De olho em Zumbi dos Palmares:

De olho em Zumbi dos Palmares: Flávio dos Santos Gomes




PDF - De olho em Zumbi


Em 20 de novembro de 1695, após a destruição de quase todos os mocambos do quilombo dos Palmares, Zumbi, o líder negro que assombrava fazendeiros e autoridades nos primeiros tempos da ocupação colonial no Brasil, foi finalmente vencido e morto pelas tropas bandeirantes. O fim heroico e as histórias sobre seus feitos inspiraram, e ainda inspiram, diversos movimentos sociais, transformando Zumbi num símbolo das lutas contra a opressão.
Com base em estudos e na documentação da época, Flávio dos Santos Gomes, professor da UFRJ e pesquisador reconhecido por seus estudos sobre a escravidão, reconstitui neste livro a trajetória desse personagem histórico procurando não apenas responder quem ele foi de fato no passado colonial, mas buscando entender a apropriação, ao longo da história, de sua figura pela cultura popular, por ativistas sociais, intelectuais e artistas. Além disso, o autor analisa ainda a formação de Palmares e suas raízes africanas, bem como as diversas incursões feitas para destruí-lo. O livro conta ainda com rico material iconográfico, cronologia e sugestão de leitura e de atividades, assim como os outros volumes da coleção.





De olho em Zumbi dos Palmares:

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para De olho em Zumbi dos Palmares: (7)

ver mais
Mitos caindo por terra


Eu estava a fim de ler um livro sobre o jovem Che Guevara só que o senhor que ajudava a bibliotecária da escola disse que esse seria melhor. Dei ouvidos e fiz o empréstimo do livro Um mito que caiu por terra para mim foi o de que Zumbi tinha tido alguma participação na abolição. O homem simplesmente nasceu e morreu no século XVII, dois séculos antes da abolição! Não teve qualquer (!) militância da parte dele para o fim da escravidão. Porém, é claro que sendo negro ele provavelmente de...