Noite sem Fim

Noite sem Fim Roberto Campos Pellanda

Resenhas - Noite sem Fim

Fabio Brust 23/03/2022

Uma ótima fantasia nacional!
"Noite sem fim" é uma história cativante e muito bem escrita que captura o leitor aos poucos, envolvendo-o em seus mistérios e nos fazendo ficar mais curiosos conforme ela avança.

Habitante de uma vila tomada por uma noite eterna, Martin Durão é o nosso protagonista e, logo de cara já podemos ver, um tipo meio rebelde e que não aceita muito facilmente as leis impostas pelos Anciãos - um grupo de pessoas que dita como a Vila deve funcionar e como as pessoas devem se comportar. Ninguém sabe exatamente o porquê, mas a cada seis meses um navio deve partir da Vila na direção do além-mar com uma tripulação que jamais será vista de novo.

Conhecemos o personagem principal justamente com a partida de um navio, que ele observa avançar pelo mar enquanto pensa no pai, que partiu em um navio exatamente como aquele. A partir daí, vamos conhecendo aos poucos quem é o Martin, seus amigos Omar e Maya e, principalmente, quem era seu pai e qual era o papel de sua família nessa cidade.

A Vila é um lugar muito interessante, que com certeza deveria estar na "bucket list" de qualquer viajante literário, se existisse de verdade! Uma cidadezinha à beira-mar com uma Cerca que a divide do continente e que parece um ponto de luz no meio da escuridão - e provavelmente o é. Há essa aura de solidão coletiva, de que todos que moram na Vila estão às escuras em mais de um sentido, principalmente na alienação política. Livros são censurados, pessoas são presas por motivos fúteis e a cidade parece tomada por um véu de ignorância que aos poucos se mostra mais e mais real e impenetrável.

A atmosfera do livro é muito bem construída, com uma certa opressão aconchegante que é difícil de explicar, mas é facilmente sentida pelo leitor - pelo menos eu a senti muito! É sempre gostoso visitar a Vila, mas, ao mesmo tempo, sabemos que há perigos a cada esquina e, de vez em quando, monstros... porque os monstros existem e fazem incursões à cidade para sequestrar seus habitantes, de vez em quando!

O livro tem bastante ação, mas é narrado de uma forma constante e com um ritmo lento que, surpreendentemente, cativa bastante. Algo que poderia ser positivo, entretanto, seria mais quebras dentro dos capítulos - principalmente quando os personagens vão dormir e acordam no outro dia. Assim seria mais fácil de assimilar o avanço no tempo.

Entretanto, a história é tão bem trabalhada que esse tipo de coisa nem incomoda. Os personagens são críveis e fáceis de se identificar; as situações, revoltantes e capazes de nos fazer querer acompanhá-los em suas incursões.

Caso ainda não tenha ficado claro, recomendo muito a leitura de "Noite sem fim"! Esse livro é mais um exemplo do quão forte é a literatura brasileira e de como um escritor é capaz de fazer uma história fantasiosa e grandiosa em um espaço tão pequeno - e mágico - quanto uma vila à beira-mar.

Michelle 03/11/2021

Temos aqui uma obra simplesmente fantástica e arrebatadora!
Conhecemos uma vila onde sempre é noite e que vive sob a égide da Lei dos Anciãos, que determina que a cada seis meses um navio parte para o Além-Mar e, de regra, não retorna.
Martin, nosso protagonista, ficou órfão após a partida de seu pai em um desses navios e hoje tem de viver com seu tio e primo que têm posturas um tanto quanto duvidosas.
Conhecemos também Omar, filho do dono da padaria e Maya, filha do livreiro da vila, grandes amigos de Martin. Os três nutrem uma lealdade ímpar e admirável. Acompanhamos o amadurecimento e as aventuras do trio em busca dos segredos obscuros que a localidade possui.
Além disso, a narrativa prende e ganha força a cada página, envolvendo o leitor e despertando-lhe curiosidade sobre o que vem pela frente.
Outro ponto que merece destaque é a ambientação e a atmosfera construídas pelo autor. A vila é um verdadeiro personagem da trama.
Noite Sem Fim é fantasia incrível e de tirar o fôlego, que conta com mistérios e reviravoltas espetaculares. Definitivamente, superou todas as minhas expectativas.
Não poderia deixar de falar da edição. Conseguimos sentir o capricho em cada detalhe. Das ilustrações à diagramação: Tudo lindíssimo.
Vale a pena ter a versão física na estante!

