A Síndrome da Boazinha

A Síndrome da Boazinha Harriet B. Braiker

Resenhas - A síndrome da boazinha:

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Rosana 22/07/2023

Para as mulheres da minha geração , 60 +, esse é um livro de identificação, de auto-análise e de empoderamento. Leitura fácil, contém exercícios para observação de comportamentos e identificação de perfis, muito úteis para repensar relações pessoais e sociais.

isadora336 09/09/2022

mesmo sendo 50/50 autoajuda e psico esse livro foi um tapa na cara que eu realmente tava precisando msm eu tendo enjoado do final mt coach

amotsix 01/08/2022

Divisor de águas
Passei quase 4 meses do início ao fim desse livro - muito, ainda mais para quem devora livros em 48h. Estudei, marquei, fiz resumo, apliquei e tornei o meu bloco de notas uma raiz de tudo o que ele ensina. Não sabia que precisava tanto aprender o que ele tem e é simplesmente um divisor de águas na forma que eu trato a mim mesma e as pessoas ao meu redor. Recomendaria para todo mundo que tiver a audácia de buscar em si mesmo a compulsão por agradar ?

Débora 28/03/2022

Bom, mas ?
O livro é bom. Posso afirmar que me vi em muitas situações descritas e que o livro cumpre bem o papel de trazer provocações e reflexões sobre a necessidade de agradar.

Não fosse pela parte do ?plano de 21 dias para curar a Compulsão por Agradar? a avaliação seria melhor. Realmente não gostei disso. Deu um ar de ?autoajuda barata? ao livro.

Estelia 07/08/2021

Choque de realidade
Descobri esse livro muito por um acaso. Achei o título interessante então coloquei na lista. Comecei a ler e cada parágrafo era um "tapa na cara". Nunca imaginei que algumas atitudes que eu tinha e que pensavam ser corretas na verdade não são e são extremamente prejudicias. Se você tem atitudes com a intenção de não gerar conflitos ou evitar problemas, leia o livro.

Giovanna.Davim 08/01/2023

Este livro superou as minhas expectativas. Claro que seu foco é auxiliar a típica Agradadora Compulsiva, a qual ele tanto menciona, a mudar seu padrão comportamental e a melhorar suas relações interpessoais. No entanto, ao meu ver, ele também consegue trazer estratégias e exercícios valiosos para quem precisa lidar com pessoas, seja no trabalho, em algum tipo de coordenação ou até mesmo em conflitos comuns da convivência. Não esperava encontrar dicas para diminuição da raiva ou passo a passo para resolução de problemas. São por estes e outros motivos que acredito que não só terapeutas e agradadoras compulsivas se beneficiarão com a leitura deste livro, afinal, todos, em algum momento da vida, acabarão sendo confrontados pelos desafios da socialização, principalmente quando esta é regida por uma hierarquia.

Paula 15/08/2022

Finalizado com louvor
Gente que livro incrível. Me senti numa verdadeira sessão de terapia. A forma interativa com testes para auto avaliarmos, os desafios, metas a cumprir até o próximo dia. Simplicidade e objetividade. Recomendo a todos.

Alexia 08/02/2023

A Síndrome da Boazinha
Eu gostei bastante da leitura. O livro trás os assuntos bem contextualizados, tem exemplos, dicas de desconstruir pensamentos e crenças limitantes e também um plano de exercícios ao final. Mas acredito que deve ser uma leitura complementar e não usar o livro como algo que substitui a ajuda com um profissional, pois alguns dos temas levantados são bastante sérios.

São temas que acredito que muitas pessoas possam se relacionar então foi muito interessante ver um livro assim escrito por uma especialista no assunto.

Talvez não seja um livro que dê para ler um capítulo atrás do outro, acho que é até melhor ler aos poucos e ir digerindo os assuntos, mas com certeza para mim foi uma leitura que valeu a pena. Eu indico a leitura.

Karol 09/09/2021

Um livro que pode ajudar pessoas a sair do vício de agradar
Um livro que me foi indicado por uma psicóloga nas redes sociais, um livro muito bom que nos mostra vários exemplos de mulheres "boazinhas" que por muitos anos deixaram de viver como gostariam por não conseguir dizer "não" e como isso destruiu a vida delas. A autora passa vários exercícios para reconhecer o seu nível de "agradadora" e exercícios para sair desse vício de agradar a todos menos você mesma.

Porém chega uma parte do livro que fica muito cansativa e repetitiva a leitura, principalmente nesses exercícios passados. Não vou negar que pulei várias páginas quando via que eram exercícios, mas tirando isso o livro nos trás muitas informações interessantes sobre como ser agradável e passiva com todos pode ser a pior coisa a se fazer, nos aprisionando em pessoas que não queremos ser.

Tatiana455 30/06/2022

Aprender a dizer ?não ?, obter a aprovação de si mesma e não fugir de conflitos são os primeiros passos para uma vida plena de realizações e autoestima.

Viver de acordo com as expectativas dos outros, afasta você dos próprios desejos e da capacidade de satisfazer a si própria.

Siliane.Ferrari 25/11/2021

Nota 10/10
Muito bem escrito e traduzido. Indico a leitura.
Trata sobre a necessidade que algumas pessoas têm em agradar outros. Discute as causas e possíveis mudanças que as pessoas podem fazer nos seu hábitos agradadores.
"O leitor perceberá que viver de forma equilibrada, levando a opinião dos outros em consideração, sem que ela tenha necessariamente que se sobrepor à sua vontade, é a melhor maneira para ser saudável e feliz" (google livros)

Lorraine 11/04/2023

Boas analogias e dicas
Esse livro fez com que eu me atentasse a diversos comportamentos que eu tinha, prejudiciais à mim, mas que de certa forma eu considerava normais? posso dizer que foi importante essa leitura, mas eu pulei os exercícios que tem no final, pq eu já tava em um processo de autoconhecimento e melhoria, aliada a terapia também, então não achei necessário fazê-los.

Elida 16/01/2022

Livro muito bom, com exemplos extremos do que a síndrome da agradadora compulsiva pode fazer, principalmente, com as mulheres.
Necessário mudar a cultura que aprisiona mulheres ditando o modo como devem ser sempre agradáveis.

itss.gigi 12/05/2023

O mundo prefere as vilãs.
? é de uma complexidade daquelas o quanto a gente se engana ao pensar que ser agradável é sinônimo de positividade. a autora trás uma abordagem muito realista quanto ao motivo por trás de comportamentos ?bonzinhos demais?: a vontade subconsciente de se tornar um mártir em troca aplausos/aprovação.

apesar de achar que o livro poderia ser um pouco menos extenso ? dada a repetição de certos insights durante vários momentos ? recomendo essa leitura pra quem sofre com o desejo irracional de agradar aos outros e que em algum momento normalizou e aprendeu a intitular como ?parte de si?.

o valor e o merecimento de afeto jamais pode ser alimentado pelo que você pode fazer pelos outros. e na dúvida, é melhor ser alguém completo, profundo e com várias facetas, do que alguém agradável, mas substancialmente raso e desinteressante.

Ehkew 18/05/2023

É uma leitura necessaria, embora eu não goste de autoajuda esse livro é muito,muito util. Traz outra visão e basicamente joga na sua cara que algo não ta bem e que se você não começar a se ajudar ninguém vai. Te ajuda a identificar um problema e ir aprendendo a lidar melhor com ele. Se tivesse lido esse antes, muitas coisas seriam diferentes na minha forma de viver e de conviver com os outros.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6