O Caso da Crinolina Misteriosa

O Caso da Crinolina Misteriosa Nancy Springer

Resenhas - O Caso da Crinolina Misteriosa

Isa 11/01/2023

Tenho o livro a muito tempo mas nunca achei que fosse ler, a melhor opção foi ter lido.
História muito bem escrita, um suspense muito bem escrito.
lari 11/01/2023minha estante
oii meu bem você pode curtir minha última resenha pf??? obrigadaaa?

Ligia 19/02/2024

Leitura fluída
Esse série é muito gostosa de ler, fico me perguntando como a Enola vai se livrar das enrascadas que ela se mete.

Gaby Cardoso 13/08/2020

Em mais uma aventura de Enola Holmes, a garota genial continua fugindo de seu irmão Sherlock enquanto investiga o sequesto de uma pessoa muito próxima a ela. Um livro cheio de reviravoltas e muito humor.

Baduito 24/01/2023

" Para onde agora, senhorita? ? o condutor perguntou.
E bem alegre eu respondi:
? Não tenho ideia!
Embora em breve eu saberia, havia aprendido a confiar no modo como meu coração e mente trabalhavam.
? Apenas vá para o oeste.
E, assim, seguimos na direção do centro de Londres."

Reiko 14/03/2021

Enola mais uma vez se vê envolvida, sem querer, no mistério do desaparecimento de sua Senhoria. Enola se vê na obrigação de dedicar todo seu empenho e inteligência em busca do paradeiro da mulher a quem acabou por afeiçoar-se como uma mãe. Em suas investigações Enola acaba indo parar cá casa de uma famosa benfeitora da época da Guerra da Criméia que pode ser o.motivo do sequestro da Senhoria. Como esperado as fugas de Enola de seu irmão Sherlock geram ótimas gargalhadas diante de suas fugas mirabolantes e inusitadas. Um livro divertido e descontraído que vale a pena ler.

jhreads 18/03/2021

Comprei esse livro em 2019, tinha lido "Um estudo em vermelho" no no anterior e eu tinha gostado muito da leitura, então quando vi Enola Holmes no título eu já quis, nem percebi que se tratava de uma série e que eu tinha comprado o quinto livro.

Por isso, adiei a leitura para poder comprar e ler os outros primeiro...porém, isso não aconteceu e eu me peguei querendo ler então aqui estamos.

Comecei esse livro toda errada, mas mesmo assim aproveitei bastante a leitura.

Um livro leve, fácil e divertido de ler! Super indico.

LeitorMorto 19/03/2021

O Mais fraco
Da franquia toda até agora, achei este o mais fraco. Tanto por história, quanto por desenvolvimento de personagem.
Não consegui absorver, se é que há, nenhum detalhe útil para a trajetória da enola até seu desfecho a não ser por, literalmente, a última página onde ocorrem alguns diálogos com Sherlock Holmes.
Foi meio chato de ler, mas como eu já me apeguei à Enola, fico feliz em ter terminado o livro e não acho que tenha sido um tempo mau gasto ou desperdiçado.

