A Ponte para o Sempre

A Ponte para o Sempre Richard Bach

Resenhas - A Ponte para o Sempre

Nix 01/10/2011

Muito romantico, ao estilo de Richard Bach
A mensagem que Bach quer passar chega clara ao leitor: existe um amor verdadeiro mesmo na vida real, desde que voce procure bem.
Soh fiquei chateada por descobrir que, na vida real, eles se divorciaram. Gostaria de saber porque, pois no livro pareciam mesmo almas gemeas.
Tatyana 22/01/2013minha estante
Nossa, não sabia que eles tinham se divorciado!... É, como de costume, na Literatura os laços parecem mais firmes. Na vida real são outros 500.

Lenita 19/03/2009

Gosto muito deste autor. Geralmente ele desenvolve temas românticos mas ainda assim escreve com objetividade fazendo de seus personagens pessoas muito reais. Este em particular, é sua própria história o que nos faz chegar um pouquinho mais perto de sua essência literária.

Kassia_rp 20/02/2010

Maravilhoso
Richard Bach, com sua narrativa simples, porém cativante, consegue nos mostrar sempre o valor das coisas da vida que estão na nossa frente, mas que dificilmente enxergamos, um exemplo clichê: o sol nasce diariamente num espetáculo maravilhoso, mas são poucos os que notam.

Adriana1432 08/11/2010

Overestimated
Este livro tinha potencial para ser uma linda história de amor. Confesso que me frustrei muito ao lê-lo. Foi meu terceiro livro de Bach e acho que foi justamente por isso que me decepcionei. Ora, pra que já havia lido "Fernão Capelo Gaivota" e "Ilusões", deste mesmo autor, e se deliciado com as narrativas, a decepção bateu certeira.

O livro é uma autobiografia no estilo Bach de ser... com a escrita floreada e cheia de alegorias e ficção, porém em A ponte para o sempre, achei que foi excessivo e tornou o romance cansativo, prolixo. Uma pena! Como eu o li há muito tempo, penso em dar mais uma chance ao enredo, algum dia.

A tentativa do autor, se passando como um escritor misterioso, em permitir ser revelado por seus leitores de forma íntima, em até certo ponto traz nuances de divertimento e de tristeza à narrativa, quando relembra seu amor pela aviação e o amor de uma mulher. E é através desta busca desenfreada pela sua alma gêmea, que ele quase a perde, porque percorre anos de sua vida, baseando-se em um "checklist", feito por ele mesmo, com as características da sua mulher ideal.

Enfim, torno a dizer, a história tem potencial, mas foi conduzida de uma forma não muito adequada para a sua proposta. Mas, como Bach é Bach, sempre há o que se aproveitar de seus livros. Antes que eu finalize essa resenha, chamo a atenção daqueles que buscam desenfreadamente uma alma gêmea, baseados em pré-conceitos e idealizações vãs e que não se atentam para o mundo real, que pulsa ao seu redor: existe "time" pra tudo; não permaneça olhando para o além, pois o amanhã é feito de "agoras" e alma gêmea não existe, porque são projeções nossas, nos outros. Agarrem-se ao concreto e sigam o sininho da intuição. Todos nós temos, mas fechamos nosso ouvido de ouvir, que é nossa Alma. Abaixo, finalizo com um trecho do livro, que vale a pena destacar:

"Pensamos, às vezes, que não restou
um só dragão.
Não há mais qualquer bravo cavaleiro, nem uma única
princesa a passear por florestas encantadas.
Pensamos. às vezes, que a nossa era está além das fronteiras,
além das aventuras. Que o destino
já passou do
horizonte e se foi para sempre.
É um prazer estar enganado.
Princesas e cavaleiros,
encantamentos e dragões, mistério
e aventura... não apenas
existem aqui e agora,
mas também continuam a ser
tudo o que
já existiu nesse mundo!
Em nosso século, só mudaram de roupagem. As aparências
se tornaram tão insidiosas, que princesas e cavaleiros
podem se esconder um dos
outros, podem se
esconder até de si mesmo.
Contudo, os mestres da realidade ainda nos encontram em
sonhos para dizer que nunca perdemos o escudo de
que precisamos contra os dragões,
que uma descarga de fogo azul
nos envolve agora, a fim
de que possamos mudar
o mundo como desejarmos.
A intuição sussurra a verdade!
Não somos poeira, somos magia!
Feche os olhos e siga sua intuição."

Thab's 02/01/2010

historia da vida...
o livro fala sobre a vida de Bach, os livros, o dinheiro, as mulheres, os avioes, as experiencias de vida, a luta contra o governo quando se tem um ideal e não tem um final certo,pq o livro foi escrito em 84 e pelo o q achei na internet o ultimo livro dele data de 2004.

Ravena 01/01/2010

Propósito da vida
"Eis um teste para saber se você terminou sua missão na Terra: se você está vivo, não terminou".
Richard Bach

Mari R 28/09/2010

Desde os meus 14 anos queria ler esse livro. Tinha uma grande expectativa e talvez por isso me decepcionei um pouco. Achei monótono e pouco envolvente.

Gaitista 16/12/2010minha estante
Então você não leu com alma o livro... Já leu Fernão Capelo Gaivota???
Leia com alma!

JuBa 16/10/2011

A procura da alma-irmã
Este é mais um dos maravilhosos livros de Dick Bach, sobre outras vidas e aviões.
É um livro inspirador sobre almas-gêmeas e diversidade de viver a dois. Adorei. =D

Anja 22/01/2013

Deixou a desejar.
Acho que o autor enrolou muito para chegar ao final. Algumas partes eram confusas, não consegui entender quase nada...

LaraF 23/08/2013

que livro lindo! que historia linda..que encontro maravilhoso! a ideia de que nascemos para sermos amados é tao natural pra mim, que esse livro apenas reforçou certezas! uma historia maravilhosa de coragem, de aprendizado mutuo, de crescimento de alma...

TSC 17/10/2013

História Bonita
Uma bonita história, colorida por alguém (Bach) que deve ver a vida através de um caleidoscópio e, o que é melhor, te empresta este caleidoscópio ao longo da leitura do livro.

Amora Literária 08/11/2013

Em A Ponte Para o Sempre, Bach conta a sua história em busca da alma gêmea. Em um período de sua vida ficou tão obcecado em encontrá-la, que perseguia o momento a qualquer custo. Percorria multidões em busca daquele olhar que faria sua vida mudar. Era assim que imaginava que encontraria o amor, de repente e para sempre.

Continue lendo...

site: http://www.amoraliteraria.com.br/resenhas/a-ponte-para-o-sempre-richard-bach

Gabrielle 09/08/2016

Melhor livro que já li
Um voo indispensável para quem está a procura de sua alma irmã.
Espero que todos consigam encontrá - la

Richard Bach