A Ascensão do Governador

A Ascensão do Governador Robert Kirkman
Jay Bonansinga

Resenhas - A Ascensão do Governador

Agatha G. 22/06/2020

Essa é a história de como o homem por trás do Governador se tornou esse personagem que me fez passar muita raiva na série.

Essa foi a segunda vez que eu li o livro, mesmo tento vários outros na lista pra ler, porque gosto muito dele hahaha

Ele é pesado em algumas partes, mas os autores souberam descrever os acontecimentos de um jeito que não me deixou desconfortável nesses momentos e a leitura fluiu muito bem.

ericahfrank 17/07/2020

A ascensão do Governador - twd
Livro para quem gosta da série twd e gostaria de imaginar/saber como o governador conquistou tudo que ele tem na série e o que passou até lá desde a chegada dos zumbis.

dixon duda 28/01/2022

A ascenção do governador
Acabei amémmmm. Quando eu fui ler esse livro eu estava de ressaca literária, então eu já odiei ele muito. Achei diversas partes entediantes e desnecessárias para a história, na maior parte do livro os personagens estão na rua andando pra chegar em um único lugar, por isso eu achei beeem parado, mas o final salvou muuuuito. Sou muito fã da série e já comprei todos os livros, e espero muito não me decepcionar com os próximos que nem esse. Eu não sou a melhor pessoa para dar uma nota para um livro porque TUDO me agrada, mas o que eu posso falar dele é que eu gostei MAS com certeza não é um livro que eu leria de novo.

Página 94 03/04/2014

A Ascensão do Governador
Livro perfeito para os fãs da série e das HQs de The Walking Dead, "A Ascensão do Governador" mostra como era a vida do temido Governador antes da chegada à Woodbury e principalmente o porque dele ter se tornado uma pessoa tão desprezível. Pra mim e com certeza pra muitos será um choque chegar ao final do livro e descobrir quem realmente é o Governador.
Na contracapa há o aviso que o livro não é recomendado para menores de 18 anos. Isso porque durante a história há muitos palavrões e algumas cenas de sexo, mas levando em conta que na série há tudo isso e na Tv aberta também, não é algo com que se preocupar.
03/04/2014minha estante
"será um choque chegar ao final do livro e descobrir quem realmente é o Governador."
Exatamente

Nathy 04/04/2022

juízo final, será?
eu ja tinha visto a série, mas nao cheguei a terminar, e fiquei curiosa pra ler os livros de The Walking Dead.
nao me decepcionou nadinha, gostei muito de como tudo é bem detalhado(ate as partes mais nojentas).

nesse livro conhecemos os irmãos Blake, Philip e Brian, nada parecidos, um corajoso e insano, e o outro, um pouco mais sensato.
a filhinha de Philip, Penny e um amigo deles, Nick.

nesse primeiro livro ja dá pra ter uma ideia de como o apocalipse afetou muito a cabeça de todo eles.

Kau 20/09/2018

Um final muito bom e surpreendente, o que salvou o livro todo. Valeu a pena resistir até o fim!

Jacqueline 26/06/2023

Empolgante
Um ótimo livro, daqueles difícil de se parar. Bem escrito e muito empolgante. Uma história emocionante e aterrorizante.
Pra quem acompanhou a série ou as HQs é uma ótima pedida , apesar de ser só o primeiro de seis livros.

Mandinha 11/08/2020

Por se tratar de um livro que conta a estória e perspectiva de um vilão, mais precisamente o Governador (aka o melhor vilão de TWD), ainda no início do apocalipse e de como tudo aconteceu até chegar o momento em que ele se torna realmente o Gorvernador vilão que nós, quem leu os quadrinhos ou assistiu a série, conhecemos (apesar da estória ser bem diferente da que se passa na série).

O livro relata cenas bem pesadas e um tanto quanto perturbadoras na minha opinião, mas que não foram romantizadas (e nem devem) ou retratadas de uma maneira diferente do que realmente são, doentias.

Mas novamente, conta a estória de um vilão e como todas as coisas que aconteceram com ele o tornaram nesse personagem tão característico.

Tem um plot muito legal, e é bem fluido apesar de ser bem detalhado o que me trouxe a sensação de estar assistindo a série.
Recomendo e continuarei lendo.

Ricardo743 11/07/2020

Ótimo inicio de saga
Iniciei e viciei, te faz grudar no livro do inicio ao fim. A narrativa e historia sao bem diferentes da serie
Pathy Oliveira 17/07/2020minha estante
É melhor ler tendo assistido a série ou sem assistir?

