Neurociência e Educação

Neurociência e Educação Ramon M. Cosenza; Leonor B. Guerra




Resenhas - Neurociência e Educação


23 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Ermis_minf 15/05/2024

Livro parecido com inteligência emocional, mas nesse é falado mais sobre o aprender e as dificuldades de aprender e alguns casos de dislexia e TDAH e como o cérebro reage na área de estudos.
comentários(0)comente



A.mM.a 10/04/2024

Obrigado professora por ter dado esse livro em turma, agora realmente, como estudante de história com licenciatura, entendo o por quais razões são necessárias entendermos o cérebro humano de forma nao tão aprofundada.
"As emoções nos fazem entender o próximo, e nos entendermos como pessoas"
comentários(0)comente



AliceFonseca.25 10/03/2024

Ele é um livro didático como podemos observar já na capa, um livro de linguagem super acessível e atual. É realmente confortável de estudar.
Estou usando ele para produzir um TCC para área acadêmica da educação inclusiva e aproveitando para estudar ele também. Só me arrependo de não ter estudado quando eu tinha umidade curricular de educação na graduação, mas tenho pós em neurociência e raramente fala sobre a aprendizagem inclusiva é mais focada na estrutura cerebral e seu funcionamento e em explicar a velhice. Quanto esse livro traz o enfoque da neurociência que explica o funcionamento neural, plasticidade desde da neurogenese até pontua umas curiosidades sobre a velhice como dúvidas comuns sobre aprendizagem, ele traz explicações tanto por meio de revisão bibliografica, quanto desenhos, exemplos simples que vemos nosso dia a dia, e no final de cada página ele conta com resumos o que é eficiente para quem faz pesquisas bibliograficas por exemplo.
comentários(0)comente



Decfalter 12/02/2024

Cérebro e Aprendizagem: Descubra os Segredos
O livro "Neurociência e Educação" proporcionou-me uma compreensão sólida do processo de aprendizagem em geral. Aprendi que os neurotransmissores desempenham o papel de "fofoqueiros", comunicando-nos nossos estados emocionais. Além disso, o livro explora os processos neurológicos intrinsecamente ligados à aprendizagem e como o ambiente em que vivemos pode influenciar-nos positiva ou negativamente. Essa descoberta respondeu a uma dúvida que me era predominante: "O ambiente que vivencio diariamente afeta-me de alguma maneira?" A resposta, como aprendi, é sim, e de forma significativa.

Uma outra reflexão que surgiu foi sobre organização, tanto física quanto mental. Percebi que estar em um ambiente arrumado e limpo facilita a aprendizagem e a retenção do conhecimento, enquanto um ambiente desorganizado pode ter o efeito oposto. Essa compreensão trouxe clareza para aspectos da minha vida.

Em suma, considero este livro uma leitura excelente para aqueles interessados em neurociência e educação, seja um membro da família, educador ou até mesmo o próprio aprendiz, como eu. Ele oferece respostas valiosas para questões básicas sobre o funcionamento do cérebro, proporcionando uma base sólida para um conhecimento mais aprofundado sobre o processo de aprendizagem. Certamente, é um recurso que contribui para uma sociedade mais bem informada e educada.
comentários(0)comente



Renata Vaz 05/02/2024

Boa obra para iniciar os estudos em neurociência
Eu fiz a releitura dessa obra pra escrita de um trabalho e é interessante pensar que algumas coisas na leitura me incomodaram. Em duas situações os autores colocam a questão da sintomatologia dos transtornos de aprendizagem como ?um problema?. Claro que eu entendo que trata-se de uma obra não tão recente, tanto que traz os termos ?Síndrome de Asperger? e ?criança com necessidades educacionais especiais? que não se utiliza mais, mas essa de PROBLEMA, foi difícil de encarar.

