Laços do Espírito

Dudaaa 06/04/2020

Legal
Bem empolgante.

Bia 18/05/2020

Rose Hathaway descobriu algo muito importante em sua viagem a Rússia na busca pelo Dimitri, agora um Strigoi. Uma possível cura para um Strigoi. Mas seria isso realmente possível?
Agora que descobriu que sua missão na Russia de matar Dimitri fracassou e que ele está agora atrás dela, Rose corre atrás do suposto mito que é a cura. E só existe uma pessoa que pode levá-la até a cura: Victor Dashkov. Ao que tudo indica, ele tem um irmão que tem o mesmo poder de Lissa, o Espírito. E somente um usuário de Espírito pode trazer a cura a um Strigoi. E somente um Moroi já realizou a cura: Robert Doru, suposto irmão de Victor.
Com a ajuda de Lissa, Rose invadirá uma prisão extremamente vigiada e infiltrável, para tirar Victor e fazê-lo levá-las até Robert. Além disso, precisaram enfrentar a vida fora de São Vladimir agora que se formaram. E as coisas, como elas perceberão, não será fácil como no colégio.

Assim como todos os outros livros anteriores, esse não me decepcionou e mais uma vez fiquei muito feliz com essa leitura. Academia de Vampiros tem me surpreendido bastante a cada livro. Não é uma série que amo, porém é uma série que venho gostando bastante. Não é infantil e também não é muito séria, é equilibrada dos dois lados.

Rose é a mesma atrevida de sempre, porém nesse livro parece que as impertinências dela, a rebeldia, a sua personalidade forte, estão bem mais fortes, e com razão. O governo Moroi está mudando, e as coisas não estão exatamente justa para o povo, principalmente para os Dampiros e por conta disso Rose mostra que tem voz. Uma coisa que admiro.

Lissa felizmente tem mais participação nesse livro. Ao estar ajudando Rose, ela está na maior parte do tempo presente. Eu já confessei que não gosto muito dessa personagem, pois para mim ela pensa muito em si mesma, as coisas sempre acontecem em volta dela, e quando o rumo/o foco muda para outra pessoa ela bate o pé reclamando/chorando que se sente abandonada, etc. É muito chato isso e ficou bastante óbvio essa postura dela no terceiro livro, que foi quando Rose começou a perceber como os Dampiros são tratados e visto DE VERDADE. Porém nesse quinto livro Lissa parece ter mudado bastante, depois de perceber as coisas (finalmente) e parar de pensar em si mesma no quarto livro, ela passa a ajudar Rose em algo bem importante, arriscando sua vida e sua posição na realeza para ajudar uma amiga.

Gostei de ter a participação de Eddie, ele foi um personagem que não foi muito trabalhado na série, porém o pouco de participação que teve conquistou meu coração, principalmente no segundo livro.

Dimitri é um Strigoi. Ainda vivo (mais ou menos kk) e agora louco para caçar Rose. Seu humor sombrio e sanguinário continua o mesmo do que encontramos no quarto livro. Porém no decorrer desse quinto volume as coisas vai mudar e é bem frustrante vê como ele se sente, como ele pensa sobre as coisas em um determinado pondo do livro. Mas é compreensível, só torço para que esse drama não dure muito.