Emanuel 10/01/2022

Eu gostei bastante! A história é bem escrita, o livro tem personagens inteligentes e com valores, a narrativa tem seu tom poético e o mundo é bastante criativo. Só fiquei um pouco incomodado com a escolha dos nomes dos personagens (isso é uma chatice minha em livros de fantasia), acho que dava para ser mais criativo, mas nada que atrapalhe a leitura.

Pedro P. R. 20/10/2022

uma leitura leve e gostosa para os amantes da literatura
Bem, vamos começar pelo título do livro que é já nos deixa uma dica sobre o que esperar no volume 1 de O Além-Mar.

Em Noite Sem Fim somos apresentados a uma vila isolada do resto do mundo, uma vila onde sempre é noite, onde lampiões iluminam as ruas com sua luz dourada e as pessoas não conhecem o dia.

Nesse local somos apresentados ao jovem Martin Durão. Uma criança que perdeu a mão quando era um bebê, e o pai seis meses antes da história começar. Ele vive com o tio e o primo e desde as primeiras paginas já vemos que eles não se dão bem.

Dai para frente, vamos conhecendo a Vila, seus moradores e suas leis pelos olhos de Martin. Conhecemos seus amigos, os temidos Capacetes Escuros e os misteriosos Anciões que regem leis tirânicas.

E em meio a tudo isso, existe a ameaça de assustadores monstros que vivem no Além-Mar. Monstros que podem surgir a qualquer momento para destruir a pacata e já difícil vida dos moradores da Vila.

Esse é um livro voltado para o público mais jovem, mas que mesmo aqueles mais velhos podem ler e gostar. Aqui, focamos mais na mensagem que o livro quer passar. Na importância da literatura não só para o indivíduo, como para toda a sociedade.

Dhiego Morais 28/02/2022

É promissor
#liemderryindica | Noite Sem Fim | Roberto Campos Pellanda | @aveceditora
? Hey, pessoal! Tudo bem?

A dica de leitura de hoje é "Noite Sem Fim", uma espécie de fantasia YA recheada de suspense e mistério.

Nessa série (sim, já vem o livro 2 logo aí), acompanhamos a história de Martin, um adolescente e seus amigos, Omar e Maya, moradores da Vila. Na Vila sempre é noite e o além-mar é uma grande incógnita: o que há depois do horizonte ? além de terrores como os selvagens Knucks? O que há além do muro que os separa/protege?

A lei se dá de acordo com os Anciãos. Eles detêm todo o conhecimento do bem e do mal, da verdade, das revelações, dos guias morais e culturais.

"Mas e se a verdade dos anciãos não for a verdade que Martin deseja e espera?"

Navios partem com peridiocidade, mas normalmente nenhum volta. Por quê? O que está por trás disso?

"Noite Sem Fim" tem uma escrita deliciosa, que se complementa a uma história instigante e cativante. O recurso à metalinguagem, na valorização e discussão do livro, como instrumento de cultura e conhecimento e da literatura são pontos que merecem destaque na obra de Pellanda.

Trata-se de uma leitura ágil, isso graças à sensação de mistério que permeia boa parte do livro. É muito fácil ao leitor se sentir desafiado a compreender e resolver tudo.

Há muito em "Noite sem fim" para uma sequência fantástica. Resta-nos refletir sobre os rumos que o autor tem em mente para Martin e sua trupe.

? E aí? Você já leu?

Alexandre Bandeira @bandeirabooks 30/06/2023

Surpreendente!
Primeiramente, a leitura me surpreendeu bastante não só pela narrativa interessante e eficiente, mas pelo conjunto de fatores que o autor conseguiu colocar na trama.

Uma Fantasia distópica onde a mescla do suspense e mistério combinou muito bem com o clima desafiador entre o Bem (a Verdade) e o Mal (a Ignorância), mas sempre percebendo a presença de um propósito maior na história.

Há muitas influencias de obras como His Dark Materials, Fahrenheit 451 e 1984, mas nada disso impede do livro possuir bons arquétipos narrativos e toques quase sobrenaturais nas descrições de tempo e espaço.

Enfim, o livro Noite Sem Fim - O Além-Mar é uma grata surpresa que empolga pela trama envolvente e pela perspicácia do autor conseguir manter a ação e o mistério na medida certa.

site: http://bandeirabooks.blogspot.com/2023/06/noite-sem-fim-o-alem-mar-livro-1.html

Aninha 22/09/2015

Eu gostei do livro, no inicio ele eh chato, mas depois o enredo melhora com uma reviravolta e a historia ganha emoção. Confrontar a verdade eh necessária muita coragem.

