Incidente em Antares

Incidente em Antares Erico Verissimo

Resenhas - Incidente Em Antares

Victor Acadêmico 30/07/2022

Livro todo me chamou bastante atenção, com algumas partes bem fortes, só que no final parece que o autor já estava cansado do livro, não sei dizer bem.

Nicolas.Camiola 27/07/2022

Impressionante
O livro é impressionante em vários aspectos dá os detalhes mais sórdidos das pessoas e joga na cara as verdades sobre esses crimes morais (boa parte deles piores que apenas morais) que cada pessoa da cidade possui.

A noite dos mortos é disparado uma das melhores cenas literárias que eu já vi.

Fabio.Nunes 20/07/2022

Venha conhecer o Brasil
Sempre fui fã de romances históricos, mas, por falta de experiência literária, só conhecia autores estrangeiros: Ken Follet, Christian Jacq, Bernard Cornwell, Conn Iggulden. E pensava cá comigo: cara, seria muito maneiro se a gente tivesse um autor brasileiro que fizesse o mesmo com a nossa própria história, tão rica, complexa e conflituosa. Era óbvio que este autor já existia e eu que era o ignorante: Érico Veríssimo.
Incidente em Antares é um livro dividido em duas partes. Na primeira, o autor nos dá uma aula de história do Brasil, apresentando rapidamente história da fictícia cidade de Antares dentro do cenário nacional - da monarquia ao fim do Estado Novo. A segunda parte já narra o tal incidente.
Em todo o livro há críticas recheadas de ironia ao totalitarismo, ao coronelismo, às elites conservadoras que não enxergam as mazelas da pobreza, à polícia política e à hipocrisia. É uma crítica ao Brasil de ontem e, infelizmente, de hoje.
Um milagre ter sido publicado em 1971, em plenos anos de chumbo da ditadura militar.
Uma obra para todo brasileiro ler.
Um dos meus favoritos do ano de 2022.

Kathleen 12/07/2022

Genial
Apesar de não ser uma leitura fluida, o livro me cativou demais do começo ao fim. Envolve na narrativa, você conhece os personagens de forma profunda e sai bastante da ideia de "vilão" ou "torcer" porque na verdade, todos são meio vilões. Por incrível que pareça, a primeira parte eu me envolvi bem mais do que a segunda, a introdução das famílias e da cidade faz muito sentido.
Todos os pontos políticos levantados, como é revolucionário e como no final das contas, os escândalos são encobertos e "vida que segue" pra não atrapalhar a vida de ninguém. Como as máscaras, citadas no próprio livro, são bem estruturadas. Definitivamente genial.
O único defeito foi ver algumas cenas ou personagens que não se conectam com o resto do texto e acabava sendo maçante mesmo, mas a leitura no geral compensa muito.

Debs @DeboraMaryn 04/07/2022

Esse livro é incrível. Esperava algo bom de Érico Veríssimo, claro, mas logo depois dos primeiros capítulos e já na metade do primeira parte comecei achar cansativo. É um livro tão atual, que poderia ter sido escrito a cinco anos atrás. Enfim a segunda parte é empolgante e eu amei os acontecimentos. Boas reflexões sobre a história e o presente do nosso país.

Luizacastrods 03/07/2022

Bom, mas não é meu tipo de leitura
O livro deveria ganhar 5 estrelas só pela coragem e genialidade de ser publicado durante a ditadura militar, contudo essa foi uma avaliação pessoal. Como meu estilo literário é outro o livro foi extremamente massante e parado para mim. Lê-lo foi cansativo e foi uma grande missão para acabar, mas deu tudo certo.
Recomendo que leia quando estiver com cabeça de ler coisas mais pesadas e profundas.

Obs: crítica pessoal, Érico escreve muito bem, mas não é pra mim

Jefferson Nóbrega 01/07/2022

A face desnuda da elite brasileira
Em dezembro de 1963, uma sexta-feira 13, a matriarca Quitéria Campolargo arregala os olhos em sua tumba, imaginando estar frente a frente com o Criador. Mas logo descobre que está do lado de fora do cemitério da cidade de Antares, junto com outros seis cadáveres, mortos-vivos como ela, todos insepultos.

?Incidente em Antares? de Érico Veríssimo não é apenas um livro de Realismo Mágico, a obra ultrapassa isso e traz na figura da cidade de Antares e de seus habitantes uma crítica à mediocridade da burguesia, do conservadorismo e da política brasileira.

A obra é dividida em duas partes, na primeira temos a história de Antares, uma cidade fronteiriça no Rio Grande do Sul dividia pela guerra entre as famílias Vacariano e Campolargo. Através da vida dos personagens o autor vai passando pela história do Brasil e narrando fatos importantes da República Velha, Era Vargas até o Regime Ditatorial Militar. Na segunda vem o ?Incidente?, onde devido uma greve geral os sete mortos que não puderam ser sepultados levantaram de seus caixões para exigir o direito ao sepultamento. E nessa fatídica sexta-feira 13, os mortos reunidos na praça desnudam toda a hipocrisia, as mazelas, as traições e os crimes da sociedade antarense. As grandes personalidades, membros honrosos de uma comunidade rica e religiosa, têm arrancados de suas faces as máscaras da vergonha.

