Laços do Espírito

Laços do Espírito Richelle Mead

Resenhas - Laços do Espírito

Leh Paiva 25/10/2022

Tive que dar uma longa pausa pra mim mesma dessa série, mas finalmente consegui retomar.

Voltei a ficar envolvida com o livro e como sempre me irritei com algumas decisões da Rose. De novo tô me estressando por causa do Dimitri KKKKKK cara a Rose não segue em frente. Tem o pitel do Adrian mas ela não tá dando o devido valor affff
Agora esperar o último livro pra ver o que que vai dar, mas desde já, deixo aqui carimbado meu #teamadrian

neo 30/09/2014

Esse foi o livro que acabou com qualquer chance de eu continuar gostando (o mínimo possível) de Academia de Vampiros. Há tantas coisas erradas com ele que eu mal sei por onde começar, para vocês terem uma ideia. Laços do Espírito me fez revirar os olhos em praticamente toda página, e os culpados, infelizmente, não foram apenas os personagens.

A escrita dessa série veio piorando com cada livro, mas em Laços do Espírito eu comecei a me perguntar o que diabos tinha acontecido com a autora. Não me lembro de as coisas serem tão ruins assim no primeiro volume; quero dizer, é um YA e YAs geralmente possuem escritas mega simples, mas isso nunca me incomodou muito porque sei que é regra do gênero, então quando abro um livro como esse procuro me focar apenas na história e ignorar a escrita simples (que, como vocês provavelmente já sabem, não é minha preferida). Em Laços do Espírito, porém, a escrita não é simples; é ruim. Muito ruim.

Por que é ruim? Porque a quantidade de tell é estupidamente gigante e a de show surpreendentemente pequena. Rose passa o livro todo relatando pra gente o que está acontecendo e como ela está se sentindo, mas raras quase inexistentes são as vezes em que realmente nos é mostrado o que ela está sentindo. Como se conectar a um livro assim? Não rola, e olha que eu tentei pelo bem da minha sanidade.

E, é claro, os personagens foram de mal a pior. Rose mesmo perdeu todo o respeito que eu tinha por ela e Dimitri se tornou ainda mais chato. O romance então Tão melodramático que parecia roteiro de novela mexicana. O motivo que a autora encontrou para mantê-los separados dessa vez foi muito ridículo. Tive vontade de socar Dimitri por manter a Rose longe por um motivo tão estúpido e de chutar a Rose por insistir nele tanto e de um jeito tão pedinte.

E obviamente a Rose continua cometendo erros sem ser punida por isso. Em um momento do livro ela causa a morte de mais de dez pessoas e só pensa nisso por tipo, dois parágrafos. Tipo, você causou a morte de mais de dez pessoas, querida!!!!Acorda!!!

Tal episódio não é mencionado depois.

Ah, e perdoe-me, ela é punida sim. Pelo Eddie. Que fica sem falar com ela durante algumas páginas.

Incrível.

Movendo para a estrutura do livro, o ponto mais ohh da história acontece um pouco depois da metade e praticamente nenhuma expectativa é criada para esse acontecimento. Quando vi que tudo tinha se resolvido fiquei tipo, mas já?, porque, sinceramente, pelo fim do livro quatro eu estava esperando algo tão mais Grave, acho? Sabe, algo que fosse realmente ser difícil e empolgante, mas essa metade do livro passou tão rápido e apesar de acontecer muita coisa, nada pareceu ser difícil ou sei lá, não houve tensão nenhuma, nada que me fez ficar e agora?

O resto do livro foi enrolação e melodrama até o dito cujo terminar com um cliffhanger que seria perfeito se a obra tivesse sido boa. Não foi, então minha empolgação para começar o livro seis depois de terminar esse estava no inferno de tão baixa. Uma estrela para Laços do Espírito, e uma apenas porque não tem como dar nenhuma.

site: http://lynxvlaurent.blogspot.com.br/

rafasantanaa 28/09/2022

Agora sim ?
Que reviravolta!
Quando acho que tudo se encaminha para começar a trabalhar a história final, buuuuum, vem o bombardeio de acontecimentos. Bora pro último por que sinceramente. Esse roteiro final me prendeu miseravelmente. ?

