O Mistério de Sittaford

O Mistério de Sittaford Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - O Mistério de Sittaford

Michela Wakami 16/08/2021

Como sempre, fui feita de trouxa pela, Agatha.
Emily, foi uma boa detetive, ela conduziu bem as investigação, e se mostrou uma mulher firme e determinada.
Embora tenha umas partes sem nexo na história e algumas pontas ficaram soltas, a história é um tanto envolvente, e com um final satisfatório.
CPF1964 16/08/2021minha estante
Deixe me entender. Trouxa = 3 estrelas. Quando descobrir 1 estrela.....

Michela Wakami 16/08/2021minha estante
Dei três, pelas pontas que ficaram soltas e pelas narrativas sem nexo em alguns diálogos.

Michela Wakami 16/08/2021minha estante
Se não fosse isso, teria dado 4.

CPF1964 16/08/2021minha estante
Agora tudo ficou mais claro....

Vanessa 16/08/2021minha estante
Tive essa mesma experiência em alguns dos livros que eu li dela recentemente.

Michela Wakami 16/08/2021minha estante
Vanessa, uma pena, estou chegando a uma conclusão, que a maioria dos livros dela é mediano. Sei que é cedo para falar, ainda não li nem metade dos livros da autora. Mas por enquanto é a sensação que estou tendo.

CPF1964 16/08/2021minha estante
Michela, tenho esta opinião já faz um tempo. Tem uns 5 ou 6 muito bons. A maioria é mediano (mais do mesmo). Alguns fracos.
Mas o mediano dela é muito melhor que outros por aí.

Vanessa 16/08/2021minha estante
É mais ou menos isso que estou sentindo principalmente nos últimos com o Poirot. Li em algum lugar que teve uma época que ela ficou "incomodada" com o sucesso do Poirot e não quis ficar presa a um único personagem como o Conan Doyle.

Vanessa 16/08/2021minha estante
Tanto que creio que algumas das reações e opiniões da personagem Ariadne Oliver refletiam o que a Agatha pensava.

Michela Wakami 16/08/2021minha estante
Ela deveria ficar orgulhosa do personagem.

Michela Wakami 16/08/2021minha estante
Se não fosse ele, acho que ela não teria feito tanto sucesso, tem gente que nem gosta de ler os que ele não está.

ANDER CELES 02/11/2021

Uma das pérolas do começo de carreira da Rainha!
Que surpresa boa! Nunca tinha ouvido falar sobre esse livro e até a nota dele aqui no Skoob não é das melhores. Mas para mim se tornou um dos meus livros favoritos da Rainha.

Sempre dá um pouco de medo ler coisas da Agatha de início de carreira, pq pode ser uma pérola ou pode ser só cocô de ostra, rsrs. Mas nesse caso foi uma pérola.

A história é toda muito bem contada. A escrita está excelente. E aqui a Agatha segue uma linha levemente diferente do seu estilo normal. E faz isso muito bem. O assassino acontece já no começo, não tem enrolação nenhuma. E ação para a investigação acontece em todos os capítulos.

Os personagens são muito memoráveis. Incrível como consegui me lembrar de todos eles. Pq às vezes tenho essa dificuldade de ler o nome e não saber exatamente de quem tá falando. Mas aqui não. Me lembrava de todos perfeitamente. E cada personagem tem sua função na história. Cada um deles. Nada é desperdiçado.

Um destaque para a Emily Trefusis, que é uma personagem muito ativa, muito forte, muito decidida. As heroínas da Agatha (Tuppence, Miss Marple, Bundle...) são sempre muito cativantes. É muito fácil gostar e torcer por elas.

A linha temporal é também muito fácil de seguir. Não há lapsos abruptos, vc não se sente perdido no tempo da história, nem no espaço. Que aliás é outra coisa muito bacana e até diria essencial nesse livro: o ambiente. É aquela coisa meio fria, meio intimista, adoro quando a Agatha traz as histórias dela pra esses vilarejos.

As pistas colocadas aqui fazem vc ficar pensando junto com os personagens. De vdd msm! E vc não se esquece das pistas. Não é aquela montanha de pistas que vc depois nem consegue lembrar. São pistas precisas, que claro, como sempre, não vai tornar mais fácil pra vc, leitor, descobrir quem é o assassino, rsrs.