?Incidentes em Antares? tem ?zumbis?, sangue, intrigas, romance, história do país e críticas, ou seja, é uma obra completa. Particularmente senti na primeira parte que o livro ficou um pouco maçante ao narrar os acontecimentos do país, porém percebi que isso foi intencional do autor, acredito que ele queria que sentíssemos como a vida dessas pessoas, presas em amarras sociais e religiosas, repletas de dias monótonos e chatos.

O livro lançado em 1971 é recheado de críticas bastante atuais, onde conservadores lutam para manter os privilégios da elite e os que buscam um mínimo de justiça social são caçados como ?comunista?, o que nos faz refleti se os erros passados não foram suficientes olhando para onde estamos atualmente.

@tigloko 29/06/2022

Novo autor favorito encontrado com sucesso
Não esperava ser uma leitura tão fluída. Apesar dos vários personagens na história, o livro foi tranquilo de se ler. E sobre eles, são muitos. Deixo de destaque as famílias Campolargo e Vacariano, que tem um longo histórico de rivalidade contado durante a primeira parte e grande importância no desenrolar. Mas até mesmo o coadjuvante menos importante tem o devido destaque na história. Isso me fez amar o livro, esse sentimento de que a cidade está de fato "viva".

Fiquei fascinado com a escrita do autor principalmente pela forma como ele constrói as cenas. A atmosfera que cada momento do livro passa é algo incrível. Uma cena em específico, com quase 40 páginas, eu não consegui largar o livro enquanto ela não acabasse, de tão envolvente que foi.

O contexto político da época (em especial o governo de Getúlio Vargas) é algo fundamental no livro e se mescla bem com a história dos personagens e da própria cidade de Antares, como se fosse uma linha do tempo até o "incidente". De longe foram as partes que mais gostei do livro. Mas a parte do "incidente" não fica para trás. Todo o absurdo da situação é aumentado a cada momento do livro, fazendo críticas ácidas a sociedade da época(esse livro conseguiu me fazer dar boas risadas nessas partes), e usando o realismo mágico perfeitamente.

Mais um favorito para lista.
Ari 11/07/2022minha estante
Sua resenha me deu vontade de reler ???

@tigloko 11/07/2022minha estante
Obrigado ?? fico feliz que despertou essa vontade. Espero que aproveite ainda mais na releitura ?

Lucas2086 24/01/2024minha estante
Peguei pra ler depois que vi sua resenha...
Pela razão de ter muitos personagens,ao meu lado sempre tem um papel e caneta pra anotar as principais informações acerca dos personagens,pra eu não acabar me perdendo.
Valeu ! Obrigado pela resenha

@tigloko 24/01/2024minha estante
Eu que agradeço, fico feliz que a resenha incentivou a sua leitura ??. Quando eu li, tbm fiz isso, basicamente um dossiê daqueles personagens kkk

Samara 28/06/2022

Excelente
Antares é uma cidadezinha pacata que é palco de um bizarro incidente em uma sexta-feira 13: dois dias depois do início de uma greve geral, 7 pessoas morrem, mas não são enterradas. Indignados os defuntos se levantam dos caixões e vão espalhar sua podridão na cidade e ter um acerto de contas com os vivos.
Esse livro é uma aula de história e sociologia, junto com um toque de humor que forma essa obra incrível.

akasaori 24/06/2022

Toda a "aventura" de mortos pela cidade é muito legal de ler e foi o que me empolgou por muito tempo a ler o livro, mas a contextualização que ocupa metade do livro me desanimou justamente por, apesar de ser muito bem escrita, não interferir na trama do livro ?.
Samara 28/06/2022minha estante
Pois é, o livro é excelente mas às vezes tinha a sensação que se tirasse algumas partes não faria diferença na história.

Cibele 05/06/2022

Maravilhoso
Esse livro é separado em duas partes, a primeira que trata da parte histórica da cidade de Antares, e a segunda parte trata do incidente em si ponto é um livro maravilhoso vale a pena ser lido é um clássico.

Aria 29/05/2022

Um livro dos anos 70 que não envelheceu
Enquanto lia, percebi com choque e horror que não mudamos muito como sociedade na maneira de ser e de tratar as coisas e as pessoas.
O coronelismo descrito desde a fundação de Antares até os seu "dias atuais" não se difere muito de nossas cidades, de nosso país.
Muito diálogos eram facilmente visíveis nas vozes e rostos de pessoas conhecidas e de personalidades midiáticas.
Tem muitos Vacario's por aí.

Renata.Oliveira 26/05/2022

Não tem muito o que dizer a não ser que esse livro é uma aula de sociologia, antropologia, política e literatura tudo junto.

A primeira parte, por mais cansativa que seja (pelo menos pra mim), foi essencial pra o leitor conhecer e saber as origens da cidade e dos personagens.

A segunda parte se dá de uma maneira criativa, satírica e extremamente caricata. Tudo é tão "brazilian culture" que parece que o que foi narrado de fato aconteceu.

Só não gostei mais porque a leitura me cansou, mas foi uma questão minha.

Paula.Juca 21/05/2022

Estamos apodrecendo
Foi preciso a morte de sete cidadãos Antarenses e consequentemente o "aparecimento" dos sete, pós morte, para toda cidade, para que pudessem ver o quanto cadavérico, putrefatos, horrendos, ocultos e insepultos eram as ações dos cidadãos, minha e sua. Veríssimo cria uma atmosfera política, a moda de coronel, em sua cidade onde os poderes políticos e militares obedeciam ao Sr Vacariano que mandava e desmandava na cidade.