Nati 15/11/2017

"I've given up on you...Love fades. Mine has."
Um livro melhor que o antecessor em vários aspectos, que me fez voltar a me interessar pela série. Sim, ainda tem algumas falhas e não é nem de longe o melhor da saga. Rose infelizmente continua sendo o maior ponto fraco da série - a obsessão (porque de jeito nenhum isso é amor mais) dela pela Dimitri está cada vez mais irritante, a ponto de ela arriscar a vida dos amigos e da melhor amiga, além de fazer um monte de burrada, para tê-lo de volta, e tudo isso para no final ele praticamente esnobá-la. Felizmente, isso não dominou de todo esse livro, o que o tornou mais tolerável e menos ruim que o quarto volume, pra mim o pior da série. Odeio como ela usa o Adrian - o dinheiro, os poderes dele e o fato de que ele a ama o suficiente para fazer qualquer coisa por ela e seguir qualquer loucura que ela faça. Eles seriam um casalzão da p**, mas ela só faz partir o coração do coitado. Já o Dimitri é o outro lado fraco da trama - desde o livro passado que comecei a detestá-lo, porque como vilão ele é fraco e pouco convincente, mas mesmo depois que ele 'volta', ele só fica mais irritante, e moralista, e CHATO.

O que salva essa série ainda é o Adrian, um dos personagens mais interessantes e complexos da saga, a Lisa, que se mostra cada vez mais poderosa e badass, com um lado mais manipulador que eu não sabia que ela tinha e que é bem legal de acompanhar, o Christian porque ele é sarcástico e eu gosto da trama que ele e a Tasha trazem de quererem que os Moroi aprendam a lutar e usar seus poderes para combater os Strigois ao lado dos guardiões. O Abe também é outro personagem bem legal e que traz momentos ótimos. Aliás, a autora traz nesse livro algo que gostei muito e que não era tão evidente nos primeiros 4 livros da série, que ainda se passavam na escola, que é uma expansão do mundo Moroi, com suas políticas, intrigas, estilo de vida e tudo o que a vida na corte proporciona.

Houveram algumas reviravoltas bem legais e o final me deixou curiosa para finalmente concluir essa saga. Espero que o livro final me surpreenda positivamente e corrija os principais erros que essa segunda metade da série vem apresentando.

Rafael 16/09/2018

"Eu desisti de você, o amor acaba. O meu acabou."
Nota: 4.5/5 estrelas.

Apesar de não ser um livro ruim, certa parte de Promessa de Sangue foi quase enrolação, o que o fez se tornar o livro que menos gostei até agora. Porém, seu final foi muito interessante; por isso, queria ler Laços do Espírito o mais rápido possível.

E diferente do anterior, Richelle não optou por enrolações - exceto por uma no início, enquanto Rose procurava informações, mas comparada à de antes não fez nem cócegas. Tinha total certeza que ela adiaria o destino de Dimitri para o sexto livro, mas foi tudo resolvido nesse volume, mostrando que ela tem cartas na manga para o último da série. Mesmo assim, Dimitri foi o personagem que mais me irritou nesse volume. Apesar de entender seus motivos para querer distância de Rose, não deixa de ser uma desculpa chata.

Rose continua ótima como sempre e continua sendo fácil torcer por ela, assim como Adrian, que diverte em todos os momentos. Infelizmente, o romance dos dois não empolga pelo desfecho previsível, por isso as cenas românticas envolvendo os dois tornam-se chatas - além da insistência de Rose em ficar com ele mesmo sabendo seus reais sentimentos. A maior surpresa do livro foi Lissa, que perdeu um pouco de sua passividade e se impôs quando preciso a favor dos Moroi. Sua reaproximação com Christian também foi positiva, pois torço muito pelos dois.

A história também passou bem rápido, com várias reviravoltas, principalmente o assassinato nas páginas finais. Diferente de Aura Negra que deduzi que certo personagem poderia morrer durante o livro, aqui nem passou pela minha cabeça que isso aconteceria. Os ganchos deixados para O Último Sacrifício também foram ótimos, mostrando o como Richelle domina a história, pois mesmo não havendo sido mencionado em nenhum outro momento na série, foi crível e crucial.