Ricardo743 26/07/2020minha estante
Na verdade tanto faz, pq os principais da serie não aparecem até a terceira temporada

Oton.Moreira 25/12/2020

Philip Brian Blake
Uma certeza que vi no livro durante a leitura, o que está ruim, pode ficar pior, e quando fica pior, piora novamente.

Juliana 06/05/2020

The Walking Dead - A ascensão do Governador
Muito interessante ver a história de origem de um personagem tão icônico.

Sérgio 13/07/2012

Ano de lançamento: 2011
Ano desta edição: 2012
Editora: Galera Record
Páginas: 361
Idioma: Português (tradução de Gabriel Zide Neto)

Citação: "É quase como se as vísceras estivessem caindo do céu, como chuva, em vez de estarem subindo por debaixo das rodas, ou escorrendo pela lataria, ou esguichando da grade frontal, enquanto o Escalade vai triturando os corpos. A matéria líquida se esparrama pelos vidros, ininterruptamente, com o ritmo de um gigantesco cata-vento, um caleidoscópio colorido, um arco-íris de tecidos humanos - vermelho-sangue-de-boi, verde-lodo-de-lago, amarelo-ocre, e preto-piche. Para Philip, é quase lindo."

Você conhece The Walking Dead, certo? Nunca ouviu falar em apocalipse zumbi? Cara, você está correndo um sério risco de vida...

Fenômeno mundial dos quadrinhos e da TV, TWD não poderia deixar de fazer dinheiro com livros também, oras bolas! E por isso Kirkman concebeu este "A Ascenção do Governador" para contar uma outra história de TWD (embora não seja tããããão diferente assim...). Ele contou com a ajuda de Jay Bonansinga, autor experiente de livros de terror. Talvez pela inexperiência de Kirkman com literatura (afinal, escrever para quadrinhos e para a TV é muito diferente). A verdade é que eu não sei bem quem culpar pelas partes ruins do livro, que, convenhamos, são irritantes.

A história começa 3 dias depois da praga zumbi ter tornado o mundo um inferno. Nesse aspecto você tem uma perspectiva diferente da série: os protagonistas Nick, Bobby, Brian, e seu irmão Philip com sua filhinha Penny, foram testemunhas do mundo que eles conheciam se desfazendo diante de seus olhos; os meios de comunicação saindo do ar um a um, com o passar dos dias; a estrutura conhecida com água e energia elétrica entrando em colapso aos poucos; e os mortos voltando à vida, atacando os vivos, e ninguém sabendo o que fazer. A interação da menininha com os eventos à sua volta é algo tocante, e o fato de que os adultos ficam mais vulneráveis por ter que zelar por ela traz uma dinâmica diferenciada às suas ações e decisões.

A história nesse princípio é paralela à série, pois eles também decidem ir a Atlanta procurar o centro de refugiados do qual ouviram falar. Fica parecendo a história da série requentada (afinal, como Rick, eles encontram uma metrópole tomada por milhares de zumbis), mas acaba fazendo um pouco de sentido pois o governador vai se encontrar com Rick e sua trupe cedo ou tarde, portanto eles deveriam ser da mesma região dos EUA. Mas que deixa você com um gostinho de "já vi isso antes", isso sim.

E aí começa a parte ruim. Kirkman e Bonansinga utilizam-se do clichê máximo das histórias de terror e colocam os personagens para fazer as coisas mais estúpidas do mundo, aquelas que você e todo mundo NUNCA FARIA em hipótese alguma, mas é a opção dos personagens. E esse clichê é irritante demais, ofensivo à inteligência do leitor.

Tais idiotices imperam nas primeiras duas partes do livro. Você se pega torcendo pelos protagonistas, mas eles fazem questão de foder com tudo. Vai entender. Mas são essas cagadas seguidas que acabam trazendo a emoção dos confrontos com os zumbis, e também com outras pessoas. Momentos tensos realmente não faltam.

Na terceira parte é que o livro fica interessante. Se até então ele estava morno, a ação toma conta e os conflitos (externos e internos) tomam conta da narrativa, deixando o leitor apreensivo a cada página. O final não é óbvio, e mocinhas de compleição delicada poderão sentir ojeriza a algumas atitudes tomadas por alguns personagens. No final tal dinâmica se resolve, de forma dramática, para moldar a personalidade daquele que virá a ser o grande vilão da série, o Governador.

