Incidente em Antares

Incidente em Antares Erico Verissimo

Resenhas - Incidente Em Antares

gio 11/01/2023

Esse livro é uma crítica a sociedade brasileira, muito bem feita, aprofundada e que não deixa de ser real na atualidade. Mas ele também é divertido, engraçado, uma sátira.

Quando eu li a sinopse desse livro pela primeira vez já fiquei morrendo de vontade de ler, por se tratar de uma história tão inusitada. Me surpreendi por só chegar nela quase na metade do livro kkkkkkkkkkk mas tudo bem, valeu muito a pena.

Como eu amo a literatura nacional!

Shivu 11/01/2023

Obra surpreendente
Uma pena ter demorado tanto tempo até conhecer esse livro incrível.

A obra é dividida em duas parte, a primeira é um relato histórico, uma linha do tempo, apontando os principais acontecimentos no Brasil. Na segunda parte, vem a história, o "incidente". Existem na história muitos personagens, porém, não há como ficar perdido, pois todos possuem nomes e características únicas, sendo bem irônicos e humorados.

Com certeza é um livro riquíssimo que aborda violência, regime militar, relações humanas e o abuso de poder.

A narrativa possui toques de humor e crítica social, é uma otima leitura para entender um pouco da realidade política que estamos vivendo, trechos do livro me deixou chocada em ver a semelhança com a atualidade.

Mi 11/01/2023

Incidente em Antares
Primeiro livro de 2023 e também a primeira releitura do ano. Incidente em Antares é um dos meus livros favoritos e relê-lo trouxe essa reafirmação, trouxe também um desespero pelos últimos anos políticos do Brasil.
É uma loucura pensar o quanto a linha entre ficção e realidade é tênue e o quanto reviver os mortos é uma parada que acontece sempre na nossa vida.

Fainlea 05/01/2023

Retrato da sociedade brasileira
Um livro realmente interessante, mas não se deve ter um prazo para ser lido, contém um conteúdo muito vasto e possui grandes referências a nomes e acontecimentos históricos.

Por começo, conta a história das duas famílias chefes de Antares, e de início inimigas, os Vacarianos e os Campolargos (Parte I), são longas páginas de relatos e acontecimentos um tanto quanto cansativos sobre suas árvores genealógicas.

Mais ou menos em metade do livro, temos início ao incidente em si (Parte II). Onde se instaura uma grande greve e este dia recebe 7 mortos, número que para uma cidade pequena, por dia, é muito alto. Entre eles membros da classe baixa - extrema pobreza - , e membros da elite. Tais defuntos se levantam e vão para o coreto da cidade apodrecer como meio de protesto, já que, por conta da greve, não poderiam ser enterrados.

É um livro muito político e cheio de detalhes, uma leitura lenta e cheia de conteúdo, é preciso ter noção do período histórico em que o livro foi publicado e sobre seu autor. Demorado, porém de ótimo conteúdo.

Leandra.Goulart 04/01/2023

Foi meu primeiro contato com Erico Veríssimo e acredito que não poderia ter feito uma escolha melhor para começar. O fato do livro ser escrito em um período delicado da história do Brasil, deixou tudo com um que a mais. É surpreendente e assustador o quão atual os temas tratados são. A forma com que Veríssimo escreve de forma descontraída, mas dotada de críticas faz com que incidente em Antares se torne um clássico da literatura brasileira e uma leitura obrigatória para todos!

jordana109 02/01/2023

Muito atual
Comecei a ler esse livro véspera de eleição presidencial e terminei hoje, um dia após a posse.
Em outubro, entre o primeiro e segundo turno não consegui ler muito pois muito do que vi aqui em questão política permanece tão atual que começou a me embrulhar o estômago, até hoje existem loucos de direita extremistas assim como é retratado aqui.
Foi uma ótima leitura, as palavras "antigas" não atrapalham em quase nada, o desenvolvimento de personagens e tudo é muito bom.
Pe.Pedro Paulo você merecia muito mais!!!

Thaís 29/12/2022

Irônico e Atual
Incidente em Antares critica de forma irônica a Ditadura Militar. O livro acompanha duas famílias influentes na cidade de Antares por várias gerações, indo do fim do sistema escravocrata no Brasil ao início da Ditadura Militar, com um panorama político bem detalhado em cada período. Todos os personagens representam muito bem as relações sociais e situações em uma cidade de interior e pequena. O autor critica de forma muito inteligente a forma como quem está no poder escolhe como a História será contada. Assim como critica também o fascismo e o fanatismo político, o que faz com que esse livro, mesmo que escrito sobre eventos prévios à Ditadura Militar, seja tão atual, dado a situação política no Brasil desde 2018.

Joy 25/12/2022

Amei!!!
Esse foi meu primeiro contato com Erico Verissimo e não poderia ser melhor!
Indico a todos aqueles que gostam de boa história, bem contada e com elementos atemporais!