No geral, Laços de Espírito foi muito bom, superando Promessa de Sangue. Não vejo a hora de começar o próximo e ver como a história será finalizada, ao mesmo tempo que já estou começando a sentir falta dos personagens. Quem curtiu os anteriores, irá adorá-lo.

site: http://crushforbooks.blogspot.com.br/
Mayhara 17/09/2018minha estante
Poxa, eu amei Promessa de Sangue. Principalmente quando Dimitri entrou em cena, acho que gostei mais dele Strigoi!! Kkkkkkkk
Mas, Laços do Espírito realmente me destruiu, muito!! Principalmente, por causa dessa frase aí que você postou. Li as páginas finais com o coração ardendo de dor, senti toda a frustração da Rose.

Rafael 24/09/2018minha estante
Eu amei as partes do Dimitri como Strigoi!! O que achei chato foi o início, da Rose com a família dele ahahaha

Ferreira85 07/05/2022

Laços do Espírito.. ?
Como sempre, essa autora não decepciona! todos os detalhes muito bem escritos, e nesse livro tem tanta coisa nova na vida das meninas, elas estão em um lugar diferente, longe da academia e mais adultas..
ai cara, o Dimitri? que cenas ? tudo foi tão intenso e dava sempre uma vontades de surtar.
Eu sempre amei a bússola moral do Dimitri, por mais que ela me irritasse, e agora, mesmo com tudo que ele sente, ele ainda afasta a Rose dele pra proteger ela. ???
eu sou apaixonada por esses livros!!!!!!
ansiosa pro último e ao mesmo tempo com dó de terminar essa história tão massa! ???

Mila Morelli 10/10/2019

É engraçado quando relemos uma série que sabemos pontos chaves e sua finalização, mas não lembramos detalhes. E reler Academia de Vampiros me tem feito recordar pequenas coisas importantes. Como o fato de que Rose ainda quer muito tentar ser guardiã de Lissa quando se formar, ao mesmo tempo em que tenta se manter com Adrian enquanto quer achar um jeito de ajudar seu ex amor.

Preciso deixar claro que demorei mais do que pretendia para ler esse livro. Então, enquanto escrevo, começo a recordar tanta coisa que aconteceu no começo, meio e fim que fico impactada com a forma como a história foi guiada.
Sem dúvida é um livro que te deixa totalmente sem fôlego o tempo todo.
A demora em ler foi totalmente culpa minha e não por causa do ritmo que, sem dúvida, é um dos melhores até agora.

"Sonhos, sonhos. Caminho por eles, vivo neles. Me iludo com eles. É de admirar que eu ainda enxergue a realidade."

O bom desse livro é que temos a essência de Rose em sua melhor forma. A garota sabe que precisa seguir regras para ter o futuro que almejou desde o começo, protegendo sua amiga, mas ao mesmo tempo ela não consegue deixar detalhes importantes de lado e fará o possível (e o que for mais errado) para conseguir o que quer.
O único ponto do livro que me fez ver o quanto Rose é muito centrada em si mesma (mesmo que esteja agindo para ajudar outros) é quando notamos que ela claramente mantém Adrian por perto por comodidade, até conseguir seguir o caminho que traçou, deixando o futuro indeciso porque, para ela, é melhor pensar depois mesmo que saiba que o garoto nutre sentimentos fortes por ela. O que, em parte, deixou o personagem um tanto apagado apesar de sempre estar por lá.
E Rose soube me irritar quando algo acontecia e ela claramente precisava ficar de lado, mas simplesmente não queria ou não se esforçava em entender. Aquelas penas imperfeições que gosto em personagens, mas nem sempre são fáceis de engolir.

Deixando a personalidade dela de lado, todos os personagens tiveram uma parte muito importante nesse enredo. Seja de maneira positiva ou não. Christian e Lissa continuam com seus problemas, o que a faz ter que continuar mostrando outra parte de sua personalidade. O engraçado é que mesmo que todos estejam balançados e separados, ainda sabem trabalhar juntos para conseguirem alcançar seus objetivos.
Objetivos que geram confusões absurdas e problemas bem maiores.

É difícil falar e não dar spoiler, porque creio que se leram até agora, vão querer se surpreender. Mas as reviravoltas que o livro trás da metade para o fim são ótimas. Enquanto você acha que a autora irá focar em um problema, ela já vai introduzindo outro bem debaixo do nosso nariz, que nos deixa tão confusos quanto todos os personagens.
Ah! E Lissa finalmente começa a ter o merecido espaço e se mostra mais forte, algo que sabíamos que aconteceria em algum momento. E que momento para acontecer, minha gente!
E é por essas coisas que me lembro sempre ter gostado da escrita da Richelle.

