A Volta do Parafuso

A Volta do Parafuso Henry James




Resenhas - A Volta do Parafuso


658 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Leila 25/05/2024

Henry James, um dos mestres da literatura gótica, nos presenteia com A Volta do Parafuso uma obra que, apesar de ter sido escrita em 1898, continua a entreter leitores de todas as idades. A novela se destaca por sua narrativa acessível e fluida, proporcionando uma leitura rápida e envolvente, perfeita para aqueles que buscam uma distração de leituras mais densas.

A trama começa com uma reunião de amigos em uma antiga casa londrina, onde histórias de horror são compartilhadas para diversão. Um dos participantes, Douglas, afirma ter a história de fantasmas mais assustadora de todas, recebida de uma amiga falecida, que também é a narradora e protagonista dos eventos. Este início já captura o leitor com uma promessa de mistério e suspense.

A história segue uma jovem, filha de um pároco, que se aventura como professora e aceita o desafio de ser a governanta de duas crianças, Flora e Miles, na isolada propriedade de Bly, em Essex. Enviada por um tio distante que é o tutor das crianças após a morte dos pais delas na Índia, a jovem logo percebe que a casa é assombrada por duas aparições de antigos empregados já falecidos.

Apesar da aparente simplicidade do enredo, o verdadeiro triunfo da protagonista não está apenas em desvendar o mistério das assombrações, mas em superar as barreiras sociais impostas entre ela e seus jovens pupilos. Este conflito silencioso e a luta por afirmar sua autoridade e cuidado formam o cerne emocional da narrativa.

A Volta do Parafuso é, agradável de ler e uma excelente escolha para aqueles que buscam uma leitura rápida e descompromissada. Henry James oferece uma narrativa que, embora esteja enraizada em seu tempo, mantém uma universalidade que ressoa até os dias de hoje. Por isso é um clássico, né? rs
comentários(0)comente



Cafe_Fili 22/05/2024

Enfadonho
Não gostei muito do ritmo da leitura e nem da história, o livro vale a pena ser lido e a discussão sobre se existe realmente um fantasma e quem consegue ver pode ser mais estimulante que a leitura em si.
comentários(0)comente



mari yoshikawa 22/05/2024

Achei divertido de ler, bem fácil e curtinho. foi muito fácil de visualizar as imagens do livro, como a casa em que se passa a história, o rosto dos personagens etc.
perdi um pouco a referência do porquê desse título e, entendendo a explicação... acho que o senhor henry poderia ter se esforçado um pouco mais pra desenvolver um título legal de verdade ao invés de simplesmente se apropriar de uma expressão, mas achei a história bem divertida!
comentários(0)comente



Wanderson.Ruan 21/05/2024

???
Eu não tô acreditando que eu passei tanto tempo lendo esse livro pra terminar com esse final péssimo. Que Plot horrível, a história acaba do nada, final aberto, mistério sem solução. Narrativa muitas vezes maçante, não dá pra saber se os fantasmas são reais ou criação da mente da protagonista, deixando ambigúo.
comentários(0)comente



Vivaz0 20/05/2024

Voltas e voltas
O livro tem uma premissa interessante, mas apenas isso mesmo. Durante boa parte da narrativa só é descrita a veneração da narradora pelas crianças e suposições sobre os comportamentos delas, sem nenhuma evidência concreta de que elas realmente fizeram ou planejam fazer alguma coisa. Enfim: tédio e desinteresse.
comentários(0)comente



luciana.viana.alves 15/05/2024

De uma chance ao livro de Henry James
Confesso que foi difícil terminar essa leitura, não só por conta de sua linguagem mas por a história ter se tornado desinteressante em muitos momentos. Demorei muito mais que o normal, mais de um mês pra ler, mesmo assim achei que deveria terminar de ler, afinal é um livro curto e é um clássico. De modo geral vale a pena a leitura, principalmente da revistinha da Tag Livros, que acompanha essa edição (você encontra revistas do clube Tag Livros buscando no google), nessa revista conheci sobre o autor Henry James, sobre filmes e outras adaptações dessa obra de 1898, com certeza se não gostar tanto assim dessa obra original, vai gostar das indicações.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Ells94w 07/05/2024

A outra volta do parafuso
Gostei muito apesar de ter demorado horrores para terminar.

A história é levada pela suspeita de que duas crianças estão interagindo com fantasmas.
Muito se questiona o que aconteceu entre esses que eram vivos e as crianças e é quase impossível de descobrir por causa da narrativa bem ambígua e que deixa muito à interpretação.
Porém, esse tom vago deixa a história mais macabra e intimidante, principalmente enquanto nós leitores somos levados pela narrativa, um tanto não confiável, da personagem principal.
Há um tom bem psicológico também, as emoções da personagem estão a flor da pele.

A escrita em inglês é bem diferente para mim, quase um desafio ou um quebra-cabeça, ainda sendo proveitosa e instigante.

Recomendo uma releitura porque a escrita meio complicada impede que eu absorva tudo o que acontece e também para analisar o livro de outras perspectivas.
comentários(0)comente



Manú Tristíssimo 06/05/2024

Perfeitamente/simplesmente esplêndido!
Esse é o livro que inspirou a série A Maldição da Mansão Bly e eu tenho MUITO o que falar sobre isso.