Olha, muito bom! Gostei bastante. A única ressalva que eu faria seria para a cena da revelação. Eu gosto muito do estilo Poirot, que ele volta e explica detalhe por detalhe, dando uma enrolada sobre cada coisinha da trama. Aqui a revelação é mais rápida, mas não menos surpreendente!
Amey que vc deu 5 estrelas. *...*
Eu, como te disse antes, preciso reler para saber se vira um favorito. rs Até o momento só tenho um favoritado dela: A Noite das Bruxas, que tá longe de ser um dos melhores dela. rs Mas eu tenho uma ligação muito forte com esse livro. Uma história. rs

ANDER CELES 02/11/2021minha estante
Então, a 5 estrelas pra mim era certeza msm! O livro é impecável, principalmente se eu levar em conta a fase de escrita da Agatha. E o favoritado é pq faz tempo que não me empolgo tanto com algo novo da Rainha. Eu realmente entrei na história.

Lindo! ;)
Qual vai ser o próximo dela na linha cronológica? Se eu não tiver lido ainda, leio contigo. ;)

Legal!!
O próximo é "Os 13 Problemas", mas não vou ler agora. Se vc não tiver lido, te aviso quando for ler.

Igor Del Rey 02/11/2021minha estante
Ah...eu já li esse. rs este ano. não gostei. rs
Adorei a ideia. Fui ler como muito tesão. Mas daí.... :( broxei rapidinho.
Não funcionou pra mim. :(

ANDER CELES 02/11/2021minha estante
É, é livro de contos, né? Tendo a não gostar muito de livros de contos, rsrs

Igor Del Rey 02/11/2021minha estante
É de contos...mas eles são meio que interligados de uma certa maneira. Bom, eu não gosto muito de contos. E os da Gata Triste não são exceção..rs

Gabriel Mendes 02/11/2018minha estante
Também gostaria de confirmar o horário do crime

Alcione13 08/03/2019minha estante
Acabei de ler e suas perguntas são minhas. Nesse ela errou feio, infelizmente

Danielle Gonçalves 09/10/2019minha estante
Concordo com o que voce disse.
E sobre a cronologia tem outro "agravante": o assassino ainda parou pra pegar e colocar o equipamento. Como deu tempo de fazer tudo isto? rs
E quem esconde algo "incriminador" na casa de outra pessoa? (a dona da casa). Sendo que era mais seguro despachar as botas pra doacao? Do que esconder, correr o risco de acharem (algo bem provavel) e chamar ainda mais a atencao? Realmente, tem uns furos ai rs

Iasmin.Rocha 29/11/2020minha estante
Ela diz 15 pras 6, ou seja, 17:45. Acabei de ler em inglês

Iasmin.Rocha 29/11/2020minha estante
Martin tava traindo a esposa provavelmente hahahaha

Fabio Shiva 27/08/2010

De início achei que não havia lido...
...ainda esse livro, pois peguei a edição americana que traz como título Murder At Hazelmoor (Assassinato em Hazelmoor). Coisa curiosa, essa mania dos editores de mudar o título das histórias! Asimov era um que sempre se queixava dessa mania.

Nesse caso, cheira até a malandragem, pois pode induzir o incauto leitor a pensar que está diante de uma nova trama da Dama, quando não passa de uma versão requentada e com o título trocado. Foi exatamente o que aconteceu comigo.

De qualquer forma, como eu não lembrava muito bem da história, que li há muitos anos (e que também, diga-se de passagem, não é das mais marcantes de nossa querida Agatha), restou como sempre o belo aprendizado a respeito da construção de um romance policial. Mesmo em uma obra menor, é impressionante como Agatha Christie praticamente esfrega a identidade do assassino na cara do leitor, que absolutamente não dá por isso, distraído que está por tantas pistas falsas que a autora sabe espalhar como ninguém ao longo do livro.

Durante uma ociosa tarde de inverno, os moradores do pequeno vilarejo de Sittaford resolvem distrair-se com uma sessão de table turning (o equivalente britânico para a nossa brincadeira do copo). Mas logo a brincadeira fica séria, pois os espíritos trazem uma mensagem sinistra: o Capitão Trevelyan foi assassinado...

Assim começa a trama, que traz o inspetor Narracott como investigador oficial e a bela e carismática Emily Trefusis como detetive amadora, interessante personagem que é talvez o maior atrativo da história.

Mesmo não sendo um de seus melhores, um romance de Agatha Christie sempre traz alguma diversão para os amantes de uma boa ficção policial.