Núbia Esther 31/01/2013

A Vila é um lugar onde sempre é noite e vive sobre a rígida Lei dos Anciãos, lei essa que determina que a cada seis meses um navio deve partir para o Além-Mar, navios esses que nunca retornam…

É sob a ótica de Martin, um garoto de 14 anos, que conhecemos a história. Ele ficou órfão há seis meses, quando o pai embarcou em um desses navios. O garoto vive atormentado por perguntas sobre o regime Ancião e tem como companheiros de indagações o melhor amigo Omar e a garota de seus sonhos Maya. Além disso, os três também partilham uma paixão: os livros. São esses os fatos que Roberto Campos Pellanda nos conta sobre seu livro no Prefácio de apresentação e ele soube vender sua obra muito bem, eu que já estava curiosa sobre o enredo de Noite Sem Fim fiquei ainda com mais vontade de iniciar a leitura.

“- É verdade. Ainda somos um grupo, Martin. Um grupo clandestino de pessoas que querem ver todos os livros liberados na Vila e que gostariam de discutir a Lei Anciã. Ainda existem pessoas como o seu pai lá fora.”

A Vila é o típico mundo distópico. Para começar, os cidadãos estão confinados à ela, vivem aterrorizados com os limites marítimos, lar de criaturas selvagens que ocasionalmente visitam a Vila espalhando o terror, e o responsável por levar para longe seus entes amados, e por outro lado temos as fronteiras terrestres, ultrapassar a cerca é crime severo e os que já o fizeram experimentam sensações alucinantes. O sistema político também é dos mais severos, atende os interesses de uma minoria que usa artifícios antigos para exercer seu poder usurpador, poda qualquer tentativa reacionária e transforma o poder do conhecimento em algo criminoso.

“A medida era chocante. Quem seria ele se não tivesse lido todos os livros que havia lido ao longo da vida?”

Desde que seu pai partira e Martin está condenado a viver com o tio e o primo que não gostam dele, o garoto vive descontente com a situação que a Vila enfrenta, com as leis severas dos Anciãos e com as injustiças provocadas contra aqueles que não pertencem ao grupo dominante. E junto com os amigos ele começa a buscar por respostas às suas inquietudes, descortinando para o leitor uma série de personagens folclóricos e excêntricos, que tiveram no passado uma relação estreita com seu pai. Eles também se deparam com misteriosos livros (proibidos pelo regime) que falam sobre ciência, política, história e suscitam ainda mais questionamentos nos garotos. Questionamentos que os colocam em sérios perigos… Qual o grande segredo Ancião? Que fenômeno misterioso é esse que faz a Vila estar condenada eternamente à noite escura?

Literatura juvenil envolvendo o amor pelos livros, a luta pela liberdade, política, ficção fantástica e científica… e com ótimos personagens: um protagonista cativante, com amigos igualmente cativantes e antagonistas no sentido estrito da palavra, maus e asquerosos. E ainda que o clichê garoto órfão com uma cicatriz ocasionada por um passado traumático e que desperta o interesse dos que estão no poder, seja utilizado, o enredo criado por Pellanda é bastante envolvente. Só tenho ressalvas quanto ao trabalho de diagramação que deixa a desejar em alguns momentos, como por exemplo, nas citações que encerram a primeira parte do livro. Elas são apresentadas na mesma fonte e estilo do resto do texto, o que deixou tudo muito confuso. Umas aspas e uma grafia em itálico fariam toda diferença. Mas, tirando isso Noite Sem Fim é uma leitura que recomendo à todos que curtem um bom romance juvenil, vale a pena dar uma chance às aventuras de Martin. Não vejo a hora de saber como essa história irá terminar, a boa notícia é que a continuação e conclusão dessa história não tarda a ser publicada: logo mais O Primeiro Amanhecer já estará por aí.

[Blablabla Aleatório] - http://feanari.wordpress.com/2012/11/06/noite-sem-fim-roberto-campos-pellanda/

Rosana 17/01/2013

Noite sem Fim
Olá!

Literatura fantástica é sempre um prazer ler e quando bem escrito e nacional, melhor ainda.

Eu tive uma agradabilíssima surpresa com a história de Noite sem fim. Da diagramação à trama. A história é bem desenvolvida e cheia de mistérios.

Ao iniciar a leitura somos transportados para um mundo onde é sempre noite e muitos mistérios estão para ser descobertos. Conhcemos a Vila através dos olhos de Martin, um garoto de 14 anos, muito inteligente e órfão há pouco. Há muitos anos ele perdera a mãe durante um episódio parte dos muitos mistérios da Vila, e há pouco seu pai, na viagem do navio Tierra Firme.

