Noite sem Fim

Noite sem Fim Roberto Campos Pellanda

Resenhas - Noite sem Fim

Alexandre Bandeira @bandeirabooks 30/06/2023

Surpreendente!
Primeiramente, a leitura me surpreendeu bastante não só pela narrativa interessante e eficiente, mas pelo conjunto de fatores que o autor conseguiu colocar na trama.

Uma Fantasia distópica onde a mescla do suspense e mistério combinou muito bem com o clima desafiador entre o Bem (a Verdade) e o Mal (a Ignorância), mas sempre percebendo a presença de um propósito maior na história.

Há muitas influencias de obras como His Dark Materials, Fahrenheit 451 e 1984, mas nada disso impede do livro possuir bons arquétipos narrativos e toques quase sobrenaturais nas descrições de tempo e espaço.

Enfim, o livro Noite Sem Fim - O Além-Mar é uma grata surpresa que empolga pela trama envolvente e pela perspicácia do autor conseguir manter a ação e o mistério na medida certa.

site: http://bandeirabooks.blogspot.com/2023/06/noite-sem-fim-o-alem-mar-livro-1.html

juliaememo 08/12/2022

Noite sem Fim - um lugar onde sempre é noite
Esse é um livro bem diferente, mas que vai te cativar do começo ao fim.

A gente tem vários mistérios no ar, várias coisas que só vão ser explicadas mais tarde ou no próximo livro da série. Alguns deles começam a ser contados para a gente aos pouquinhos, o que me deixou com ainda mais vontade de entender tudo aquilo! Foi um ótimo jeito de me fisgar e de me deixar curiosa.

Mesmo sendo um livro infantojuvenil, eu acho que essa história pode cativar leitores de todas as idades.

O título desse livro, Noite sem Fim, já mostra uma das características do lugar onde a história acontece. Nessa vila, sempre é noite. Isso é comum para quem nasceu e viveu lá, mas para nós leitores não é fácil de imaginar.

Essa foi uma ótima leitura. Mal posso esperar para ler o próximo volume!

Classificação indicativa: +12

site: https://youtu.be/ocP4wL-A8Ck

Junior.Dias 29/11/2022

Uma história maravilhosa.
Sabe aqueles livros que vc não sabe como vc adicionou à sua estante e aí se surpreende?
Este é um desses livros.
Sobre a história, o livro conta a história de Martin Durão que mora numa vila à beira-mar.
Pela lei do local uma embarcação deve seguir rumo ao Além-Mar composto de uma tripulação previamente escolhida por aqueles que comandam a vila. Nenhuma embarcação volta desta expedição. E o pai de Martin foi em uma.
Ele é um adolescente que tem dois grandes amigos.
Em sua busca por entender o que acontece a história se desenrola.

Pedro P. R. 20/10/2022

uma leitura leve e gostosa para os amantes da literatura
Bem, vamos começar pelo título do livro que é já nos deixa uma dica sobre o que esperar no volume 1 de O Além-Mar.

Em Noite Sem Fim somos apresentados a uma vila isolada do resto do mundo, uma vila onde sempre é noite, onde lampiões iluminam as ruas com sua luz dourada e as pessoas não conhecem o dia.

Nesse local somos apresentados ao jovem Martin Durão. Uma criança que perdeu a mão quando era um bebê, e o pai seis meses antes da história começar. Ele vive com o tio e o primo e desde as primeiras paginas já vemos que eles não se dão bem.

Dai para frente, vamos conhecendo a Vila, seus moradores e suas leis pelos olhos de Martin. Conhecemos seus amigos, os temidos Capacetes Escuros e os misteriosos Anciões que regem leis tirânicas.

E em meio a tudo isso, existe a ameaça de assustadores monstros que vivem no Além-Mar. Monstros que podem surgir a qualquer momento para destruir a pacata e já difícil vida dos moradores da Vila.

Esse é um livro voltado para o público mais jovem, mas que mesmo aqueles mais velhos podem ler e gostar. Aqui, focamos mais na mensagem que o livro quer passar. Na importância da literatura não só para o indivíduo, como para toda a sociedade.

ThiHenrique 19/10/2022

Uma grata surpresa
A sinopse é interessante mas o livro é ainda mais.
Fui ler pensando que seria um pequeno livro de mistério apenas com algo inexplicado mas se tornou uma mini distopia com uma batalha contra um governo autoritário e corrupto.

O ponto mais positivo do livro foi que ele não enrola, poderia facilmente pegar apenas os dois últimos capítulos e extender por um novo livro inteiro mas não se prende nesse artifício, e apesar de deixar a saga como um todo ainda a ser completa ele fecha muito bem esse arco o que permite a um leitor que escolha se quer continuar com a série sem a sensação de ter sido manipulado por um gancho forçado.

Vale a leitura

Alexandre | @estantedoale 07/10/2022

LITERATURA VS. TOTALITARISMO: AS BATALHAS NUMA NOITE SEM FIM
“Quem seria ele, se não tivesse lido todos os livros que havia lido ao longo da vida?”