(21.04.09)
Fran RW 06/04/2011minha estante
E o ironicamente melhor é que no verso da primeira página do livro, está escrito que o título original é "The Sittaford Mistery". Como são espertos esses editores!

Jefferson 18/01/2014minha estante
Hahaha verdade, francielle disse algo importante o titulo do livro esta na primeira pagina e é The sittaford mistery

Juninho 18/01/2014minha estante
Procurei sobre isso e em todos os lugares está "The Sittaford Mistery" como o título original em inglês.

Andressa 30/09/2015minha estante
O Fabio leu a edição americana que pode ser diferente da edição inglesa, por isso a troca do nome original nos livros(?)

Fran RW 20/05/2012

"O Mistério de Sittaford" - Agatha Christie
Numa gelada e típica tarde do inverno inglês, os moradores da vila Sittaford reunem-se para o chá na mansão que dá nome ao lugar, e que está alugada para as Sra. e Srta. Willet. Como forma de distração, Violet Willet propõe uma brincadeira, "levitação de mesa", na qual espíritos apareceriam para responder perguntas.

Durante a sessão, um espírito anuncia o assassinato do capitão Trevelyan, proprietário da mansão Sittaford e que ali não se acha presente. A confirmação da notícia abala a todos, que esperavam ter sido essa apenas uma brincadeira de mau gosto.

Quando seu noivo é preso acusado do crime, Emily Trefusis, incrédula, decide investigar o caso por conta própria. Ao chegar à vila, conta para isso com o auxílio do jornalista Charles Enderby, que almeja obter um "furo" jornalístico para seu jornal.

É uma história policial comum e sem grandes acontecimentos. E há muita coisa óbvia demais nela. Não adivinhei o assassino (só deduzi de imediato o segredinho da Viollet) mas creio que não seria tão difícil, tão má construída essa trama foi. Eu é que fui desatenta, tenho certeza.

(06/04/2011)

Jerome 16/09/2011minha estante
Discordo no ponto em que vc falou que a trama foi mal construída, até mesmo porque tudo soa coerente. O final pode soar um tanto previsível para alguns, mas a trama foi bem elaborada, e é assim que um verdadeiro romance policial deve ser, acredito eu.

Abs!

Fran RW 21/09/2011minha estante
Pode ser, cada um interpreta de uma forma, né?

;-)

Leticia.Santos 01/02/2024

O primeiro da Agatha Christie de 2024. Infelizmente, não é um dos melhores. O enredo foi muito parado e sem revelações. Boa parte do livro foi completamente desnecessário e sem relação com o mistério. Eu consegui perceber, pela primeira vez, quem era o assassino, mas não descobri o motivo. Na verdade achei o motivo bem fraco. A Emily foi uma uma ótimo detetive, mas o enredo não ajudou muito.
claramrtins 13/03/2024minha estante
oie! tem outras recomendações de livro dela? sem ser os famosinhos que todo mundo fala? tava procurando algum pra comprar mas to em dúvida de variosss

Leticia.Santos 13/03/2024minha estante
Oii! Os livro dela que mais me prenderam e me surpreenderam até agora foram : "E não sobrou nenhum", "O assassinato de Roger Ackroyd" , "Um corpo na biblioteca", "Os crimes ABC" e "Uma porção de Centeio".

Lu 20/06/2019

Girl power!
Uma das coisas que eu sempre gostei nas histórias da Agatha foram as suas personagens femininas. Ora sagazes, ora cruéis, ora brilhantes, elas sempre têm algo de interessante. E, embora suas histórias retratem uma época... seus personagens continuam sendo fascinantes. Mesmo tendo se passado vinte anos desde que minha avó me emprestou seu exemplar velhinho, editado pela Nova Fronteira, de "Morte na Mesopotâmia".

"O Mistério de Sittaford" não é, de longe, tão bom quanto a aventura estrelada por Poirot, mas é um bom livro. A responsável por isso é sua protagonista, a determinada Emily Treyfuss, cuja mente brilhante e pura teimosia servem para eclipsar praticamente todos os outros personagens. As únicas exceções seriam o coitado do Charles - feito de gato e sapato por Emily -, a tagarela Srª Curtis e o Inspetor Narracott.