O livro funciona, então, como um prelúdio para a terceira temporada da série de TV, e também para os aficcionados pelos quadrinhos, mas de nenhuma maneira ele é essencial para o entendimento da história; como dito anteriormente é uma outra história, embora não seja nova em sua essência. Mas o livro serve bem para você que está em crise de abstinência de TWD e quer ver alguns zumbis tendo seus cérebros explodidos. Não é nenhum cânone da literatura ocidental, mas, desde que você mantenha suas expectativas num nível médio, ele fará aquilo que se propõe: proporcionar diversão.

Ah, e na cena final, eu consegui visualizar os eventos em câmera lenta na minha mente, como um filme. É bom quando um autor consegue estimular a imaginação do leitor desse jeito.

Ah, e as cagadas dos protagonistas também servem como aviso de como NÃO agir num apocalipse zumbi. Prepare-se, porque não vai tardar.

Leia esta resenha e outras em: http://catharsistogo.blogspot.com.br/2012/07/walking-dead-ascencao-do-governador.html

João Marcos 26/06/2012

The Walking Dead: A Ascensão do Governador
The Walking Dead é uma das séries de quadrinhos de maior sucesso e qualidade da atualidade. Com o sucesso crescente da HQ, os quadrinhos foram adaptados para a televisão com a série de TV homônima. Agora, o criador da série em quadrinhos, Robert Kirkman, junto do escritor Jay Bonansinga, se aventuram no mundo da literatura com o livro The Walking Dead: A Ascensão do Governador, livro o qual daria destaque à origem do maior e mais polêmico vilão da série em quadrinhos.

Vencedor do prêmio de vilão do ano, pela Revista Wizard, em seu ano de estréia nas HQs de The Walking Dead, O Governador é o mais controverso antagonista nas histórias da série. Um déspota maligno, que governa com mão de ferro a pequena comunidade de Woodbury, com um senso doentio de justiça e ordem. Nada mais justo do que um livro inteiro para contar a origem deste personagem tão popular.

Em A Ascensão do Governador, o leitor acompanha a jornada dos irmãos Blake, Philip e Brian, a filha de Philip, Penny, e os dois amigos do grupo, Nick Parsons e Bobby Marsh, em sua luta pelo sobrevivência em um mundo que acabou de ir para o inferno, com os mortos voltando a vida e sedentos por carne humana.

No livro, nós vemos os acontecimentos majoritariamente pelo ponto de vista dos dois irmãos Blake, Philip e Brian. Philip é dois anos mais novo do que Brian, mas muito mais forte e sem escrúpulos, o qual fará tudo para salvar a vida de sua filha e de seu grupo. Brian não passa de um covarde, apesar de mais velho, quem manda no grupo é Philip. Mas no decorrer do livro, podemos ver o desenvolvimento e a evolução dos personagens, e nas características que levarão Blake a se tornar o Governador. Mas qual Blake? Essa é a questão. Você pode achar do inicio ao fim do livro que sabe quem ali é o Governador, mas não fique muito convencido, no final, você irá se surpreender e nada será o que parece.

Como um homem comum se tornou o monstro que conhecemos como o Governador? A resposta para essa questão é mostrada nos detalhes da transformação dos dois irmãos Blake, pois a origem verdadeira do Governador está intimamente ligada não apenas ao homem que um dia irá se tornar o Governador, mas como também seu irmão. Pessoas morrerão no caminho, desastres acontecerão a todo o momento, e tudo pode ir de mal a pior em questão de segundos. Não só com os mortos você deve se preocupar, mas também com os vivos, ainda mais quando aqueles que andam entre você estão se tornando cada vez mais selvagens e mortais.

A Ascensão do Governador é um livro cheio de detalhes, com uma narrativa rica e de fácil entendimento, com até mesmo uma referência clara à onde o grupo de Philip, Brian e cia passam pelo mesmo lugar onde algum dia o grupo de Rick Grimes irá passar. Não é muito, mas da uma certa satisfação em saber que a HQ não foi esquecida e que estamos mesmo no universo de The Walking Dead.

5/5

Beatriz.Lopes 29/09/2020

Perfeito
Perfeito assim como a série. Ele da várias explicações sobre o grande vilão, Philips Blake. Valeu super a pena

mari 14/12/2020

Mediano
O começo do livro é arrastado e os personagens não são tão carismáticos (basicamente esteriótipos de valentões estadunidenses). Os momentos de tensão com os zumbis e outros humanos são os pontos mais altos e positivos do livro, apesar de uma falta de sensibilidade no que toca ao ato de matar outro indivíduo. Os únicos personagens desenvolvidos são Brian e Philip (um dos homens mais nojentos e detestáveis que já vi), o resto é trabalhado de forma superficial. As coisas ficam interessantes no final do livro.