O Mistério de Sittaford

Agatha Christie

Resenhas - O Mistério de Sittaford

Stitcha 06/11/2021

Nhé
Esse foi bem chato pq eu consegui advinhar o assassino então não achei nada surpreendente... A Agatha deixou muita pista então não foi difícil ? ficou sem graça.

Gabie 30/08/2021

Desde o início a leitura já te prende, cada capítulo era bem rápido. A pessoa que menos se suspeitava era o assassino no final. Agatha sempre surpreendente.

Fabio Pedreira 08/09/2016

Ordem e Metodo como diria Poirot ou só ordem?
Presos em uma mansão devido a uma tempestade de neve um grupo de vizinhos resolvem jogar mesa redonda (o equivalente ao tabuleiro ouija de hoje) para descontrair, o que eles não imaginavam é que o tabuleiro acabaria por soletrar o nome assassinato e que a vítima seria um conhecido de todos eles...

É assim que se inicia O Misterio de Sittaford, mais um romance da grande Agatha Christie a rainha do crime. Esse livro não é protagonizado por nenhum dos dois detetives mais famosos da escritora (Poirot e Miss Marple), aqui a grande detetive da obra é a Srta. Emily Trefusis com a ajuda do jornalista Charles Enderby. Emily acaba indo investigar o crime a fim de eliminar o seu marido que é preso acusado do assassinato e ela está disposta a provar de que ele é um homem inocente. Uma personagem típica de Agatha Christie, uma jovem destemida que não mede esforços para se envolver em alguma aventura.

Charles assim como Emily também é um personagem interessante que faria de tudo para agradar a jovem e ainda por cima sair com uma meteria para seu jornal e ganhar notoriedade dentro da sua profissão. Tanto esses dois personagens como todos os outros são bem escritos e interessante, praticamente todos tem algum segredo escondido ou acabam virando suspeitos, o que é bom devido ao fato de que você fica sem saber quem realmente é o(a) assassino(a).

Porem na minha opinião é ai que entra o problema desse livro... o(a) assassino(a). A maioria dos livros de Agatha que eu já li são excelentes, tem criminosos que você nem imaginava e motivos que realmente convenciam, não é o que acontece aqui. Nesse livro me pareceu mais fácil de descobrir quem foi o(a) culpado(a) e o que acho que mais me incomodou foi o motivo e como aconteceu, me deu a impressão de que a autora quis colocar uma execução meio extraordinária e acabou não saindo como o esperado.

Para resumir, o livro é bom, porém, parece que começa bem, se desenvolve bem más que no final deixa um pouco a desejar, fazendo você ficar com a sensação de ‘’ serio que foi assim que aconteceu?’’. Porem isso de jeito nenhum tira o brilho da obra e vale a pena sim ler, sem contar que Agatha Christie tem credito de sobra pra cometer qualquer ‘’ deslize’’.

Ni 08/10/2023

Esse livro já me ganhou pelo simples fato de inserir algo diferente do habitual Agatha, o sobrenatural, entretanto, essa vibe de outro mundo dura apenas um capítulo e não é muito utilizada durante a Historia, infelizmente.

Rose 19/03/2022

Era para ser uma simples tarde de distração, uma pequena reunião se vizinhos em mais uma tarde gelada de inverno, mas as coisas mudam drasticamente quando um espírito diz que o capitão Trevelyan estaria sendo assassinado.

Isso só poderia ser uma brincadeira de mau gosto, certo? Errado! Conforme puderam ver depois, o capitão havia sido assassinado dentro de sua casa.

A polícia logo começa a investigar e um dos sobrinhos do capitão é preso, acusado pelo assassinato, para desgosto de sua noiva Emilly.

Acontece que Emilly conhece muito bem o noivo que tem, e sabe que ele não seria capaz de matar. Decidida a provar a inocência do noivo, ela parte para uma investigação própria.

Contando com a ajuda de um jornalista, ela vai aos poucos descobrindo furos em alguns álibis.

O inspetor Narracot também é muito eficiente em suas investigações. Mas ambos precisam achar uma prova contundente para que um inocente não pague por um crime que não cometeu...

Mesmo em um enredo simples e sem suas maiores estrelas, Agatha mostra que construir um crime é com ela mesma. Resta a nós leitores, tentar descobrir o criminoso que mais uma vez está bem na nossa cara...