A história é sensacional e acompanhar a investigação de Emily é bastante divertido. A única parte que eu achei que a autora pecou foi o romance: achei difícil comprar a briga da Emily, porque achei o tal namorado totalmente idiota. É claro que isso não me impediu de continuar a ler. Só não achei o argumento tão redondo.

Portanto, embora não seja brilhante, como "E não sobrou nenhum", é, sim, um bom livro.

Recomendado!
Danielle Gonçalves 09/10/2019minha estante
Confesso que o romance tambem nao me convenceu.
A historia do "Ah, o que ele faria sem mim?" como "motivacao " da Emily, tambem me soou meio estranha... Emily foi uma mulher tao objetiva e pratica, que confesso que esta motivacao quase maternal com o noivo, me soou um pouco esquisita rs. Jin e um homem feito (idiota, mas adulto rs), tem família, etc. Logo uma personagem tao independente quanto a Emily ter esta visao tao romantica de "eu posso coloca-lo nos trilhos" e "ele precisa mais de mim", destoa um pouco... Por isto concordo com voce, o romance nao tem um argumento muito redondo mesmo...

Lu 03/11/2019minha estante
Obrigada por comentar, Danielle! ^__^

Aline MSS 07/06/2024

Mistério, gente fofoqueira e sessão espírita.
[LIVRO 14] Leitura agradável e típica do q se espera de Agatha Christie. Não tem Poirot, nem Miss Marple e nem a dupla Tuppence/Tommy, mas a resolução é mto boa!

Tem um mistério, mta gente fofoqueira, uma pitada de espiritismo e se não fosse a misoginia seria um dos melhores livros da autora sem os seus personagens clássicos.

A história começa durante uma nevasca em um vilarejo de uma cidade da Inglaterra, que acaba prendendo alguns dos habitantes da região na mansão Sittaford.
Para passar o tempo, essas pessoas resolvem fazer uma brincadeira na época chamada de "jogo mesa-girante" e recebem uma mensagem inusitada do que seria um espírito. A mensagem dizia que o proprietário da mansão, o Capitão endinheirado (e pão duro) Joseph Trevelyan havia sido assassinado e isso causa uma reviravolta no cotidiano do vilarejo e na vida daquelas pessoas.

A resolução do caso é mto bem montada e a quantidade de personagens envolvidos na história não confunde o leitor. A autora foi bem engenhosa nesse livro, porque ao tempo em que descreve personagens misóginos e detestáveis, também traz personagens femininas interessantes e que conduzem a história para a boa resolução.

A personagem principal é a jovem Emily, noiva do acusado de cometer o homicídio, que não mede esforços para investigar o caso. Ela usa de seu poder feminino para reunir informações e tentar livrar seu noivo da prisão.
Emily tem que lidar com uma vizinhança extremamente fofoqueira, com investidas não solicitadas e com vários herdeiros do morto que teriam motivos suficientes para cometer o crime. É bem divertido!

Me senti assistindo um filme clássico do 007, msm não tendo a temática de espionagem. A ambientação é semelhante a dos filmes, a mocinha não é estúpida e quando se revela o que realmente aconteceu é (mãozinha)ABSOLUTE CINEMA(mãozinha).?

Li a edição da L&PM e não tenho do que reclamar. A tradução é muito boa e vale o investimento.
Danilo 07/06/2024minha estante
Interessante

Aline MSS 10/06/2024minha estante
É sim! ?

Joice (Jojo) 06/09/2009

Mulheres fortes de Sittaford
É difícil comentar um livro de suspense sem estragar o final, por isso vou escrever o mínimo necessário. Um dos aspectos desse livro - além da história excelente - é notar a força da protagonista. Agatha gosta de escrever sobre mulheres inteligentes e independentes. Como esta, uma muito similar pode ser encontrada em O Mistério dos Sete Relógios.
Lu 09/06/2019minha estante
A Emily me lembra muito a Eileen de "O segredo de Chimneys".

