O Mistério de Sittaford

O Mistério de Sittaford Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - O Mistério de Sittaford

Rafael 24/08/2021

Mais um livro lido no clube de leitura de Agatha Christie. Como todo bom livro da Agatha, te prende desde o começo até o final.
É interessante ver como a autora consegue se destacar mesmo sem seus personagens principais.

Fran RW 20/05/2012

"O Mistério de Sittaford" - Agatha Christie
Numa gelada e típica tarde do inverno inglês, os moradores da vila Sittaford reunem-se para o chá na mansão que dá nome ao lugar, e que está alugada para as Sra. e Srta. Willet. Como forma de distração, Violet Willet propõe uma brincadeira, "levitação de mesa", na qual espíritos apareceriam para responder perguntas.

Durante a sessão, um espírito anuncia o assassinato do capitão Trevelyan, proprietário da mansão Sittaford e que ali não se acha presente. A confirmação da notícia abala a todos, que esperavam ter sido essa apenas uma brincadeira de mau gosto.

Quando seu noivo é preso acusado do crime, Emily Trefusis, incrédula, decide investigar o caso por conta própria. Ao chegar à vila, conta para isso com o auxílio do jornalista Charles Enderby, que almeja obter um "furo" jornalístico para seu jornal.

É uma história policial comum e sem grandes acontecimentos. E há muita coisa óbvia demais nela. Não adivinhei o assassino (só deduzi de imediato o segredinho da Viollet) mas creio que não seria tão difícil, tão má construída essa trama foi. Eu é que fui desatenta, tenho certeza.

(06/04/2011)

Jerome 16/09/2011minha estante
Discordo no ponto em que vc falou que a trama foi mal construída, até mesmo porque tudo soa coerente. O final pode soar um tanto previsível para alguns, mas a trama foi bem elaborada, e é assim que um verdadeiro romance policial deve ser, acredito eu.

Abs!

Fran RW 21/09/2011minha estante
Pode ser, cada um interpreta de uma forma, né?

;-)

Beth 22/06/2020

Intrigante
Mais uma obra muito estimulante desta maravilhosa autora, cujo talento para nos prender aos seus mistérios é inatingível e incomparável!

Jaqueline.Sayumi 07/01/2022

Não necessariamente um dos meus preferidos da autora, mas ainda assim uma leitura maravilhosa. Obra do início da carreira da Rainha mas ainda assim já mostrava elementos que foram ficando tão característicos como seus. E seguimos com a minha incapacidade absoluta de acertar o assassino.

Vincento Hughes 10/01/2022

Vaga cativa nos preferidos da autora
?Vamos encontrar alguma coisa. Eu sempre encontro.?

Em uma localidade isolada, uma sessão espírita improvisada por alguns vizinhos assume tons sombrios quando a mesa revela o nome de ume pessoa conhecida com a palavra ?assassinado?. Este é o pano de fundo da investigação de O MISTÉRIO DE SITTAFORD, um dos romances policiais mais criativos de Agatha Christie.

O desdobramento do caso traz ao leitor uma galeria de curiosos personagens, alguns vivendo nos poucos chalés de Sittaford, um local fortemente castigado pela neve; outros em Exhampton, cidade próxima e, também, cenário do crime; e, por fim, Londres, onde vive uma das protagonistas da trama.

Disposta a provar a inocência do noivo acusado pelo assassinato, a jovem Emily Trefusis apoia-se em sua personalidade determinada e otimista para revirar cada fato relacionado ao crime, em uma investigação paralela à da polícia.

Repleto de pistas falsas e verdadeiras, um pouco de bom humor e com leves toques sombrios, O MISTÉRIO DE SITTAFORD envolve o leitor, confundindo-o de propósito e revelando, no fim, como a solução poderia ser descoberta.

Algumas pistas são bem sutis e só pude perceber na segunda releitura. A história arrumou lugar cativo em minha lista dinâmica dos preferidos da Agatha desde a primeira leitura.