"Eu não consigo suportar isso. Não suporto saber que sua vida está em risco. E está, Rose. Você só estará a salvo quando ele se for. Quero você a salvo. Preciso que você esteja a salvo. Não posso... Não vou aguentar se alguma coisa acontecer com você."

Esse volume mostrou porque a série valia muito à pena, deixando no ar vários momentos que irão continuar de maneira intensa no próximo volume. Nesse final, ela conseguiu juntar toda a política da Corte com decisões que deixaram muitos divididos até o ponto final que me deixou de boca aberta!!

Enquanto o quarto livro pode ter sido um pouco mais difícil, esse compensa toda a repetição do anterior e me faz lembrar por que sempre recomendava a série para quem gosta do gênero.

Resenha no blog Sob Encomenda

site: http://sobencomendaa.blogspot.com/2019/02/lacos-do-espirito-academia-de-vampiros-5.html

Man 14/12/2019

Confesso que o começo do livro foi parado (achei que teria mais emoção entre Rose e Dimitri), mas da metade em diante a livro melhorou e a autora ajuda muito com sua escrita, tornando tudo fácil e prazeroso.
Continuo amando o casal protagonista, mas triste por Adrian sofrer... gosto dele também e o quero ver feliz.
Bom... agora é partir para o último livro e ver tudo ser concluído.

Janete Hevea 23/02/2020

Amooo
Já li muitas vezes e não me canso!! Rose volta e consegue se formar, vão para corte e ela pesquisa um jeito de trazer de volta a vida um strigoi, dessa vez com a ajuda de Lisa, Ed e Adrian.

Dudaaa 06/04/2020

Legal
Bem empolgante.

Bia 18/05/2020

Rose Hathaway descobriu algo muito importante em sua viagem a Rússia na busca pelo Dimitri, agora um Strigoi. Uma possível cura para um Strigoi. Mas seria isso realmente possível?
Agora que descobriu que sua missão na Russia de matar Dimitri fracassou e que ele está agora atrás dela, Rose corre atrás do suposto mito que é a cura. E só existe uma pessoa que pode levá-la até a cura: Victor Dashkov. Ao que tudo indica, ele tem um irmão que tem o mesmo poder de Lissa, o Espírito. E somente um usuário de Espírito pode trazer a cura a um Strigoi. E somente um Moroi já realizou a cura: Robert Doru, suposto irmão de Victor.
Com a ajuda de Lissa, Rose invadirá uma prisão extremamente vigiada e infiltrável, para tirar Victor e fazê-lo levá-las até Robert. Além disso, precisaram enfrentar a vida fora de São Vladimir agora que se formaram. E as coisas, como elas perceberão, não será fácil como no colégio.

Assim como todos os outros livros anteriores, esse não me decepcionou e mais uma vez fiquei muito feliz com essa leitura. Academia de Vampiros tem me surpreendido bastante a cada livro. Não é uma série que amo, porém é uma série que venho gostando bastante. Não é infantil e também não é muito séria, é equilibrada dos dois lados.

Rose é a mesma atrevida de sempre, porém nesse livro parece que as impertinências dela, a rebeldia, a sua personalidade forte, estão bem mais fortes, e com razão. O governo Moroi está mudando, e as coisas não estão exatamente justa para o povo, principalmente para os Dampiros e por conta disso Rose mostra que tem voz. Uma coisa que admiro.

Lissa felizmente tem mais participação nesse livro. Ao estar ajudando Rose, ela está na maior parte do tempo presente. Eu já confessei que não gosto muito dessa personagem, pois para mim ela pensa muito em si mesma, as coisas sempre acontecem em volta dela, e quando o rumo/o foco muda para outra pessoa ela bate o pé reclamando/chorando que se sente abandonada, etc. É muito chato isso e ficou bastante óbvio essa postura dela no terceiro livro, que foi quando Rose começou a perceber como os Dampiros são tratados e visto DE VERDADE. Porém nesse quinto livro Lissa parece ter mudado bastante, depois de perceber as coisas (finalmente) e parar de pensar em si mesma no quarto livro, ela passa a ajudar Rose em algo bem importante, arriscando sua vida e sua posição na realeza para ajudar uma amiga.