Barbara Sant 08/04/2012

Resenha #243 – Nancy Springer – O Caso da Crinolina Misteriosa
Amigos da Blogosfera, fala Barbara Sant, rainha do “leio séries foram de ordem”, nessa linda Sexta-Feira!
Não, eu não surtei. Não, seu Galvão, não me processe por parodiar a sua abertura de jogo-da-quarta-de-noite.
Mas é o seguinte, querido leitor! Até quando eu ganho um sorteio, levo para casa um livro do meio!
Vocês lembram que Domingo eu contei aqui que ganhei esse livro da @Novo_Seculo, certo?
Bom, acontece que como eu padeço da maldição da Série Lida Fora de Ordem, ele é o quinto livro da série “Os mistérios de Enola Holmes”!
Fiquei bem perdida no início do livro, porque a personagem central, Enola Holmes, faz algumas referências ao seu passado e ao motivo de estar vivendo escondida em Londres.
Para Enola, que tem saudades de sua mãe ausente e continua fugindo de seus irmãos mais velhos, parece ser fundamental em sua vida o fato de que seu nome de trás para frente se soletre Alone, ou seja, sozinha, em inglês. Seus dias em Londres são solitários, e ela conhece pouquíssimas pessoas, com exceção de sua senhoria, Sra. Tupper. Que apesar de quase surda, e péssima cozinheira, é muito afetuosa – na verdade o mais próximo que Enola tem de uma família nestes dias. Então imagine seu horror quando ela descobre que a Sra. Tupper foi sequestrada? Quem a levou, e por quê? E o que Florence Nightingale tem a ver com isso? Parece que há mais coisas sobre a bondosa Sra. Tupper do que o olho poderia dizer. E sem se importar com o risco, Enola não descansará até que sua querida Sra. Tupper esteja a salvo em casa. E quem quer que a tenha levado, é melhor se cuidar – porque desta vez, é pessoal.
Bom, dei uma pesquisada na rede para me encontrar e descobri o óbvio: Enola é irmã caçula do famoso Sherlock Holmes e fugiu para Londres quando sua mãe desapareceu.
Como eu comecei a série pelo quinto livro [suspiros], já sei o que aconteceu com a mãe dela e, bom, deixa pra lá. XD
Além dessa figura diferente, temos nesse livro uma figura ilustre: Florence Nightingale.
A autora explica que usando da “licença poética”, e resolveu criar uma explicação própria para a vida de Florence.
Apesar de ter ficado perdida em vários momentos (por conta das referências aos outros livros), eu gostei muito dele.
É um divertido sem ser bobo, sabe? Perfeito para a faixa de oito/dez anos, já que tem uma boa dose de aventura e um mistério inteligente.
Eu tenho que dizer que adorei a capa do livro. Além de ser capa dura (coisa rara hoje em dia), a ilustração tem tudo haver com a personagem e com o espírito da estória.
Encontrei umas falhas de diagramação (umas partes repetidas do texto), mas confesso não ter reparado em erros mais graves. Alguns errinhos, sim, mas nada desesperador.
Eu gostei muito do final do livro, já que é divertido imaginar Sherlock Holmes dando o braço a torcer a admitindo que ele, afinal, está errado ao imaginar que o lugar certo para a irmã dele era uma escola preparatória para moças. [o horror, o horror!].
Claro, era muito difícil de acontecer isso naquela época, mas o que seria da literatura sem a licença poética?
Beijos!

Alessandra.Andrade 06/09/2016

Leitura Rápida
Li enquanto viajava. Meu esposo dirigia e eu lia, rsrsrs. Lembrou-me os livros da série Vagalume e deixou-me saudosa. Embora seja um livro infantojuvenil e eu esteja perto dos 40, gostei muito. Uma aventura leve, rápida e objetiva. Duas horas e meia num carro e eu nem vi o tempo passar. Tenho mais dois da série e pretendo ler em outras viagens, dessa forma o percurso fica mais curto, rsrsrs.

Tom 24/10/2020

Político e Histórico
Dessa vez um elemento histórico foi inserido na história de Enola Holmes ? não que isso não tenha sido feito antes, mas dessa vez tal elemento foi determinante para o caso em questão ?, o que tornou o caso mais interessante.

Também foi bom ver a Enola se mostrando mais ?agressiva? para se defender dos inimigos, pois já fazia um tempinho que essa parte dela não dava as caras. Outro ponto positivo foi ver, mais uma vez, as criptografias sendo usadas na história.

?O Caso da Crinolina Misteriosa? aborda política, história e guerra, enquanto faz, mais uma vez, uma crítica social profunda sobre acontecimentos que, sem dúvida alguma, ocorreram em várias guerras do passado, como por exemplo: o descaso de superiores para com seus soldados; a fome nos campos de batalha; e as doenças, que, quase sempre, eram uma sentença de morte.

dudawznk 05/12/2022

Mais uma das aventuras de Enola finalizadas! Incrível como a qualidade das histórias não se perde, a autora é mesmo fantástica! Já vou iniciar o próximo... ?

Malu Mira 17/04/2022

Mais um mistério impressionante
Amei ler esse livro, o mistério envolvendo é muito interessante e intrigante, e ainda tem aquele toque diferenciado por um dos assuntos abordados ser a guerra da Criméia, assunto que assumo ser extremamente ignorante por não saber muito sobre, porém fiquei com muita vontade de aprender mais sobre essa guerra, o que acho que é um grande avanço.

K-Roll 03/01/2021

A interação da enola com a senhora sra. Tupper e a conversa do Sherlock com a Florence Nightingale ao foram os melhores pontos desse livro

Victoria697 09/03/2021

Great
Uma ótima é rápida leitura, que segue o mesmo ritmo dos outros volumes da série, sem falar da construções dos novos personagens e da evolução dos antigos, ansiosa pelo livro final.

Suzane.Garcia 03/05/2021

Enola "ganha" uma mãe e se vê em mais um mistério por resolver... Dessa vez, uma mensagem criptografada extraviada há mais de 30 anos! Sherlock parece, finalmente, começar a entender a irmã e os motivos de sua fuga constante. Tem até uma personalidade na história! De maneira ficcional, mas bem representativa.