Paula A. C. 10/09/2020

Que protagonista!
Sim, eu já havia lido esse livro há cerca de 10 anos atrás. Não, eu não me lembrava de quase nada da história. Apenas alguns elementos ficaram vivos em minha memória: a neve, a "sessão espírita" nos primeiros capítulos e a força da protagonista.
Como narrativa, O Mistério De Sittaford é envolvente (daqueles que você devora em um dia). Mas o final é tão, tão previsível e mirabolante que nem parece escrito pela rainha do crime. Por outro lado, este romance nos oferece a melhor protagonista feminina de Agatha desde a adorável Bundle. Gostaria de ler livros e mais livros protagonizados pela destemida Emily Trefusis! Como diria Charles Enderby, seu cúmplice de peripécias investigativas, ela é uma garota única. E carrega o livro nas costas.
Nada mais a dizer.

Ana Tambara 13/04/2020

Não é o melhor da Agatha...
Eu não achei a trama muito interessante. Claro, o início prende, mas depois achei muita enrolação e muitos personagens no meio que não precisava taaanto. A Agatha tem livros bem melhores. Esse vale a pena ser lido se tu realmente é fã de Agatha e quer ler todos os seus livros. Não recomendo como início de leitura da autora. Mas manda a vê se tu já leu outros e manja do estilo dela.

Cabeça 31/10/2012

O incrível acontece em 20 páginas
O livro é muito interessante, sim de fato, não só por ser desse gênero, e sim pela eficiencia da autora, Agatha Christie consegue manter, durante todo livro, o leitor sem nenhuma opinião fixa e concreta. Mas há pessoas que acham que isso é normal, eu não acho. O leitor durante livros desse gênero vai criando expectativas e opiniões sobre quem seria o criminoso, porém nesse, é impossível. Agatha vai mostranto seu talento, ela simplesmente deixa você apenas como um "leitor espectador", e só. Não o faz "participar das investigações". Você, a cada página que lê, percebe que TODOS TÊM MOTIVOS para o delito. Até que chegam as últimas 20 páginas e você é surpreendido com o final em que tudo é exclarecido. Bum! Agatha nos ensina que devemos mater os olhos abertos em tudo e em todos.

yoonniw 22/11/2023

Fui tapeada pela Agatha
Eu realmente não esperava a pessoa que matou, tô abismada. O livro foi muito gostoso de ler e eu simplesmente devorei ele. Não conseguia parar.

lAvia279 27/12/2023

O início desse livro começa bem, só que o restante dele é entediante. Eu fiquei enrolando para terminar ele por causa disso, ele estava muito parado e isso me deixou irritada. Agora no finalzinho do livro, nos últimos 3 capítulos, a história voltou a ter ritmo. Mas esse final me deixou meio confusa, foi cuspido muita informação em poucas páginas. O final foi bom, claro, mas esse não é o melhor livro da Agatha e quem discorda é maluco.

Allie 28/07/2020

Descobrir o assassino e o motivo logo no inicio o primeiro livro da agatha que nao me conquistou acho que faltou alguma coisa

manu:) 10/11/2022

O mistério óbvio
Oq dizer sobre esse livro? Adorei a forma que a história começou, todo o contexto espiritual que envolve deixa com vontade de ler mais, mas ao longo do livro eu não consegui me conectar com os personagens, senti que muitos eram soltos e as informações também. Adorei ver a Emily tão dedicada em descobrir o mistério, mas confesso que a decisão que ela toma no final me decepcionou um pouco, esperava mais de uma personagem tão cheia de personalidade, claro que levo em consideração o contexto histórico que se passa. Apesar da história me enganar sobre a identidade do assassino, achei um final óbvio e uma explicação boba sobre os motivos do crime.

Ratinha de Biblioteca 15/07/2020

Típico Agatha Christie
Escrito em 1931, este é o típico livro de Agatha Christie: pessoas que moram em um pequeno povoado ficam presas por uma nevasca. Acontece que resolvem fazer uma sessão espírita, de brincadeira, e ficam sabendo que um dos convidados que não foi, está em casa morto, e a mensagem é clara - ASSASSINADO. Conta com uma protagonista esperta e despachada, como várias de Agatha Christie: Emily Trefusis que é noiva do sobrinho do morto. E acontece de ele ser acusado do crime. Ela tentará então, com todo o seu empenho, provar a inocência de seu noivo. Irá conseguir?