Uma cidadezinha fictícia que poderia ser confundida com qualquer outra sem maiores perdas. Com devidas adaptações para o mundo atual, é com maestria que Verissimo entrega o retrato da sociedade como ela é e com bases que dificilmente se modificarão.

Repleto de referências históricas, políticas e recheado de humor do tipo que o leitor se identifica e aponta no próprio cotidiano.

Kami 24/12/2022

Adoro Érico Veríssimo e com essa história não poderia ser diferente. A primeira parte, contando toda a parte histórica foi um pouco maçante para mim, mas não tira o estrelato do Incidente propriamente dito. Pretendo relê-lo quando estiver mais velha e espero que a experiência seja ainda melhor.

Talita.Guglak 22/12/2022

Minha segunda experiência com Érico Veríssimo (a primeira foi Olhai os Lírios do Campo e não funcionou, mas acho que devo tentar de novo). O livro é incrível, mas ao modo dele. Um começo beeem arrastado, precisa ter bastante paciência. E ainda sim, no começo já se percebe o quanto é bom. Com tiradas ótimas e um humor afiado. A segunda parte, do Incidente em si, é sensacional. Tudo é uma grande lavagem de roupa. Uma realidade fantástica tão real de alguns momentos do Brasil que chega ser atual até demais. Recomendo!

Grosman0 21/12/2022

Um livro - não sobretudo mas completamente - político
Érico Veríssimo, eu já sabia que tu era bom pelas minhas aulas de Literatura no 3° ano do ensino médio mas não sabia que tu era bom desse jeito. Desse jeito bem ... consciente de classe.

Incidente em Antares se divide na parte 1 - contexto histórico e formação da cidade de Antares - que é mais chato e massante, o que é o único ponto negativo que vejo, porém é extremamente necessária para a total compreensão do incidente, em si. O autor da uma aula de história ao mesclar a história do Brasil com Antares, com direito a Getúlio Vargas em pessoa interagindo com a burguesia antarense.

Na parte 2 - o incidente - a narrativa me prende e leio veloz as páginas. Queria saber mais sobre o plano dos defuntos e como cada um com sua própria peculiaridade prejudicaria a elite de Antares. Descobrimos a história de mortes de cada um dos sete defuntos e a maioria é extremamente tocante e triste. Tudo fica ainda mais sensível quando lembramos o que viria depois, a ditadura militar.

A obra é uma grande sátira com a burguesia brasileira e nem por isso brinca com a realidade material e crua. Por exemplo, no final do livro quando o incidente já passou, o poderosos de Antares fazem de tudo para esquecer sobre e que os podres revelados sobre eles, caem no esquecimento. Você fica revoltado porque sabe que acontece dessa maneira aqui na vida real.

Prepando as próximas leituras do Érico Veríssimo.
Ligia14 21/12/2022minha estante
Eu quero MUITO ler ele mas acabei dropando na parte do contexto histórico porque me interessei por outro livro, aí deu por isso mesmo e ele ficou abandonado, mas quero retornar a leitura dele e pelo jeito vou ter que ler tudo de novo porque me esqueci KKKKKK

Grosman0 21/12/2022minha estante
A parte do contexto história tem hora que foi terrível mesmo, ainda mais pq eu não tava sabendo identificar que parte da historia do Brasil era aquela especificamente. Mas não desiste não que é mt bom ??

Ligia14 21/12/2022minha estante
Ai amg eu quero muito ler ? adoro livros clássicos, amo uma fofoquinha antiga, já leu o cortiço?

Grosman0 21/12/2022minha estante
Não li pq me soa chato mas daria uma chance sim

Ligia14 21/12/2022minha estante
Eu amei porque é um cortiço cheio de personagem e fofocas, é uma edificação pra uma fofoqueira literária como eu, uma baixaria total

Nota: 5 estrelas

Grosman0 21/12/2022minha estante
KKKKKKK vou ler só pela fofoca então

Cassia_kk 03/12/2022

Amei esse livro
"A história do Brasil é marcado por violência, repressão e autoritarismo" Érico Veríssimo.
Esse livro descortina o mito do povo Brasileiro ser pacífico e cordial por natureza.
Um livro q fala sobre o Brasil. Fora mencionar coisas sobre a cultura/tradição gaúcha, Antares é como qqr outra cidade pequena do Brasil. Agropastoril, Oligárquica, com alguma riqueza e muita pobreza.

Escrito há mais de 50 anos esse livro capturou a essência (podre) do Brasil, além de ser atemporal. Eu adorei as duas partes, a contextualização com os presidentes do passado, foi uma leitura muito agradável.

"O povo que não conhece a própria história está condenado a repetí-la" Edmund Burke

Lous.Paulin 03/12/2022

Simplesmente a melhor representação do Brasil que eu já vi. Infelizmente acabou com a minha ilusão de progresso linear mostrando que nossa sociedade é praticamente idêntica à dos anos 6o, se não pior