Fora isso, realmente é uma obra bem didática e que traz um panorama bem explicativo sobre a área da neurociência.
comentários(0)comente



Pablo Paz 29/08/2023

Como o cérebro aprende
Livro curto e informativo sobre os avanços da neurociência, especialmente sobre como o cérebro aprende. Ele apresenta os conceitos básicos da área, desde o que é um neurônio e o papel dos diversos neurotransmissores, até o que é genético e o que é ambiental no longo caminho da aprendizagem.
Os conceitos são não só explicados teoricamente como também exemplificados por meio de muitas figuras, o que facilita a compreensão mesmo para quem é menos do que leigo no assunto. É voltado para profissionais que lidam com o ensino. Muitas dicas sobre como o cérebro aprende, isto é, para o mestre compreender o que está a ocorrer no cérebro do aprendiz durante o processo de aprendizagem.
Agora falta uma obra sobre o papel (ou o que seria este papel) do mestre durante todo este processo. Livro mais do que útil.
comentários(0)comente



nenos 27/08/2023

A ilusão do sistema integrado
Inteligência é definida, em uma definição abrangente, como: Uma capacidade muito geral que, entre outras coisas, envolve a habilidade de raciocinar, planejar, resolver problemas, pensar de forma abstrata, compreender ideias complexas, aprender rapidamente e por meio da experiência. Longe de ser apenas uma habilidade acadêmica, uma aprendizagem livresca ou esperteza para testes, o conceito de inteligência sofre mutações, com várias maneiras de ser inteligente e reflete uma capacidade ampla e profunda para compreensão do ambiente.
Aprendizagem não é algo óbvio que pode ser atribuído somente ao resultado do foco e da concentração. E para explicar, ajudar na compreensão, suscitar discussões e correlacionar os estudos da aprendizagem na Neurociência, Dr. Ramon Cosenza, médico, doutor em Ciências, professor aposentado da UFMG e autor. A obra em si propõe que o papel do educador pode ser mais significativo e eficiente quando ele conhece o funcionamento cerebral, o que pode contribuir em uma maior compreensão dos fenômenos observados e para o sucesso da conduta proposta, qualquer que seja ela.
Os temas avaliados incluem o funcionamento dos neurônios, regiões do cérebro relevantes ao tema, nossos sentidos, processamentos inconscientes, controle motor e vias sensoriais, funcionamento do córtex cerebral, formação e capacidades do cérebro, os processos da atenção, distinções da memória, o importante papel das emoções, o sistema nervoso e as funções executivas, o córtex pré-frontal, o papel do educador, os processos neurobiológicos da leitura e da fala, um entendimento completo sobre lesões e o diagnóstico de síndromes e transtornos, as múltiplas inteligências, e por fim, mas não menos importante, a influência dos fatores ambientais e o viés cultural do aprendizado.
Importante salientar que a maior parte dos processos que ocorrem no cérebro é inconsciente, como a regulação do meio interno, e que não existe correspondência direta entre determinados neurotransmissores, estruturas ou circuitos especializados que regem emoções específicas e a consciência integrada. O estudo das neurociências é relativamente novo com interações muito complexas, e nas palavras do autor, só agora estamos começando a entender como funcionam esses processos, bem como interligar ativações cerebrais com comportamentos.
Através da abordagem interdisciplinar, Dr. Ramon demonstra como a autorregulação emocional, ou seja, a capacidade de modular o comportamento de acordo com as demandas cognitivas, tem um papel importante no aprendizado. A título de exemplo: Um dos mecanismos interligados com a autorregulação é a atenção, e a atenção seleciona a informação importante a ser processada, deixando de lado o que for dispensável para economizar energia e por falta de capacidade de examinar tudo ao mesmo tempo.
Ultrapassando o filtro da atenção, a informação que se torna consciente leva à memória e suas classificações. Planejar estratégias comportamentais, supervisionar nossa agenda e traçar novos planos respeita uma capacidade limitada dos sistemas fragmentados de repetição: a memória. Contudo, entendemos e subvertemos as conhecidas memórias de curto e longo prazo em conhecimentos adquiridos, lembrados e utilizados conscientemente, ou seja, conhecimentos em que a memória se manifesta sem esforço ou intenção consciente.
Ademais, o registro permanente consolidado é constantemente posto à prova em um ambiente hostil com ameaças psicológicas e regido por um dispositivo aperfeiçoado para guardar, de forma majoritária, aquilo que se repete com frequência e dados relevantes para a sobrevivência. Correlacionar toda essa parafernália a seres humanos traz um sentimento de não pertencimento e, como diz o neurocirurgião Dr. Henry Marsh: É estranho conceber que meus instrumentos passam através do próprio pensamento, através da emoção e razão, que memórias, sonhos e reflexões fazem parte dessa estrutura gelatinosa.

