A Síndrome da Boazinha

A Síndrome da Boazinha Harriet B. Braiker

Resenhas - A síndrome da boazinha:

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Cortina 26/01/2022

Por mais que seja um livro voltado para o público feminino, acredito que consegui tirar bon ensinamentos!

JoiceCoutinho 09/10/2022

"Você é mais do que as coisas que faz"

Essa frase resume bem o assunto do livro. Pensei que fosse mais técnico, mas ao longo da leitura, percebi que é um livro de auto ajuda, mas também bastante informativo. No geral, é uma boa leitura.

jdelisiario 08/05/2021

A síndrome da boazinha
Na maioria das vezes, optamos por ser agradável com as outras pessoas. Mas essa acontece também, momentos em que essa "agradabilidade" passa dos limites, pois para preservar a aparência de boa pessoa, disponível, que nunca deixa de auxiliar os outros, chega a prejudicar a própria pessoa "agradável". Ela fica tão atolada com as coisas dos outros que não tem tempo para si, então nesses momentos é necessário uma mudança de rota.

Aprender a falar não, entender que seu valor precisa ser medido por quem você é, e não por aquilo que você faz pelos outros!

Aprendi muito com esse livro - as armadilhas que nosso subconsciente nos leva, os conflitos postergados por não querer desagradar, mas que nos impacta diretamente.

Sinto que periodicamente devo reler esse livro para não me esquecer e, o mais importante, procurar uma terapia para que os sentimentos não se transformem em transtornos.

#leituraTerapia

Trarte._ 17/03/2022

Seja protagonista da sua própria história.
Ótimo livro, simplesmente não tenho respostas para o quanto esse livro me abriu a mente e me ajudou. Se você sofre em agradar demais as pessoas esse livro vai com certeza te ajudar como me ajudou. Recomendo para todos, mas principalmente as mulheres que são as que mais sofrem desse Síndrome da Boazinha. Espetacular! A leitura é fluída e reveladora. Eu fui lendo enquanto praticava os meus novos hábitos de "não-agradadora".

Super recomendo para todos que sofrem em agradar demais e que querem ser protagonistas da própria vida e deixar de viver pelos outro! Boa leitura!

Leticia276 19/07/2023

Livro muito bom para aumentar a percepção dos nossos hábitos e se policiar mais diante deles. Nao promove uma transformação completa mas é o primeiro passo pra se observar

Pami 25/07/2022

Não que tenha me curado da compulsividade por agradar, mas me fez perceber muitas coisas que eu não entendia sobre mim mesma, uma frase que me marcou foi " se seus pais não lhe concederam aprovação ou amor incondicional, o meio mais saudável de curar a ferida é amar seus próprios filhos como você gostaria que seus pais tivessem amado você" no dia seguinte nem li o livro de tão tocada que fiquei, as vezes é tão óbvio algo, mas nem percebemos, nas ações nós pensamentos que temos, enfim, muito bom.

Renata 02/07/2023

É bom saber que mais gente tem o mesmo problema que você
O livro traz depoimentos bem ilustrativos de até onde alguém pode chegar pela dificuldade em dizer não, colocar limites e pela obsessão em ser amado e aceito. Recomendo a leitura pra quem sofre com isso!

Katy :) 07/07/2023

Pessoas agradáveis podem dizer "não"
Esse livro é muito completo em suas abordagens e esclarecimentos sobre a compulsão por agradar, além de ser extremamente prático e aplicável.
Eu poderia citar aqui diversos trechos que foram transformadores para mim, mas um trecho bem específico ficou na minha cabeça:

"[...] a persistente agradabilidade e a fuga de conflitos podem parecer um método passivo-agressivo de se manter a uma distância psicológica 'segura' [...]
Contudo, se você permanecer longe o bastante das pessoas para que elas não possam alcancá-la ou atingi-la, então também estará longe demais para que elas possam esticar a mão e a abraçar."

Julia 01/01/2022

Quando agradar os outros é uma compulsão
Sempre pensei que meu jeito de querer fazer todo mundo feliz fosse uma qualidade. Mas nos últimos anos passei a perceber que eu deixei de fazer coisas que me faziam feliz, ou que eu abri mão de um conforto, de uma ideia só para fazer com que a existência dos outros fosse mais fácil, enquanto que a minha só se mostrava mais difícil e angustiante. Esse livro adjunto de terapia me ajudaram e continuam me ajudando a encontrar um equilíbrio na minha compulsão. Dei três estrelas porque odeio livros que no final tem um lance de "plano de X dias pra se curar". O livro deveria incentivar que as pessoas também procurassem terapia ao invés de criar um plano meio que milagroso que vai curar todo mundo.

Vinha 10/10/2021

Um tapa na cara diferente a cada página
Esse livro é uma sessão de terapia particular. Me vi em vários momentos questionando a mim mesma sobre quem eu realmente sou e quem eu quero ser. O livro me ajudou a identificar padrões negativos e prejudiciais de comportamento, além de abrir meus olhos para tudo aquilo que pode ser mudado (ou melhorado). Uma leitura fundamental.

Bruna.Barreto 31/08/2023

A Síndrome da Boazinha
No começo gostei demais, mas depois foi ficando tão chatinho que quase não consegui terminar o livro. Mas enfim, tme dicas boas, só não espere ser um super livro.

Natalia.EloA 01/01/2024

Bom, porém...
O livro é bom, consegui identificar muitos comportamentos agradadores em mim.

Porém, quando entra na parte dos 21 dias a leitura fica cansativa.

amotsix 01/08/2022

Divisor de águas
Passei quase 4 meses do início ao fim desse livro - muito, ainda mais para quem devora livros em 48h. Estudei, marquei, fiz resumo, apliquei e tornei o meu bloco de notas uma raiz de tudo o que ele ensina. Não sabia que precisava tanto aprender o que ele tem e é simplesmente um divisor de águas na forma que eu trato a mim mesma e as pessoas ao meu redor. Recomendaria para todo mundo que tiver a audácia de buscar em si mesmo a compulsão por agradar ?

isadora336 09/09/2022

mesmo sendo 50/50 autoajuda e psico esse livro foi um tapa na cara que eu realmente tava precisando msm eu tendo enjoado do final mt coach

Rosana 22/07/2023

Para as mulheres da minha geração , 60 +, esse é um livro de identificação, de auto-análise e de empoderamento. Leitura fácil, contém exercícios para observação de comportamentos e identificação de perfis, muito úteis para repensar relações pessoais e sociais.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6