livro é melhor que o filme!". Já ouvi muito isso. Não. Não é! Alguns filmes surpreendem e se tornam parte integral da história. Só pra começar com alguns. 2001 - uma odisseia no espaço. E 2010 - o ano em que faremos contato. São muito bons. E se tornaram parte da história do livro.
Bom... Falando de ready player one (jogador número 1).
É excelente ver que o livro discorre sobre tanta coisa dos anos 80. Quem viveu vai sentir aquela pontada de saudade e as vezes uma leve dor de relembrar como foi sua infância ou adolescência.
Cline escreveu um livre leve, de rápida imersão, incrível como é fácil entrar nos lugares e personagens, e muito ágil. Você sente como se estivesse no console olhando o Oasis e jogando simulação do pacman. Muito bom mesmo.
Como disse, uma grata surpresa.
Ache umas horas no seu dia a dia corrido pra inserir esse livro e não se sentirá roubado do seu tempo.
"READY PLAYER ONE! "