Adrian... Ah, o Adrian. Não sei o que pensar de Adrian. Eu gosto muito desse personagem mesmo ele tendo seus altos e baixos. Ele é do tipo divertido, porém instável (claro que por conta do Espírito), e às vezes acho que ele não age muito. Às vezes ele tem o nariz empinado demais, parece que ele não pensa direito, não liga pra nada… Mas aí então de repente ele liga para algumas coisas… Ele é confuso. Mas gosto muito desse personagem. Fico muito triste de ele e Rose não se encaixarem, pois os dois são legais juntos, mas esse relacionamento que os dois estão construindo é muito desnecessário, pois está óbvio que eles são muito diferentes e que esse relacionamento não vai dar certo, está óbvio os sentimentos da Rose pelo Dimitri, e a própria Rose sabe disso. Acho que esse relacionamento de Adrian com a Rose foi muito desnecessário, como se fosse mais para encher linguiça. A autora quis fazer um triângulo amoroso, só que não rolou… E por mais que Rose até goste um pouco do Adrian, ainda assim é gritante/gritante o quão óbvio que é o quão mais ela gosta do Dimitri.
Às vezes a imagem que me vem à mente de Adrian é que no fundo ele é como um daqueles homens que ficam sentados o dia todo no sofá em frente à tv sem fazer absolutamente nada enquanto a mulher trabalha. Sempre me vem essa imagem e esse sentimento na minha mente em muitos momentos em que Adrian aparece, pois ele parece se portar exatamente dessa forma. Ele não tem uma ação no livro, ele não se impõe, ele não mostra a voz quando precisa mostrar. O que leve a mais uma coisa que me incomoda nele, que é o fato de ele ser neutro em situações em que ele deveria dar voz ou pelo menos mostrar alguma ação, mesmo pequena. Por exemplo: tem uma lei nova que agora os dampiros só irão se formar aos dezesseis anos, ou seja, dois anos mais novos que a lei original (18 anos). O Adrian sabe que está errado isso, sabe que é um absurdo, ele vê todos os amigos protestando (Lissa, Christian e Rose), tem a chance de falar alguma coisa (já que ele é super próximo da rainha), de mostrar que é contra, e por ser quem é na sociedade Moroi sua voz tem de certa forma um peso/uma diferença, porém ele não solta um A. É assim em muitas situações do livro (na verdade de todos os livros que ele já apareceu), ele fica neutro. Isso me irrita e pelo fado dele ser um personagem legal e interessante eu nunca sei o que pensar exatamente: se gosto ou não dele. Pesar de saber que no fundo eu gosto sim dele.
Outra coisa que me incomoda é o fato dele só pensar em festas. É um saco. E já perdi as contas de quantas vezes ele falou em festa nesse livro. Até nas situações mais sérias ele só pensava em se divertir um pouco.
Eu soube do spin-off, eu só não sabia até então que seria focado nele e na Sydney (que é outra personagem que fez uma breve participação no quarto livro e uma pequena aparição nesse quinto). Por gostar muito de ambos os personagens, eu estou muito curiosa para esse spin-off e quero comprar essa série logo.

Christian. Christian já não tem mais tanta participação nos livros desde o terceiro volume, ele parece mais um fantasma pairando nessa série. Mas isso porque ele já não está mais com Lissa então não temos ele o temo todo perto dela ou mesmo de Rose.

Estou bem ansiosa para o sexto livro, pois o final desse quinto me deixou de boca aberta, foi uma confusão (no sentido bom) que me deixou extremamente ansiosa para o sexto. Com certeza irei pega-lo para ler antes de o ano acabar, já que está nas minhas metas terminar essa série esse ano.

site: http://biiabrito.blogspot.com/

Fred 25/10/2022

Rose tá ficando insuportável
A história desse livro é boa. Mas esse negócio da Rose achar q tudo é sobre ela e a autora forçando a barra pra q ela seja a melhor de tudo tá bem chato, fazendo a experiência com o livro não ser tão boa assim.
A cada 5 páginas a Rose tem que falar q ela é a melhor guardiã e que não sei o que que já invadiu prisões e não sei o que.
Em fim esse livro tinha tudo pra ser bom porém não foi

Monica 02/07/2020

Não dava nada por essa serie. Leitura diferente do que costumo ler, mas me prendeu desde o primeiro livro, a historia flui de uma maneira que não da vontade parar ate chegar ao fim.

Suyane Oliveira 14/03/2021

"O laranja de um sol se pondo deu a todas as árvores e folhas um tom dourado, e quente".

Quinto livro da série, perfeito. De tirar o fôlego. Coração à mil para conhecer o final da encantadora e viciante aventura de Rose Hathaway. Melhor série de livros da vida! 14.03.21 - às 01h30.

Tinah Da Silva 05/04/2021

Tá chegando ao fim
O penúltimo livro da série está tão cheio de ação que é uma aventura atrás da outra. Rose e companhia só se meterem em encrencas o livro todo até no final, Rose acabe envolvida em uma trama que pode acaba com ela pressa, mesmo sendo inocente, pelo uma vez ela é inocente kkkk

Fernanda.Gabrielle 06/05/2021

Personagens contraditórios e excesso de explicações
Não vou ser redundante, então vamos direto ao ponto.

A impressão que me passou é que autora se perdeu no meio do caminho e acabou alongando a série mais que o necessário(qual o motivo? Só kamisama sabe..)