O livro conta a história de uma protagonista anônima que foi contratada pra ser tutora de duas crianças em uma mansão no interior e, ao contrário do que nós achamos, não se trata apenas disso!

A leitura foi deliciosamente maçante, ao mesmo tempo que eu me via presa nos parágrafos também não conseguia me concentrar ou até mesmo interpretar por ser um livro antigo, afinal, a primeira publicação do livro foi em 1898. Mas é uma questão bem pessoal, tenho dificuldade com clássicos no geral, escritas difíceis me deixam desinteressada.

Em relação à série, eu assisti alguns capítulos mas não terminei de imediato pra poder ler o livro primeiro e foi a melhor escolha que eu fiz.

Apesar das duas propostas seguirem o mesmo caminho, ambas são completamente distintas e é aí que tá a cereja do bolo! A minha experiência com o livro foi questionável por causa do meu gosto pessoal e as dúvidas e incertezas não me fizeram amar o livro do início ao fim, porém, ao terminar a série foi como se todas as peças tivessem se encaixado e minhas dúvidas solucionadas. E eu acredito profundamente que isso me fez favoritar o livro!

Óbvio que a série e o livro tem apenas uma coisa em comum e sobre isso, quem teve a brilhante ideia de pegar esse livro "simples" e transformar em 9 episódios com cerca de 1 hora de duração cada, é apenas o dono do meu coração! "Perfeitamente/simplesmente esplêndido" todas as histórias e personagens encaixadas no meio de um único desenrolar.

E o final de ambos, tanto do livro quanto da série, apesar de serem muito diferentes tem uma coisa em comum: o sentimento de raiva e indignação no final deles, mesmo com situações opostas!

E o que eu senti lendo esse livro?
Se não fosse pela série, acredito que não teria dado uma nota muito boa pra ele. A sensação de acompanhar o livro todo se formando ao redor de um mistério, pra no final, não ter nem migalhas de respostas é frustrante. Mas graças a série pude ter uma miúda sensação de satisfação, se dependesse apenas do livro, acredito que teria sido uma experiência negativa por completo. 50% dos créditos da positividade em relação à leitura é dada à Maldição da Mansão Bly.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Arthur988 01/05/2024

Não entendi k
Sinceramente eu não entendi muito bem a graça da história? Sei lá, foi tudo meio confuso e sem sentido no final.

Recomendo pra quem gosta de ler livro velho, se não pode ir passando k.
mattos 03/05/2024minha estante
ler livro velho


Manú Tristíssimo 06/05/2024minha estante
ler livro velho




Renata 27/04/2024

Não gostei.

Principalmente das conversas inconclusivas, que me irritaram deveras! Porque ela fez e ele disse e eles fizeram? Ela quem? O que fizeram? O que ele disse? Aaaaaaah
Todo aquele decoro da época, daí duas pessoas fofocando dava nisso, sem nomes, sem ações, só insinuações! Que ódio!.

Mas o livro inteiro é assim, não sei se proposital para manter um mistério constante. Simplesmente não funcionou para mim.

No final quero acreditar que fui eu que não entendi a história, porque DEVE HAVER ALGO INTERESSANTE!!!
comentários(0)comente



nanaampvc 27/04/2024

Eu gostei
O livro relata a história de uma misteriosa mulher que é contratada para ser professora de uma adorável menina em uma antiga mansão. Ao chegar lá, nós descobrimos que ela também terá que ministrar aulas para o menino mais velho, irmão da garotinha, que foi expulso da escola por "atos imprudentes" o que a professora acha estranho, pois essas crianças são o exemplo de bom comportamento e logo entende que algo muito pior pode estar por trás dos rostos angélicais.
Assim, não é como se eu não tivesse gostado do livro, por um tempo eu fiquei envovlvida com a necessidade da protagonista em descobrir o que está acontecendo. Mas talavez o fato de já saber o que acontece, e a personalidade da protagonista em se sentir no poder sobre tudo, tenham me descolado do mundo ficcionnal. A escrita do auor também não é muito fácil, é cheia de nuances o que torna necessário ler e reler para entender. Talvez seja melhor como um livro de clube do livro, para se ler, debater e ver as diferentes interpretações que cada um teve.
comentários(0)comente



Rafaan 24/04/2024

A história é de fantasma, mas é a escrita que assusta
Desde o começo até o final do livro me senti como se estivesse "flutuando", em poucos momentos - e põe poucos nisso - me vi preso na narrativa querendo saber o que iria acontecer.

Além de não conseguir me conectar com o livro, a leitura também não ajudou muito, sei que o livro é de uma época passada e então até entendo o linguaja, mas mesmo assim achei a leitura pesada, me forcei muito pra poder entender o que tava acontecendo, quem estava se expressando ou o que o locutor está tentando falar.

A história em si é legal, o suspense é bem legalzinho também, mas não funcionou pra mim, espero que alguém leia e goste!
comentários(0)comente



Simon.Xavier 19/04/2024

Atemporal
Mesmo se passando em uma época tão longe da nossa, com hábitos tão diferentes, prende nossa atenção e nos guia na espiral da loucura (ou seria a lucidez) dos acontecimentos da mansão Bly, com um encerramento vertiginoso e surpreendente. Excelente!
comentários(0)comente



658 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR