De olho em Zumbi dos Palmares:

De olho em Zumbi dos Palmares: Flávio dos Santos Gomes

Resenhas - De olho em Zumbi

naluzete 10/03/2024

É um livro muito interessante, ele tem bastante imagem e mapas, isso é um ponto bem positivo, já que dá pra visualizar mais ou menos onde se passou os acontecimentos históricos relatados no livro, além de citar diversas fontes de pesquisa e de relatos documentados na época da colonização.

Mas, apesar de tudo isso, eu demorei mais tempo que eu levaria pra terminar ele, já que toda vez que eu pegava pra ler eu sentia sono. Mas isso não faz dele um livro ruim, ele é bem interessante.

Laura 09/09/2023

O livro é muito bom! Ele tirou muitas dúvidas que eu ainda tinha sobre palmares e aprendi mais ainda sobre. Eu acho que é muito importante saber da história do nosso país e principalmente a das raízes africanas que carregamos. Zumbi dos Palmares foi uma das maiores figuras pretas da nossa nação.

Gabo 13/08/2023

O livro é uma ótima introdução aos estudos sobre a figura de Zumbi, do Quilombo de Palmares e da história afro-brasileira. O historiador Flávio dos Santos Gomes não pretendeu fazer uma biografia definitiva de Zumbi e de Palmares, mas apresentar ao leitor essa história bem como um panorama da produção dos cronistas coloniais, dos historiadores e dos agentes culturais ao longo do tempo que produziram sobre Zumbi. A lista bibliografia ao final do livro permite ao leitor o acesso à outros textos para aprofundamento pelos interessados no tema. Nesse sentido, o livro é um excelente ponto de partida para leigos e estudantes.

QUEIJO460 26/06/2023

De Olho em Zumbi dos Palmares,(Flávio dos Santos Gomes).
O livro procura sempre buscar a fonte da informação que muito já foi repassada. Algumas informações sobre Zumbi e os Palmares foram já muito deturbadas com o tempo, sendo assim, o autor faz um trabalho de pesquisa visando a procedência de tal informação.

O livro vai da história em si de Zumbi e os Palmares no Brasil, como também fala sobre os movimentos contemporâneos que tornaram Zumbi e outros líderes de quilombos
como símbolos de causas e grupos.
É admirável a perseverança do autor em não adotar lados políticos em seu livro. Coisa que eu muito admiro em um historiador.

O livro possui pinturas e mapas que apesar de estarem em preto e branco, muito acrescentam na experiência da leitura. O livro também possui uma linguagem de fácil entendimento.Todas as fontes e créditos das imagens estão presentes no final do livro.

Pablo 09/04/2023

Palmares
Personagem Marcante:
Palmares

Como é um livro mais didático, você não deve esperar um conto ou uma biografia de Zumbi, já que como mesmo consta no livro, tudo é muito turvo sobre sua imagem.
Porém para quem se interessa sobre o assunto e gosta de rever o período colonial, vale a pena.

Estefany 24/01/2023

Mitos caindo por terra
Eu estava a fim de ler um livro sobre o jovem Che Guevara só que o senhor que ajudava a bibliotecária da escola disse que esse seria melhor. Dei ouvidos e fiz o empréstimo do livro

Um mito que caiu por terra para mim foi o de que Zumbi tinha tido alguma participação na abolição. O homem simplesmente nasceu e morreu no século XVII, dois séculos antes da abolição! Não teve qualquer (!) militância da parte dele para o fim da escravidão. Porém, é claro que sendo negro ele provavelmente desejava isso.
Ademais, de longe o que mais me interessou foi o fato de que os negros do quilombo do Palmares professavam, à sua maneira, a fé católica. Eles misturavam sim com os costumes africanos, mas muitos estavam lá, adorando a Jeová. E o pessoal anda falando muito de voltar às raízes e tal... Está aí! Sejam cristãos.

Lucas.Amorim 09/01/2023

Uma visão superficial sobre Palmares
O livro aborda sobre zumbi e Palmares bem superficial, mas a leitura flui bem. Mostra um pouco dos motivos por trás da destruição do quilombo.

Didi 13/06/2022

Distopico
Muito interessante a descontrucao do negro cordial como se faz costumeiramente e já se fez com outras minirias.
Negros fortes, lutadores, moradores de comunas que tinham suas regras e devem deveriam respeitadas e valorizadas.

Yasmin632 18/02/2022

Perfeito
É um livro distópico muito bom, principalmente se vc vai fazer um trabalho ou algo assim, tem muita informação, e também faz você entender muito sobre a história do Brasil, sobre Palmares e quem ele foi, e também o que ele fez, isso é muito importante para nós. Leiam !!!!!