Houve certas atitudes e contradições dos personagens que acabaram me decepcionando muito, e me fez perder bastante a "fé" que eu estava botando na história.
A autora tem boas ideias, mas infelizmente ela não consegue executá-las muito bem e devido à isso minha nota foi tão diferente das anteriores

Jucy 25/05/2021

Algumas coisas ainda me irritam, mas...
O final me surpreendeu. A maior parte é completamente previsível, tanto que no final você sabe que algo grande vai acontecer, mas não esperava o que aconteceu e isso salvou o livro.
Espero que a escritora perceba, pelo menos no último livro, que não precisa explicar coisas óbvias, porque isso deixa a leitura cansativa.

Laura 08/06/2021

Laços de Espírito
Esse livro foi uma verdadeira montanha russa de sentimentos e emoções, muitas boas e algumas poucas ruins.

Eu acho que eu nunca conseguiria dar menos de 4 estrelas pra essa série, porque, a escrita da Richelle é muito boa e fluída, e mesmo que aconteça umas coisas sem sentido, ela ainda vai te convencer que ta tudo bem, que é normal. Minha maior crítica pro livro é que acontecem duas coisas IMENSAS na história, que eu achei que só iriam se desenrolar no último livro, mas não, não só se resolveram já nesse, como em pouco mais da metade do livro. Meu maior "problema" com a série no geral é o tempo, que eu já relevei bastante, mas nesse livro as coisas aconteceram num período de tempo muito curto, tanto quanto o livro anterior. Mas claro que no final ela jogou outra bomba e voltou a ficar interessante de novo, dando uma brecha para o último livro.

Estou triste, ansiosa e hesitante com o final da série, mas muito animada também.

rafasantanaa 28/09/2022

Agora sim ?
Que reviravolta!
Quando acho que tudo se encaminha para começar a trabalhar a história final, buuuuum, vem o bombardeio de acontecimentos. Bora pro último por que sinceramente. Esse roteiro final me prendeu miseravelmente. ?

Thaay Marques 09/08/2021

Mais reviravoltas
Se você ficou surpresx com o livro 4, imagine com o 5! Cara, passamos raiva com a Rose em alguns momentos, mas se isso não acontecer, não é a Rose. Haha Temos uma grande mudança nas coisas, mortes, a Corte metendo o louco, os prós e contras do romance, enfim, se você tem coração forte, então recomendo esse livro! E vamos rumo ao livro 6 que promete!!!!!

Lala 12/08/2021

Frenético!
O livro segue um ritmo acelerado, você não para pra pensar no que aconteceu porque já vem outra voadora na cara. Tudo que aconteceu nesse livro foi merecido, o caminho tá sendo feito pro final, admito que chorei em algumas partes, não tem como se emocionar com os acontecimentos. Ansiosa pra saber como essa série será finalizada.
Barbarina 12/08/2021minha estante
Quanto terminar essa série, leia Bloodlines, que é outra série com a continuação de alguns personagens dessa. Maravilhosos

bruniverso 26/08/2021

grata surpresa!
comecei esse livro sem muitas expectativas e sinceramente meio saturada da série e da protagonista kkkk tanto que enrolei muito nos primeiros 30%. mas ao passar disso, foi bomba atrás de bomba e me vi renovada a concluir essa série! mas de fato o que irrita MUITO nesses livros é a normalização que a Richelle faz ao permitir e até romantizar que a Rose brinque com os sentimentos do Adrian ?

Ton 07/09/2021

Eles executam os traidores
Mais um livro da Richelle que torna-se favorito por conta dos últimos 20%. Nesse volume temos muita ação, cenas de lutas entre Dimitri e Rose, além da perseguição por parte do até então recém Strigoi e jogos de sentimentos. Vemos também o desenrolar do romance de Adrian Ivashkov e a nossa Dampirinha preferida, além de termos o retorno do temido Victor Dashkov. Ademais, há o tão esperado acontecimento que causa uma sensação de "tudo vai dar certo" nos leitores, mas não é bem assim que acontece. Como tudo na Corte Real, nem tudo é o que parece. A monarca, Rainha Tatiana Ivashkova é afastada por forças maiores e esse traz um gancho perfeito para o próximo, e último, volume. Nessa parte da história, vimos um Adrian muito mais maduro, responsável e sentimental do que a forma como havia sido retratado nos livros anteriores. Encaminhando para o último, espero que as coisas se encaixem da forma como eu gostaria e só sei começar a sentir saudades desse universo, desses cenários e desses personagens e romances maravilhosos.