Link dos meus highlights: https://drive.google.com/file/d/100APE4xwWsjuFYbRBrAjsQbJF-ANIP0b/view?usp=sharing
comentários(0)comente



Jaque 12/08/2023

Leitura simples e fácil de entender
Muito bom encontrar livros com um tema tão importante e com linguagem tão simples e contagiante, um ótimo jeito de aprender
comentários(0)comente



Matheus 13/04/2023

Neurociência aplicada a Educação
A obra versa sobre a relação entre neurociência e educação a partir do funcionamento do sistema nervoso. Aspectos como neuroanatomia, funções executivas, memórias operacional e de trabalho, processamento neurobiológico de leitura e raciocínio lógico-matemático, entre outros, são abordados entre suas temáticas. É uma leitura fundamental aos interessados em compreenderem o funcionamento da aprendizagem humana, embora introdutório, para aplicação em processos de ensino ou auto-aprendizagem.
comentários(0)comente



Maria.anamariaprof 11/11/2022

Ótima obra introdutória sobre o assunto
Essa recomendação é para aqueles que se interessam pela relação entre a educação e a neurociência. Esse é um livro introdutório, mas que será excelente na descoberta de vários conceitos.
comentários(0)comente



Luan 01/11/2022

Muito bom
A leitura do livro me fez ver que alguns alunos não são ruins, EU COMO PROFRSSOR que não tinha entendido a maneira de alcançar a cognição do aluno, o livro abirda algumas questões e algumas caracterizações acerca do tema, e inspira professores a pensar maneiras mais covenientes de ensinar alunos tão diferentes e tão cheios de criatividade para aprender.
comentários(0)comente



Arthenis0 03/08/2022

Uma base
Estou usando este livro como base para o meu TCC, e me ajudou bastante a esclarecer varias coisas. Faço curso de pedagogia e vejo a necessidade de um alinhamento da neurociência e a educação, já que, a interdisciplinaridade é necessaria para um sistema educacional integrado e multidimensional.
comentários(0)comente



Carol 24/01/2022

É um livro muito bom que associa a neurociência com a educação, mencionando bastante a plasticidade do cérebro e os tipos de inteligência.
Rafael Kerr 24/01/2022minha estante
Oi. Tudo bem? Talvez você já tenha me visto por aqui. Desculpe o incomodo. Me chamo Rafael Kerr e sou escritor. Se puder me ajudar a divulgar meu primeiro Livro. Ficção Medieval A Lenda de Sáuria - O oráculo. Ja está aqui Skoob. No Instagram @lenda.de.sauria. se gostar do tema e puder me ajudar obrigado.




Maikom.Abreu 23/01/2022

Necessário
A relação neurociência e educação precisa ser consumada e se tornar uma relação dialética, onde as partes apresentem as demandas e possíveis soluções. Diferente do que muitos pensam, a educação não será ?sarada? apenas com bons educadores que seguem com o que apreenderam, por mais boa que sejam suas formações, pois trata-se de um processo complexo, que precisa envolver várias partes, entre elas a neurociência. Sua contribuição pode tornar o ensino mais eficaz e reduzir erros rotineiros que são encarados como verdade.
comentários(0)comente



Marina 17/04/2021

Necessário para educadores
Esse livro superou as minhas expectativas. Com uma linguagem simples, ele apresentou todos os processos cerebrais necessários para que a aprendizagem aconteça. Sem academicismo, sem palavras complicadas.
É um texto gostoso de ler, e ele não somente nos mostra os processos cerebrais, como ainda fala como eles afetam o dia a dia da sala de aula.
Também apresentam transtornos da aprendizagem com uma perspectiva estritamente biológica, descrevendo o que acontece no cérebro de crianças autistas, com dislexia, discalculia, etc .
É um livro pra ser relido e consultado.
Não é determinista, eles demonstram como a neurociência precisa ser muito bem entendida antes de ser aplicada no contexto escolar e como ela pode ajudar caso possamos usá -la.
Amei.
comentários(0)comente



23 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2