Essa é uma das frases de Martin, o protagonista do livro, pensada quando descobre que os Anciãos resolvem proibir a alfabetização de crianças.

Já é possível entender que a obra de Roberto Campos Pellanda traz personagens desafiando as opressões de um governo totalitário na Vila, um lugar onde sempre é noite e assombrado por lendas, costumes e leis criados há mais de 2000 anos.

Martin, Omar e Maya, três adolescentes de 14 anos, descobrem juntos que o Conselho Ancião proibiu, há alguns anos, a circulação de vários livros que consideraram “subversivos” à legislação da Vila. Assim, começam uma jornada para descobrir as verdades que esse governo não quer que venham à tona.

Nessa fantasia, Pellanda apresenta vários mistérios, começando pelo fato que dá nome ao livro: uma noite sem fim, dividida em horário de descanso e horário de trabalho. Além de uma névoa que, de tempos em tempos, cobre a Vila e finda com o desaparecimento de várias pessoas.

O leitor conhece, também, criaturas como as Morfélias – mulheres sem muitas emoções, que servem à população da Vila – e os Knucks – monstros marinhos que assombram os moradores desde o início dos tempos.

Dividido em duas partes, “Noite Sem Fim” também divide a idade dos protagonistas. Na segunda parte, Martin e seus amigos já têm 16 anos, fazendo uma diferença tremenda no enredo e nas ações dos três amigos.

O livro também é narrado em 3ª pessoa. Porém, tudo acontece na perspectiva e nas vivências de Martin. Sabemos o que acontece com os outros personagens à medida que Martin também o sabe. Mas isso não é um obstáculo para a leitura. Apesar de ter alguns capítulos longos, traz uma diagramação bem espaçada das bordas das páginas que, combinada ao desenrolar da história, torna a leitura mais dinâmica.

Já estou começando a leitura de “Primeiro Amanhecer”, continuação dessa história marcante. Vamos ver o que acontece na nova jornada de Martin.

site: instagram.com/estantedoale

Fernanda.Cavalheir 08/04/2022

Legal
Gostei, tem uma história boa, porém acho que não é pra mim, ele não prendeu minha atenção. Talvez se eu fosse mais nova...

Fabio Brust 23/03/2022

Uma ótima fantasia nacional!
"Noite sem fim" é uma história cativante e muito bem escrita que captura o leitor aos poucos, envolvendo-o em seus mistérios e nos fazendo ficar mais curiosos conforme ela avança.

Habitante de uma vila tomada por uma noite eterna, Martin Durão é o nosso protagonista e, logo de cara já podemos ver, um tipo meio rebelde e que não aceita muito facilmente as leis impostas pelos Anciãos - um grupo de pessoas que dita como a Vila deve funcionar e como as pessoas devem se comportar. Ninguém sabe exatamente o porquê, mas a cada seis meses um navio deve partir da Vila na direção do além-mar com uma tripulação que jamais será vista de novo.

Conhecemos o personagem principal justamente com a partida de um navio, que ele observa avançar pelo mar enquanto pensa no pai, que partiu em um navio exatamente como aquele. A partir daí, vamos conhecendo aos poucos quem é o Martin, seus amigos Omar e Maya e, principalmente, quem era seu pai e qual era o papel de sua família nessa cidade.

A Vila é um lugar muito interessante, que com certeza deveria estar na "bucket list" de qualquer viajante literário, se existisse de verdade! Uma cidadezinha à beira-mar com uma Cerca que a divide do continente e que parece um ponto de luz no meio da escuridão - e provavelmente o é. Há essa aura de solidão coletiva, de que todos que moram na Vila estão às escuras em mais de um sentido, principalmente na alienação política. Livros são censurados, pessoas são presas por motivos fúteis e a cidade parece tomada por um véu de ignorância que aos poucos se mostra mais e mais real e impenetrável.

A atmosfera do livro é muito bem construída, com uma certa opressão aconchegante que é difícil de explicar, mas é facilmente sentida pelo leitor - pelo menos eu a senti muito! É sempre gostoso visitar a Vila, mas, ao mesmo tempo, sabemos que há perigos a cada esquina e, de vez em quando, monstros... porque os monstros existem e fazem incursões à cidade para sequestrar seus habitantes, de vez em quando!

O livro tem bastante ação, mas é narrado de uma forma constante e com um ritmo lento que, surpreendentemente, cativa bastante. Algo que poderia ser positivo, entretanto, seria mais quebras dentro dos capítulos - principalmente quando os personagens vão dormir e acordam no outro dia. Assim seria mais fácil de assimilar o avanço no tempo.

Entretanto, a história é tão bem trabalhada que esse tipo de coisa nem incomoda. Os personagens são críveis e fáceis de se identificar; as situações, revoltantes e capazes de nos fazer querer acompanhá-los em suas incursões.