Coxinha 06/05/2024

Uma boa primeira impressão de Agatha Christie
Este foi o primeiro livro que li da mestre do crime, e posso dizer que foi muito prazerosa. A trama tem um bom desenvolvimento, com muitas pistas, que nos jogam em várias direções diferentes. O plot principal é bom, com o assassino sendo alguém inesperado, mais achei o plot secundários mais legal, pois foi muito inesperado. A protagonista Emily é sem dúvida a melhor personagem do livro, além de ser o principal fio condutor da investigação, fazendo isso de uma maneira impressionante. Já nessa primeira experiência minha com a autora, deu pra ver como ela é incrivelmente hábil em construir um mistério, e mesmo eu tendo lido com bastante atenção não esperava pelo final. Por mais, estou com muita vontade de ler mais histórias dela, pois esse trope de "quem matou" é um que eu gosto muito e como disse antes, a Agatha Christie sabe fazê-lo como ninguém.
juliacravo 14/05/2024minha estante
Lê ?E não sobrou nenhum?!! É o melhor dela!!

Lili Machado 26/04/2012

Seria uma brincadeira macabra?
Numa casa escondida no meio da neve de Dartmoor (a mansão Sittaford), seis pessoas sombrias se reunem a volta de uma pequena mesa, para uma sessão espírita.
A tensão cresce à medida que os espíritos soletram, através da mesa Ouija, uma mensagem aterrorizante: O Capitão Trevelyan está morto! Assassinado!
Essas sessões com mesa Oija eram muito populares no início do século XX. Essa seria uma brincadeira macabra?
O único modo de ter certeza era localizando o tal Capitão Trevelyan, dono da casa, alugada para a viúva Sra. Willett e sua filha Violet.
Infelizmente, a casa dele ficava longe e com a neve, as estradas estavam bloqueadas – alguém teria de caminhar a pé até lá.
As duas mulheres que tinham alugado a mansão Sittaford eram da África do Sul e insistiram em experimentar um típico inverno britânico – a ponto de convencer Trevelyan a se mudar para uma pequena casinha perto de Exhampton.
O major Burnaby, uma amigo de Trevelyan, apesar de não acreditar em espíritos, decide checar a informação e encontra o amigo assassinado.
A irmã de Trevelyan, dois sobrinhos e uma sobrinha – todos tem o motivo e a oportunidade de cometer o crime. Todos possuem um segredo.
Além deles, um prisioneiro escapou de uma prisão próxima e é acrescentado à lista de suspeitos, juntamente com as misteriosas Willetts.
No lugar de Poirot e de Miss Marple, temos o inspetor Narracott e a heroina Emily Trefuss, namorada de Jim Pearson, sobrinho do Capitão.
Detalhe: o título da edição norte-americana é Murder at Hazelmoor.
Um leitor de thrillers que se preze deve, de vez em quando, voltar aos livros da grande dama do crime – o problema é encontrar um título ainda não lido.

Rafaella 06/09/2010

Mais um livro de Agatha Christie que usa o sobrenatural, com maestria como usualmente o faz. Pessoas estão reunidas em uma sessão semelhante a nossa 'brincadeira do copo', como passatempo em meio a uma nevasca, quando um espírito anuncia um assassinato. Curioso é que o riquíssimo dono da mansão realmente foi assassinado, no horário do anúncio.

Um casal de detetives amadores, Emily Trefusi e Charles Enderby, procura pistas e chega a uma solução mais intrigante do que a própria identidade do autor do crime.

Bom livro, com personagens cativantes e história bem elaborada.

Cabeça 31/10/2012

O incrível acontece em 20 páginas
O livro é muito interessante, sim de fato, não só por ser desse gênero, e sim pela eficiencia da autora, Agatha Christie consegue manter, durante todo livro, o leitor sem nenhuma opinião fixa e concreta. Mas há pessoas que acham que isso é normal, eu não acho. O leitor durante livros desse gênero vai criando expectativas e opiniões sobre quem seria o criminoso, porém nesse, é impossível. Agatha vai mostranto seu talento, ela simplesmente deixa você apenas como um "leitor espectador", e só. Não o faz "participar das investigações". Você, a cada página que lê, percebe que TODOS TÊM MOTIVOS para o delito. Até que chegam as últimas 20 páginas e você é surpreendido com o final em que tudo é exclarecido. Bum! Agatha nos ensina que devemos mater os olhos abertos em tudo e em todos.

Kysse 22/02/2013

O mistério de Sittaford
uma leitura um pouco tediosa no início, mas que no final te revela o últimos dos suspeitos de cada leitor como sendo o assassino real.
não vamos falar aqui quem será, até porque vai perder a graça para quem possivelmente vai le-lo, mas no final das contas, fiquei com aquele velho gostinho de por que já acabou, podia ser um pouquinho mais comprido...
como sempre, mais um clássico de Agatha Christie