Seguindo a Lei dos Anciãos, parte um navio a cada seis meses e que quase nunca volta, ninguém sabe o motivo dessas viagens para Além-mar, ninguém conhece Além-mar e é proibido aos pesqueiros se afastar muito da Vila, também há proibições sobre outras áreas, como passar da Cerca que divisa o fim do Vila, há livros proibidos e quem questiona ou faz algo que os Anciãos possam desaprovar são punidos.

"Martin sempre percebera que os Anciãos defendiam aquele ponto de vista com muito vigor, talvez até mesmo com raiva. Mais de uma vez teve vontade de qustioná-los; como podiam ter tanta certeza? Eles próprios nunca haviam deixado a Vila. E por qual motivo os navios zarpavam a cada seis meses para o Além -mar? Por que haveriam de partir se não existia nada lá fora?"

Pouco a pouco o adolescente vai descobrindo o que há por trás dos acontecimentos que cercam os habitantes da Vila. E que a Lei dos Anciãos que dita tudo por lá pode estar escondendo um segredo que talvez seja parte de uma horrenda conspiração. E junto com Martin vamos pedaço por pedaço, juntando esse emaranhando de mistérios.

O tempo é dividido em hora de descansar e hora de trabalhar,como mencionei só há noite e as ruas e casas são iluminadas por lampiões e velas, as crianças vão até os doze anos para escola onde são educadas pelas Morfélias – seres que parecem humanas, mas tem um pensamento direto, sim ou não, e também são em muitas casas as que cuidam das tarefas da casa. E a sociedade não tem muitos direitos, são controlados, até o que pensam, pelo pulso firme dos Anciãos.E há também outros seres, afinal é um livro de fantasia e uma realidade diferente , apesar dos simbolismos e outras similaridades com a nossa realidade.

Mas Martin não está só, conta com seus amigos Omar e Maya que juntos criam um clube do livro, com edições banidas pelos Anciãos e isso leva a um desfecho duro para Martin, mas que é crucial para o entendimento dele desses grandes mistérios que envolvem a trama.

Estou muito ansiosa pela continuação – O primeiro amanhecer – que está em pré-venda.

Agradeço e muito pelo livro que recebi do autor, que diz ser sua declaração de amor aos livros e realmente é.

Uma escrita e revisão impecáveis. A capa e gravuras nos remetem diretamente a história.

Recomendo e muito.

Rosana Gutierrez

Fernanda.Cavalheir 08/04/2022

Legal
Gostei, tem uma história boa, porém acho que não é pra mim, ele não prendeu minha atenção. Talvez se eu fosse mais nova...

Caverna 07/07/2013

A Vila é um local escuro e com um clima um tanto quanto sombrio e sereno. Os dias de quem lá vivem, os horários de trabalho, são sob a escuridão de um céu sem Sol, iluminado apenas pela luz amarela dos lampiões que recobrem a Vila.
Os cidadãos da Vila vivem às regras das Leis Anciãs, Leis absolutas que foram criadas apenas para a prosperidade da população e não devem ser contestadas. Eles se acostumaram a viver com medo de tudo: da Cerca, do Além-Mar e dos monstros que este traz... Acostumaram, inclusive, a ver os navios partirem a cada seis meses para o Além-Mar, numa viagem sem volta, mesmo sem nem mais terem certeza do porquê era feito.
Restrições, medo, escuridão e um toque invisível de magia encobrem a vida de Martin Durão, que vive agora, órfão, com seu tio e seu primo, após a partida do pai para o Além-Mar no Tierra Firme. Martin possui dois melhores amigos, amantes dos livros como ele: Omar, o filho do padeiro, e Maya, filha do livreiro.
Contudo, Martin sempre foi de pensar e questionar demais. E a coisa começa a piorar quando ele presta cada vez mais atenção nas injustiças das Leis que regem a Vila desde sempre; assim, ele começa a se questionar e a questionar seus amigos...
Por que os navios têm que partir a cada seis meses? O que acontece se eles não partirem? Por que apenas um navio voltou, durante toda a História da Vila? O que há no Além-Mar? E por que uma mãe não pode chorar e se revoltar pela perda de seus filhos para o Além-Mar, sem que seja presa pelos Capacetes Escuros?