Caso ainda não tenha ficado claro, recomendo muito a leitura de "Noite sem fim"! Esse livro é mais um exemplo do quão forte é a literatura brasileira e de como um escritor é capaz de fazer uma história fantasiosa e grandiosa em um espaço tão pequeno - e mágico - quanto uma vila à beira-mar.

Dhiego Morais 28/02/2022

É promissor
#liemderryindica | Noite Sem Fim | Roberto Campos Pellanda | @aveceditora
? Hey, pessoal! Tudo bem?

A dica de leitura de hoje é "Noite Sem Fim", uma espécie de fantasia YA recheada de suspense e mistério.

Nessa série (sim, já vem o livro 2 logo aí), acompanhamos a história de Martin, um adolescente e seus amigos, Omar e Maya, moradores da Vila. Na Vila sempre é noite e o além-mar é uma grande incógnita: o que há depois do horizonte ? além de terrores como os selvagens Knucks? O que há além do muro que os separa/protege?

A lei se dá de acordo com os Anciãos. Eles detêm todo o conhecimento do bem e do mal, da verdade, das revelações, dos guias morais e culturais.

"Mas e se a verdade dos anciãos não for a verdade que Martin deseja e espera?"

Navios partem com peridiocidade, mas normalmente nenhum volta. Por quê? O que está por trás disso?

"Noite Sem Fim" tem uma escrita deliciosa, que se complementa a uma história instigante e cativante. O recurso à metalinguagem, na valorização e discussão do livro, como instrumento de cultura e conhecimento e da literatura são pontos que merecem destaque na obra de Pellanda.

Trata-se de uma leitura ágil, isso graças à sensação de mistério que permeia boa parte do livro. É muito fácil ao leitor se sentir desafiado a compreender e resolver tudo.

Há muito em "Noite sem fim" para uma sequência fantástica. Resta-nos refletir sobre os rumos que o autor tem em mente para Martin e sua trupe.

? E aí? Você já leu?

Emanuel 10/01/2022

Eu gostei bastante! A história é bem escrita, o livro tem personagens inteligentes e com valores, a narrativa tem seu tom poético e o mundo é bastante criativo. Só fiquei um pouco incomodado com a escolha dos nomes dos personagens (isso é uma chatice minha em livros de fantasia), acho que dava para ser mais criativo, mas nada que atrapalhe a leitura.

catolvz 23/12/2021

Cumpre o que promete
O livro é excelente. Tem ótimos personagens, um ótimo cenário, que cria vida em nossa mente, e tem um roteiro é muito bem elaborado. Toda a história é misteriosa, e nos deixa famintos de entender tudo, nós fazendo devorar o livro.
Vale muito a pena ler. A Vila tem uma magia que nos cativa, a história gira toda ao redor de livros e seus mistérios, o que nos faz sentir como personagem da história, lendo os livros secretos durante a madrugada.

Michelle 03/11/2021

Temos aqui uma obra simplesmente fantástica e arrebatadora!
Conhecemos uma vila onde sempre é noite e que vive sob a égide da Lei dos Anciãos, que determina que a cada seis meses um navio parte para o Além-Mar e, de regra, não retorna.
Martin, nosso protagonista, ficou órfão após a partida de seu pai em um desses navios e hoje tem de viver com seu tio e primo que têm posturas um tanto quanto duvidosas.
Conhecemos também Omar, filho do dono da padaria e Maya, filha do livreiro da vila, grandes amigos de Martin. Os três nutrem uma lealdade ímpar e admirável. Acompanhamos o amadurecimento e as aventuras do trio em busca dos segredos obscuros que a localidade possui.
Além disso, a narrativa prende e ganha força a cada página, envolvendo o leitor e despertando-lhe curiosidade sobre o que vem pela frente.
Outro ponto que merece destaque é a ambientação e a atmosfera construídas pelo autor. A vila é um verdadeiro personagem da trama.
Noite Sem Fim é fantasia incrível e de tirar o fôlego, que conta com mistérios e reviravoltas espetaculares. Definitivamente, superou todas as minhas expectativas.
Não poderia deixar de falar da edição. Conseguimos sentir o capricho em cada detalhe. Das ilustrações à diagramação: Tudo lindíssimo.
Vale a pena ter a versão física na estante!

Daiana Malabarba Wiedemann 15/08/2020

Pode virar filme
Leitura leve com um mistério no ar. É uma estória de aventura juvenil, com potencial para virar filme de sessão da tarde. Me remeteu as leituras de J. K. Rowling e de George Orwell.
Roberto 20/12/2020minha estante
Oi, Daiana.
Que bom que você curtiu o livro!
Grande abraço e feliz Natal,
Roberto

Aninha 22/09/2015

Eu gostei do livro, no inicio ele eh chato, mas depois o enredo melhora com uma reviravolta e a historia ganha emoção. Confrontar a verdade eh necessária muita coragem.