Este livro foi lido para o PROJETO AGATHA CHRISTIE, sendo o 14° livro lido.

site: https://www.instagram.com/p/CaQW4hErfbN/

Marcos.Alexandre 01/05/2021

Em um tarde de inverno sem ter o que fazer, de uma maneira bem despretensiosa, algumas pessoas se reúnem para invocar os espíritos, onde é anunciado um assassinato. E assim começa mais um quebra cabeça da rainha.

Doni dom 03/07/2021

Surpreendeu
Esse livro e muito bom como um bom livro de misterio suspeitamos de tudo e todos e esse livro traz essa sensacao agatha christie era brilhante

Beth 22/06/2020

Intrigante
Mais uma obra muito estimulante desta maravilhosa autora, cujo talento para nos prender aos seus mistérios é inatingível e incomparável!

Rafael 24/08/2021

Mais um livro lido no clube de leitura de Agatha Christie. Como todo bom livro da Agatha, te prende desde o começo até o final.
É interessante ver como a autora consegue se destacar mesmo sem seus personagens principais.

Ratinha de Biblioteca 15/07/2020

Típico Agatha Christie
Escrito em 1931, este é o típico livro de Agatha Christie: pessoas que moram em um pequeno povoado ficam presas por uma nevasca. Acontece que resolvem fazer uma sessão espírita, de brincadeira, e ficam sabendo que um dos convidados que não foi, está em casa morto, e a mensagem é clara - ASSASSINADO. Conta com uma protagonista esperta e despachada, como várias de Agatha Christie: Emily Trefusis que é noiva do sobrinho do morto. E acontece de ele ser acusado do crime. Ela tentará então, com todo o seu empenho, provar a inocência de seu noivo. Irá conseguir?

Allie 28/07/2020

Descobrir o assassino e o motivo logo no inicio o primeiro livro da agatha que nao me conquistou acho que faltou alguma coisa

Thiago 11/08/2022

Mais uma surpresa de Agatha Christie
Um ótimo livro de Agatha Christie, com um bom mistério e uma condução sensacional por Emily, uma personagem muito carismática e inteligente que nos cativa com suas atitudes e presença de espírito.
A história é bastante envolvente, havendo suspeitos e histórias escusas dos personagens, segredos e possibilidades escondidas que nos fazem desenvolver diversas teorias (mas não tantas quanto em outras de suas histórias). Destacam-se os personagens secundários, também muito interessantes.
No meu caso, eu tive uma leve suspeita do culpado, claro que nem de longe o apresentado no desfecho da trama, mas, mesmo assim, ele foi menos emocionante e verossímil que em outros romances da autora.
Como aspecto negativo, além de uma vontade de que o livro tivesse o dobro do tamanho para nos contar todas as histórias paralelas dos outros personagens, o outro responsável pela investigação, jornalista Charles Enderby, é muito menos interessante que sua parceira, o que atrapalha um pouco...

manu:) 10/11/2022

O mistério óbvio
Oq dizer sobre esse livro? Adorei a forma que a história começou, todo o contexto espiritual que envolve deixa com vontade de ler mais, mas ao longo do livro eu não consegui me conectar com os personagens, senti que muitos eram soltos e as informações também. Adorei ver a Emily tão dedicada em descobrir o mistério, mas confesso que a decisão que ela toma no final me decepcionou um pouco, esperava mais de uma personagem tão cheia de personalidade, claro que levo em consideração o contexto histórico que se passa. Apesar da história me enganar sobre a identidade do assassino, achei um final óbvio e uma explicação boba sobre os motivos do crime.

Paula A. C. 10/09/2020

Que protagonista!
Sim, eu já havia lido esse livro há cerca de 10 anos atrás. Não, eu não me lembrava de quase nada da história. Apenas alguns elementos ficaram vivos em minha memória: a neve, a "sessão espírita" nos primeiros capítulos e a força da protagonista.
Como narrativa, O Mistério De Sittaford é envolvente (daqueles que você devora em um dia). Mas o final é tão, tão previsível e mirabolante que nem parece escrito pela rainha do crime. Por outro lado, este romance nos oferece a melhor protagonista feminina de Agatha desde a adorável Bundle. Gostaria de ler livros e mais livros protagonizados pela destemida Emily Trefusis! Como diria Charles Enderby, seu cúmplice de peripécias investigativas, ela é uma garota única. E carrega o livro nas costas.
Nada mais a dizer.