site: http://hangoverat16.blogspot.com.br/2013/02/noite-sem-fim.html

Estante Mofada 05/05/2013

Noite sem fim
Martin é um menino de 14 anos que mora na Vila, uma cidade onde sempre é noite e que é administrada pelo conselho Ancião, um grupo de cinco homens que seguem rigidamente os princípios apontados nos Livros da Criação, cujo acesso é restrito apenas aos Anciãos.
Um desses princípios é que, a cada seis meses, um navio deve partir para o Além-mar, embora, por razões desconhecidas, esses navios quase nunca voltam, exceto muito raramente, em casos especiais.
A mãe de Martin, Joana, desapareceu quando ele ainda era um bebê, e seu pai, Cristóvão, nunca falava dela. Foi ele que criou Martin, mas ele teve que abandonar seu filho seis meses atrás, quando foi selecionado para participar da tripulação do Tierra Firme, um dos navios que partiu para o Além-mar
Um dia, após ouvir uma conversa de seu tio com o Zelador da Vila (lá, o Zelador era como o prefeito; organizava a construção e a reforma dos lugares, ajudava aqueles que precisavam, participava dos julgamentos, cobrava impostos e etc.), e começa a pensar na razão - que, até agora, havia sido mantida em segredo pelos Anciãos - da constante partida dos navios para o nada, sabendo que eles, provavelmente, não voltariam...
Aí é que entram Maya, amiga de Martin (que sofre de uma 'quedinha' por ela) cujos pais eram donos da Livraria da cidade e Omar, melhor amigo dele, filho dos donos da Padaria da Vila.
Os três amigos formam um clube do livro, o que é considerado ilegal, para descobrir o porque dessa lei sobre os navios. Mas, infelizmente, as informações que precisam são extremamente restritas, e só podem ser encontradas nos livros proibidos. Esses livros eram proibidos pelos próprios Anciãos, que não aprovavam qualquer tipo de questionamento sobre as leis que eles se baseavam, já que isso poderia gerar uma revolta.
Juntos, eles vão descobrindo cada vez mais coisas sobre a origem de sua constituição e suas leis, e começam a ter ideias e hipóteses de como levar amais à fundo suas investigações, porém, sem serem descobertos pelos Capacetes Escuros (que são os policiais locais).
Embarque nessa grande aventura com Martin, Maya e Omar, e descubra os segredos mais obscuros que a Vila tem a esconder...
Eu acho que não sei bem o que dizer desse livro, pois ele foi, para mim, realmente surpreendente. Os personagens são super reais e originais. O cenário da Vila é simplesmente perfeito para um livro desse tipo, já que lá, sempre é noite, e tudo fica mais empolgante e tenso durante a noite.
Enfim, foi um livro perfeito, que nunca esquecerei, de tão bom que ele é! Super recomendado para absolutamente todos; meninos e meninas de todas as idades!!

Resenha extraída de: www.blogestantemofada.blogspot.com.br
Página no Facebook: www.facebook.com/EstanteMofada
Twitter: @estantemofada

Junior.Dias 29/11/2022

Uma história maravilhosa.
Sabe aqueles livros que vc não sabe como vc adicionou à sua estante e aí se surpreende?
Este é um desses livros.
Sobre a história, o livro conta a história de Martin Durão que mora numa vila à beira-mar.
Pela lei do local uma embarcação deve seguir rumo ao Além-Mar composto de uma tripulação previamente escolhida por aqueles que comandam a vila. Nenhuma embarcação volta desta expedição. E o pai de Martin foi em uma.
Ele é um adolescente que tem dois grandes amigos.
Em sua busca por entender o que acontece a história se desenrola.

Danielle 07/12/2012

Simplesmente fabuloso
Só com a capa eu já perdi uns bons minutos, achei linda. Mas o conteúdo em si me deixou encantada. Martin é jovem, curioso, um verdadeiro amigo. Omar é daquele tipo de amigo que mesmo sabendo que vai acabar em encreca apoia o Martin. A Maya sabe o que quer e não admite que tomem decisões por ela.

O que esperar destes três juntos?

Uma demonstração terna de amizade, uma série de confusões.

Leitura rápida, enredo envolvente.

Sinceramente fiquei doente só de imaginar a restrição quanto aos livros. Ter de ler o que cinco anciãos liberam e nada mais, sem possibilidade de surgir um novo escritor.

E quando chega a ação. Uau, eu fiquei nervosa, orgulhosa, apreensiva, aliviada. Não pense que tudo acalma, pois tem a reviravolta.

Recomendo totalmente. E já estou aqui ansiosa para que "O primeiro amanhecer" seja lançado.