Gostei de ter a participação de Eddie, ele foi um personagem que não foi muito trabalhado na série, porém o pouco de participação que teve conquistou meu coração, principalmente no segundo livro.

Dimitri é um Strigoi. Ainda vivo (mais ou menos kk) e agora louco para caçar Rose. Seu humor sombrio e sanguinário continua o mesmo do que encontramos no quarto livro. Porém no decorrer desse quinto volume as coisas vai mudar e é bem frustrante vê como ele se sente, como ele pensa sobre as coisas em um determinado pondo do livro. Mas é compreensível, só torço para que esse drama não dure muito.

Adrian... Ah, o Adrian. Não sei o que pensar de Adrian. Eu gosto muito desse personagem mesmo ele tendo seus altos e baixos. Ele é do tipo divertido, porém instável (claro que por conta do Espírito), e às vezes acho que ele não age muito. Às vezes ele tem o nariz empinado demais, parece que ele não pensa direito, não liga pra nada… Mas aí então de repente ele liga para algumas coisas… Ele é confuso. Mas gosto muito desse personagem. Fico muito triste de ele e Rose não se encaixarem, pois os dois são legais juntos, mas esse relacionamento que os dois estão construindo é muito desnecessário, pois está óbvio que eles são muito diferentes e que esse relacionamento não vai dar certo, está óbvio os sentimentos da Rose pelo Dimitri, e a própria Rose sabe disso. Acho que esse relacionamento de Adrian com a Rose foi muito desnecessário, como se fosse mais para encher linguiça. A autora quis fazer um triângulo amoroso, só que não rolou… E por mais que Rose até goste um pouco do Adrian, ainda assim é gritante/gritante o quão óbvio que é o quão mais ela gosta do Dimitri.
Às vezes a imagem que me vem à mente de Adrian é que no fundo ele é como um daqueles homens que ficam sentados o dia todo no sofá em frente à tv sem fazer absolutamente nada enquanto a mulher trabalha. Sempre me vem essa imagem e esse sentimento na minha mente em muitos momentos em que Adrian aparece, pois ele parece se portar exatamente dessa forma. Ele não tem uma ação no livro, ele não se impõe, ele não mostra a voz quando precisa mostrar. O que leve a mais uma coisa que me incomoda nele, que é o fato de ele ser neutro em situações em que ele deveria dar voz ou pelo menos mostrar alguma ação, mesmo pequena. Por exemplo: tem uma lei nova que agora os dampiros só irão se formar aos dezesseis anos, ou seja, dois anos mais novos que a lei original (18 anos). O Adrian sabe que está errado isso, sabe que é um absurdo, ele vê todos os amigos protestando (Lissa, Christian e Rose), tem a chance de falar alguma coisa (já que ele é super próximo da rainha), de mostrar que é contra, e por ser quem é na sociedade Moroi sua voz tem de certa forma um peso/uma diferença, porém ele não solta um A. É assim em muitas situações do livro (na verdade de todos os livros que ele já apareceu), ele fica neutro. Isso me irrita e pelo fado dele ser um personagem legal e interessante eu nunca sei o que pensar exatamente: se gosto ou não dele. Pesar de saber que no fundo eu gosto sim dele.
Outra coisa que me incomoda é o fato dele só pensar em festas. É um saco. E já perdi as contas de quantas vezes ele falou em festa nesse livro. Até nas situações mais sérias ele só pensava em se divertir um pouco.
Eu soube do spin-off, eu só não sabia até então que seria focado nele e na Sydney (que é outra personagem que fez uma breve participação no quarto livro e uma pequena aparição nesse quinto). Por gostar muito de ambos os personagens, eu estou muito curiosa para esse spin-off e quero comprar essa série logo.

Christian. Christian já não tem mais tanta participação nos livros desde o terceiro volume, ele parece mais um fantasma pairando nessa série. Mas isso porque ele já não está mais com Lissa então não temos ele o temo todo perto dela ou mesmo de Rose.

Estou bem ansiosa para o sexto livro, pois o final desse quinto me deixou de boca aberta, foi uma confusão (no sentido bom) que me deixou extremamente ansiosa para o sexto. Com certeza irei pega-lo para ler antes de o ano acabar, já que está nas minhas metas terminar essa série esse ano.

site: http://biiabrito.blogspot.com/